Paris, Amsterdã, Veneza, Milão, Zurique, Mônaco: a primeira viagem de Denise para a Europa

Publicado por em 23/09/2011

Rogerio Milani
 
Denise enviou:
Rogério, boa tarde! ADOREI SEU BLOG… Vi que além de dicas incríveis, você tem paciência com os ansiosos de primeira viagem….rssss. 
Vou para a Europa em novembro com meu marido. Não estou indo com pacote, compramos as passagens e reservamos hotel para podermos nos programar por lá.
Por enquanto nossa programação é: 
Chegada a Paris dia 09 de novembro pela manhã (reservaremos este dia para visitar a Batimat, feira da construção por ser de nossa área). Temos hotel reservado em Paris até o dia 21, quando embarcamos de avião para Amsterdã onde ficaremos 2 dias e seguiremos de lá para o Brasil. 
Neste período que reservamos em Paris queremos na verdade fazer diversos passeios, que acredito serem melhor de trem. Minha idéia é ficarmos 9, 10 e 11 em Paris, dia 12 sairmos bem cedo com o trem bala e passar o dia em Londres, retornando no trem das 20h a Paris. 
No dia 13 iniciaremos os passeios que tenho vontade, deixaremos parte das bagagens no hotel em Paris e sairemos meio sem rumo e sem prazo determinado em cada local, mas tentarei conhecer as cidades que mais tenho vontade e que são: Zurique, Veneza, Milão, Mônaco e o que estiver pelo caminho….rsssss.
Li pelos seus comentários que você prefere ficar mais tempo em cada cidade para conhecer melhor, mas estamos indo com pique de aproveitar ao máximo e conhecer tudo que for possível. Podemos dormir em trem a noite para economizar tempo, mas realmente gostaria de conhecer pelo menos estes locais que citei.
Minhas dúvidas:
– Acha que consigo fazer este roteiro saindo de Paris dia 13 e retornando a Paris até dia 20 á noite?
– Achei o pass global muito caro (R$ 2.400,00 para nós 2), é mesmo a melhor opção para nós que não sabemos ainda ao certo para quantos locais vamos? Com este passe podemos desembarcar em diversas cidades durante um percurso e conhecer rapidamente algumas outras cidades?
– Uma dúvida bem primária, mas que não encontrei respostas nos sites: O trem bala de Paris a Londres, eu tenho que comprar passagem de ida e volta se for no mesmo dia ou é válido para o dia? Se for uma passagem para a ida e outra para a volta, é mais vantagem passar a noite em Londres e voltar no outro dia?
– Este trem bala, tenho que comprar aqui no Brasil a passagem ou posso deixar para optar pela melhor data e horário lá e comprar diretamente no embarque?
– Qual o melhor roteiro para economizar tempo e dinheiro entre as cidades que quero conhecer?
– Como estaremos um período sem destino e tempo certo, acha que não há problemas para conseguirmos um hotel sem reservar, no caso de decidirmos ficar um dia a mais em alguma cidade?
– Falo muito pouco de inglês e nenhum outro idioma, acha que teremos grandes problemas? rssss, (Vou levar um daqueles livrinhos de ajuda em francês e em inglês)
Se puder me dar umas dicas ficarei muito grata pois queria poder aproveitar muito bem esta viagem que com muito sacrifício conseguimos fazer.
Obrigada! 
Denise
——————————————————————–
Olá Denise, tudo bem?! Que bom que adorou o blog! É para isto que ele foi criado mesmo, para ajudar ao máximo os leitores que estão organizando suas viagens pela Europa!
Dá para fazer este roteiro sim! Apesar de que praticamente terão apenas uma noite em cada cidade pretendida, no máximo duas. A melhor ordem seria exatamente esta que passou: Paris – Zurique – Veneza – Milão – Mônaco – Paris. Próximo a Mônaco sugiro dar um giro bacana pela Provença.
Uma boa sugestão seria, em Nice, alugar um carro e fazer a Provença e, quem sabe, seguir até Paris, onde poderiam deixar o carro. Mas como será pouco tempo, acredito que a maneira mais rápida de voltar de Mônaco e arredores será de avião mesmo. Consulte o site Skyscanner para conferir os voos partindo de Nice para Paris e compare com o tempo de viagem e o valor se fizer este trajeto de trem. De carro seriam mais de 10 horas de viagem.
Acho muito caro este passe, mas a grande vantagem dele é exatamente a flexibilidade. Você poderá pegar qualquer trem e quantos forem possíveis dentro do estipulado pelo teu passe. Um único porém é que em alguns tipos de trem, alguns trajetos ou alguns horários será necessário pagar a diferença ou reservar um ou dois dias antes. Você poderá simular, no site Rail Europe, as tarifas de trem de cada trajeto e comparar os valores das compras individuais com o valor do passe. Vale conferir o post Tickets e passes de trem para entender um pouco mais sobre os passes de trem.
No Eurostar você compra por trajeto. Ou seja, para ir de Paris a Londres e depois voltar a Paris, serão duas passagens cada um. Não há diferença se você voltar no mesmo dia ou em outro, pelo menos no valor da passagem. A grande diferença será no tempo a mais que poderá curtir Londres, se resolver ficar por lá pelo menos uma noite.
Poderá comprar o ticket do Eurostar tanto aqui no Brasil como na estação mesmo. Mas é sempre bom comprar com antecedência, para garantir lugar e também economizar. Quanto mais próximo da data da viagem, maior será o valor. Consulte valores do Eurostar no site da Rail Europe.
Para quem tem pouco tempo de viagem, como é o caso de vocês, uma semana, e muitas cidades a conhecer, o ideal seria sair do Brasil já com o roteiro bem amarrado, transporte garantido e também os hotéis reservados. Correrão menos riscos de, no penúltimo ou último dia, terem que correr atrás de um transporte ou rota que possa os levar rapidamente a Paris, para que não percam o voo de volta ao Brasil.
Mas, se ainda assim a ideia for tentar fazer a viagem em aberto, tenham em mente um plano B para os dois últimos dias, imaginando onde poderão estar e de que forma conseguirão chegar em Paris a tempo. Este segundo modo de viagem não serve se o objetivo for economizar.
Uma outra opção seria já sair do Brasil com os hotéis reservados no site Booking.com. No caso de mudança de planos, vocês podem entrar no site e cancelar a reserva até 24h antes, sem custo nenhum, exceto tarifas promocionais onde o pagamento deve ser feito no ato da reserva. E se tudo correr exatamente como planejado, já terão hotel reservado e não precisarão perder tempo e dinheiro procurando por algo de última hora.
O ideal é saber o mínimo de inglês e francês, pelo menos para iniciar um diálogo, principalmente na França. Se você chegar para um francês e falar um Bonjour, ele já abrirá sorrisos e ajudará vocês de bom grado, mesmo se a comunicação for difícil. No resto, mímicas e muita dedicação já resolvem os problemas, hehe!
Denise, espero ter ajudado um pouquinho. Se precisar de mais uma ajudinha ou informações, basta me chamar!
Abraços!

 

          Are You Visiting Paris? Get A Paris Pass Here!            

Tags

20 Comentários

  1. Primeira vez q passou por aqui, gostei muito do blog!
    Que gentileza poder ajudar a nós que não somos experientes no assunto.
    Vou visitar mais.

    Comente
  2. Oi!
    Adoro o seu blog e agora gostaria de uma ajudinha… =)
    Próximo ano, em maio, vou fazer uma viagem que sonho há tempos! Vou para a Europa e pretendo visitar Paris e Itália (mais precisamente França, Veneza, Florença e Roma). Estou começando a pesquisar coisas da viagem, mas estou bem perdida ainda quanto a melhor forma de fazer os trechos entre as cidades, se de trem ou de avião mesmo. O que você indica?
    Quanto tempo você acha que devemos passar em cada uma dessas cidades? O que a gente não pode deixar de ver?
    Fiz muitas perguntas, né?! É que estou bem ansiosa já por essa viagem.
    Brigada desde já! 🙂
    Beijos e parabéns pelo blog!

    Comente
  3. Olá Rogério, boa tarde!

    Já venho acompanhando seu blog a alguns dias e me encantei com a quantidade de informações que ele possui.
    Assim como muitos, também preciso da sua ajuda para tentar organizar meu roteiro pela Europa.
    Em Março de 2012, meu marido e mais três pessoas da minha família queremos fazer uma viagem pela Europa, gostaríamos de visitar França (Paris), Itália (Milão e Roma) e Espanha (Barcelona e Madri). Nossa programação é de passar no máximo 15 dias viajando.
    Sou funcionária de uma companhia área brasileira e como possuo benefícios em passagens aéreas, temos a flexibilidade de entrar por um determinado País e voltar por outro, pois os descontos são ótimos. Como ainda não decidimos, pois estamos em fase de pesquisa (custo x benefício, resolvi consultá-lo.
    A princípio, queríamos chegar por Paris e ficar uns 4 dias conhecendo o máximo de lugares, depois seguiríamos para Itália e lá também seria a mesma quantidade de dias. Depois seguiríamos para Espanha e lá faríamos Barcelona e Madri. Voltaríamos pra o Brasil por Madri mesmo. Você acha que é viável fazer estes trechos de trem? Ou você acha que incluir Madri nesta viagem seria algo mais caro, e que é recomendável que deixamos Madri para uma próxima oportunidade?
    Também consultamos o site RailEurope e fizemos uma simulação saindo de Paris e indo para Munique (O que podemos conhecer e visitar em Munique?). O preço ficou muito bom, poderíamos ficar dois dias e depois seguir de trem para Milão. Neste caso a opção seria voltar para o Brasil por Milão mesmo, abrindo mão de Madri.

    Estou pesquisando hotéis no site booking, Decolar, e tenho encontrado preços acessíveis.

    Já me falaram que compensa eu comprar um bilhete de desconto aqui no Brasil para que eu tenha acesso a atrações e descontos em restaurantes quando estiver viajando, este benefício realmente vale a pena?

    Rogério, muito obrigada pela ajuda.

    Aguardo seu resposta.

    Jakeline

    Comente
  4. Ola Rogerio, primeiramente parabens pelo blog e por ajudar tantas pessoas como voce faz. Estou com varias duvidas, mas primeiramente e essa vai ser so minha primeira das muitas duvidas que irei tirar com voce, o negocio é que estarei em lua de mel em abril de 2012 e comecei a pesquisar o roteiro e fui conferir as passagens aereas, e aconteceu o seguinte: passagem Rio-Paris Paris-Rio pela Airfrance R$ 2.500,00 voo direto, aí fui conferir para Rio-Lisboa Lisboa-Rio pela Airfrance, mesmo voo, mesmo dia, tudo igual só que o voo para Lisboa tem escala em Paris e saiu por 2.011,00. Minha duvida é se eu poderia ficar em Paris e nao ir para Lisboa na ida, e voltar normal Lisboa-Paris-Rio, porque nossa ideia é chegar em Paris e voltar por Lisboa. Espero que possa me ajudar. Um abraço e obrigado por enquanto. Tiago

    Comente
  5. Oi Ana! Aparece sempre que precisar! E quando tiver dúvidas ou sugestões, é só comentar!

    Abraços!

    Comente
  6. Oi Camila, tudo bem contigo?! Ótimo saber que adora o blog! E vamos tentar te ajudar!

    Ótima época para passear pela Europa. Abri/Maio e Setembro/Outubro são meus períodos favoritos para viajar por aqui. Além de ser média temporada, as temperaturas são bem mais amenas e tranquilas para os passeios.

    Eu faria o teu roteiro nesta ordem e tempo em cada cidade: Paris (5 dias), Veneza (3 dias), Florença e região da Toscana (pelo menos 5 dias) e Roma (5 dias). Ou então poderia fazer o inverso, iniciando por Roma e terminando em Paris. Como não me informou o tempo que pretende viajar, basta aplicar a regra de porcentagem para estimar o tempo em cada cidade se a ideia for viajar mais ou menos tempo do que eu sugeri.

    A passagem intercontinental eu pegaria indo para um lugar e voltando de outro, sem necessidade de, para voltar ao Brasil, voltar à cidade de início da viagem. A diferença de R$ 100, R$ 200 compensa, pois seria mais ou menos o custo de um voo ou trem interno. Além disso, você ganha um dia a mais na última cidade, sem precisar planejar deslocamentos.

    Os trajetos entre as cidades italianas, tudo de trem. Consulte
    Rail Europe para conferir datas, horários, valores e já fazer a reserva dos tickets de trem. De Paris para Veneza, será mais rápido e custará a mesma coisa se for de avião. Faça cotação e já garanta a passagem em Skyscanner. Lembrando que em Veneza há dois aeroportos: Veneza Marco Polo e Veneza Treviso, este um pouco mais afastado. Pelas cotações para maio/2012, os voos da easyJet levam em torno de 1h40 e custam em torno de R$ 115,00 por pessoa. Também poderá cotar este trecho junto à passagem intercontinental com sua agência, ok?!

    O ideal é sempre planejar um bom número de dias em cada cidade, para realmente curtir o que ela oferece e não correr por ela para apenas conferir. A ordem é descobrir também! Se puder, o número mínimo para cada uma seria de 5 dias. Uma semana seria o ideal. Cansada ou já esgotou todas possibilidades? Conheça alguma cidade nos arredores ou então revisite o que mais curtiu!

    Não gosto de interferir nos pontos de interesse de cada um em determinada cidade, pois os meus interesses podem não ser os mesmos que os teus. Então, a regra aqui é fazer o que tem vontade e não apenas conferir o que está nos guias ou todo mundo diz que é imperdível. Já fui para muita coisa imperdível e bem chata… Se não curte muito ir a museus, aproveite mais os pontos turísticos ao ar livre. Mas uma coisa é certa: caminhe bastante, perca-se bastante, descubra bastante, ok?!

    Sobre hospedagem, faça pesquisa de hotéis e albergues no site Booking.com. Se for curtir uma determinada cidade por pelo menos 5 dias, compare os valores com a possibilidade de alugar uma casa, apartamento ou estúdio em VRBO.

    Se precisar de mais ferramentas para pesquisas ou cotações, confere o post Guia de Serviços.

    Espero ter te ajudado Camila. Caso tenha ainda dúvidas ou queira mais alguma ajudinha, escreve!

    Abraços!

    Comente
  7. Oi Jakeline! Tudo bem contigo?!

    Perfeito chegar por uma cidade e voltar por outra. Costumo indicar isto para todos, pois além de custar praticamente o mesmo valor quando se calcula o gasto que o viajante tem para se deslocar à cidade de origem para embarcar de volta ao Brasil, também ficamos no lucro com relaçào ao tempo, já que há um dia a mais para curtir a última cidade do roteiro.

    Acho que conseguirão fazer todas estas cidades em 15 dias. O ideal, claro, seria permanecer o máximo que pudessem em cada destino. Se eu pudesse decidir a viagem de vocês, faria 5 dias em Paris, 3 em Milão e outros 5 em Roma. Seria o tempo perfeito para cada cidade! E ainda sobrariam 2 dias para escolher entre destinos mais próximos a Paris, Milão ou Roma. Quem sabe curtir estes 2 dias em Cinque Terre? Ou então um dia a mais em Paris e outro em Roma!? Melhor ainda! Desta forma, eu deixaria Madri e Barcelona para uma próxima viagem, juntando com Portugal, onde os deslocamentos seriam menores.

    Mas, se ainda assim a ideia for fazer estes 15 dias por todas as cidades desejadas, eu faria assim: começaria por Roma, 3 dias, depois Milão, 2 dias, em seguida Barcelona, 3 dias, Madri, 3 dias e finalizaria na maravilhosa Paris com 4 dias.

    Os trajetos Milão – Barcelona e Madri – Paris seriam mais rápidos e mais baratos de avião, conforme poderão cotar e reservar via
    Skyscanner. Os outros trechos será mais rápido fazer de trem. Os horários, valores e compra podem ser feitos no site da Rail Europe a partir de 3 meses antes da viagem. Também poderá cotar os trechos internos de avião junto à passagem intercontinental, pois muitas vezes compensa, e no teu caso, por ter alguns benefícios, poderá sair bem mais em conta também.

    Eu deixaria Munique para uma outra viagem Jakeline, quem sabe um roteiro pela Alemanha, Áustria e Leste Europeu? Sei como dá vontade de ir para tudo quanto é lugar durante uma viagem, mas é bom sempre lembrar que estará passeando e curtindo, e muito deslocamento prejudica um pouco, ok?!

    Sobre os bilhetes de desconto, eu realmente tenho minhas dúvidas. Um que sei que vale a pena e recomendo é o Roma Pass. Com ele, os dois primeiros ingressos são gratuitos e entrando de graça no Coliseu e na Galeria Borghese, já vale o investimento. Depois você aproveita o transporte público e descontos em várias outras atrações. O Paris Pass é outro que poderá vale a pena, mas tudo depende do tempo e perfil da viagem. Sugiro conferir os detalhes e analisar se vale a pena ou não.

    Com relação aos hotéis, é isto mesmo, faça tuas pesquisas nos sites Booking.com e Decolar que encontrará ótimas opções.

    Jakeline, espero ter ajudado um pouco. Qualquer coisa, chama!

    Abraços!

    Comente
  8. Olá Rogerio!!
    Que achado foi o seu site, viu? Parabéns por ajudar tantas pessoas.. Agora, ajuda eu? kkk
    Pretendo viajar em maio/2012 para a Europa. Será a minha primeira viagem internacional. Só que não tenho noção nenhuma de quais lugares visitar. Gostaria muito de ir a Paris, mas quero conhecer outros lugares. O meu problema não são os dias, mas sim o dinheiro. Tenho disponível apenas R$ 5.000,00 contando com passagem aérea. Me ajuda a montar um roteiro, que eu possa aproveitar sem exceder o meu limite financeiro. Um grande abraço e muito obrigada!

    Comente
  9. Olá Tiago, tudo bem?!

    O termo para isto que você pretende fazer é “StopOver”. Uma parada em uma cidade onde seu voo faz conexão ou escala. Como no caso Rio – Paris – Lisboa, Paris é um local onde pode ser possível fazer stopover. Você curte alguns dias em Paris e depois embarca para Lisboa. O stopover poderá ser feito tanto na ida quanto na volta.

    Mas a possibilidade de um stopover depende da companhia aérea e a melhor dica é entrar em contato com a companhia para saber se você poderá fazer isto ou, caso a compra seja feito via agência, pedir ao agente de viagem para que verifique se poderá rolar stopover e por quanto tempo.

    O stopover é mais comum em voos mais longos, como do Brasil para a Rússia, por exemplo, com conexão em Paris, pela Air France, e é uma ótima oportunidade de, sem custos adicionais, conhecer alguma cidade no meio do caminho.

    Tiago, ajudei? Espero que consiga este benefício na tua viagem, ok?!

    Um grande abraço!

    Comente
  10. Oi Polyana! E foi difícil para achar o blog?! Hehe! Valeu pelos elogios! E vamos lá, tentar te ajudar na tua primeira viagem internacional!

    Buenas, descontando os R$ 2000,00 médios da passagem aérea mais o seguro saúde obrigatório, restam R$ 3.000,00. Pelo câmbio de hoje, seriam mais ou menos 1.245 Euros. Se calcularmos uma média de 50 euros por dia, daria para curtir 25 dias pela Europa!!! Se aumentar um pouco o valor médio, para 75 euros, por exemplo, conseguiria passear numa boa pela Europa durante 16 dias.

    Vamos montar um roteiro para 25 dias então, pode ser? Com 50 euros por dia, o segredo será dormir em albergues, fazer uma refeição diária em restaurante e o restante em lanches ou piqueniques e 2 ou 3 entradas em pontos turísticos pagos por dia.

