Rodrigo vai ao Leste Europeu e dúvidas é o que não falta…

Publicado por em 08/09/2011

Rogerio Milani

Rodrigo enviou:
A Paz Rogério.Tudo bem?!
Parabéns pelo dom de confeccionar um blog onde muitas dúvidas podem ser simplesmente explicadas com a sua experiência. Espero que explique as minhas. São muitas! Rs!
Temos um roteiro de 15 dias: Budapeste, Viena, Praga, Cracóvia, Berlim e Frankfurt.
O que você acha deste roteiro? Aceitamos sugestões.
Quantos dias ficar em cada cidade?
Quais hotéis indicaria (para quem não pode gastar muito, rs)? Formula1 ou albergue compensa, indicaria algum?
Quais os meios de transportes com melhor custoXbeneficio entre cidades/países? Esse roteiro escolhido entra neste custoXbeneficio?
Quais lugares indicados para visitar nessas cidades, ou fora delas? 
Qual mês é melhor de visitá-las, abril ou maio?
Praga já conhecemos, e adoramos! Vale a pena voltar ou conhecer outro roteiro?
Aguardo retorno. Desde já agradeço sua atenção. E que a tua bagagem possa tornar a nossa mais leve,.rs!
Deus o abençoe.
Obrigado
Rodrigo
———————————————

Olá Rodrigo, tudo bem?!

Valeu pelos elogios! E vamos lá, tentar te ajudar com este tijolaço de dúvidas, hehe!

O roteiro Budapeste, Viena, Praga, Cracóvia, Berlim e Frankfurt está perfeito! Baita viagem! Apenas acho 15 dias pouco… Tiraria Frankfurt ou Praga da jogada, que vocês já conhecem, ou tentaria ficar com apenas 4 cidades, que daí seria melhor para curtir os 15 dias. Mas se a ideia for fazer todas estas mesmo assim, eu faria desta forma:

  • Budapeste – 2 ou 3 dias
  • Viena – 2 ou 3 dias
  • Praga – 2 dias
  • Cracóvia – 2 dias
  • Berlim – 4 dias
  • Frankfurt – 2 dias

Para quem quer gastar pouco o negócio é pesquisar bem! Normalmente albergues terão valores menores, mas às vezes encontramos hotéis simples com preços de albergues. Confere no post Hotéis Recomendados os hotéis e albergues recomendados em Praga e Berlim. Nas outras cidades, recomendo fazer buscas e reservas utilizando os sites Booking.com e Hostelworld. Também recomendo ler os posts com dicas de onde ficar em Viena, Budapeste, Berlim e Praga já escritos no blog.

Para se deslocar entre estas cidades, a melhor maneira será de trem. Poderá cotar e reservar os tickets diretamente no site Rail Europe. Também poderá comprar os tickets diretamente nos guichês das estações, sempre ao chegar em cada cidade. Por exemplo, ao chegar em Budapeste, já compre o ticket para Viena, e assim por diante. Os valores não mudam tanto, a não ser que pegar um horário ou trem com muito movimento, o que é aconselhável comprar com 3 dias de antecedência mínima. Se for comprar direto pela internet, fica ligado que a entrega via sedex poderá demorar até 3 semanas. Vale ler posts anteriores onde comento sobre trens e passes de trem.

Se algum trecho for complicado para fechar com horário de trem, viagem demorar demais ou o ticket for muito caro, vale consultar o trajeto de avião, acessando o sistema da Skyscanner.

Sobre os lugares para conhecer em cada cidade, prefiro deixar em aberto, pois cada um tem seus interesses e vontades. Só vale a dica de também descobrir a cidade e não apenas conferir o que já é turístico, de preferência caminhando bastante ou alugando bike.

Tanto abril quanto maio são ótimas épocas de viajar para a Europa. As temperaturas já estarão mais altas e a primavera estará dando as caras. Em termos de valores, abril e maio se equiparam. Estes dois meses, junto com setembro e outubro, são minhas épocas favoritas de viagens pela Europa.

Sobre voltar ou não a Praga, esta é uma pergunta bem difícil e bem pessoal mesmo. Eu costumo incluir uma cidade já conhecida num roteiro com outras a conhecer. A vantagem de não ir a Praga neste roteiro é que sobrarão mais dias para poder curtir melhor Budapeste, Viena e Frankfurt ou Cracóvia. Até um dia a mais em Berlim, que tem tanta coisa para fazer.

Rodrigo, espero ter te ajudado um pouco. Se precisar de mais informações ou ajuda para reservar albergues, trem ou avião, é só chamar!

Um grande abraço e ótimo planejamento!


          Are You Visiting Paris? Get A Paris Pass Here!            

Tags

10 Comentários

  1. Olá Mateus, tudo certo?!

    Cara, o tempo de viagem para cada cidade está bem distribuído. Eu poderia recomendar apenas que tirasse uma das últimas duas cidades, Praga ou Amsterdã, para poder acrescentar um dia a mais para Roma e ficar 3 dias em Praga ou Amsterdã. Daí ficaria perfeito, pelo menos para mim, hehe! Melhor ainda se puder estender a viagem mais 3 dias, jogando um dia a mais para Roma, Amsterdã e Praga!

    A melhor ordem de roteiro para estas cidades seria: Amsterdã – Paris – Londres – Praga – Roma. Acredito que o ideal será trem entre Amsterdã e Paris, além de Paris a Londres. Já as rotas Londres – Praga e Praga – Roma será mais rápido e até mais barato se for feito de low-cost.

    Uma boa sugestão para comparar tarifas, duração de viagem e já reservar os tickets de trem ou avião é comparar ambos usando os sites Rail Europe e Skyscanner.

    Com esta grana você passará muito bem os 15 dias de viagem pela Europa. Só para efeito de comparação, eu já fiquei 30 dias viajando por lá com apenas R$ 5.000,00, incluindo a passagem aérea intercontinental. E fazendo ótimos piqueniques durante o dia e uma boa janta em restaurantes, além de economizar bastante dormindo em albergues. O melhor planejamento financeiro que vocês podem fazer é calcular um valor diário de gasto e procurar ficar dentro deste limite. Desta forma, não correrão riscos de estourarem o orçamento e ficarem sem grana. Se num dia o limite estourar, no outro vocês recuperam gastando menos e equilibrando a conta.

    Com uma média de 200 Euros por dia vocês poderão tranquilamente ficar em hotéis legais nos destinos pretendidos. Se quiserem, mesmo assim, economizar e curtir bons albergues, a dica é pegar quartos privativos para apenas vocês dois. A economia será enorme e sobrará mais grana para os comes, bebes e passeios. Para cotar e reservar hotéis e albergues, vá de Booking.com ou Hostelworld. Também sugiro que confiram o post Hotéis Recomendados, com dicas de bons lugares para ficar em algumas cidades européias.

    Eu sempre procuro recomendar que façam ida e volta de diferentes cidades, pois assim poderá economizar no transporte e, principalmente, no tempo. Na tua viagem, por exemplo, eu compraria uma passagem saindo do Brasil para Amsterdã, com a volta partindo de Roma. Na ponta do lápis, sai a mesma coisa ou até menos do que se teu voo fosse ida e volta Brasil – Amsterdã, por exemplo. Além disso, você ganha um dia a mais para curtir Roma e não precisa se deslocar até a Holanda para voltar ao Brasil. E Amsterdã é um local bem tranquilo para chegar, em comparação com a imigração de Londres. Paris também é uma boa. Mas basta estar com a passagem de volta em mãos, seguro-saúde, omprovar que tem grana para se manter durante o tempo da viagem, se possível os comprovantes de hotel, albergue ou transporte, para passar tranquilo pela imigração. Só não vale dizer que fará turismo por 15 dias e chegar com malas para 3 meses… Aí qualquer um desconfia…

    Mateus, ajudei? Se precisar de mais um help, é só chamar!

    Um grande abraço!

    Comente
  2. Boa tarde Rogério! Gostei muito do seu blog e, claro, das informações seguras que vc passa. Estou interessada em uma viagem ao Leste Europeu por volta de agosto de 2014, mais ou menos 12 dias. Tenho muitas dúvidas, mas a principal se refere ao início e fim da viagem.`Por qual país ou cidade é melhor iniciar a viagem, saindo do RJ? E por qual finalizar? Gostaria que vc me sugerisse o nº de dias em cada cidade, a primeira e a última e como sair de uma para outra, via carro, trem?
    Um grande abraço e sucesso!
    deolinda

    Comente
    • Oi Deolinda, tudo bem?!

      Valeu pelos elogios, falaste a palavra que para mim é tudo numa viagem: segurança!

      Vamos fazer o seguinte: me envia o teu roteiro completinho, com data e tudo, que dou meus pitacos e ajudarei nas tuas dúvidas, ok?!

      Meu email é o info@viajandobemebarato.com.br.

      Abraço!

      Comente
  3. Olá, tenho visto os seus roteiros e admiro a objetividade dos roteiros, sempre numa boa seqüência e tempo ideal. Vou fazer uma viagem agora em outubro, sei q já está em cima da hora, porém foram férias, surpresa. tenho uma passagem para Frankfurt e gostaria a partir de Frankfurt conhecer alguns países. serão 15 dias. Qual a sua sugestão.? Trem ou avião? Suíça seria um lugar que gostaria de incluir.
    Já conheço França, Itália, Inglaterra,
    se puder dar algumas sugestões de passeios e é hotéis seria perfeito.

    um grande beijo e Fica com Deus!

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Nilva!

      Eu faria uma semana na Alemanha e outra semana na Suíça, tudo de trem, bem fácil. Na Alemanha as opções seriam Frankfurt, Munique e Berlim e na Suíça uma boa seria Lucerna, Lausanne e Interlaken.

      Abraço!

      Comente
  4. Boa tarde Rogério!
    Estou programando uma viagem em julho (verão e lotado de gente…) com minha irmã. Estou morando em Portugal e ela virá me visitar. Estavamos pensando em fazer o leste europeu para tentar escapar da muvuca das férias. Teremos 15 dias no final de julho e início de agosto. Ela chega por Milão e estou pretendendo encontra-la lá para seguirmos viagem. Havia pensado em fazer Budapeste (3 dias), Viena (2 dias), Praga (3 dias) e estou em dúvida entre finalizar o roteiro em Amsterdã (com um possível pulinho em Bruxelas) ou Londres. O que você me sugere?!
    Seu site e sugestões são excelentes! Meus parabéns!
    Grande abraço!

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Marina, tudo bem?!

      Eu apenas aumentaria mais um dia em Viena, sendo 3 dias um tempo perfeito para ficar por lá, ok?! E a opção final por Londres ou Amsterdã, sigam o coração de vocês e definam pelo lugar que mais tem interesse agora, ok?! Tanto uma como a outra são ótimas cidades, claro que Londres pede mais tempo do que Amsterdã.

      Abraço!

      Comente
      • Muito obrigada Rogério!! Vou aumentar um dia sim!! =D

  5. Comprei passagem somente para Praga. Vou dia 1 e volto dia 15/09. Você tem alguma sugestão de roteiro pra mim? Estou querendo me aventurar…rs

    Comente
  6. Olá Rogério, tudo bem? Estarei indo em uma viagem com minha mãe para o leste europeu, focando principalmente nas cidades de Budapeste, Viena, Praga e Cesky Krumlov. O problema é, minha mãe que vai pagar e não quer gastar mais de 8~~10 mil reais incluindo passagens, tentei montar mas não consegui, poderia me ajudar nessa? A viagem será em 2016 na baixa temporada e ira durar de 8 a 13 dias!
    Grato!
    Tiago Souza.

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *