Julia e sua viagem de 30 dias pela Europa

por | Atualizado em 22/02/23 | Amsterdã, Barcelona, Berlim, Lisboa, Londres, Madri, Palma de Majorca, Paris, Roma

30 dias pela europa - a viagem de julia - Viajando Bem pela Europa

Julia enviou:
Olá, Rogério! Parabéns pelo blog, é incrível o tanto de informações e dicas que você dá. Estou tentando traçar um roteiro, e todas as coisas que você fala eu incluo.
O meu problema é o seguinte, meus pais e eu queremos passar 30 dias conhecendo a Europa. Eu moro na Alemanha (mas ainda conheço muito pouco) e eu gostaria de começar o roteiro por Amsterdã, pois é perto de onde eu moro. Quero ir para Londres, Paris, talvez Lisboa, seguir para a Espanha onde quero conhecer Madri, Barcelona e Palma de Majorca. Também a Itália, que eu li seu post sobre Roma e quero muito conhecer. Talvez Milão e depois voltar pra Alemanha por Berlim e umas cidades que eu já conheço na rota de volta para a minha cidade.
E agora vem várias duvidas:
– Minha sequência de países está certa?
– Você incluiria ou excluiria algo?
– Talvez venha mais uma pessoa, então seriam quatro. É viável alugar um carro? Comprar um passe de trem ou seguir de avião?
– E você acha que eu tenho tempo para conhecer esses lugares??
Muito obrigada!!! Vai ser de GRANDE ajuda! Fica com Deus e um abraço.
Julia

Postado em 9/01/2012 e atualizado em 29/09/2015

———————————————————–

Oi Julia!

Valeu pelos elogios, obrigado!

Aham, o teu roteiro de 30 dias pela Europa está perfeito! Só trocaria a ordem de Londres e Paris. Uma boa opção para os 30 dias de viagem seria mais ou menos assim:

Amsterdã – 3/4 dias
Paris – 4/5 dias
Londres – 4/5 días
Lisboa – 4/5 dias
Madri – 3/4 dias
Barcelona – 3/4 dias
Palma de Majorca – 2/3 dias
Roma – 4/5 días
Berlim – 3/4 dias

O tempo você decidirá de acordo com o teu interesse em cada cidade, ok?! Eu deixaria de fora Milão e repensaria Palma de Maiorca. Se a ideia for viajar em uma época fria, o lugar não tem tantos atrativos assim. O ideal é conhecer Maiorca quando o clima estiver quente. Claro, a não ser que tu tenhas outros interesses por lá. E Milão eu faria em outra viagem, juntando com o norte da Itália, Veneza, Florença e a Toscana.

Como a tua ideia é circular por vários países e pelas capitais, não vale a pena alugar carro e nem comprar o passe de trem. Vale alugar carro se a ideia for explorar uma região ou interior de algum país, como por exemplo, rodar de Lisboa até Porto, fazer um giro pela Toscana ou então pela Provence. Em todas as cidades nas quais pretende conhecer o transporte público funciona muito bem e custa pouco. E o deslocamento entre estas cidades é facilmente feito por trem ou avião. E como muitos trechos da sua viagem serão feitos de avião, o passe de trem deixa de ser uma opção, valendo mais a pena comprar os tickets individuais.

Sugiro que faça cotações para cada trecho, comparando o valor do trem pelo site Rail Europe e dos voos no site Skyscanner. Lembrando da regrinha: se a viagem de trem levar mais de 4 horas entre um lugar e outro, já vale a pena pegar um voo, dependendo da tarifa, ok?!

O trecho Amsterdã-Paris-Londres será mais vantajoso e rápido por trem, principalmente entre Paris e Londres, via Eurostar. De Londres a Lisboa há muita oferta de companhias aéreas low cost. De Lisboa até Madri o trem costuma ser barato, mas a viagem leva mais de 10 horas, então o ideal é fazer este trecho voando. De Madri a Barcelona vá de AVE, o trem de alta velocidade. De Barcelona uma das opções para Roma é pela Vueling, com diversos horários e tarifa low cost. Se Majorca continuar na jogada, a Vueling também será a melhor opção para o trecho Barcelona-Palma-Roma. O trecho Roma-Berlim também será melhor de avião, com boas ofertas pela easyJet.

Como estarão em 3 ou 4 pessoas, valerá a pena reservar hostels em quarto para 4 pessoas privativo, com banheiro privativo também. Poderão economizar bastante. Procure e reserve em Booking.com. Também pode consultar os diversos roteiros personalizados que clientes fizeram sem suas viagens pela Europa, com muitas dicas de hospedagem,  transportes, segurança, clima, dinheiro, etc.

E se quiserem alugar carro para um ou outro trecho, vale consultar um super post falando tudo sobre aluguel de carros pela Europa e um monte de dicas para você se dar muito bem!

E não esquece do seguro viagem, que é obrigatório na Europa, com cobertura mínima de 30 mil euros para assistência médica e hospitalar. Afinal, um pequeno acidente na Europa pode ser o início de uma enorme dor de cabeça financeira…

Julia, precisando de mais um help, chama!

Abraços!

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita de 30 dias na Europa

Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads

_______________________________________________________

banners05animado01

38 Comentários

  1. Jackson Silva

    Olá Rogério, tudo bem?
    Estou planejando a minha viagem de 30 dias pela Europa. Já escolhi os países e as cidades que eu quero conhecer. Gostaria de receber informações de por qual trecho começar, saber as cidades próximas para fazer as viagens de trem ou avião. Pretendo comprar a passagem de ida para um país e de lá explorar outros, e comprar a de volta vindo de outro país. Segue abaixo os meus trechos.

    Espanha: 08 dias
    Madrid
    Barcelona
    Valência
    Servilha

    Itália= 6 dias
    Roma
    Milão
    Veneza
    Florença

    França= 7 dias
    Paris
    Lyon
    Nice

    Bélgica= 2 dias
    Bruxelas
    Bruges

    Países Baixos= 2 dias
    Amsterdam

    Alemanha= 4 dia
    Berlim
    Munique

    Espero que me ajude com sugestão é dicas. Abraços!!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Jackson, tudo bem?!

      Obrigado pelo contato e pelo interesse na consultoria para tua viagem! 🙂

      Com 27 anos de viagens e uma média de 3 por ano, o que não falta no Viajando é experiência e conhecimento!

      Eu presto consultoria para tua viagem organizando o roteiro, hospedagens, formas de transporte e tudo o que precisares para ter uma viagem inesquecível sem ficar “preso” a pacotes ou excursões, fazendo tudo com total liberdade e autonomia!

      Para conhecer melhor os itens que trabalho na consultoria e também valores, dê uma conferida na proposta atualizada:

      Proposta de Consultoria
      https://viajandobem.com.br/roteiros-de-viagem-personalizados/

      Também aproveito para informar abaixo o link do briefing, caso queira preencher e já enviar para uma pré-análise gratuita, ok?!

      Briefing de Viagem
      https://forms.gle/8q548LawzSYcvZH38

      Recomendo preencher e enviar o briefing, mesmo se ainda não tem ideia da viagem ou se está inseguro com relação às informações, que responderei com uma análise bem criteriosa e bacana sobre a tua viagem.

      Já são 4439 viajantes e 1236 roteiros nestes 6 anos em que a consultoria é oferecida no blog!

      Junte-se a eles e curta uma viagem incrível e totalmente personalizada! (https://bit.ly/2MkCo7i)

      E garanta uma economia média de 30% em relação aos pacotes de viagem (nos pacotes cujas hospedagens são super centrais como as sugeridas por nós e os transportes entre cidades nos melhores horários), além de 100% de satisfação!

      Se tiver alguma dúvida é só chamar!

      Abração!

      Responder
  2. Juliana Piccoli

    Olá, Rogerio!

    Eu e uma amiga estamos planejando uma viagem de 30 para a Europa. Nossa intenção é conhecer o maior numero de lugares possíveis e visitar os principais pontos turísticos. A principio havíamos pensado no seguinte roteiro:

    MADRID: 2 dias

    BARCELONA: 2 dias

    FRANÇA (Paris): 4 dias

    ZURICH: 2 dias

    ROMA: 3 dias

    FLORENÇA: 2 dias

    VENEZA: 2 dias

    BERLIM: 3 dias

    MUNIQUE: 2 dias

    FRANKFURT: 1 dia

    PORTUGAL (temos família la): 5 dias

    É muito corrido? O que você acha? Queríamos conhecer Amsterdã, mas não encontramos espaço.

    Responder
  3. ANGELICA

    Olá Rogério.
    Estou querendo ir a Europa por uns 30 dias com meu esposo e pensamos no seguinte roteiro:

    ATHENAS – 3 DIAS
    AMSTERDAM – 4 DIAS
    PARIS – 4 DIAS
    MADRI – 4 DIAS
    BARCELONA – 4 DIAS
    ROMA – 4 DIAS

    O que acha? Fica muito corrido?

    Responder
  4. Regina Ribeiro

    Olá, Rogerio, quero passar uns 30 dias na Europa, mas não quero ir para Londres, pois meu inglês é fraco, queria começar por Portugal, Espanha alguma opção na Itália (Roma) e Paris, me dê alguns conselhos de roteiros, queria muito me virar com trem, onibus, taxi, uber…. Abraços Regina/Campinas

    Responder
    • Roberta

      Também tenho interesse começando por Portugal . Eu e mais duas pessoas.

      Responder
  5. Luiz Fernando de Souza

    Rogério, boa tarde!

    Eu e mais um amigo queremos conhecer a Europa. Pretendemos passar 30 dias no Velho Continente e conhecer o maior número de cidades possível. Problema é que nossa preferência é por conhecer as cidades que possuem as melhores festas, baladas, vida noturna e não conhecemos nada lá. Peço sua ajuda para nos aconselhar. Pretendemos ir em julho de 2018.

    Desde já agradeço pela atenção e lhe parabenizo pelo seu blog!

    Luiz Fernando

    Responder
  6. Daniele

    Olá Rogerio eu e meu marido estamos querendo fazer um tour pela Europa, queria começar pela Itália e aproveitar o que tem lá de bom, depois ir visitar tudo que estiver por perto! Mas minha dúvida é a seguinte, só falo português e Italiano, tenho vontade de ir na Alemanha, Inglaterra, Londres, suíça, grecia, eu teria dificuldade em ficar lá somente com esses idiomas? Terei tempo para ficar o quanto for necessário, pode montar um roteiro legal pra mim? E em relação ao seguro, pode ser PB4? Pq quando fui a Portugal levei só esse, é tbm como não sei quanto tempo vou ficar viajando como faço com a passagem de volta? Pq minha ideia é ficar em média de 6 meses a um ano viajando pela Europa! Me ajuda!!! Obrigada

    Responder
  7. Thyago

    Olá, estou planejando uma trip pela Europa de aprox 30 dias
    Fiz um roteiro e não sei se está muito corrido
    Como pretendo passar a virada em Paris, o roteiro ficaria assim:
    Chegando em Paris dia 5 Dez pela manhã e saindo a noite de avião para Madrid
    Madrid – 3 dias
    Lisboa – 3 dias
    Lisboa – Roma (avião)
    Roma – 3 dias
    Veneza – 2 dias
    Budapeste – 2 dias
    Viena – 2 dias
    Praga – 2 dias
    Frankfurt – 2 dias
    Bruxelas – 3 dias
    Londres – 4 dias
    Paris – 5 dias

    Queria saber se ficará muito corrido ou terei que tirar algum desses destinos para ficar menos corrido?\
    Podem me ajudar, estou perdido kkkkkkkk
    Obrigado

    Responder
  8. Leandro

    Olá Rogério.
    Estou pegando várias dicas aqui, parabéns!!!
    Estou com um dilema…
    Meus pais iriam conhecer Portugal em Maio-2017, porém eu disse que iria passar 5 dias com eles lá e depois iria fazer um Mochilão pela Europa, mas aí eles decidiram que iriam me acompanhar… não posso dizer não pois alegaram que sem mim eles nunca iriam conhecer.
    Ok eles vão comigo.
    Agora estou tentando fazer um roteiro de 30 dias pela Europa que ficou assim:
    Roma (podendo ir em Pompéia)
    Florença (indo em Pisa)
    Veneza
    Paris
    Londres
    Barcelona
    Madri
    Portugal

    Até aí tudo bem, mas estou preocupado com o tempo de viagem de trem entre VENEZA-PARIS (15 horas aproximadamente) e de como ir de LONDRES-BARCELONA (tenho que passar por PARIS pra poder ir pra BARCELONA).
    Tem também o trajeto de MADRI-PORTUGAL (cerca de 11 horas)

    Esse preocupação é pq eles tem 60 anos e tenho medo de trombose ou outra coisa.

    Teria algum outro trajeto que vc sugeria…

    Responder
  9. Loyana

    Oi Rogério, tudo bem?
    Eu e meu namorado estamos pensando em fazer um mochilão de 30 dias, queremos visitar o máximo de lugares possível sem deixar de aproveitar razoavelmente cada um dele, o que você sugere?

    Parabéns pelo blog!!

    Responder
  10. aurea

    gostaria de uma ajuda para uma viagem de 29/12/2016 a 04/02/2017
    para tres pessoas, eu e dois filhos 18 e 21 anos

    Responder
  11. Juliana

    Oi Rogerio! Tudo bem? Parabéns pelo blog, achei muito enriquecedor!

    Estou definindo um roteiro de viagem, como vejo que você parece ser bem experiente, gostaria de uma opinião se possível.

    Pensei no seguinte trajeto em mais ou menos 30 dias, contando com dias para o deslocamento:

    LISBOA (4 dias) – MADRID (4 dias) – BARCELONA (3 dias) – MARSELHA (3 dias) – PARIS (6 dias) – BRUXELAS (3 dias) – AMSTERDÃ (2 dias).

    Você vê algum empecilho? Pensa que seria uma boa geograficamente? E o tempo em cada local, além da questão financeira, acha que compensaria?

    Obrigada desde já pela atenção!
    Abraços!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Juliana, tudo bem?!

      A ordem está legal, eu apenas acrescentaria pelo menos mais um dia para Barcelona e outro para Amsterdã, aí ficaria legal!

      Abraço!

      Responder
      • Juliana

        Obrigada, Rogerio!

        Seguirei a dica. Abraços e tudo de bom!

        Responder
  12. Junior

    Olá, Rogério! Parabéns pelo blog, suas dicas e comentários são bem esclarecedoras… Gosto muito do que você escreve.
    Bom eu estou em duvida sobre o roteiro que eu criei para uma viagem de 90 dias pela Europa mais 15 em Londres.
    A rota que eu tracei foi:
    LISBOA>SEVILHA>MADRI>IBIZA>>BARCELONA>PARIS>LUXEMBUGO>BERLIM>HAMBURGO>DUSSELDOF>FRANKFURT>MUNIQUE>PRAGA>AMSTEDÃ>LONDRES
    Eu pretendo passa seis dias em cada cidade excerto Londres a qual eu irei passa 15 dias. Você acha prudente seguir esse roteiro? Me de uma dica POR FAVOR!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Junior, tudo bem?!

      Show de bola a viagem e as cidades pretendidas! Também gostei muito do tempo em cada uma, assim poderá curtir muito bem cada lugar e fazer alguns bons bate-voltas. Caso precise de ajuda profissional para definir bem a ordem das cidades, conforme melhor custo/benefício do transporte e também as hospedagens, além de outras dicas e macetes, poderá contar com minha consultoria profissional, cuja proposta enviei para teu email, oK?!

      Abraço!

      Responder
  13. Neto

    Boa tarde Rogério, eu e minha noiva estamos pensando em fazer uma viagem de 30 dias pela Europa mais ou menos no final de novembro ate os primeiros dias de janeiro. Queríamos uma opinião sua sobre quais países conhecer, sendo o máximo possível rsrs, já que seria a primeira viagem dela a esse belo continente. Mas queria que vc incluísse a Grécia que ela sonha em conhecer e pelo menos um dia em Dublin, pq já morei na terra esmeralda e queria mostra-la para ela… quais dicas você poderia nos dar e se tem algum site para calcularmos mais ou menos os gastos. obrigado!!!

    Responder
  14. LAURA

    oi

    adorei seu blog….vou a alemanha em outubro,so 7 dias,fico emberlim…qual outro pais que vale a pena ir em tao pouco tempo???/

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Laura!

      Eu ficaria o tempo todo em Berlim e exploraria cidades próximas, como Postdam, Dresden, fazendo bate-voltas. Ou então iria a Praga, para passar um mínimo de 2 noites na cidade, ok?!

      Abraço!

      Responder
  15. Talita Claro

    Maravilhoso site… tem dicas de lugares para ficar nestes países?

    Responder
  16. Thais Matos

    Olá, gostaria de informações sobre roteiro personalizado.

    Responder
  17. Fabricio Lemos

    Boa noite Rogério,
    Estou planejando uma viagem para passar 30 dias na Europa junto com a minha esposa e gostaria de sua ajuda para planejar o melhor a fazer neste curto prazo rs. O único pais que tenho muita vontade de conhecer e a Alemanha mas gostaria de poder visitar o máximo de países possíveis ( sem correria ).
    Vi que você faz contato via e-mail para consultoria, então gostaria de manter esse contato pois estou planejando essa viagem para setembro de 2015.
    Obrigado e fico no aguardo.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Fabrício!

      Briefing e proposta no teu email, ok?!

      Abraçoooo!

      Responder
  18. Caio

    Ola, excelentes dicas, me ajudou muito, parabens pelo site!
    Quero viajar em Julho 2015 com minha namorada durante 30 dias.
    Vou chegar em Paris (4 dias), depois na Espanha, Barcelona (3 dias), Ibiza (3 dias), Cote D’Azur (5 dias), creio q seja melhor alugar um carro neste ultimo.
    Suiça (5 dias) gostaria de conhecer Zermatt pois vi alguns roteiros que incluem esqui e depois Zurique, na Alemanha(7 dias) Munique, Baden-Baden e regiao Baden-Württemberg depois Berlim.
    Amsterda (3 dias) e depois volta para Paris pro Brasil.
    Aqui minhas duvidas: Quanto tempo antes, seria o ideal para comprar passagens de trem? Acho que vou comprar diretamente pelo site das ferrovias de cada pais. Ate o que pesquisei trechos ponto a ponto valem mais a pena, voce indica em alguma regiao ou paises compra de um passe?
    E no caso de aviao quais trechos indicaria? Entrei em sites de Low Costs, em muitos as passagens estao baratas mas nao incluem bagagem de porao, incluindo 1 bagagem de cada o preço sai um pouco salgado. Da Vueling valeria mais a pena a compra da passagem que inclui bagagens.
    Em Paris, Barcelona ou ate pelo litoral da França, tem algum aeroporto ou estaçao de trem que possa guardar as bagagens maiores, para que assim fique nesse trajeto so com as de mao mesmo?
    Vale a pena alugar carro em Ibiza ou o sistema de transporte la é bom?
    Falta apenas isso para fechar algumas coisas agora.
    Ficaria muito grato pela resposta, obrigado!

    Responder
  19. Angela

    Vou viajar pela Europa em dezembro/15 e janeiro/16. Vamos eu, meu marido e minha filha que estará fazendo 15 anos e vamos presenteá-la com a viagem. Temos cidadania europeia e gostaria de saber quais são as vantagens para uma viagem de 30 dias. Tenho parentes na italia (Pescara) e gostaria de ficar por lá 7 dias…e depois fazer Itália (Nápoles, Roma, Florença, Milão), também Paris, Suíça ou Austria, Amsterdã e Londres…não sei se serão muitos lugares pelo tempo. Não gostaria de gastar muito e pretendo ficar em hostel…Teria como me fazer um roteiro incluindo ou excluindo o que for mais ou menos interessante?…Não tenho muitas oportunidades de viagens como essa e gostaria de aproveitar o máximo sem gastar muito. Obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Angela, tudo bem?!

      Enviei para teu email minha proposta de consultoria e também o briefing. Com as informações que solicito neste briefing ficará mais fácil eu entender melhor e organizar a viagem dentro das necessidades e possibilidades de vocês, ok?!

      Abraço!

      Responder
      • Josiane

        Olá Rogerio preciso de algumas dicas de viagens pela Europa. Vou ficar 30 dias hospedada em munich.

        Responder
  20. Tatiana

    Ola!
    Bom, me caso dia 27/9 e quero passar minha lua de mel na Europa. Pretendo viajar dia 28 ou 29. Só que to perdidonaaaa e preciso da ajuda de vcs! Teria como montar um roteiro pra mim, vou tirar minhas passagens pelas milhas e pretendo ficar por lá de 30 dias. Não falo nada de inglês e mt menos de francês! Sou boa de mímica msm e vou levar meu tradutor do celular rsrs. Vou passar mt perrengue? Por onde começo e onde termino? Quais os trechos q devo ir de avião e os q devo ir de trem? Ah! Não curto mt museus…somente para fotos rsrs. Espero q possam me ajudar pois além de estar com a cabeça a mil por causa do casamento ainda tem mais essa da lua de mel! Rsrsrs. Tenho certeza que vão preparar um roteiro da lua de mel dos sonhos! Mande dicas tbm!! Me socorre!!!??
    Sou ansiosa!!! Aguardo contato!
    Um abraço!
    Tati

    Responder
  21. Antonio Claret Dal Picolo Junior

    Primeiramente parabéns pelo blog, acabei de conhecer e já fiquei viciado.
    Gostaria de dicas básicas para uma viagem que estou programando com minha namorada para ficarmos 30 dias na Europa, de preferência entre os meses de maio e agosto. Eu tenho 43 anos e ela 41. Gostaria de incluir no roteiro Lisboa, Barcelona (…ou Madri, o que recomenda?), Costa Amalfitana (meu sonho antigo…), Roma, passar pela Suíça (qual região aconselha?), França e Inglaterra (talvez incluir mais alguma região, não sei…).
    Informações importantes: será nossa primeira viagem internacional, pensei em fazer um roteiro simples e barato. O que dá prá programar aqui do Brasil com antecedência? Dá pra descer lá e se virar com a cara e a coragem (e meu inglês razoável)?
    Grande abraço, e antecipadamente agradeço!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Antonio, tudo bem?!

      Buenas, farei contato contigo por email para explicar como funciona minha consultoria, pois acredito que será bem útil para vocês saírem do Brasil com tudo bem organizado, ok?!

      Abraço!

      Responder
  22. Gabriela Bezerra

    Os elogios ao blog são recorrentes, mas não posso deixar de destacar o quanto as dicas estão sendo úteis para a elaboração do roteiro da minha primeira viagem pela Europa.
    Estudarei em Portugal, mais precisamente em Coimbra, durante o primeiro semestre deste ano. Pretendo, ao longo desse período, fazer pequenas viagens por Portugal e (talvez) Espanha durante fins de semana e feriados. A ideia é conhecer Lisboa, Porto, Madri e Barcelona. Também cogito visitar Ilha da Madeira e Oviedo. Sugestões?
    Em julho, quando estarei de férias, a ideia é curtir a Europa. Como o tempo é curto, tenho uma listinha de cidades que não quero deixar de ir: Paris, Berlim, Amsterdã, Londres, Liverpool, Atenas, Praga e Varsóvia. Não sei se estou trilhando um caminho lógico e possível em 30 dias (Não quero só desembarcar nos lugares, mas conhecer minimamente). Como disse, é minha primeira viagem à Europa. Também estou com o coração partido por não incluir Roma e Bruxelas no roteiro.
    Não sei se você já postou, mas estou à procura de um roteiro para “iniciantes em Europa” que contemple um pouco disso tudo. As badaladas cidades e também o Leste Europeu. Estou meio perdida, Rogério. Socorro, por favor!

    Responder
    • Rogerio

      Oi Gabriela, tudo bem?!

      Uma boa é aproveitar destinos próximos e fazer as escapadas de final de semana ou feriados. Mas também ficar de olho nas promoções das companhias aéreas low-costs, conferindo sempre o site da Skyscanner.

      Já o roteiro para julho, de 30 dias, sugiro que fique pelo menos 3 dias em cada cidade e se for capital ou com muitos atrativos, de 4 a 5 dias, pelo menos. Desta forma poderá conhecer bem e descobrir coisas novas em cada lugar. O ideal é montar um roteiro que permita viagens curtas entre uma cidade e outra, tipo 3 ou 4 horas de trem, e uma ou outra viagem mais longa de avião, como para o Leste Europeu por exemplo, pois aí você não perderá muito tempo em deslocamentos. Sugiro que defina bem as cidades que mais te atraem e então coloque no papel com o tempo em cada uma. Depois ficará bem fácil montar o roteiro ideal e os trajetos entre uma e outra.

      Se precisar de ajuda para definir o roteiro mais lógico e os trajetos, basta comentar novamente.

      Abraços!

      Responder
  23. natasha

    Rogerio por favor me ajude de dicas quero ir para Italia em fevereiro ficando 7 dias preciso de local bom e barato da para fazer Roma e Toscana?como iria mais barato?
    muito obrigado
    Nanci

    Ou é melhor ficar em PARIS qual é melhor conhecer, mais barato e menos frio? mas estou querendo mais Italia

    Responder
    • Rogerio

      Oi Natasha, desculpe a demora em te responder e, por isso, não consegui te ajudar. Espero que a viagem tenha sido ótima!

      Abraços!

      Responder
  24. Lukelly

    Oie! Todos os seu posts tem me dado mais e mais ideias!! Adorei o seu blog, parabéns!
    Postei um comentário seguido de perguntas no post “Viajar sozinha pela Europa: algum problema?”. Gostaria de acrescentar mais uma dúvida às várias minhas. É que tenho visto em alguns blogs que viajar no inverno não é uma boa. Gostaria de sua opnião! Se tiver tempo me ajude?
    Abs, Lukelly

    Responder
    • Rogerio

      Oi Lukelly, se você puder escolher uma época para viajar, opte por abril/maio/junho ou então setembro/outubro/novembro. São épocas com temperaturas mais amenas. Inverno é frio pra caramba e é preciso pensar bem no roteiro, privilegiando espaços fechados. E no verão acontece a mesma coisa, principalmente quando ocorrem altas temperaturas, e todos buscam museus ou outras atrações fechadas para ficar no ar-condicionado ou então destinos com praias, para curtir melhor o calorão.

      Abraços!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!