Acordo de Schengen: obrigatoriedade do Seguro Viagem na Europa

Atualizado por em 10/11/2016

Rogerio Milani

Além de ser um importante instrumento em caso de necessidade, a obrigatoriedade de portar seguro viagem na Europa foi determinada pelo Tratado de Schengen, assinado pelos principais países integrantes da União Européia. O seguro deve oferecer pelo menos 30 mil euros (ou 50 mil dóláres) de cobertura para assistência médica e repatriação funerária.

seguro viagem na europa viajando bem e barato pela europa

A falta do seguro viagem na Europa pode ser motivo de deportação de um turista e é obrigatório nos seguintes países: Alemanha, Austria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia. Além destes, o seguro também é obrigatório na Irlanda, porém sem a exigência dos 30 mil euros.

Como usar o seguro viagem na Europa?

É importante levar sempre o comprovante do seguro viagem, chamado de apólice ou voucher. Este documento possui os dados e o número único de identificação do viajante, o telefone da central de assistência e as coberturas detalhadas.

Para utilizar o seguro viagem basta ligar para a central de assistência cujo número estará impresso na apólice ou voucher, informando o código único do viajante. O atendimento é realizado em português e funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

A central de assistência orienta sobre como proceder, podendo informar um estabelecimento médico ou enviando um médico diretamente até o viajante.

O pagamento é sempre realizado diretamente pela seguradora para o estabelecimento médico, exceto em casos de urgência em que a central de assistência do seguro não foi informada previamente ao atendimento médico. Neste caso o segurado efetua o pagamento e solicita o reembolso junto à seguradora.

É muito importante sempre entrar em contato com a central de assistência antes de procurar atendimento, sempre que possível, para que a seguradora possa se certificar da qualidade do atendimento prestado e poder realizar o pagamento ao estabelecimento médico, evitando assim a necessidade de solicitar o reembolso.

Acesse este post para ter mais informações sobre como viajar tranquilo e protegido com um bom seguro viagem na Europa!

Para saber mais sobre o Tratado de Schengen, clique aqui.

 

_______________________________________________________

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita na Europa

Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads

_______________________________________________________

banners05animado01

Seguro viagem

Tags

13 Comentários

  1. Olá Rogério, tudo bem?

    Me chamo Emanoela e sou corretora de seguros, muito ricas suas informações sobre esse produto, para registro, esse produto pode ser comprado também através de corretoras de seguros e não apenas agências de turismo!

    Muitas vezes o consumidor contrata um seguro por agência ou até mesmo sozinho mas sem muita qualidade de informações e esclarecimentos, por isso muitas vezes é válida a ajuda de um corretor de seguros!

    Comente
  2. BOM DIA o seguro para minha filha estudar em Portugal tem que feito em euro ou dolares ? e qual o valor obrigátorio ?

    Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tudo sobre Amsterdã - […] de conhecer Amsterdã? Se você viajar pra lá, precisa obrigatoriamente contratar o serviço de seguro viagem! Se você nunca ouviu…
  2. Tudo sobre Londres: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas - […] com vontade de conhecer Londres? Se você viajar pra lá, precisa obrigatoriamente contratar o serviço de seguro viagem! Se você…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *