Dicas para organizar um giro por Portugal

Publicado por em 24/02/2012

Rogerio Milani

Viviane enviou:
Oi Rogerio! Estou morando em Dublin e gostaria de fazer uma viagem por Portugal. Quero conhecer Lisboa, Porto, Coimbra… Acho que será uma experiência e tanto, mas preciso de algumas dicas com relação a dinheiro e o transporte para ir de uma cidade a outra. Se puder ajudar, obrigada! =)

Vivi
——————————————————-

Oi Viviane!

Uma boa opção seria voar de Dublin até Porto e depois fazer a volta, também voando, por Lisboa. Ou vice-versa, o que for mais em conta ou conveniente para você. Cote os voos e reserve no site Skyscanner
De Porto até Lisboa, parando nas cidades que pretende visitar, vá de trem ou, se estiver com mais alguém, alugue um carro. Para ver os horários e valores dos trens, consulte Rail Europe. Uma boa opção para locar veículos é a Europcar
Portugal é um país que combina muito com carro, pois poderá explorar no tempo que quiser as cidades interioranas. Sugiro que só pegue veículo ao sair de Porto e já devolva na chegada em Lisboa, pois são cidades bem servidas de transporte público. Além de Porto, Coimbra e Lisboa, indico Braga, Guimarães, Aveiro, Óbidos, Sintra e Cascais. Se sobrar um tempinho, as regiões do Alentejo e Algarve também são ótimos destinos. Se a pedida for vinícolas, então a região do Douro não pode ficar de fora.
A grana, calcule um mínimo de 35 a 50 euros por dia para todas despesas. Se quiser um pouco mais de folga ou conforto, vá de 75 euros. A dica aqui é se hospedar em albergues. Portugal tem hoje os melhores albergues da Europa e com preços bem cpmpetitivos. Se for viajar sozinha, será uma boa experiência, pois poderá fazer muitos amigos nestes locais e até explorar juntos a cidade. Para consultar os albergues, vá de Booking.com ou Hostelworld. Se preferir ficar em um quarto sozinha, opte por um dormitório privativo, com ou sem banheiro privativo.
Outra boa dica é consultar os valores dos hotéis mais simples da rede Accor Hotels. São hotéis com valores bem em conta e muito bem localizados. E muitas vezes com valores semelhantes ao dos albergues, porém com a vantagem de já oferecer um quarto e banheiro privativos.
Boa organização e boa viagem Viviane! Se precisar de algo mais, comenta!
Abraços! 

Tags

19 Comentários

  1. Olá Rogério! Parabéns pelo blog! Muito bom mesmo! Pesquisei, pesquisei e pesquisei mas mesmo assim não teve jeito, preciso de ajuda de quem entende! Rs

    Seguinte vou para a França em Setembro fazer um curso de 2 semanas em Paris. Quero fazer 1 semana de turismo pela Côte D’Azur e eis o dilema: serão 7 dias para conhecer 9 cidades. A matemática tá complicada e não faço ideia de qual lugar tirar da lista! As cidades q selecionei são: Nice (base no hostel Villa Saint-Exupéry), Mônaco, Éze, Menton, Antibes, Saint-Paul-de-Vence, Saint Jean Cap Ferrat, Saint-Tropez, Cannes! Isso que já risquei La Turbie, Cagnes-sur-mer e Roquebrune. O que você sugere para eu aproveitar ao máximo mas sem fazer aquele turismo clichêzão? Também sou adepta do seu tipo de turismo, bem low profile, mas como vou dispor de apenas 1 semana o itinerário tem q ser bem arquitetado! Ah sim, a única cidade, além de Nice que será minha base, que faço questão de conhecer é Èze! Pretendo fazer bate e volta para todas as outras! Ops, outro detalhe: estarei sozinha! Por isso abri mão do Vale do Loire e da Provence, q achei românticos demás! E por isso também não acho q compense alugar um carro!
    Muuuuuuuuuitíssimo obrigada desde já!

    Beiju

    Gabriela

    Comente
  2. Olá Rogério!

    Parabéns pelo seu blog!! É muito útil e tem informações importantíssimas!! Mas eu também preciso de uma ajudinha sua!

    Pretendo viajar para a Europa no fim do ano, provavelmente em Setembro ou Outubro. Minhas prioridades são Inglaterra, Escócia e se der tempo e dinheiro também queria conhecer a Irlanda! Mas eu estou perdida!! Eu queria ficar de 10 a 15 dias por lá e pretendo gastar no máximo uns R$ 5000,00 com passagens aéreas, hospedagem e se possível alguns passeios… fora isso, eu pretendo levar mais dinheiro pra gastar por lá com refeições, mais passeios e gastos adicionais..

    Eu já visitei algumas agências de turismo e eles até tem alguns pacotes que estão +/- dentro das minhas expectativas, mas várias pessoas tem me aconselhado a não viajar por agências, pq tudo será bem mecânico e do jeito que a agencia determina (sem muita liberdade para o turista e gastando mais). Estou pensando na possibilidade de ir por conta própria… que conselhos vc me daria?? Tem como eu fazer uma viagem nessas condições e de preferência não ficar em albergue??

    Agradeço desde já!

    Caroline

    Comente
    • Eu tenho uma duvida parecida com a da Caroline, vou passar 15 dias na europa, no entando sozinha, escolhi albergue com quarto privativo, pq vou ta sozinha e tal…..a minha pergunta é, vc acha que uma viagem sozinha fica chato e com conselhos para quem vai viajar sozinha!!!

      Comente
  3. Olá Rogério!!
    Show demais o seu blog. Já li várias dicas para minha viagem, mas estou com um problema, quero ir a muitos lugares em pouco tempo.

    Tenho 26 anos e vou viajar com uma amiga da minha idade para a Europa saindo de BH no dia 17 de março e voltamos no dia 6 de abril. Estamos indo inicialmente para Valencia, exatamente na época da Festa de Fallas. E para depois ainda não temos o roteiro. A vontade é conhecer Madrid, Barcelona e Formentera na Espanha e outros países como França, Alemanha, Austria, Italia, Croacia, Holanda e Inglaterra. Quais desses lugares devemos priorizar? Quais cidades ir nesses países? Sei que são muitos lugares para pouco tempo, por isso preciso de uma ajuda para saber o que realmente vale a pena para aproveitarmos o máximo.

    Obrigada!

    Abraços,

    Comente
  4. Rogériooo passo as tardes tentando deixar de ler no seu blog?! Isto é um vicio.. rsrsrsrsrs.

    Olha, vou com meu namorado em meados de Setembro deste ano pra Europa. A intenção é ficar entre 23 e 25 dias. Pensamos o seguinte: Passar rapidamente por Lisboa uns 3 dias, sendo que adoraria fazer um bate e volta em Sintra (ou alguma outra cidade recomendada). Depois Barcelona, Paris, Roma, e alguma outra tipo.. Amsterdã, Grécia, ou outra mais legal.. O que acha? Como apoveitar melhor esse tempo? Já estou seguindo o conselhos dos albergues, estou buscando opções. 🙂

    Comente
  5. oi!!1 vc acha q compensa comprar aqueles tickets de atrações no brasil para londres e paris?

    Comente
  6. Olá Rogério,
    Estou pretendendo viajar para Portugal e também conhecer a lha da Madeira, gostaria de uma sugestão de roteiro. Ficaremos lá por 15 dias.
    Irei com a minha irmã e Mãe.

    Grata.

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Celia!

      Briefing e proposta de consultoria no teu email, ok?!

      Abraçoooo!

      Comente
  7. Somos de Santos (SP) terra do Pelé , gostaríamos de fazer uma viagem à Portugal e Espanha queríamos saber a forma mais em conta para fazer esse roteiro seria o carro ou o trem? somos pessoas simples, podemos ficar em albergues deste que sejam limpos. Quanto gastaríamos em Euros e quais as vantagens de usar o cartão de credito ou o papel(dinheiro) qual a época melhor. Nos informarão aqui que é de Abril a começo de junho, o tempo é calor ou frio? Qual a passagem mais barata da Ibéria ou da Tap. Agradeço a respostas da nossa perguntas. Atenciosamente NICE. Aguardo ansiosamente!!

    Comente
  8. PRETENDO FAZER UMA VIAGEM PRA PORTUGAL E ITALIA. NA ITALIA QUERIA QUE MARCASSE UMA AUDIENCIA COM PAPA FRANCISCO . AGUARDO A SUA RESPOATA.

    Comente
  9. Olá!!!

    Vou viajar sozinha para Portugal e gostaria de saber se acha que compensa pagar um dia de guia para a viagem até sintra-cascais-estoril ou se acha que alugar um carro e ir sozinha aproveito mais?

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Lili!

      Tanto uma opção como a outra são bem-vindas! A vantagem de estar com guia é poder fazer tudo sem pensar e ainda ir ouvindo histórias sobre cada lugar. Ir sozinha é uma maneira de curtir numa boa, fazer o que bem entender e na hora que quiser. Neste caso recomendo alugar um GPS ou então levar um no teu smartphone, ok?!

      Abraço!

      Comente
  10. Olá Rogério,
    O que você recomenda para irmos de de Lisboa a Sevilha? Não dirijo.
    Pretendo passar 18 dias em Portugal. Entre Lisboa e Porto. Gostaria de aproveitar e conhecer um pouco da Espanha árabe. Irei direto para Porto. Minha filha estará na cidade, em razão de intercâmbio universitário.
    Pensei em Sevilha, Alhambra..O que você acha? Irei em dezembro. Passarei Natal e Ano Novo.
    Obrigada,
    Ana .

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Ana Sílvia, tudo bem?!

      Vale a pena passar o final do ano entre Sevilha e Granada, irão curtir muito, com certeza!

      Para irem de Lisboa até Sevilha, e também a volta, há duas opções: uma é voando e poderá fazer cotações no site da Skyscanner e outra opção é ir e voltar de ônibus, com as seguintes cias: http://www.alsa.es, http://www.busbud.com e http://www.damas-sa.es.

      Uma terceira opção seria um trem noturno, partindo de Lisboa para Madri e de lá para Sevilha. Mais infos e valores aqui: Rail Europe.

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Comente
      • Olá Rogério,
        Obrigada pela pronta resposta e pelas dicas…
        Estou nas pesquisas.. A cabeça não pára, são tantos lugares a ver, conhecer, admirar.. Escolhas difícies (Sevilha/Granada ou Barcelona) . Muita vontade para pouco tempo! Planejar já é o começo da viagem….
        Continuarei a ler/reler as dicas para Portugal e Espanha.
        Abraço!
        Ana Silvia

  11. Olá Rogério, tudo bem?
    Achei muito bom os posts sobre viagens e tudo mais, porém preciso muito da ajuda e opinião de outras pessoas!
    Seguinte, em Março de 2016 farei, sozinho, uma viagem até Portugal. Será a primeira vez que embarcarei em um avião e farei uma viagem sozinho. Vi em vários lugares opções de hospedagem, transfers e tudo mais, mas, mesmo assim, estou com um pouco de medo rs
    Sou estudante de Letras, tenho 19 anos e quero muito conhecer Portugal, mais especificamente, Lisboa, Coimbra e Sintra. Comprei a minha passagem para desembarcar no aeroporto de Portela, em Lisboa, porém depois deste passo, não sei mais o que fazer. Trabalho em hotel, da Rede Accor, e vi que vários blogs indicam a Rede, eu tenho descontos nas hospedagens, será que isso ajuda? Pretendia ficar em albergues, porque quero conhecer mais pessoas e não me sentir tão sozinho, afinal, gosto de fazer amizades e me divertir também.
    Por isso, pergunto: você pode me ajudar? Não sei nem em média quanto devo levar em Euro, aonde me hospedar e tudo mais. Ficarei 8 dias em Portugal e pretendo não só ficar por lá, claro, se der tempo.
    Se puder me ajudar ficarei grato!
    Valeu!

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Gustavo, tudo bem?!

      Com certeza posso te ajudar sim, e muito! Acredito que a consultoria de viagem personalizada será a ideal para o teu caso, ok?! Assim viajará com toda segurança e com todo o conforto, além da experiência de alguém que já conhece muito bem a Europa.

      Enviei diretamente para teu email minha proposta, ok?!

      Abraço!

      Comente
  12. olá Rogerio!
    Adorei seu blog e queria umas dicas.
    E abril irei para Portugal com o meu marido. Porém, dia 16/04 meu marido volta ao Brasil e eu ficarei por lá até o dia 22 sozinha.
    Até o dia 16/04, temos hospedagem com alguns parentes e nesse período pretendemos ir do Porto a Lisboa, fazendo algumas paradas.
    Mas minha maior preocupação é para minha última semana, pois será a primeira vez que viajo sozinha. Pensei em ir até o Algarve, não sei rsrs.
    Gostaria de dicas, talvez ficar em hostels, ou algo assim. Dicas de transporte também são bem vindas. rsrsrs
    Espero que possa me ajudar.
    Obrigada

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Luciana, tudo bem?!

      Você poderia fazer um giro pelo Algarve e também pelo Alentejo, que tal? Uma opção bacana seria alugar um carro simples, mas também dá para fazer com transporte público, trem ou ônibus, conforme o destino.

      Caso queira ajuda profissional para organizar itinerário, definir hospedagens, transportes e outros detalhes, poderá contar com a minha consultoria de viagem personalizada. Basta escrever que então envio prpposta e briefing, ok?!

      Abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *