Ajudando Jakeline a organizar roteiro pela Europa

por | Atualizado em 22/02/23 | Aviação, Barcelona, Hospedagem, Madri, Milão, Munique, Paris, Roma, Trem

 

Jakeline enviou:

Olá Rogério, boa tarde!
Já venho acompanhando seu blog a alguns dias e me encantei com a quantidade de informações que ele possui. Assim como muitos, também preciso da sua ajuda para tentar organizar meu roteiro pela Europa.
Em Março de 2012, meu marido e mais três pessoas da minha família queremos fazer uma viagem pela Europa, gostaríamos de visitar França (Paris), Itália (Milão e Roma) e Espanha (Barcelona e Madri). Nossa programação é de passar no máximo 15 dias viajando.
Sou funcionária de uma companhia área brasileira e como possuo benefícios em passagens aéreas, temos a flexibilidade de entrar por um determinado País e voltar por outro, pois os descontos são ótimos. Como ainda não decidimos, pois estamos em fase de pesquisa (custo x benefício), resolvi consultá-lo.
A princípio, queríamos chegar por Paris e ficar uns 4 dias conhecendo o máximo de lugares, depois seguiríamos para Itália e lá também seria a mesma quantidade de dias. Depois seguiríamos para Espanha e lá faríamos Barcelona e Madri. Voltaríamos para o Brasil por Madri mesmo. Você acha que é viável fazer estes trechos de trem? Ou você acha que incluir Madri nesta viagem seria algo mais caro, e que é recomendável que deixemos Madri para uma próxima oportunidade?
Também consultamos o site RailEurope e fizemos uma simulação saindo de Paris e indo para Munique (O que podemos conhecer e visitar em Munique?). O preço ficou muito bom, poderíamos ficar dois dias e depois seguir de trem para Milão. Neste caso a opção seria voltar para o Brasil por Milão mesmo, abrindo mão de Madri.
Estou pesquisando hotéis no site booking, Decolar, e tenho encontrado preços acessíveis.
Já me falaram que compensa eu comprar um bilhete de desconto aqui no Brasil para que eu tenha acesso a atrações e descontos em restaurantes quando estiver viajando, este benefício realmente vale a pena?
Rogério, muito obrigada pela ajuda.
Aguardo seu resposta.
Jakeline

——————————————————

Oi Jakeline! Tudo bem contigo?!
Perfeito chegar por uma cidade e voltar por outra. Costumo indicar isto para todos, pois além de custar praticamente o mesmo valor quando se calcula o gasto que o viajante tem para se deslocar à cidade de origem para embarcar de volta ao Brasil, também ficamos no lucro com relaçào ao tempo, já que há um dia a mais para curtir a última cidade do roteiro.
Acho que conseguirão fazer todas estas cidades em 15 dias. O ideal, claro, seria permanecer o máximo que pudessem em cada destino. Se eu pudesse decidir a viagem de vocês, faria 5 dias em Paris, 3 em Milão e outros 5 em Roma. Seria o tempo perfeito para cada cidade! E ainda sobrariam 2 dias para escolher entre destinos mais próximos a Paris, Milão ou Roma. Quem sabe curtir estes 2 dias em Cinque Terre? Ou então um dia a mais em Paris e outro em Roma!? Melhor ainda! Desta forma, eu deixaria Madri e Barcelona para uma próxima viagem, juntando com Portugal, onde os deslocamentos seriam menores.
Mas, se ainda assim a ideia for fazer estes 15 dias por todas as cidades desejadas, eu faria assim: começaria por Roma, 3 dias, depois Milão, 2 dias, em seguida Barcelona, 3 dias, Madri, 3 dias e finalizaria na maravilhosa Paris com 4 dias.
Os trajetos Milão – Barcelona e Madri – Paris seriam mais rápidos e mais baratos de avião, conforme poderão cotar e reservar via Skyscanner. Os outros trechos serão mais rápidos fazer de trem. Os horários, valores e compra podem ser feitos no site da Rail Europe a partir de 3 meses antes da viagem. Também poderá cotar os trechos internos de avião junto à passagem intercontinental, pois muitas vezes compensa, e no teu caso, por ter alguns benefícios, poderá sair bem mais em conta também.
Eu deixaria Munique para uma outra viagem Jakeline, quem sabe um roteiro pela Alemanha, Áustria e Leste Europeu? Sei como dá vontade de ir para tudo quanto é lugar durante uma viagem, mas é bom sempre lembrar que estará passeando e curtindo, e muito deslocamento prejudica um pouco, ok?!
Sobre os bilhetes de desconto, eu realmente tenho minhas dúvidas. Um que sei que vale a pena e recomendo é o Roma Pass. Com ele, os dois primeiros ingressos são gratuitos e entrando de graça no Coliseu e na Galeria Borghese, já vale o investimento. Depois você aproveita o transporte público e descontos em várias outras atrações. O Paris Pass é outro que poderá vale a pena, mas tudo depende do tempo e perfil da viagem. Sugiro conferir os detalhes e analisar se vale a pena ou não.
Com relação aos hotéis, é isto mesmo, faça tuas pesquisas nos sites Booking.com e Decolar que encontrará ótimas opções.
Jakeline, espero ter ajudado um pouco. Qualquer coisa, chama!
Abraços!

 

 

17 Comentários

  1. Lucia Dias

    Olá,quero fazer uma viagem para Europa nos seguintes lugares:barcelona,Monte carlo,Itália,paris e londres.
    Poderia por favor me ajudar nesse roteiro?andei dando uma olhada e vi que passarei muito tempo dentro de ônibus! Aguardo um retorno

    Responder
  2. Emiliano Artur

    Boa noite Rogério!
    Inicialmente quero parabenizar o site pelas excelentes dicas e principalmente pela cordialidade com a qual vc responde todos o comentários!
    No dia 03/11/2017 embarco para Madrid, meu voo é pela TAP, chegando a capital espanhola às 13h40min e retorno (também saindo de Madrid) dia 17/11/2017, às 12h20. Assim, gostaria de uma sugestão, pois gostaria de ir a Paris, Amsterdã, Roma, sem é claro passar um tempo em Madrid. Qual ordem do deslocamento, não me importo de chegar em Madrid e pegar um voo ou trem para uma das cidade que pretendo, deixando Madrid por último.
    grato,
    Emiliano Artur

    Responder
  3. Rosana

    Ola Rogerio,
    To vendo que voce ajuda as pessoas a fazer um roteiro. Eu e minha tia estamos querendo fazer um passeio de trem pela Europa, mas queremos comprar logo as passagens e com os hoteis definidos nos lugares que vamos escolher para ficar.
    Pesquisando um site encontrei o seguinte intinerário: • 1. Paris, França
    • 2. Versalhes, França,• 3. Amsterdã, Países Baixos,• 4. Berlim, Alemanha,• 5. Praga, República Tcheca,• 6. Salzburgo, Áustria,• 7. Füssen, Alemanha,• 8. Veneza, Itália,• 9. Florença, Itália,• 10. Roma, Itália,• 11. Cidade do Vaticano, Itália,• 12. Monte Carlo,• 13. Barcelona, Espanha
    Penso que são muitos lugares para visitar de trem. Pretendo sair dia 20.9.2015 até 18.10.2015,
    Desejo fazer um roteiro economico, e tranquilo, e meu objetivo é iniciar por Paris e terminar em Paris tbm, pois tenho lugar para ficar lá. Se tiver dicos de hoteis mais em conta também vou precisar.
    Outro lugar que acho que deve ser lindo mas não está neste intinerário é Provença, mas parece que no mes de setembro tem plantação de lavandas.
    Aguardo dicas e sugestões.
    Rosana

    Responder
  4. Deise O.

    Olá boa noite!

    Vou fazer uma viagem de 20 dias com meu namorado para Europa em junho-julho. Vamos chegar em Munique e voltar por Amsterdã. A nossa intenção é conhecer mesmo que por poucos dias as seguintes cidades:

    Munique / Belim / Londres / Paris / Roma / Veneza / Florença e Amsterdã

    Gostaria de saber qual o roteiro mais econômico e se compensa mais ir de trem ou avião entre os países?

    E dentre essas cidades qual é a mais em conta para fazer algumas compras (roupas, cosméticos etc)

    Muito Obrigada!

    Att, Deise

    Responder
  5. vandilma Cavalcanti

    Ola boa tarde,

    Estamos tentando fazer um roteiro para a Espanha com ida pela Costa do Sol e esticarmos ate o Marrocos ja que estaremos bem perto.Dispomos de 18 dias no total ,qual roteiro vc nos daria???Comecar por Marrocos ou por Madri/Barcelona.Nao fazemos questao de ir a |Mdris pois ja conhecemos e Toledo tbm,grato!!!Meu email [email protected]

    Responder
  6. ELOA

    Olá muito boa as dicas. Estou indo para Israel e na volta ficarei uns 12 dias na europa. Iniciando por Madri. Gostaria de um roteiro que se conhecesse Londres, Paris e Italia de uma forma economica e saindo e voltando para Madri, já que somos 4 quatro pessoas

    Responder
  7. Andrea A.

    Olá amei o site , super dicas estou maravilhada, 🙂

    Bom vamos lá quero ir para europa no verão julho-set. tenho preferencia por um roteiro que passe na suiça pelo menos 3 dias não tenho muitos dias de férias pretendo tirar 10 dias infelizmente é o que tenho….Seria possivel alguma coisa bacana e barata ???
    Queria poder fazer a locomoção de trem…

    Muito obrigada

    AA.

    Responder
  8. Rafael Monteiro

    Oi Rogério,

    Estou pensando em ir para Europa em Agosto de 2012. Penso em passar uns 15 dias no máximo. Considerando que irei me hospedar em Hostel e pechinchar em alimentação e transporte… você acha que 1500 euros é suficiente? Esse valor seria para hospedagem, passeios e afins. A passagem seria por fora deste orçamento.

    Você sugere algum roteiro que seja agradável e que dê para executar dentro desses 1500 euros?

    Responder
    • Rogerio

      Oi Rafael, vai tranquilo que com 1500 euros você se sentirá um rei pela Europa, hehe! Serão 100 euros por dia… Calcula aí uma média de 20/25 euros em hostel, e terá o restante para passeios, ingressos, alimentação, transporte.

      Que tal fazer Paris (5), Amsterdã (3), Bruxelas e Brugges (3) e Londres (4)? Seria um roteiro bem barato, todo de trem entre uma cidade e outra, e com pouco tempo de viagem em cada deslocamento. Sugiro que tente comprar a passagem chegando por uma cidade e voltando por outra, pois além de não precisar voltar à cidade de origem na Europa, economizará neste trecho um boa graninha.

      Abraços!

      Responder
  9. Rogerio

    Olá Samira,

    Ótimo roteiro e com um bom tempo em cada cidade. Eu ficaria mais tempo em Roma, pegando um voo direto de Paris para lá. Caso sobrasse um tempinho em Roma, faria um bate e volta até Pompéia. Mas se a ideia for manter a visita em Roma de 12 a 14, será uma boa estes dois dias em Grenoble. Outras boas sugestões seriam Lyon, a Provence ou a Côte d’Azur, de node poderia ir a Roma partindo de Nice.

    Abraços!

    Responder
  10. Rogerio

    Oi Juliana!

    Que bom que gostaste das dicas!

    O ideal é sempre partir da quantidade de dias da viagem, para poder montar o roteiro. Mas se o tempo de vocês for bem flexível, sugeriria pelo menos uma semana para cada país, ou seja, 4 semanas para curtir Portugal, Espanha, Itália e França. Em Portugal, Porto e Lisboa, com alguma ou algumas cidades entre elas, de acordo com o interesse de vocês. Madri e Barcelona são visitas obrigatórias na Espanha. Na Itália uma boa pedida seria Roma, Florença e Veneza. E na França, que tal Paris e uma outra região como Côte d’Azur, Provence ou Vale do Loire?

    Tudo depende, é claro, do interesse de vocês. Se a ideia for badalar bastante, vale trocar, ou então incluir, por Londres, Amsterdã, Berlim e Praga.

    Sugiro que definam mais ou menos um roteiro e o tempo de viagem, para então me acionarem novamente, ok?! Estarei esperando para ajudá-las no que for preciso. 🙂

    Abraços!

    Responder
  11. Samira C Beze

    Boa Tarde,
    Estou pretendendo viajar em fevereiro de 2012 e ficar 12 dias na Europa.Meus destinos a principio seriam Paris, Grenoble, Roma e Lisboa.Já tenho o aéreo BRASIL/PARIS, ROMA/LISBOA, LISBOA/BRASIL.
    O que você me sugere neste período e nestas cidades?Estava pensando 5 a 10/02 Paris, 10 a 12/02 Grenoble, 12 a 14/02 Roma e 14 a 16/02 Lisboa, e de lá volto pro Brasil.Acha que vale a pena irmos a Grenoble ou tem alguma outra sugestão melhor?suiça, sei lá..porque como estaremos em Paris e só tenho marcado passagem de Roma/Lisboa dia 12/02, pensei em aproveitarmos algum outro pais mais proximo.
    Desde já agradeço sua atenção e aguardo sugestões.
    Samira
    [email protected]
    facebook: samira costa beze

    Responder
  12. Juliana Leite

    Oi Rogério,td bem?

    Parabéns pelo site você tem ótimas dicas. Eu mais 4 amigas estamos planejando ir à Europa na segunda quinzena de setembro/2012, e claro,da forma mais econômica possível então gostaria de contar com sua ajuda, digamos que personalizada, com o nosso roteiro. A principio não temos a quantidade de dias definido porém estamos pretendo ir a Portugal, Espanha, Itália e França, e ai o q você sugere???

    Grata,

    Juliana Leite

    Responder
  13. Rogerio

    Thiago, tudo bem?!

    Olha só, a melhor pedida será esta ordem: Roma, Londres, Paris, Amsterdã ou então Roma, Londres, Amsterdã e finalizando em Paris. Ou também poderá fazer o inverso, finalizando em Roma. O único trecho a voar será entre Roma e Londres, o restante faz de trem. Não vale a pena comprar o passe, e sim os tickets individuais. Caso já queira sair do Brasil com os tickets do trem em mãos, acessa Rail Europe. Para o ticket aéreo, consulte e compre em Skyscanner. Se preferir, também poderá comprar o ticket do trem ao chegar no destino, já garantindo o próximo trecho.

    Se a ideia for trocar Amsterdã por Madri, o melhor roteiro então seria Roma, Madri, Paris e Londres ou vice-versa. O trecho Madri-Paris vale a atenção, pois aqui deverá consultar tanto o trem quanto o avião para ver a melhor opção.

    Vale a dica, também, de organizar o roteiro de acordo com valores ou promoções. Se o trecho Roma-Amsterdã for mais barato para fazer de avião do que Roma-Londres, basta adaptar o restante do roteiro. Neste exemplo, o roteiro seria Roma, Amsterdã, Paris e Londres. O importante é ter esta flexibilidade para poder economizar mais nos deslocamentos.

    Um grande abraço e ótima viagem!

    Responder
  14. Anonymous

    boa nt,
    eu sou o thiago e to pensando em fazer o percurso roma(3 dias), paris(3dias), londres(3 dias) e amsterdan(3dias), ou em vez de amsterdan, madrid. qual seria a forma mais economica para esses percursos? nesses caso valeria a pena a opcao de trem global(aqule para os 22 paises por 15 dias) ou melhor passagens aereas?
    to viajando agora em dezembro. obrigado!

    Responder
  15. Rogerio

    Oi Jeferson, tudo bem?!

    Bah, que coisa boa, ganhar as passagens para a Europa! E o roteiro, show de bola!

    Olha, pelo que pesquisei em Skyscanner, os valores das passagens aéreas estão dentro do normal para janeiro e fevereiro. Paris a Barcelona sai por R$ 80,00 pela easyJet ou Ryanair, Barcelona a Roma estão na média de R$ 70,00. Isto é preço de passagem de ônibus no Brasil! Claro que tudo dependerá do dia que forem viajar. De terça a quinta os valores são menores.

    O trecho Londres-Paris vale a pena fazer de trem, dá uma consultada em Eurostar.

    Uma boa forma de economizar é ir montando a viagem de acordo com os transportes mais baratos, ou seja, viajando nos dias em que os tickets de trem ou avião estiverem mais em conta. Outra forma, é organizar roteiros bem amarrados e com cidades bem próximas uma da outra, fazendo os passeios praticamente de trem e economizando uma nota!

    Uma opção mais barata para quem parte de Londres e tem que voltar a Londres, seria conhecer Dublin, Paris, Bruxelas e Brugges, Amsterdã. Praticamente tudo de trem, exceto Dublin, e viagens bem rápidas e econômicas.

    Mas acredito que conseguirá fazer o roteiro pretendido e sem gastar muito. Basta achar o dia em que a passagem está mais barata e ir definindo o roteiro. O site Skyscanner é uma ferramenta completíssima de busca por data, mês ou até por ofertas partindo de um determinado local em determinada data. É difícil ele não te ajudar a economizar!

    Além disso, não cobra por encaminhar aos sites de venda, já que ganha uma pequena porcentagem das companhias aéreas pelo encaminhamento e direcionamento da pesquisa. Ou seja, o valor mostrado no site Skyscanner é exatamente o mesmo que encontrará nos sites de venda ou da companhia aérea.

    Jeferson, não te assusta e segue o rumo. Se precisar de mais infos ou auxílio para encontrar uma passagem barata, me chama!

    Abraços!

    Responder
  16. Jeferson

    Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo site. Útil, acessível e organizado.

    Uma amiga e eu planejamos viajar pela Europa entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. O roteiro ficou divido entre Londres, Paris, Barcelona, Roma e Atenas. 10 dias em Londres e 5 em cada uma das outras.
    A hospedagem (pelo hostelworld.com) não me pareceu tão cara quanto as passagens entre um país e outro. Estranhei os valores absurdos (avião ou trem) já que ouvi muitos comentários de que, uma vez que você está lá, é tudo mais tranquilo.

    Vocês possuem alguma recomendação a fazer em relação ao transporte, nesta situação?

    Ah! Ganhamos as passagens, por isso precisamos chegar e retornar de Londres, assim ficaremos os primeiros 5 dias em Londres e depois voltaremos de Atenas para Londres (+ 5 dias).

    Pelo visto acabaremos conhecendo menos locais mais pelo transporte do que a acomodação em si (que eu pensava ser mais cara.)

    Muito obrigado pela atenção!

    Jeferson.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!