Dicas de Viagem: Berlim

Atualizado por em 30/03/2016

Rogerio Milani
Dicas de viagem Berlim_Berlim_Viajando bem e barato

Dicas de viagem: Berlim

Berlim é uma cidade cheia de cicatrizes históricas, mas muito fascinante, multicultural e um prato cheio para quem ama cultura, arquitetura e arte. Fazer um passeio histórico pela cidade é fundamental para conhecer e entender melhor a cidade que teve e tem um papel fundamental para o Mundo, em especial, o Ocidente.

Se você está pensando em conhecer Berlim, este guia A4 pode ser bastante útil. Para quem está planejando viagem para a Alemanh, indico um ótimo app: o Top 100 – Germany’s 100 most popular sights, desenvolvido pela Deutsche Zentrale für Tourismus, o órgão promotor de turismo alemão.

Nossos passeios

Chegamos em Berlim às 23h, partindo de Colônia, após duas horas de viagem em um voo bem barato, 40 Euros por pessoa, com a HLX. No aeroporto Schoenefeld compramos os tickets válidos por sete dias para o transporte público (que, por sinal, funciona muito bem e interliga praticamente toda cidade e pontos turísticos) e rumamos, de ônibus, direto para o nosso albergue.

Para quem quiser, há ainda a opção de alugar um carro em Berlim. Para quem quiser fazer isso, indicamos alugar carro pela RentCars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

O albergue, Berolina é simples mas tudo funciona. Alugamos por cinco dias um quarto para quatro pessoas com banheiro compartilhado, pela bagatela de 15 Euros por pessoa/dia, sem café da manhã. Há a opção de um completíssimo café da manhã ao lado do albergue, por sete Euros, que vale muito a pena.

 

Dicas de viagem Berlim_parque_Viajando bem e barato

Faça como os alemães, curta o fim de tarde no Quarteirão dos Museus

Berlim é uma cidade que vai se descortinando aos poucos para seus visitantes, principalmente se for a primeira vez. Só de imaginar que esta cidade estava completamente destruída no final da segunda guerra mundial, em 1945, e que agora está praticamente remodelada e ainda com muitas obras por vir, você percebe a fama do alemão de fazer as coisas acontecerem. Só não fale com eles sobre as guerras… no máximo ouvirá um “humpf”…

De bicicleta, trem, metrô, ônibus ou a pé, circule por todos cantos da cidade, entrando diversas vezes nas docerias, padarias, sanduicherias e sorveterias para fazer aquele pit-stop básico, sem gastar muito. Aproveite e faça muitas compras de comes e bebes no Plus, uma rede de supermercados de preços baixíssimos espalhados por toda Alemanha e com muitas lojas em Berlim, e faça piqueniques nos parques ou praças da cidade, principalmente no Tiergarten. Também procure pela cidade onde haja uma biergarten, para ouvir música alemã, beber ótimas cervejas e comer muito pão, mostarda e linguiças de tudo que é tipo.

Dicas de viagem Berlim_separação_Viajando bem e barato

Circule por Berlim acompanhando as marcas de onde ficava o muro que separava o lado oriental do lado ocidental

Se você for a Berlim no verão e tiver facilidades em lidar com mapas, considere a ideia de alugar bikes para circular pela cidade. Assim como Amsterdã, as bikes também são muito utilizadas em Berlim, com ciclovias e semáforos por toda cidade.

Para ficar ligado nos eventos que ocorrem em Berlim, museus, teatros, galerias e outras programações culturais, acesse http://www.kulturbox.de/ ou http://www.berlin.de/english/ – Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Se quiser, pode fazer bate-e-voltas interessantes de trem pela Europa a partir de Berlim – Amsterdã é uma excelente opção. Se você quiser, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Muita gente não sabe nada sobre a importância de contratar seguro de viagem, então é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Dicas de viagem Berlim_Niemeyer_Viajando bem e barato

Este edifício foi projetado pelo maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer

Onde ficamos

Albergue Berolina Charlottenburg – 15 Euros por pessoa/dia, sem café da manhã, em quarto quádruplo com banheiro compartilhado.

Outra boa dica de hospedagem é o ONE80° Hostels Berlin, que foi a escolha dos meus clientes dos roteiros personalizados em sua viagem para a capital alemã.

Dicas de viagem Berlim_hotel_Viajando bem e barato

O que conhecemos

Portão de Brademburgo (0)
Reichstag (Parlamento Alemão) (0)
Kulturforum (Quarteirão dos Museus) (0)
Parque Tiergarten (0)
Centro Judaico (0)
Nova Sinagoga (0)
Fernsehturm (Torre de Televisáo) ($)
Quarteirão de São Nicolau (0)
Berliner Dom (Catedral) (0)
Região de Kreusberg (0)
Museu Checkpoint Charlie ($)
Museu Judaico ($)
Kaiser-Wilhelm-Gedachtniskirche (0)
Schloss Charlottenburg (0)
Estádio Olímpico de Berlim ($)
O que sobrou do muro de Berlim (0)
Memorial do Holocausto (0)
Neue National Gallery (0)
Alexanderplatz (0)

(0) gratuito
($) pago

Dicas de viagem Berlim_biergarten_Viajando bem e barato

Não há como resistir às tentações das biergartens

Recomendamos

O restaurante Picasso, ao lado do albergue, foi nosso ponto de jantar praticamente todas noites. Ótimo atendimento, diversas opções de pratos tradicionais, por preços que variam entre 5 e 10 Euros.

Quanto gastamos

Uma média diária de 25 Euros por pessoa, mais os 15 Euros da hospedagem.

Dicas de viagem Berlim_memorial holocausto_Viajando bem e barato

O Memorial do Holocausto é um local para refletirmos sobre o pesadelo imposto por Hitler

 

Dicas de viagem Berlim_Neue_Viajando bem e barato

Neue National Gallery, inaugurada em 1968, projetada por Mies van der Rohe

 

Dicas de viagem Berlim_estádio_Viajando bem e barato

Estádio Olímpico, construído por Hitler em 1936, onde Jesse Owens jogou por terra a superioridade da raça “ariana”, como pregava Hitler

 

Dicas de viagem Berlim_circulando_Viajando bem e barato

Circulando por Berlim é difícil de não avistar a Fernsehturm, que era considerada o símbolo do avanço tecnológico do comunismo

 

Dicas de viagem Berlim_passaporte_VIajando bem e barato

Ao lado do museu Checkpoint Charlie, aproveite para carimbar seu passaporte com o símbolo da antiga Alemanha Oriental

Dicas de viagem Berlim_museu_VIajando bem e barato

Ao fundo, a Kaiser-Wilhelm-Gedachtniskirche, orgulho dos alemães, com a única torre que restou após os bombardeios aliados

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

____

banners05animado01

Tags

3 Comentários

  1. Gosto muito deste blog. Está me ajudando bastante a planejar minha viagem. Gostaria de saber mais sobre os passeios de barco pelo rio Spree. Sabe como funcionam?

    Comente
  2. Olá, pode continuar copiando à vontade, hehe! E se puder, envie suas dicas também, ok?!

    Abraços!

    Comente
  3. Valeu, Rogério, achei seu blog e já copiei várias dicas suas sobre o Leste Europeu.
    obrigada.

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *