Os melhores destinos europeus para compras

Atualizado por em 30/09/2013

Rogerio Milani

Apesar do alerta da OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, de que a zona do Euro realmente entrou em recessão e prevê um crescimento pífio das grandes potências em 2012, além de alertar sobre uma possível ruptura econômica caso não se encontre uma solução à curto prazo, o número de viajantes do Brasil em direção à Europa continua aumentando.

Com a valorização do Real ante o Euro, e com perspectivas de crescimento econômico em evolução, os brasileiros estão rumando em massa para Europa e EUA com o objetivo inicial de fazer turismo. E o segundo objetivo, de 9 entre 10 viajantes, é fazer compras e mais compras, principalmente nos EUA, que sempre foi um tradicional destino para eletrônicos, roupas e perfumes.

A Europa não tinha este atrativo sobre os brasileiros. Mas a coisa toda mudou de figura com a crise econômica e com a relativa estabilidade no Brasil. Há agências, inclusive, vendendo pacotes de viagens de compras para Paris, Milão e Londres, com a procura cada vez maior.

E para os viajantes que estão pensando em ir à Europa aproveitar liquidações e bons preços, vale consultar um estudo publicado pela empresa americana Economist Intelligence Unit (EIU). O estudo chama-se Globe Shopper City Index Europe e lista as melhores cidades européias para fazer compras, analisando itens como qualidade e quantidade de lojas, relação qualidade e preço, horários de atendimento, hotéis e transporte, além da cultura e clima da cidade.

Confira abaixo as 10 melhores cidades européias para compras:
  1. Londres
    Leva a melhor nos quesitos lojas, hotéis e transportes
  2. Madri
    Perde apenas para Londres e Paris nos quesitos lojas e qualidade x preço e se destaca em hotéis e transporte
  3. Barcelona
    Boas notas em hotéis e transporte, cultura e clima e horário, além de ser a sexta melhor cidade no item lojas
  4. Paris
    Colada com Londres no quesito lojas, também tem boa colocação em hotéis e transportes, além de ser a campeã no item cultura e clima
  5. Roma
    Perde apenas para paris em cultura e clima
  6. Berlim
    É a terceira melhor cidade no quesito cultura e clima, além de se destacar em hotéis e transportes
  7. Lisboa
    Das 10 primeiras, Lisboa só perde para Budapeste no quesito qualidade x preço, além de se destacar em hotéis e transportes, clima e cultura e horário, sendo um dos grandes destaques deste estudo
  8. Amsterdã
    Sétima posição em hotéis e transportes e quinto no quesito lojas
  9. Praga
    Bem lembrada no quesito cultura e clima
  10. Budapeste
    É a cidade com o melhor qualidade x preço entre as 10 melhores colocadas
Além disto, o estudo também demonstra qual ou quais as melhores cidades para um determinado tipo de turista/comprador.
Berlim e Barcelona são as melhores para quem abre mão do luxo, mas aposta em produtos autênticos.
Para quem quer estar sempre antenado nas tendências da moda e ser o primeiro a saber, as melhores pedidas são Milão e Amsterdã.
Para aqueles que querem uma viagem previsível, porém divertida, com compras garantidas e seguras, a dupla Londres e Paris continua reinando.
Se o foco das compras são marcas internacionais, mas sem querer procurar muito e circular com relativo conforto pela cidade, então os melhores destinos são Paris e Istambul.
E finalmente, para aqueles que estão pouco preocupados com luxo ou conveniência, mas ávidos por uma boa pechincha, o destino certo é Barcelona ou .
Agora é contigo. Descobrir qual perfil mais se encaixa no seu jeito de comprar e organizar o roteiro! Boa viagem e boas compras!

 

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *