Sugestões para a primeira viagem à Europa

por | Atualizado em 22/02/23 | Amsterdã, Aviação, Barcelona, Dinheiro, Hospedagem, Londres, Madri, Paris, Trem

primeira viagem europa LONDRES Viajando Bem PELA EUROPA

Tamires enviou:
Rogério, adorei seu blog! Daqui 3 semanas eu faço 19 anos e estava querendo de presente alguma viagem ”que desse pra curtir” mas que não fosse muito cara, já que serão meus pais que pagarão. Então, como eu adoro tudo na Europa, mas nunca fui, estou na dúvida se tem como eu viajar para lá gastando pouco… Qual seria o mínimo que eu gastaria indo para um lugar bacana nesta primeira viagem à Europa?
Obrigada! Beijos!

Publicado em 21/02/2012 e atualizado em 23/10/2015

———————————————————–

Oi Tamires!

Parabéns pelo teu aníver! E uma  primeira viagem à Europa é um baita presente!

Calcule aí uns 700 a 900 dólares com passagem aérea e seguro obrigatório. Depois, um mínimo de 35 a 60 euros por dia, para hospedagem em albergue, transporte público, alimentação e ingressos para atrações. Se quiser um pouco mais de conforto, calcule uma média de 70 a 80 euros por dia com estas despesas. O mais importante, para economizar muito, é se hospedar em albergue (hostel). Consulte Booking.com para cotar e reservar os albergues ou hotéis.

Uma boa sugestão para quem está indo pela primeira vez para a Europa é o trio Londres – Amsterdã – Paris, que poderá ser feito de trem. Consulte em Rail Europe os horários e valores, podendo já reservar e sair do Brasil com os tickets garantidos.

Outra opção bacana é Londres – Paris – Madri – Barcelona, mas aí o trajeto Paris – Madri é aconselhável voar, mais barato e mais rápido. Para cotar os voos, vá de Skyscanner.

Outra ótima sugestão é a dupla Portugal e Espanha, com Lisboa, Porto, Barcelona e Madri como ótimas cidades em cada um dos países. Se a idéia for a Itália, pode valer a pena um roteiro de 15 dias apenas por este país, visitando Roma, Florença (Toscana), Veneza e Milão.

Vale a dica de já cotar os voos internos, quando houverem, junto com a passagem intercontinental, pois muitas vezes o valor é o mesmo ou até mais em conta que comprar individualmente pela internet. Outra boa sugestão é organizar uma viagem de pelo menos 15 dias, para poder aproveitar melhor cada destino e também fazer valer o maior custo x benefício, já que grande parte da despesa da viagem é a passagem entre o Brasil e a Europa.

Ah, e não esquece de investir num bom seguro viagem Além de obrigatório, o seguro evita muitas dores de cabeças financeiras. Saiba tudo sobre o seguro e como viajar tranquilamente clicando aqui.

Para mais dicas de como organizar a primeira, a segunda, a terceira e todas viagens pela Europa que você for fazer, acesse este super post aqui.

E se precisar de ajuda profissional, conte comigo na organização de roteiros personalizadíssimo para tua viagem!

Tamires, ajudei?! Se precisar de mais dicas ou quiser organizar melhor um roteiro, chama!

Abração!

Rogério

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

46 Comentários

  1. Neila Karina

    ola rogerio milani tudo bem? primeiro lugar parabenizar pelo blog, segundo gostaria que me ajudasse na seguinte questão vou para europa pela primeira vez e tenho o seguinte roteiro lisboa roma veneza paris e tenho 2 dias free antes de visitar Madrid, de salientar que tenho em mente as cidades de Barcelona e genebra qual delas me aconselha?ou tem uma outra cidade que me possa aconselhar para esses dois dias?desde já muito obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Neila, tudo bem?!

      Eu colocaria estes dois dias para as cidades do teu roteiro, pois penso que será pouco tempo para incluir mais uma. Não sei o tempo total de viagem nem o tempo em cada cidade, mas se achares possível incluir mais uma para estes dois dias, uma boa é Barcelona.

      Abraço!

      Responder
  2. fernanda marilia

    olá, estou viajando para a suiça em junho e é minha primeira viagem internacional, estou em dúvida sobre a melhor forma de levar dinheiro, sempre leio sobre o uso do vtm , mas o mesmo não é expedido em franco suiço , estou pensando em carregar em euro e lá fazer saques ou comprar em débito transformando-o em franco, será uma boa forma? ah, e em relação a imigração , eu entro em Portugal e posteriormente tenho um voo para Zurique, sei que normalmente passarei pela imigração dos dois países, o idioma ao qual serei entrevistada , deve ser o inglês? obrigada!!!

    Responder
  3. luiz lima

    ola rogerio, estou com planos de ir a europa ano que vem, inicialmente quero fazer p seguinte roteiro, portgal, espanha, franca , italia e grecia, achas que 20 dias é suficiente, gostaria de algumas dicas, sobre dias em cada pais, meios de locomoção, locais a serem visitados.
    desde já agradeço e o parabenizo pelo excelente blog.

    Responder
  4. Larissa

    Oi Rogerio . Eu pretendo fazer uma viagem a Portugal em janeiro ou julho de 2016 . Ficaria no máximo 15 dias , em uma cidade chamada Armação de Pera . Gostaria de saber se a passagem é comprada em euro , dolar ou real ? Quanto terei que economizar incluíndo passagem , seguro e hospedagem em hostel ? . Você poderia me indicar alguma agência ? Obrigada

    Responder
  5. Tania Silva

    Boa tarde Rogério.

    Estou indo pela primeira vez para Europa, gostaria de sua ajuda sobre roteiros e transportes (aereo, trem, carro)
    Pretendo ficar 20 a 25 dias.
    Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. Talvez Londres.
    O que achas? Quais as melhores cidades pra se conhecer?
    Obrigada
    Tania

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Tania!

      Enviei para teu email minha proposta de consultoria e briefing.

      Abração!

      Responder
  6. Cleber Pereira

    Olá, Rogério!
    Estou planejando a minha primeira viagem para a Europa que pretendo realizar no próximo. Acredito que do tipo “mochilar” vem bem a calhar, embora, nunca tenha mochilado em lugar algum. Como dica para você tentar me ajudar, vou listar os países que tenho interesse em conhecer. Esta lista não quer dizer que devo fazer tudo nessa primeira viagem, mas se for factível, vamos prá cima!
    – Inglaterra
    – Alemanha
    – Espanha
    – Itália
    – França
    – Portugal
    Acho que por enquanto é só… e se tiveres alguma outra sugestão que poça ser encaixada no roteiro, peço o favor de fazê-lo.

    Por último informo que pretendo fazer este roteiro por uns 25 dias livres da viagem área entre o Brasil e a Europa e vice versa. A viagem será feita por mim (57) e minha esposa (51) e talvez mais um casal de amigos. Acho que por hora é só e fico no aguardo do seu retorno.

    Um abraço e muito obrigado.
    Cleber

    Responder
  7. Elis

    Bom dia!
    Pretendo fazer uma viagem de 15/20 dias para Europa, (meu marido e eu) prém é a primeira vez e tenho algumas dúvidas e espero que me ajude.
    A princípio pensei em fazer um pacote em agência de viagem, com hotel, passagem etc…(pois não conheço nada e não falo inglês), porém quero conhecer outras cidades e acho que não tem como ir de trem e retornar para o hotel por exemplo pois tem viagens longas, seria melhor comprar passagem e ir por conta própria para poder passar a noite em outras cidades? Mas sem falar inglês seria possivel, pois em agência é mais fácil pela praticidade de tudo incluído. O que eu faço? não quero gastar muito também :/
    Abraços!

    Responder
  8. Liliane Ribeiro Braga

    Boa tarde Rogério, tudo bem?

    Adorei suas dicas a respeito da primeira viagem para a Europa, e este é meu caso. Irei de lua de mel em maio de 2015. Tenho interesse em conhecer a Italia e a França, mas lendo, fiquei interessada pelo trio Londres, Paris e Amsterdã…para uma viagem de lua de mel, você acha interessante este roteiro? (não temos interesse em viagem “melosa” rsrsrs). Conseguíriamos fazer de trem e em 10 dias? Qual a melhor cidade para chegada e partida?

    Grata pela atenção

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Liliane, tudo bem?!

      Se forem apenas 10 dias, recomendo ficar 5 em Londres e 5 em Paris, Se conseguirem mais tempo, daí pode ser 4 noites em Londres e Paris e 3 em Amsterdã, ok?!

      E na cotação verifique se será melhor chegar por Londres e depois seguir para Paris e Amsterdã ou então vice-versa.

      Se precisar de ajuda profissional para organizar a viagem, só chamar!

      Abraço!

      Responder
  9. Bruna Gianine

    Olá Rogério! Adorei o seu blog… Pra falar a verdade essa seria minha primeira viagem independente que quero fazer pra Europa! Vou em fevereiro de 2015, porém estou com duvidas de destino! Estava pensando em fechar com uma agência de viagens, mas dando uma olhada nos sites vi que não compensa muito! Vi, também que você sugeriu Londres, Amsterdã e Paris como melhor destino para uma primeira viagem! Acha válido o roteiro de Lisboa, Madri e Paris? Para uma viagem de aproximadamente dez dias?

    Muito obrigadA!!!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Bruna, tudo bem?!

      Eu escolheria apenas 2 destinos para 10 dias de viagem. Paris e Madri, Paris e Londres, Paris e Amsterdã ou até Paris e Lisboa, tudo dependerá de teus interesses e desejos, ok?! Tenta ficar pelo menos 5 noites em Paris, não vai se arrepender! 🙂

      Abraço!

      Responder
  10. Patricia Eliane Wolf

    Boa tarde Rogério, parabéns pelo site, realmente é muito bacana e ajuda muito. Gostaria de saber se voce pode me ajudar, moro no Paraguai e sonho em fazer uma viagem para Paris, Veneza, Roma e Italia.

    Más nunca saimos da América do Sur, nao falamos nem entendemos o ingles, gostaria de saber se para o nosso caso seria legal contratar uma agencia de viagem, fazer um pacote ou se da para encarar por conta mesmo, e também quantos dias voce sugere que fiquemos nesses lugares, desde já muito obrigada.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Patrícia, tudo bem?!

      Respondi diretamente para teu email, ok?!

      Abraço!

      Responder
  11. Eliz

    Olá, gostei muito das informações contidas aqui, parabéns!
    Minha dúvida é a seguinte: Eu pretendo fazer uma viagem em setembro com minha filha que estará completando 15 anos, provavelmente para Portugal, pois é a nossa primeira viagem internacional juntas. Quais as dicas que vc nos dá? Pretendemos ficar 15 dias, e estamos pensando em acrescentar mais um destino quem sabe Madri o que vc acha? Não pretendemos gastar muito mas queremos que seja inesquecível…

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Eliz, tudo bem?!

      Enviarei email para você com a minha proposta de consultoria, ok?!

      Abraço!

      Responder
  12. Fabricio Nascimento

    Ola Rogerio.
    Estou indo para Europa dia 05/04/2014 e retorno para o Brasil 20/04/2014 a minha chegada e saída é por Barcelona (pois tenho hospedagem lá), estaremos indo eu (1º vez), minha esposa (2º vez) e minha cunhada (4º vez), como estou indo pela 1º vez quero organizar algo diferente do que minha cunhada e minha esposa já fez, um destino garantido é Paris (ainda estamos procurando Holster ou Albergues se tiver para indicar agradeço). mais gostaria de sugestão de um Roteiro bem legal que eu possa fazer nestes 15 dias. Meu sonho é conhecer Portugal e Veneza, só que acho q por enquanto não sera possível $$$$$ :). Se puder me ajudar lhe agradeço muito, lembrando sempre que o $$ é curto rs…obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Fabrício!

      Eu focaria a viagem entre Barcelona, Madri, Paris, Porto e Lisboa. Se achar demais, poderá tirar Madri da jogada, ok?! Portugal é garantia de muita economia, mesa farta e ótimos atrativos turísticos!

      Abraço!

      Responder
  13. Denise salgado

    Ola, parabens ao seu blog, precisando de conselho, vamos a Europa dia 13/06/2014 e retorno 01/07/2014, ja compramos as passagens, para Lisboa e retorno tambem Lisboa…pensei em ir ate roma, conhecendo portugal, e espanha…alias acho q da para conhecer lisboa no final…e que achas mais interessante fazer? Nossa primeira vez, vamos com nosso filho de 11 anos…desde ja agradeço sua atençao, obrigada.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Como a chegada e saída serão por Lisboa, deixa esta cidade para o final. Ao chegar em Lisboa já pegue outro voo para o próximo destino, ok?!

      Abraço!

      Responder
  14. Daiane

    Olá Rogério!
    Tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo blog, é muito completo e agradável de ler.
    Eu queria aproveitar uma carona no post acima para tirar uma dúvida com você. Os valores diários que você sugeriu a Timares ainda se aplicam a uma viagem em Setembro de 2014 por Roma (4), Paris (5), Londres (5) e Amsterdã (3)?
    E já aproveitando, o que você acha do roteiro e do tempo em cada cidade (sem contar os dias de deslocamento entre elas)?! Será minha primeira viagem sozinha e para a Europa.
    Agradeço desde já por sua atenção.
    Um Abraço,
    Daiane

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Daiane, tudo bem?!

      Sim, os valores continuam estes para uma previsão diária. E sobre teu roteiro, está perfeito o tempo em cada cidade! Show!

      Abraço!

      Responder
  15. Nat Muniz

    Olá Rogério, tudo bem?
    Então, descobri o blog e gostei muito, parabéns pela iniciativa!
    Estou me graduando agora, aos 23 anos, e planejando minha primeira viagem para a Europa (na verdade, minha primeira grande viagem internacional).
    Ficarei cerca de 40 dias, aproximadamente, mochilando, no estilo bem low-cost mesmo, com uma amiga.
    Temos os seguintes destinos em mente: Amsterdam, Berlim, Praga, Viena,Budapeste, Escócia (Edimburgo mesmo, acho), Londres, Paris, Marseille, Roma, Florença e Veneza… Ufa! Bastante coisa.
    Iremos em outubro, e retornaremos ao Brasil já em novembro.

    Gostaria, por favor, de uma sugestão de roteiro, quanto tempo ficar em cada cidade, bem como quais trajetos fazer de trem, e quais de avião.

    Muito obrigada! 🙂

    Responder
  16. Lisyane Dombroski

    Ola Rogério!
    Tenho acompanhado seu blog a alguns dias e estou gostando muito das suas dicas.Gostaria de lhe pedir um help.Eu e meu marido estamos planejando viajar em outubro p Europa,os paises q eu quero demais é França(Paris) e Suiça(Algumas cidades) e ele(marido) quer demais a Alemanha por conta de uma feira de boardgame q acontece em Essen.O unico impasse é que estou achando as locomoçoes carissimas entre uma cidade e outra,cada passagem em media de 100 reais(distancias curtas)as longas entao..aff. É isso mesmo ou eu estou cotando passagem no lugar errado? Será que teria alguma opção melhor ou é preferível alterar o percurso?Desde já muitissimo obrigado!!

    Responder
  17. Vivi

    Olá Rogério!

    Acompanho seu blog pois desde 2010 estou me preparando para conhecer a Europa…\0/
    Pretendo realizar este sonho em Março de 2013 e viajar por um período de no mínimo 15 dias…Eu e meu esposo pretendemos conhecer Paris,Nice, Londres e cidades da Itália..Nossa intenção é passar mais tempo na França e Itália (Pensei em mais ou menos uns 5 dias em cada lugar) e se der conhecer Amsterdã ou alguma cidade da Espanha…

    Gostaria que me orientasse para não correr o risco de fazer a viagem dos meus sonhos e conhecer os locais superficialmente, se escolher muitas cidades.

    O que vc me aconselha..quais as cidades mais interessantes pra se conhecer de forma que o turismo não fique repetitivo e a viagem não se torne tão cara?

    Como é o tempo neste mês em específico…muito frio?

    Desde já agradeço!

    Vivian

    Responder
  18. Daniela

    Olá Rogério tudo bem?
    Adorei seu blog, está de parabéns, principalmente por compartilhar suas experiências e ajudar quem não tem a menor ideia de como preparar um bom roteiro pela Europa.
    Gostaria que me ajudasse, em outubro eu e uma amiga faremos um mochilão pela Europa por 30 dias.
    Tudo à partir de Zurique (Suiça), pode nos ajudar?
    Preparamos o seguinte roteiro e gostaria de saber qual é a melhor forma de locomovermos entre esses lugares:

    Suiça – 1 dia
    Berlin – 1 dia
    Amsterdan – 2 dias
    Londres – 2 dias
    França – 3 dias
    Santiago de Compostela – 1 dia
    Portugal – 3 dias
    Espanha – 3 dias
    Grécia – 2 dias
    Itália (Roma, Toscana) – 3 dias
    Itália (Veneza) – 1 dia
    Itália (Milão) – 1 dia
    Suiça (Genebra – Alpes) 2 dias…

    Sei que é meio apertado, mas gostaria de aproveitar ao máximo.
    Obrigada pela ajuda.
    Abs.

    Daniela

    Responder
  19. Unknown

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder
  20. Jaqueline S.

    Bom dia Rogerio!
    Eu e meu esposo vamos fazer uma viagem para Europa em maio.
    Chegamos por Madrid dia 18/05 e voltamos dia 28/05 tambem de Madrid, gostaríamos de conhecer Roma, Veneza, Florença, Barcelona e Madrid.
    Qual roteiro vc me aconselha?

    A empresa aerea Ryanair tem que pagar para levar a bagagem?
    Qual o peso permitido?

    Desde ja, obrigada!

    e-mail: [email protected]

    Responder
  21. Eu, Rachel=)

    Olá Rogério;
    Seu blog é incrível, parabéns por tamanha dedicação!
    Pois então; no finalzinho de maio vou à Europa pela primeira vez; um total de 10 dias.
    Tenho amigas brasileiras que moram em Luxemburgo porque se casaram com europeus. Então a ideia principal é ir visitá-las e passar o maior tempo possível com elas.
    Mas é claro que não perderei a oportunidade de ir a Paris.
    Queria dicas sobre os cuidados que não podem faltar, passeios em Luxemburgo e Paris (e sugestão de quantos dias deveria ficar lá e porque).
    Obrigada.
    Abraços

    Responder
  22. Mari

    Boa noite Rogerio!
    Vou fazer um cruzeiro até a Itália chegarei dia 03/04 e pretendo ficar com meu namorado uns 5 dias, é nossa primeira vez na Europa quero conhecer a Espanha, gostaria de alguma dica de lugares para visitarmos, estamos pretendendo dormir em albergues para não gastarmos muito, quanto tenho que dispor para comer e dormir nestes 5 dias neste roteiro Itália até Espanha o que vc indica.
    Fico no aguardo
    Obrigada
    Marisol

    [email protected]

    Responder
  23. Eliane

    Rogério, por favor me responda: as operadoras de viagens como como dias de viagem aqueles que “perdemos” indo e voltando. É isso ou eu entendi errado?

    Responder
  24. Eliane

    Olá Rogério. Seu blog é interessantíssimo.Parabéns! A história é essa: Eu e meu marido vamos fazer a nossa primeira viagem para a Europa. Sonhamos com isso há anos. No entanto, estamos completamente confusos em relação a várias coisas, as quais tenho certeza, você poderá nos ajudar. Então vamos lá:

    ** Levando em consideração um roteiro de aproximadamente 14/17dias:
    1 – Estamos em dúvida se vamos por nossa conta ou se contratamos um pacote. Por um lado, gostaríamos de ter liberdade para escolher nossas atividades quando estivermos lá. Por outro, não somos fluentes em inglês ou outra língua que não o português, o que nos deixa inseguros em relação a locomoção, hotéis e etc… Resumindo: somos meio medrosos.
    2 – estamos analisando os pacotes de várias empresas, mas ainda não encontramos aquele pacote ideal. Geralmente elas oferecem muitas cidades em pouco espaço de tempo. E nós gostaríamos de ficar mais tempos em cidades como Paris, Roma e talvez Londres.
    3 – Eu tenho loucura por conhecer Londres, mas meu marido acha que poderíamos fazê-lo em outra oportunidade. Será que vale a pena abrir mão da capital inglesa em uma primeira viagem?
    4 – Se decidirmos ir por nossa conta, realmente dá para confiar em deixar tudo já reservado daqui do Brasil mesmo? Como por exemplo, hotéis, tickets de trens e passagens aéreas.
    5 – Existe um roteiro que passa por Frankfurt, Heidelberg , Friburgo, Innsbruck, entre outras cidades. É tratado como um roteiro romântico. São muitas cidades! Será que vale a pena?
    Em suma: Vamos por nossa conta ou contratamos um pacote? Sem fluência em inglês, dá para se sair bem em terras europeias? É melhor ficar mais tempo em menos cidades ou visitar o número máximo possível de cidades no mesmo espaço de tempo? Qual é o tempo ideal de estadia nas grandes capitais, como por exemplo, Londres, Paris, Roma? Dá para confiar em fazer reservas pelo Brasil mesmo? Ufa. É isso.
    Obrigada pelo apoio aos amantes da Europa.
    MEU E-MAIL: [email protected]

    Responder
  25. Mª Bebeth

    Oi Rogério!
    Estou planejando minha 1ª viagem pra Europa, e não sei se esse sonho se tornaria realidade sem a ajuda do seu blog! Obrigada!
    Vou viajar em maio, com minha filha. Quero compartilhar com vc o roteiro que montei. Se tiver algum comentário, por favor faça!

    Paris – 5 dias
    Lucerna – 1 dia
    Milão – 1 dia
    Veneza – 1 dia
    Verona – 2 dias, (pegaremos um carro) um dia faremos um passeio pelos lagos, e no outro até Cortina d’Ampezzo, para ver as Dolomitas
    Florença, Pisa, Lucca e outras cidades da Toscana – 4 dias (ainda com o carro, q será entregue na chegada a Roma)
    Roma – 5 dias

    Tenho algumas dúvidas:

    1. Estou tendo mta dificuldade para encontrar os horários de trem. Queria ir de Paris para Zurique, e depois Lucerna, e no dia seguinte seguir para Milão. Procurei em raileurope.com, mas não achei horários para partir pela manhã… Você pode me ajudar?

    2. Eu pretendia comprar as passagens de Milão para Veneza, ida e volta, qdo estivesse lá. Mas vi em trenitalia.com passagens a 9 euros. Devo comprar já? Vc sabe como funciona esse sistema? (Confesso que não entendi)

    Agradeço mais uma vez! Toda sorte do mundo pra vc, seu blog tão útil e em tudo o mais que vc fizer!
    Abraços,
    Bebeth.

    meu email: [email protected]

    Responder
  26. Nathália Borges

    Olá Rogério!!
    Show demais o seu blog. Já li várias dicas para minha viagem, mas estou com um problema, quero ir a muitos lugares em pouco tempo.

    Tenho 26 anos e vou viajar com uma amiga da minha idade para a Europa saindo de BH no dia 17 de março e voltamos no dia 6 de abril. Estamos indo inicialmente para Valencia, exatamente na época da Festa de Fallas. E para depois ainda não temos o roteiro. A vontade é conhecer Madrid, Barcelona e Formentera na Espanha e outros países como França, Alemanha, Austria, Italia, Croacia, Holanda e Inglaterra. Quais desses lugares devemos priorizar? Quais cidades ir nesses países? Sei que são muitos lugares para pouco tempo, por isso preciso de uma ajuda para saber o que realmente vale a pena para aproveitarmos o máximo.

    Obrigada!

    Abraços,

    Responder
  27. Anonymous

    Rpgério, casarei no final de junho, e estou pensando em ir para Viena, Budapeste e Praga no meio de julho, gostaria de saber se essa época é adequada para viajar, ouvi dizer q essa é a época de chuvas por lá. Mas não sei se chove o dia inteiro, ou se é apenas uma chuva de verão.
    Outra coisa: dá pra ser virar com o inglês?

    Obrigada,
    Liliam

    Responder
  28. Anonymous

    Olá, Rogério. Parabéns pelos posts! Muita informação boa!

    Quero fazer uma semana de curso de espanhol em Madrid ou Barcelona em novembro deste ano. Aí vão as dúvidas:

    – Chegaria na Espanha em 02/nov e queria ficar até 09/nov em uma destas duas cidades. Qual cidade você acha que vale mais a pena ficar esses 7 dias? Madrid ou Barcelona?

    – A partir do dia 10 até o dia 18/nov estarei livre para conhecer outras cidades. Que roteiro recomenda? Faço a segunda cidade (caso escolha Madrid na primeira, faço Barcelona em seguida ou vice-versa) e o que mais? Teria dois finais de semana (10-11/nov e 16-18/nov). O que sugere?

    Obrigado e grande abraço,

    Leonardo

    Responder
  29. FRANCISCO

    Olá Rogério. Primeiro parabéns pelo blog, aprendi muito aqui. Gostaria de algumas dicas para um viagem de 20 dias à Europa. O que temos por certo no momento é o seguinte: somos dois casais e na Espanha vamos encontrar um casal de amigos que vive no norte (150 km de Santiago de Compostella).Vamos descer em Madri, no dia 30 de junho e voltar via Paris no dia 19 de julho. Estamos pensando em fazer o seguinte roteiro: Madri – Sevilha – Lisboa – Sintra -Porto – Santiago – Oviedo (onde vivem nossos amigos) – este trecho de carro. Depois de avião para: Barcelona, depois Roma e de trem para Paris. Vamos levar 4 mil euros cada casal e já pagamos as passagens. Achei o roteiro um pouco longo para 20 dias. Você teria alguma sugestão? Grato Francisco E-mai: [email protected]

    Responder
  30. ivan

    Olá, estou planejando fazer uma viajem para Eurpora +- de 20 a 25 dias, meu roteiro vai ser: Frankfurt -Paris – Barcelona. Tem uma empresa com voos para Frankfurt com preços realmentes baratos a Condor. Essa empresa ela e boa? o Global Pass atende essas cidades onde vou passar?

    Responder
    • Rogerio

      Olá Ivan!

      Sim, a Condor faz o trajeto Brasil-Alemanha e costuma oferecer ótimas tarifas. Mas se sua viagem será até junho deste ano, vale conferir a promoção da TAM que vai até dia 29/02 e tem passagens por R$ 1.200,00 para Frankfurt saindo de 25 aeroportos do Brasil.

      Sobre o Global Pass, ele atende todas as cidades por onde passará, confere mais detalhes no post Tickets e passes de trem.

      Um grande abraço!

      Responder
  31. Simone Huck

    Boa noite, Rogério.
    Viajo em abril pra Portugal. Pretendo ficar quinze dias apenas em Portugal. Tenho casa e carro de amigos por lá.
    Mas estive pensando… será que não seria interessante ir de trem para locais próximos? Madrid, talvez Paris??
    Por gentileza, o que você me indica? Algum passe de trem? Qual? Vale a pena?
    Obrigada e parabéns pelo blog, MUITO interessante.

    [email protected]

    Responder
    • Rogerio

      Oi Simone, tudo bem?!

      Será bem tranquilo fazer estes passeios de trem, ao invés de carro. Se estiver sozinha então, melhor ainda optar por transporte público. Se fizeres até 5 ou 6 viagens de trem, valera a pena comprá-los individualmente. Mas sugiro que faça uma comparação no site da Rail Europe, cotando os tickets individuais e montando um passe dentro do teu roteiro. Para saber mais, acesse o post Tickets e passes de trem.

      No caso de viagens dentro de Portugal, vale explorar de carro, com toda certeza!

      Abraços!

      Responder
  32. Paula

    Olá, tudo bem?
    Bom, primeiramente parabéns à Tamires, que escolheu um excelente presente de aniversário! A Europa é tudo de bom!
    Gostaria de ajuda no seguinte:
    Viajo em outubro/novembro para Suíça (Zurique e Berna) e depois Praga, Rep Tcheca. Há como fazer os dois países de trem sem ser o Euro Trem?
    Você sabe onde posso ver isso?
    E hospedagem nesses lugares, que pode ser albergue ou B&B, há algum site que você possa indicar?
    Agradeço muitíssimo!
    Não é necessário postar meu comentário, a não ser que seja praxe de vocês. Deixo o meu email de contato, ok?
    Mais uma vez, obrigada.

    email: [email protected]

    Responder
    • Rogerio

      Oi Paula, tudo ótimo por aqui, e contigo?!

      Sim, poderá fazer os dois países usando passes ou tickets individuais de trem. Sugiro que acesse o post Tickets e passes de trem para entender um pouco mais sobre o assunto e já definir o que será melhor para você, ok?!

      Para reservar hotéis e albergues nestas cidades, indico os sites da Booking.com e Hostelworld.

      Abraços!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viajando Bem pela Europa - […] Sugestões para a primeira vez na Europa […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!