    A passagem intercontinental ideal será chegar em uma cidade e partir de outra, para não perder tempo e nem precisar voltar à uma cidade para retornar ao Brasil. Eis uma sugestão de roteiro e tempo em cada cidade:
    Roma – 4 dias
    Florença – 3 dias
    Veneza – 2 dias
    Praga – 4 dias
    Berlim – 4 dias
    Amsterdã – 4 dias
    Paris – 4 dias

    Ou então poderia ser assim:
    Porto – 3 dias
    Lisboa – 3 dias
    Madri – 3 dias
    Barcelona – 3 dias
    Roma – 4 dias
    Florença – 3 dias
    Veneza – 2 dias
    Paris – 4 dias

    E assim poderíamos ir brincando com todas possibilidades! Acredito que o ideal seja definir as cidades que tu tenhas interesse e, a partir delas, montar o melhor roteiro, oK?!

    Com o roteiro mais ou menos organizado, daí tu partes para a procura do melhor meio de transporte entre cada cidade comparando as tarifas, horários e tempo de viagens nos sites Rail Europe para trem e Skyscanner para avião. Também sugiro que consulte o post Tickets e passes de trem para entender um pouco mais sobre os passes de trem e verificar se valerão a pena para tua viagem. Uma boa dica: em viagens até 4 ou 5 horas, o melhor é optar por trem. Acima disto, já está valendo a pena ir de avião.

    Para consultar os albergues, use e abuse das pesquisas nos sites Booking.com e Hostelworld.

    Se precisar outros serviços, consulte a Guia de Serviços.

    Espero ter te ajudado um pouco Polyana. Precisando de mais infos, me chama!

    Abraços e ótimo planejamento da viagem para ti!

    Comente
  11. Que bacana encontrar uma pessoa assim, prestativa como vc. Deus te abençoe.
    Essa é minha 3 viagem p Europa, estou indo devagar em cada roteiro. Viajo em março de 2012, com meu filho que é fluente em ingles.Gostaria de umas dicas tua. Passarei 13 dias, Paris é o ponto de chegada e partida, de lá irei a Londres 4 dias, o que achas de eu ir a Escócia, (meu teclado esta desconfigurado).
    Voltando a Paris de Londres estou em dúvidas entre ir a uma dessa cidades para ficar por mais 4 dias: Amsterdam, Zurique, Berlim, Praga ou Veneza. Da-me uma sujestâo e indique o pontos turisticos. Decidindo a cidade devo ir de Londres direto para ela ou voltar para ir por Paris. Comprei minha passagem de volta p Brasil de Paris então de todo jeito no final sairei de Paris mesmo.
    Um grande abraço e obrigado pela paciencia.

    Comente
  12. Oi!

    Acho uma boa ir até a Escócia, ainda mais em março, primavera por lá. Lindas e exuberantes paisagens, muitos castelos e ótimos whiskeys!

    Eu iria para Amsterdã, um pulinho de Londres ou Paris, de trem! E é outra cidade encantadora. Além disso, poderá ir para o interior conferir as plantações de tulipas, que estarão florescendo bem neste período. Zurique também é uma boa pedida, outro pulo de partindo de Paris. Já Berlim, Praga ou Veneza será melhor ir voando, mais rápido e mais em conta.

    Para conferir os horários e valores do trem em cada rota, consulte Rail Europe. Se decidir por Berlim, Praga ou Veneza, consulte os voos no site da Skyscanner. Neste caso, vale partir de Londres mesmo, depois retornando a Paris para então retornar ao Brasil.

    Agora a decisão é contigo! Abraços!

    Comente
  13. Olá Rogério!!!!
    Realmente o seu blog é TUDO de BOM!!!!
    Prentedo fazer a minha primeira viagem para a Europa entre 29/03 e 20/04 e estou pensando no seguinte roteiro:
    – Berlim (3)
    – Paris (5)
    – Veneza (2)
    – Roma (3)
    – Florença (2)
    – Amsterdã (3)
    – Londres (5)

    Dúvidas:
    1) Não tenho a menor idéia de qual seria a melhor ordem de viagem
    2) Berlim vale a pena? Não tinha intenção de ir para lá, mas lendo postagens do pessoal aqui no blog me pareceu um destino interessante
    3) Você acha as quantidades de dias em cada cidade adequadas?

    Obrigada!
    Elaine

    Comente
  14. Olá Rogerío,
    Seu blog é realmente fantástico. Parabéns!!
    Preciso de sua ajuda para organizar um roteiro de viagem. É a primeira vez que meu namorado e eu vamos à Europa e, estou com duvidas sobre o melhor trajeto pra fazer a viagem ser proveitosa.

    Passaremos vinte dias (de 24/12 a 13/01) por lá:nosso ponto de partida e chegada deve ser frankfurt.

    Não temos condições de gastar muito ( no maximo 3000 reais, incluindo hospedagem, transportes e alimentação). Contudo gostaríamos de conhecer fora da Alemanha Paris, Amsterdã, Praga e/ou Bruxelas. É possível?! Quais as melhores opções custo / beneficio nos trajetos entre as cidades?

    Desde já agradeço,

    Aline

    Comente
    • Oi Aline, tudo bem?!

      Valeu pelos elogios! E desculpe a demora em responder…. Como agora estou prestando consultorias para organização de viagens, está sobrando muito pouco tempo para responder às dúvidas dos leitores…

      Tenta organizar uma viagem fazendo os trajetos a partir de Frankfurt de trem, e de curta duração, tipo 3 ou 4 horas no máximo. Desta forma a viagem sairá mais em conta. E veja se já consegue comprar os tickets antes da viagem ou então pelo menos 2 dias antea da viagem, na própria estação, ao chegar na cidade destino. Dá, tranquilamente, para circular de trem em direção à Paris/Bruxelas/Amsterdã ou então fazer o leste europeu, Praga, Budapeste e Viena, mas não terá tempo e nem grana para fazer os dois. Opte por um e vá na boa!

      Com esta grana, 50 euros por dia por pessoa, já saiam do Brasil com os hostels reservados, ok?!

      Abraço!

      Comente
  15. Olá, tudo bom?

    parabéns pelo blog !!

    Estou indo por 15 dias começo de novembro 2013 com passagem para Milão de ida e volta . Gostaria de um roteiro para Italia e Paris,
    obrigada
    Cristiane

    Comente
  16. Olá Rogério! Tudo bem?
    Estou indo para Europa em novembro, a princípio a ideia era Roma, 20/11 até 26/11, Berlim até 03/12 e Amsterdã até 07/12. Passagens Brasil-Roma, Amsterdã – Brasil. Porém lendo e pesquisando fiquei com vontade de passear mais pela Itália e outros locais já que é minha primeira vez lá. O pessoal vai seguir esse roteiro, eu faria os demais sozinha exceto 4 dias incluindo fim de semana, a escolher qualquer lugar que vou eu e um amigo. Cheguei a pensar, roma-florenca( pitstop Assis) Milão, Veneza e Berlim… Tem alguma sugestão???
    Muito obrigada!

    Comente
  17. oi Rogério! Seu blog é muito bom! Parabéns!!!

    Gostaria de saber se poderia me ajudar a montar um roteiro em Roma de 3 dias! Gostaria de ver os principais lugares mais nada de desespero…meu tempo é curto e quero aproveitar e não me estressar!

    Se puder me ajudar!

    Forte abraço!!

    Comente
  18. bom dia Rogerio,

    adorei seu blog, ajudando muito.

    quero fazer uma viagem de 9 dias para Europa com minha família (somos em 4 pessoas), é preferível ir com pacote, exemplo (Amsterdã, milan e Paris- 3 dias em cada lugar) daria em torno de R$ 23.000,00 para nós 4 (com hotel, translado e passagens áreas – sem alimentação) ou fazer uma viagem por conta?

    é nossa primeira viagem para Europa, será que R$ 30.000,00 dá para tudo (passagens, alimentação, passeios, etc) para nós 4??

    Tem alguma sugestão??? estamos meio perdidos :s

    obrigada!

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Claudia!

      Eu faria a viagem independente, sem pacote, sairá bem mais em conta, com certeza! Imagino algo como R$ 25000,00 no total para todos, nestes 9 dias de viagem. E como são uma família, poderão até alugar apto, o que deixará a viagem mais barata ainda e também bem mais divertida!

      Te enviei por email minha proposta de consultoria, para que veja os itens nos quais trabalho e como posso ajudar na viagem de vocês, ok?!

      Abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *