Melhor de trem ou avião? Descubra a melhor forma de se deslocar pela Europa

Publicado por em 03/02/2012

Rogerio Milani

Melhor de trem ou avião_trem_Viajando bem e barato
Taís enviou:

Olá! Gostaria de uma dica dos blogueiros: entre agosto e setembro de 2012 eu, meu marido e uma amiga faremos uma viagem de aproximadamente 25 dias na Europa. Não abrimos mão de Londres, França, Holanda, Bélgica e Espanha.

Vocês poderiam sugerir uma ordem de roteiro, inclusive com sugestões de outros locais que seriam interessantes incluir e também sugestão de dias necessários para cada lugar, bem como se é melhor fazer de trem ou avião? Também gostaria de saber se nesta data poderemos aproveitar shows. Obrigada. Temos 30 anos de idade.
————————————————————–

Oi Taís, tudo bem?!
Um bom roteiro para os 25 dias de viagem seria nesta ordem:

Londres – 4 a 5 dias
Amsterdã – 3 a 4 dias
Bruxelas – 2 dias
Brugges – 2 dias
Paris – 4 a 5 dias
Madri – 3 a 4 dias
Barcelona – 3 a 4 dias

Os trechos entre Londres e Paris serão perfeitos para serem feitos via trem, consultando e reservando os tickets em Rail Europe. E o trecho Madri-Barcelona vale pelo trem de alta velocidade AVE, que une as duas cidades em 2h30min de viagem.

Já o trecho Paris-Madri será mais rápido e mais em conta fazer voando, reservando a melhor tarifa. Também poderá cotar este voo junto com a compra das passagens intercontinentais, pode sair praticamente o mesmo valor que a compra individual via internet.

Sobre os shows, sugiro que consulte o site Ticketbar para conferir a agenda de cada cidade e data, já podendo, inclusive, garantir os ingressos, caso algo interesse.

E não te esquece de contratar o seguro obrigatório para viagens, item indispensável para quem pensa em ir para a Europa. Aqui no blog, indicamos três empresas: a Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads. Todas bem bacanas e confiáveis!

Abraços!

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

 

banners05animado01

Tags

52 Comentários

  1. Oi Rogério, parabéns pelo excelente trabalho apresentado.
    Em março vou com minha esposa de navio até Veneza. Estamos pensando em ir depois, de Veneza para Hamburgo de trem e depois Holanda, Bruxelas, Paris e depois Espanha. Vc acha legais estas viagens de trem, principalmente de Veneza para Hamburgo e de Paris para a Espanha? Qual o melhor horário para viajar? O que vc acha do Eurail Global Pass ? Obrigado

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Manoel!

      Bem legal o roteiro! O trecho Veneza/Hamburgo eu também veria possibilidade de ir votando, comparando valor e tempo de viagem. De Paris dá para ir de trem direto até Barcelona, numa viagem de 8h. Aqui também compararia com o valor e tempo fazendo este trecho de avião, para decidir pelo que é mais barato ou conveniente.

      Nesta tua viagem não recomendo o Global Pass e sim comprar os tickets individuais, ok?!

      Abraço!

      Comente
  2. Bom dia Rogério!

    Estou em vias de comprar as passagens para a Europa, conforme já conversamos.
    Gostaria de saber, apenas por curiosidade, em média, como posso fazer uma média de valor para gastar por dia em alimentação? Isso tirando as atrações, deslocamentos e hoteis.

    Comente
  3. Boa tarde!

    Estou indo para a Europa em Maio…já comprei minhas passagens.
    Gostaria de uma dica: meu voo de volta tem uma conexão em Porto-Portugal, chegas ás 14:00 do dia 04/05 e sai as 6:00 da manhã do dia 05/06, dá umas 13 ou 14 horas. E esperar no aeroporto esse período se torna cansativo.
    Você tem alguma dica do que eu poderia fazer neste periodo em Porto?

    Comente
  4. Só Angolano e quero fazer um viagem para portugal e Holanda no mês de Agosto e gostaria de saber quais os custos mínimos de trem e avião, e os melhores lugares para compra e a agenda de eventos de moda,

    Comente
  5. Ola, vou fazer meu primeiro mochilão internacional entre julho/agosto vou passar mais tempo em Londres porque estarei com uma prima que estuda lá e vou conhecer bem a Inglaterra que é realmente o meu sonho, o restante dos dias montei assim:

    PARIS 3 DIAS
    AMSTERDÃ 2 DIAS
    DUBLIN 2 DIAS

    Queria umas dicas se é melhor trem ou avião, saber se tem umas dicas de hostels e de passeios para cada cidade.

    Se puder me ajudar agradeceria muito

    Pamela

    Comente
  6. Oi, achei muito interessante seu blog e vou pedir sua ajuda. Estaremos com um grupo de 7 adultos e uma crianca de 5 anos em uma viagem transatlantica de 20 dias que sai de navio de Santos BR, passando por diversos paises europeus e destino final Hamburgo na Alemanha. Mas como sao literalmente passagens pois o periodo e muito curto em cada parada gostariamos de saber um roteiro legal de mais alguns dias. Uma parte que gostariamos seria um trecho de trem, qual sua dica… nao compramos o voo da volta e a saida de santos e em 07.04.16
    obrigada…. bj

    Comente
  7. Olá, queria umas dicas de roteiros estou indo com minha namorada em fevereiro para Madrid, paris, Berlim,amsterdan e Barcelona.
    Vamos desembarcar em Madrid e queria umas dicas de como montar a viagem e se é melhor fazer esses trechos de trem ou avião?
    Obrigado.

    Comente
  8. Olá! Gostaria de uma dica dos blogueiros: entre novembro e dezembro de 2016 eu e uma amiga faremos uma viagem de aproximadamente 15 dias na Europa. Não abrimos mao de Londres, França, Holanda, Bélgica e Roma. Vocês poderiam sugerir uma ordem de roteiro, inclusive com sugestões de outros locais que seriam interessantes incluir e também sugestão de dias necessários para cada lugar, bem como se é melhor fazer de trem ou avião? Pensamos em fazer essa viagem tipica de mochileiro .. Agradeço desde já pois encontrei muitas dicas importantes aqui !

    Comente
  9. Olá Rogério. Parabéns pelo blog!
    Estou com uma dúvida e, se possível, gostaria que me ajudasse a decidir.
    Farei o trajeto LONDRES – AMSTERDAN em janeiro/16, sendo que em Amsterdan eu ficarei apenas 3dias/2noites. Minha dúvida é melhor trem ou avião??
    Dúvida
    – o avião é mais rápido (1h:30) e dependendo um pouco mais barato (o custo aumentará porque irei despachar mala), mas, tenho que acrescentar saída do hotel + metrô até aeroporto + check-in despachando mala + imigração (acredito que agora em janeiro estará mais rigorosa e demorada)… acho que no total ficará umas 5:30h total.
    – trem é mais demorado (4:30) e um pouco mais caro, mas não preciso preocupar com bagagem (se estiver um pouco mais pesado do que 23kg) e tenho que acrescentar a saída do hotel + metrô + check-in + imigraçao (dizem que é mais rápido).. acho que ficará umas 6:30h total….
    É mais ou menos isso mesmo??? No final das contar a diferença de tempo entre avião e trem não fica tão grande??
    Te agradeço muito se puder ajudar!
    Abraços.

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Cristina!

      Pois é, o trecho Londres-Amsterdã é um dos que mais gera dúvida mesmo, pois o tempo é praticamente o mesmo, voando ou indo de trem. Importante analisar, aqui, o que vale mais a pena para você, se o valor final ou se o menor tempo de viagem ou viagem menos cansativa. Uma vantagem para o trem é que a sua viagem será no inverno, então as chances de um voo sair atrasado ou ser cancelado, devido ao mau tempo, é maior, ok?!

      Abraço!

      Comente
      • Muito obrigada, Rogério!
        Só mais uma dúvida: a passagem de trem ente LONDRES-AMSTERDAM inclui uma conexão de uns 40min com troca de trem (em Bruxelas ou Lillie), daí queria saber se passarei novamente pela imigração e se 40min é suficiente!
        Mais uma vez, obrigada!

      • Rogerio Milani

        Oi Cristina!

        Não haverá nova imigração não, somente controle de passaporte no próprio trem mesmo, quando trocar de país. E o tempo de 40 minutos está bem bom, será tranquilo chegar, sair e procurar sua próxima plataforma para embarcar, ok?!

        Abraço!

  10. Então queria saber qual viagem fica mais em conta trem ou avião, de Bruxela a Venezza?
    Ah, qual a cidade mais próxima de cavazere (Itália) que possui aeroporto?

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Capuzzo, tudo bem?!

      Com certeza este trecho será mais rápido e mais em conta voando! E se a cidade da qual você fala é Cavarzere, o aeroporto mais próximo é o de Veneza ou então Treviso. Mas também poderá marcar chegada em Bologna, ok?!

      Abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *