Por onde começar a planejar sua viagem para a Europa?

por | Atualizado em 24/05/23 | Barcelona, Côte D´Azur, Florença, Lisboa, Madri, Paris, Porto, Provença, Roma, Vale do Loire, Veneza

Recebemos uma dúvida da leitora Juliana que não sabe por onde começar a planejar sua viagem para a Europa, vem conferir algumas informações que podem te ajudar bastante nesta empreitada!

começar a planejar sua viagem para a Europa_Sunset_Viajando Bem pela Europa

Como começar a planejar sua viagem para a Europa

Juliana enviou:
Oi Rogério, tudo bem?
Parabéns pelo blog, você tem ótimas dicas! Eu e mais quatro amigas estamos planejando ir à Europa na segunda quinzena de setembro/2012 e, claro, da forma mais econômica possível. Então, gostaria de contar com sua ajuda, digamos que personalizada, com o nosso roteiro. A principio não temos a quantidade de dias definido, porém estamos pretendendo ir a Portugal, Espanha, Itália e França. E aí, o que você sugere?
Grata,
Juliana

——————————————————-

Oi Juliana!

Que bom que gostaste das dicas!

O ideal é sempre partir da quantidade de dias da viagem, para poder montar o roteiro. Se o tempo de vocês for bem flexível, sugeriria pelo menos uma semana para cada país, ou seja, quatro semanas para curtir Portugal, Espanha, Itália e França.

Em Portugal, eu daria preferência para Porto e Lisboa, com alguma ou algumas cidades entre elas, de acordo com o interesse de vocês. Aqui, você encontra informações super completas com dicas de hospedagem, alimentação e transporte em Lisboa, vem ver! E aqui, as melhores dicas de hospedagem em Lisboa e em Porto também – todas testadas pelos meus clientes da consultoria personalizada!

As maravilhosas Madri e Barcelona são visitas obrigatórias na Espanha. Na Itália, uma boa pedida seria Roma, Florença e Veneza. Se você quiser economizar ainda mais, temos um super post com dicas  de hospedagem em Roma, dicas de hospedagem em Florença e em Veneza.

E na França, que tal Paris e uma outra região como Côte d’Azur, Provence ou Vale do Loire? Estive lá recentemente e garanto que as paisagens são de tirar o fôlego! Neste post, reunimos as dicas de hospedagem em Paris, testadas e aprovadas pelos meus clientes dos roteiros personalizados, confira!

começar a planejar sua viagem para a Europa_Monaco_Viajando Bem pela Europa
Tudo depende, é claro, do interesse de vocês. Se a ideia for badalar bastante, vale trocar, ou então incluir, Londres, Amsterdã, Berlim ou Bruxelas. Aqui, você também encontra uma compilação de boas hospedagens em Londres, Amsterdã, Berlim e Bruxelas – tem para todos os gostos e bolsos!

Uma boa dica é prever, no mínimo, três noites nas cidades maiores ou capitais, o ideal é quatro ou cinco, para realmente curtir tudo o que a cidade oferece, e não apenas conferir o que já é turístico. Nas cidades menores, duas ou três noites já costumam ser suficientes

Sugiro que definam mais ou menos um roteiro, o tempo total de viagem e o tempo em cada cidade, para então cotarem as passagens aéreas, trens e hotéis utilizando os ótimos serviços online listados na Guia de Serviços aqui no final do post. Trajetos mais curtos, de até quatro horas, vale a pena investir em trem. Acima deste tempo, já estará valendo a pena investir em um voo.

Abraçooooooo!

——–

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

95 Comentários

  1. Ester

    Bom dia Rogério,
    Eu e meu marido estamos nos preparando para fazer uma viagem à Europa em abril do próximo ano. Será Itália, Espanha e Portugal.
    Por gentileza nos dê uma dica de por onde começar e quanto deveremos dispor em Euros para gastar na viagem cada um, tirando passagens e hospedagem que ganharemos de presente.
    Lhe aguardo, obrigado.

    Responder
  2. MARIA CAROLINA RODRIGUES DA CRUZ GERALDINO

    Olá, gostaria de montar um roteiro, itália,portugal, frança e espanhal.Quantos dias acha que preciso? Vou com uma amiga e minha tia. preciso de dicas de onde ficar e o que fazer? Quero comer em lugares legais e ir em festas tbm. E quanto acha que devo gastar em passagem e passeios obrigada 🙂

    Responder
  3. Laura Abreu

    Oi Rogério! De inicio gostaria de lhe parabenizar pelo Blog, perco a hora lendo seu blog quase todos os dias. rs… Bom! Estou planejando uma viagem a Europa com a minha companheira em Maio, temos 30 dias exclusivos para o nosso roteiro. Inicialmente queríamos fazer o tradicional roteiro entre: Portugal, Espanha, Itália, e França, no entanto, queríamos muito da um pulinho na Suíça, e ter alguns dias para Turquia…(estivemos pesquisando sobre a Turquia e estamos encatadas)…Talvez o roteiro fique meio apertado, então não sabemos exatamente se conseguiríamos nesta viagem realizar o roteiro completo. O que você sugere? Att

    Responder
  4. Adriana

    Boa noite! Adorei suas dicas.
    Eu, meu filho e meu marido estamos planejando uma viagem pela Europa para 2018. Gostaríamos de conhecer Portugal, Espanha e Itália, talvez Londres. Não tenho noção de como começar o roteiro. Poderia me dar umas dicas?
    Abraço

    Responder
  5. Fabiani

    Bom dia…Eu e meu namorado estamos planejando viajar para a Europa em março de 2018, temos por volta de 8 a 10,000 mil reais cada um para fazer tudo.
    Gostaria de dicas , temos vontade de conhecer Itália e suiça. Obrigada

    Responder
  6. LAIANAE RIBEIRO

    Gostei muito das tuas dicas. Por isso o contato.
    Eu, meu esposo e um amigo, pretendemos ir inicio de julho para Europa con inicio em Portugal. De lá, estamos com planos de visitar Espanha, Paris e Londres. Gostaria de algumas dicas sobre este roteiro. O período é de 15 dias. A minha idéia inicial é ficar alguns dias em Portugal. Já que as passagens são ida e volta de Lisboa. O que me sugere?

    Responder
  7. terezinha de noronha zacharkiv

    Gostariámos eu e meu marido, de fazer uma viagem para Portugal, Espanha, França, e da França pegar aquele trem para Londres, queriámos saber em que mês é mais propício e mais barato nesses países, mas não no frio, gosto muito de calor, o frio me faz muito mal, pois tenho bronquite. Desde já meu muito obrigada.

    Responder
  8. Paulo Sérgio

    Olá estarei de férias em agosto de 2017. Eu e minha esposa queremos viajar para a Europa. É nossa primeira viagem para a Europa, e sempre em nossas viagens costumo realizar a pesquisa completa pela Internet, porem estou meio sem tempo e sem idéias formadas de onde ir e por onde começar, são muitas as opções e dicas da Internet e de amigos.
    Estou com a idéia de Lisboa – Madri – Barcelona – Paris, uns 21 dias no total. Não tenho idéia de quanto ficaria isso tudo.
    Estou aberto a outras opções legais, como Londres e Roma.
    Aguardo seu contato.

    Responder
  9. Mônica

    Oi Rogério! Nunca viajei para a Europa e não falo nenhum outro idioma além de um pouco de inglês. Queria ir com minha família para Portugal (Lisboa e Porto), Paris (com 1 dia de Eurodisney) e Itália (Roma, Veneza, Pisa, Verona, Florença) e gostaria de saber se um guia para nos acompanhar para esses lugares sairia muito caro. E também quero saber se o período de 15 de dezembro a 10 janeiro é tranquilo para turistar (tendo em vista o frio e a lotação dos pontos turísticos). E esses 7 lugares que citei para 15 ou 20 dias são suficientes?

    Responder
  10. Mariah

    Olá Rogério !

    Eu e uma amiga estamos planejando uma viagem à Europa no mês de Abril de 2017.
    Eis o roteiro:
    Portugal
    França
    Espanha
    Italia
    Suiça
    Alemanha.
    Vc poderia nos enviar uma proposta de consultoria.
    Obs: Queremos conhecer Provence – Giverny – e algumas outras cidade pitorescas, Fugir dos roteiros tradicionais.

    Responder
  11. Mauro

    Oi Rogério iremos a Europa em Maio/2017 a principio 21 dias e vamos em Portugal e Espanha, poderia nos enviar uma proposta de consultoria e guia

    Responder
  12. Cristina

    Olá Rogério, estou querendo fazer uma viagem em julho do ano que vem para Portugal e Espanha com meu marido e 3 filhos(18, 16 e 13 anos), porém precisamos fazer uma viagem econômica, gostamos muito da parte litorânea, porem vi que temos que passar em alguns lugares como Madrid e Granada, nosso projeto é de ficarmos 20 dias, será que poderia nos ajudar com um roteiro em que possamos aproveitar ao máximo esses 20 dias nas duas cidades? Pontos que realmente não podemos deixar de ir, comidas que não podemos deixar de experimentar. Muito obrigada.

    Responder
  13. Grayce Schaussardt

    Oi Rogério, poderia mandar para o meu e-mail tua proposta de consultoria?!
    Minha ideia seria ir para Portugal e de lá seguir o tour por Espanha, França e Itália!
    pretendo levar em torno de 15.000,00 para duas pessoas! Gostaria de gastar o mínimo possível!
    obrigado

    Responder
  14. Monique Rodrigues

    Olá Rogério! Tudo bem?
    Eu e meu namorado estamos programando uma viagem para setembro/2017.
    São 20 dias e gostaríamos de ir para França, Itália e Grécia. Low cost rs

    Pode me mandar um orçamento por email?

    Valeu!

    Responder
  15. Vanessa dias pires

    OLÁ EU MEU MARIDO E FILHO DE 3 ANOS QUEREMOS FAZER UMA VIAGEM O MADRI,PARIS,ITÁLIA, pretendemos ir em abril 2017. Poderia nos mandar dicas e orcamentos.

    Responder
  16. Juliana

    Olá Rogério,
    Quero organizar uma viagem com meu marido e filho de 3 anos para Londres, Paris e Roma, temos 15 dias você acha que são suficientes. Pode me passar um orçamento. Queremos ir na primeira quinzena de 2017.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Juliana, tudo bem?!

      Briefing e proposta no teu email! 🙂

      Abraço!

      Responder
    • Gisele

      Bom dia Rogerio! Quero organizar uma viagem para Europa para outubro de 2019. Gostaria de saber valor de sua consultoria. [email protected]

      Responder
  17. Selma

    Boa tarde!

    Estamos planejando um viagem de 12 dias para Portugal, Espanha e Itália, primeira viagem internacional, em julho 2017.Será q vc pode nos dar algumas dicas?
    Obgda.

    Responder
  18. celso

    boa noite Rogério,
    estou planejando viajar com minha esposa em janeiro de 2017.
    passar 15 dias, gostaríamos de visitar Portugal, Espanha e Itália. vc pode ajudar?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Celso, tudo bem?!

      Briefing e proposta no teu email! 🙂

      Abraço!

      Responder
  19. wanderlei

    Boa tarde Rogério, pretendo viajar com minha esposa para Itália, Espanha e Portugal, teremos 12 dias em janeiro ou fevereiro de 2017, consegue passar valores do que irei gastar.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Bom dia Wanderlei, tudo bem?!

      Maravilha, enviei proposta diretamente no teu email, qualquer coisa chama!

      Abraço!

      Responder
  20. rita maria ferreira souza

    Oi Estou planejando uma viagem com minha filha, para Portugal e pretendemos esticar até Roma e Alemanha em Maio 2016, pretendemos ficar 25 dias dependendo de quanto será. Então, gostaria que nos orientasse quanto gastaremos. com passagem transporte, e hospedagem, pois temos 10.00 para viagem. Que nos orientasse com relação a hosteles baratos em Roma e Milão. Abraços Rita

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Rita, tudo bem?!

      Posso ajudar vocês com minha consultoria profissional. Enviei para teu email a minha proposta e o briefing, ok?!

      Abraço!

      Responder
  21. Rildo Junior

    Olá Rogério! Bom dia!

    Gostei muito das tuas dicas. Por isso o contato.
    Eu, minha irmã e minha filha de 12 anos, iremos no fim de julho visitar um irmão em Portugal (Sintra). De lá, estamos com planos de visitar Espanha e Londres. Gostaria de algumas dicas sobre este roteiro. O periodo é de 20 dias. A minha idéia inicial é ficar alguns dias em Portugal no início e fim da viagem. Já que as passagens são ida e volta de Lisboa. O que me sugere?

    Grande abraço.

    Rildo Junior

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Rildo, tudo bem?!

      Como são muitos detalhes e também o perfil pessoal para verificar, acredito que eu possa ajudar melhor vocês com a minha consultoria de viagem profissional, ok?! Enviei para teu email a proposta e o briefing, com o qual eu terei mais infos para então organizar uma super viagem para vocês!

      Abraço!

      Responder
  22. Reginaldo

    Olá Rogério

    Gostaria que me desse uma dica
    Gostaria de ir com minha esposa e filha de 10 anos para conhecer Portugal e Itália uma viagem de uns 10 dias
    Aí vão as perguntas
    Quanto necessito ter em euro para esta viagem
    Quanto tempo em cada e onde visitar
    E como ir de Portugal para Itália e de onde voltar para o Brasil.
    Para que saia uma viagem boa e econômica
    Pois será a nossa primeira viagem internacional
    Desde já muito obrigado pois sei que será de grande ajuda

    Ah! Só informando minhas férias será de 23/12/16 a 20/01/17

    Obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Reginaldo, tudo bem?!

      Vejo que precisas de ajuda para toda sua viagem, então enviei para teu email minha proposta de consultoria, ok?!

      Abraço!

      Responder
  23. Amanda

    Boa Tarde,

    Estou planejando passar 10 dias em Madri no mês de outubro, você poderia fazer a cotação para mim. Seria possível estabelecer uma média de gasto por dia incluindo refeições, passeios, transporte e ingressos

    Responder
  24. Fernanda

    Olá, Rogério,
    Adorei seu blog. Está sendo uma luz na escuridão desse meu processo de planejamento de férias!
    Eis o meu problema: vou viajar sozinha, em junho de 2016, para a Europa. Tenho 25 dias para essa viagem. Uma amiga mora no País de Gales e vou para lá inicialmente, ficarei na casa dela, queria aproveitar e conhecer um pouquinho da Irlanda e da Escócia, você acha que é viável (é fácil me deslocar entre esses países). Depois, pretendo dar uma esticadinha até Amsterdã, Viena, Florença, Milão, Roma (se der tempo, Veneza) e Paris. Mas não estou sabendo me organizar, comecei a planejar agora. Você poderia me dar algumas dicas sobre a melhor forma de me locomover entre todos esses lugares, quantos dias ficar em cada um deles, melhor forma de hospedagem. Outro detalhe: tenho disponível para gastar na viagem R$ 10 mil, vou passar muito aperto com esse valor? Desculpe-me por tantas perguntas e desde já agradeço a atenção. Abraço

    Responder
  25. Amanda

    Olá, Rogério!

    Estou planejando uma viagem para Europa para o final de abril até meio de maio, teremos 21 dias disponíveis, gostaríamos de visitar Madri, Barcelona, Paris, Amsterdã e Londres.
    Gostaria que me enviasse um orçamento da sua consultoria.
    Obrigada.

    Responder
  26. marli silva

    Gostaria de um orçamento seu de um roteiro de Lisboa Roma,dia 10 a 12 de 09 2015 que tipo de passeio fazer em roma?.nao pretendo ir no Vaticano. Aguardo resposta grata Marli.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marli, tudo bem?!

      Enviei proposta de consultoria diretamente para teu email, ok?!

      Abraço!

      Responder
  27. marli silva

    Gostaria de um orçamento seu de um roteiro de Lisboa Roma,dia 10 a 12 de 09 2015 que tipo de passeio fazer em roma?.nao pretendo ir no Vaticano. grata Marli.

    Responder
  28. Priscila

    Olá!
    Estou estudando uma viagem para Europa em Janeiro/2016 considerando baixo custo e viabilidade. Terei 20 dias pelo menos se não considerar ano novo. Ainda não sei o que eu quero e quais as possibilidades. Fiquei encantada por Praga, Varsóvia e Viena. Todavia, gostaria de aproveitar e conhecer Londres, Paris, Amsterdã, Veneza dentre os mais tradicionais. Mas, o que mais me interessa são os lugares com maior quantidade de passeios.
    Fiquei interessada também em Berlim, Copenhagen e Estocolmo também. E devido a nosso orçamento pela moeda (real) estar fraca fiquei tentada pelo Leste Europeu pela fama de custo menor.

    Poderia passar um orçamento para preparar um roteiro?

    Responder
  29. Leonardo

    Rogério amigo, da uma dica. Estarei indo para Europa e tenho 13 dias disponíveis, gostaria de conhecer a maior quantidade de lugares gastando menos possível. Tem algumas dicas por qual país começar e por onde passar? Gostaria de Paris, Itália, Portugal e Espanha. Não necessariamente nessa ordem. Conto com sua ajuda.

    Responder
  30. Tahiani

    Olá Rogerio, tudo bem? Estou encantada com o site e a quantidade de coisas bacanas..
    Eu e meu namorado estamos programando nossas férias, o maior problema é o tempo, temos 20 dias no mês de Novembro e já ouvimos sobre as complicações com relação a tempo, chuva, frio…
    Gostaria de sugestões para qual lugar da Europa você acha mais adequado nesse período.

    Obrigada

    Responder
  31. isabela

    Ola!!!

    Gostaria de um mega help!!

    Pretendo viajar para Madri e londres no meio de maio desse ano por 14 dias…
    Não sei se inicio por Londres ou Madri… e o deslocamento para Espanha para Londres ,,, Irei com uma amiga e estou super ansiosa por dicas suas!!

    Meu email [email protected]

    obrigada desde já

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Isabela!

      Faça cotação das duas formas: Brasil/Londres – Londres/Madri – Madri/Brasil e Brasil/Madri – Madri/Londres – Londres/Brasil e veja a opção que fica mais em conta, ok?! Se o voo Madri/Londres, ou vice-versa, encarecer demais a passagem, daí deixe para comprar esta à parte, voando por uma cia low-cost.

      Abraçooo!

      Responder
  32. aline lima

    Tenho interesse na sua consultoria…me manda o orçamento. Obrigada!

    Responder
  33. Morgana Cavalcante

    Olá Rogério! Vou viajar com meu esposo para Madrid em outubro desse ano, vamos passar 10 dias lá, na verdade ainda não tenho definido o roteiro, tenho 10 dias disponiveis mas poderia conhecer outras cidades. Queria algumas sugestões quanto ao roteiro, pois to perdida nesse negócio, sei que está longe da data mas costumo planejar bem minhas viagens, por isso já tô nervosa. É a minha primeira vez fora do Brasil, então a questão de me locomover entre algumas cidades é minha maior dificuldade. Gostaria de conhecer Barcelona… talvez até outra cidade fora do País… não se dá pra ir a Veneza, Roma… enfim, queria um roteiro legal partindo de Madri. Agradeço desde já sua ajuda.

    Responder
    • Elisabete

      Olá, gostaria de um orçamento para viagem em final de junho ou início de julho. Portugal, Espanha e Itália(incluso florenca, tenho uma tia que mora lá e ficarei em sua casa uns 4/5 dias). Eu, meu marido e 2 filhos (5 e 11 anos). 20 dias. Obrigada. Bete

      Responder
      • Rogerio Milani

        Oi Bete!

        Enviei proposta de consultoria e briefing diretamente para teu email, ok?!

        Abraço!

        Responder
  34. MONICA

    O foco é na Itália e nos demais países as capitais principais…

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Monica, tudo bem?!

      Proposta de consultoria e briefing enviados para teu email, ok?!

      Abraço!

      Responder
  35. MONICA

    Sugestão de roteiro de 20 dias em setembro/2015 para França (Paris), Itália, Espanha e Portugal. Grata e atenciosamente.

    Responder
  36. rose

    olá… preciso de ajuda….pretendo ir para Portugal com meu marido em maio ou junho/2015….contando com os dois dias de viagem(ida/volta), so teremos em Portugal 8 dias….como dividi-lo para visitar os principais lugares, sendo que preciso reservar um dia para ir até Leiria, onde meu marido quer ir por ser a cidade onde o pai dele nasceu…. por favor aguardo sua resposta…

    Responder
  37. Vinicius Gama

    Boa tarde Rogério!

    Gostaria de dicas suas para uma viagem que vou fazer com um amigo para Europa, a principio seriam 15 dias (Lisboa, Espanha e Londres) entrando por Portugal e voltando de Londres, vamos em Agosto de 2015, estamos indecisos em quais cidades visitar, você acha que 5 dias em cada cidade esta bom?? em Portugal gostaríamos de visitar por cima, o ”passado do Brasil” rss, na Espanha (Barcelona, Madri, Ibiza) e na Inglaterra somente Londres….estre os países estamos pensando em ir de avião mesmo (sugere trem?)…enfim acho que é isso…

    Agradeço a atenção!! Abraços!!

    Vinicius Gama

    Responder
  38. Juliana Leite

    Olá, adorei seu blog!!
    Estou precisando de uma mãozinha, consegui comprar passagens com destino a Amsterdã, naquela promo da klm, saio do Brasil dia 17.02 e volto dia 11. 03, e como ja conheci amsterdã, e as principais cidades da parte mais ocidental da europa queria fazer um roteiro pelo leste europeu. De aamsterdã irei visitar duas amigas minhas que moram na Alemanha, uma em Hannover e a outra em Berlin, porém de lá não sei por onde continuar..Help me please!!

    Responder
  39. Jeremias e Viviane

    Estamos querendo fazer um tour pela Europa, descendo em Lisboa e terminando nas ilhas gregas. Pensamos em alugar um carro em Portugal e devolver na Grécia e, de lá, pegar o avião para o Brasil.
    O que vc nos aconselha em termos de um bom custo benefícios?
    Teríamos uns 15 a 20 dias para tal.
    Att,
    Jeré e Vivi.

    Responder
  40. ronaldo

    Oi rogerio,gostei muito do seu trabalho.portanto, peço-lhe ajuda.Somos um casal de sessentões em nossa primeira viagem à europa.Queremos conhecer portugal,espanha,italia e frança.Moro em Bh,mg,e pretendemos ficar no máximo 20 dias.Faria um roteiro pra gente, levando-se em conta que não gostamos de dirigir e que não gostamos de frio nem calor escaldante?Temos preferencia na primeira quinzena.Muito obrigado.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Ronaldo, tudo bem?!

      Enviei proposta de consultoria para seu email, ok?!

      Abraço!

      Responder
  41. Leda Maria Kollross

    Gostaria de receber dicas sobre uma viagem de vinte dias para Portugal( Nossa Senhora de Fátima), Espanha e Itália ( Roma), obrigada.

    Responder
  42. Sonia

    Olá Rogério!
    Gostaria de conhecer indo de Trem de um país para outro algumas cidades da Alemanha, Bélgica, Amsterdam e Áustria e se tiver um tempo á Londres, tenho disponibilidade para cada País uns 3 á 4 dias, não sei por onde começar, nem sei se vale a pena todos eles, já conheço a França, Itália e Espanha, se pude me enviar umas dicas eu agradeço.

    Grata
    Sonia

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Sonia!

      Te enviei proposta de consultoria por email, ok?!

      Abraço!

      Responder
  43. celso massarelli

    oi rogerio

    tenho 12 dias para visitar espanha, frança e italia, gostaria de saber quanto vc cobra para fazer o roteiro para o transporte, alojamento, refeições e passeios
    obrigado
    celso

    Responder
      • luciene costa

        Ola,
        Vc pode me passar uma proposta?
        Tenho 15 dias a partir de 20 de dezembro/2015 para conhecer ESPANHA, FRANÇA, ITALIA.

        Aguardo

        Luciene

        Responder
    • luciene costa

      Oi Celso…vc conseguiu montar seu roteiro?
      Pode me passar? Farei no final desse ano essa viagem Espanha, França e Itália em 15 dias.

      Se puder me ajudar.

      Grata

      Luciene Costa

      Responder
  44. Jessica Rodrigues

    Oi Rogério pretendo ir para europa em maio de 2015. ficarei na Itália na casa de uma prima. Minha duvida e com relação aos passeios e idas de um pais ao outro e quantidade de dinheiro que devo levar para ficar 15 dias.

    Responder
  45. Anonymous

    Olá Rogério, vou de férias com um casal de amigos para Europa em julho – de 23 de julho a 7 de agosto. Embora sejam poucos dias, gostaria de algumas dicas, pois já vi que vc tem ajudado muitas pessoa que, como eu não sabe bem onde ir sobretudo em tão pouco tempo.

    Sou professora e meus amigos, empresários. Partimos de Lisboa onde temos amigos e de lá pensamos em conhecer Espanha e França.
    O que vc sugere? Que transporte é mais viável e barato? Como aproveitar bem nosso tempo? Socorrrrrrro.

    Adelaídes

    Responder
    • Rogério Milani

      Oi Adelaides, tudo bem?!

      O blog Viajando está sendo reformulado, com previsão de entrar no ar em maio deste ano. E um dos serviços oferecidos é a criação e organização de roteiros personalizados e de acordo com o bolso e estilo de cada pessoa. Devido às diversas solicitações desta natureza, larguei meu trabalho como analista de sistemas e assumi profissionalmente o que antes era um hobby.

      Já estou organizando para diversas pessoas e grupos do Brasil. Caso queira minha consultoria e experiência de 10 anos no assunto viagem/Europa, providencio o roteiro (cidade/tempo), o transporte entre cada local (avião/trem/carro), a hospedagem em cada cidade (hotel/hostel/apto) e outros detalhes relativos à viagem. Por ter grande experiência e muitos contatos, encontro as melhores e certeiras opções para cada viajante e sem ganhar comissões com isto, o que permite uma grande liberdade e confere mais personalidade à viagem, bem ao contrário das agências, que costumam “empurrar” para o cliente aquilo que paga comissões a eles, claro.

      Caso tenha interesse, enviarei um questionário básico para colher informações da tua viagem e necessidades, para então gerar orçamento da consultoria, ok?!

      Qualquer dúvida, por favor me consulte.

      Um grande abraço!

      Rogerio
      54 8402 0551
      skype: milanirogerio

      Responder
  46. Gabriele Valadão

    Bom dia,

    O blog tem ajudado bastante, muito legal o trabalho de vocês, mas ainda tenho algumas duvidas, se puderem me ajudar seria muito bom.
    Eu e meu namorado vamos viajar nesse inverno, temos 21 dias entre 21 de dezembro e 11 de janeiro.
    Cotamos passagens em companhias low coasts, mas devido ao natal e ano novo as passagens estão um pouco caras.
    Então pensamos nos passes, ainda estamos em duvida entre o globalpass ou o select pass.
    Partiremos de Portugal, porque faço intercâmbio aqui, e gostaríamos de passar por Paris(4 dias), Amsterdã(3 dias) e Berlim(3 dias), e depois ainda não decidimos se faremos Leste Europeu ou Escandinávia.
    Ainda faremos intercâmbio na Europa por mais seis meses então a ideia é conhecer a Itália, Grécia, Espanha e a França um pouco melhor no verão.
    Estamos na duvida se pelo tempo de viagem o passe seria vantajoso e também e outra dúvida é se conhecer mais de 5 países nesse tempo não seria muito pouco, sendo nesse caso mais vantajoso o select pass.
    Outra dúvida que surgiu foi se a aquisição do passe é mais barata em uma estação de trem ou no site, e se ele pode ser adquirido em qualquer estação dos países incluídos no global pass.
    Enfim, são muitas duvidas, ainda somos muito inexperientes, mas somos curiosos e não temos problemas com falta de conforto, então queremos conhecer bem, o máximo possível e gastando pouco;)
    Muito obrigada antecipadamente e um abraço

    Responder
  47. Anonymous

    Bom dia;
    sou Márcia Contente de Belém-Pa e gostaria de dicas como fazer pra passar 22 dias na Europa e conhecer Paris, Itália, LOndres e Espanha. Como ficaria mais em conta já que achei os preços das agências salgados como CVC e Surlard. Vou com minha mãe e filho de 15 anos. A forma mais em conta de chegar nesses lugares.

    Responder
  48. Peneloppe Charmosa

    Pesquisando viagem sem ir com agencia de viagem da qual fica bem mais caro…descobrir seu blog que é bem claro. Eu e meu marido queremos fazer uma viagem de uns 25 dias pela Europa quero começar por Portugal depois Espanha, França (principalmente conhecer Provença)Londres(nem tanto), Amsterdam (estamos completamente perdidos desejamos viajar meado do mês de agosto/2012) e outro pedido compramos passagem para entrada num país e saída em outro-como fazer?Eu e meu marido já temos 60 anos …por favor monte um roteiro, e agradeço desde já abraços

    Responder
  49. Viví

    Olá, Rogério estou indo á Europa com meu marido, como faço para te mandar as informações para que você nos ajude a montar o roteiro?
    Obrigada
    Vivianne

    Responder
  50. Rodrigo Rafael

    Muuuuito bom seu blog!!! Me esclareceu dúvidas e me deu uma direção por onde começar e o que fazer. Muito legal, obrigado!

    Responder
  51. Blenda Souto Maior

    Olá Rogério, estou planejando fazer uma viagem de 12 dias para Barcelona, Paris e Roma, em Junho/12, mas tenho muitas dúvidas! Qual o seu email para que eu possa enviar alguma perguntas?
    Desde já muito obrigada.

    Blenda Souto Maior
    ([email protected])

    Responder
  52. Anonymous

    Ola Rogerio, parabens pelo blog! Muito facil de navegar e com otimas infos!
    Agora vai o pedido de ajuda! rsrsr
    Eu e a esposa estamos planejando uma viagem para Europa de 20 dias. Meu irmão mora em Dublin e ele irá nos acompanhar na viagem.
    Duvidas:
    1- Estamos pensando em fazer Brasil-Irlanda para a viagem intercontinental, ja que meu irmão moral la. Essa é a melhor ideia ou melhor seria fazer a viagem intercontinental por outro pais (passagem mais barata?)??
    2- Ainda não compramos as passagens por conta dos preços, qual seria um preço razoavel Brasil-Irlanda (Vitoria-ES-Dublin) para efetuarmos a compra??
    3- Segundo meu irmão, tem uma promoção que inclui 7 cidades a 170 euros com trechos aereos e um trecho de trem, vale a pena?
    4- Pretendemos levar cerca de 5 mil euros. O q acha?
    5- Não temos roteiro definido, o que nos sugere???

    Att

    Tommy Romanelo ([email protected])

    Responder
  53. Luiz Felipe

    Ola Rogério Tudo Bem!Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog pois tem muita informações legais inclusive consegui mtas dicas.Pretendo viajar para Portugal de Lua de Mel em dezembro de 2012.Vou ficar 5 dias em Lisboa,5 no Porto e 2 em Madrid.Ja encontrei as passagens(R$ 4.400,00 o casal com o seguro viagem,mais barata)e ja encontrei o hotel pelo booking.com(125,00 euros em Lisboa e 180,00 euros no Porto)tenho algumas ideias de passeios como os arredores de Lisboa(Sintra Cascais,Oeiras) e no Porto(Braga,Guimaraes,Barcelos Fafe(cidade do meu pai)).Gostaria de algumas dicas suas:Qto devo levar em Euros por dia?Quais cidades nos arredores destas cidades não posso deixar de visitar?Quais cuidados devo tomar?Em Portugal alugo um carro ou posso andar de metro trem e onibus dentro das cidades e nas cidades vizinhas?Vc sabe se da pra ir de trem do porto para Madrid?E se voce recomenda algo mais?Aguardo Retorno.Obrigado.Luiz Felipe Oliveira.E-mail:[email protected]

    Responder
  54. Guilherme Faro

    Olá Rogério!
    Estou aqui mais uma vez para pedir um auxilio.
    Eu e minha esposa já estamos planejando nossa próxima viagem. Rio-Suiça (Genebra – Interlaken – Zurique (um dia aqui iremos a Vaduz, em Liechtenstein) – Basileia) – Portugal. Você já foi a Suiça e a Lichtenstein? 3 dias em cada lugar é suficiente? Esse percurso nós faríamos de trem.
    Obrigado
    OBS: Estou te devendo um relato sobre Portugal, que o farei em breve.

    abração

    Responder
    • Rogerio

      Oi Guilherme, tudo bem?!

      Três dias em cada cidade é uma ótima pedida, poderão curtir legal! A Suiça é um encanto, vale a pedida. Liechtenstein eu ainda não conheço, vou aguardar tuas dicas! 🙂 E aguardo teus relatos de Portugal!

      Abração!

      Responder
  55. Dra. Bruna Braga - CRO/CE 5200

    Rogerio..
    Tudo bom?
    Adorei seu blog!!
    Queria pedir sua ajuda. Quero fazer uma viagem pela Europa com meu marido agora em Maio. Estava pensando em um cruzeiro da NCL pelo Mar Mediterraneo, achei legal o roteiro e bem pratico para quem nao conhece nada e nao sabe o que fazer. MAs estou na duvida.. sera q uma viagem por terra nao seria mais barato? Conheci seu blog e comecei a pensar que da pra ariscar.. nao queria gastar muito. Aguardo uma ajuda sua!!!
    Obrigada!

    Responder
    • Rogerio

      Olá Bruna, um cruzeiro é mais para curtir o navio, as comodidades e passar voando pelas cidades onde ele para. Você tem muito pouco tempo para fazer turismo. Se a ideia é conhecer bem cada cidade, indico um tour por terra mesmo, ok?!

      Abraços!

      Responder
  56. Esmeralda

    Olá Rogério, descobrir seu site foi uma das melhores coisas nessa nossa viagem. Parabéns!! Sou Paula, vou viajar com meu marido para a Europa mês que vem – Maio 2012, é nossa primeira vez e vamos por conta própria, sem agência.
    Iremos passar 30 dias e o roteiro está assim:
    8 dias na Espanha – Madri e Barcelona
    Escolhemos visitar Toledo e Sevilla e já fechamos albergue e passagem de trem e avião que vimos no seu site 🙂
    10 dias na Itália: Milão, Veneza, Florença, Assis e Roma. Estamos completamente perdidos. Não conseguimos focar em poucos locais e não temos hospedagem em nenhuma cidade. A única passagem comprada é de Barcelona para Milão. É por isso que estou escrevendo para você, pois preciso urgentemente de ajuda. Está ficando muito perto e não temos definição na Itália.
    12 Dias na França, entre Nice, Cannes e Paris (7 dias). Não fechamos hospedagem ainda, pois estamos estudando a possibilidade de alugar um apartamento e não fechamos transporte, pois estamos querendo alugar um carro.
    Qualquer dica, será muito bem-vinda.

    Agradeço muito!

    Paula

    Responder
    • Rogerio

      Oi Paula! Fica tranquila e tenta organizar assim: Milão (2), Veneza (2), Florença (2) e Roma (4). No caminho da viagem passem por Assis, curtam o dia, e sigam viagem. É o melhor que poderão fazer se quiserem passar por todos estes lugares em 10 dias. E o deslocamento entre estas cidades de trem, já reservando em Rail Europe ou então comprando no local, com 2 dias de antecedência, pelo menos.

      Das hospedagens, indico com toda certeza cotar e reservar hotéis ou albergues no site da Booking.com.

      Boa ideia a de alugar carro para fazer o sul da França. Fiquem sediados em Nice e circulem de carro pelos arredores, é a melhor pedida. E alugar apartamento em Paris, show de bola! Indico o site da VRBO para conferir e reservar.

      Espero ter ajudado. Se precisar de mais infos, comenta novamente!

      Abraços!

      Responder
  57. Barbara

    Eu particularmente adorei Portugal, guardo a cidade do Porto no meu coração, mas também Lisboa foi ótima. Achei Portugal baratíssima, especialmente para comer, então é certeza que você economiza.

    E a Italia… ah, não pode faltar no seu roteiro! Sou suspeita porque moro aqui na Toscana, mas depois de uma viagem para a Italia você volta com um novo olhar.

    Não deixe de reservar pelo menos uns 3 dias em Florença, passei no centro, se resolver se entusiasmar com as grandes grifes do Made In Italy passa no The Mall, que além de ser em um lugar lindo, vende Gucci, Armani, Ferragamo por preços até 70% mais baixos.

    Se gosta de vinho inclua cidades como Montepulciano, Montalcino… Pienza é também uma cidadezinha muito charmosa. E se quiser ver uma cidade medieval diferente, escavada no tufo passa em Pitigliano. 🙂

    Ah, como é bom viajar. O difícil é criar o roteiro! Abs Barbara

    Responder
    • Rogerio

      Valeu pelas dicas preciosas Barbara!

      Abração!

      Responder
  58. Anonymous

    Rogerio…

    Please!!! Socorro… comentei esse mesmo posto ali em cima… e adoraríamos se você nos ajudasse pois estamos meio perdidos…
    Denielly e Junior…
    ([email protected])

    Responder
  59. ale b silva

    Oi Rogerio ! Será que vc me ajuda ?

    Eu e meu marido vamos para a Europa de 16out a 31out. Vamos para Berlim, Dresden, Praga e Viena, nesta ordem.
    Nossa programação: Berlim 5 dias, Dresden 2 dias, Praga 3 dias, Viena 3 dias, Berlim 1 dia.

    Perguntas:

    A quantidade de dias está adequada por cidade ?
    Vc incluiria mais alguma cidade neste roteiro ?
    Temos amigos em Berlim que nos contaram que as viagens de ônibus são muito confortáveis e baratas. Ônibus, trem ou avião para os deslocamentos?
    Vc recomenda city tour com guia (não tenho o site aqui, mas é um site que custa $12/15 por pessoa, tem guia de várias línguas e alguns city tour são gratuitos. Tem tb um by night que passa por 4 pubs em Berlin por $10), contratação de guia local (em português, vi em praga por $60/dia até 3 pessoas) ou city tour por conta ?
    Vamos nos hospedar na rede IBIS (prox metro ou no centro), menos em Berlim que vamos ficar na casa dos nossos amigos, vc sugere reserva antecipada de qto tempo?
    Vamos sair com passagem ida e volta e hospedagem pagas. Pensamos em algo em torno de $150 para o casal/dia, é um orçamento muito econômico ? A ideia é café no hotel, almoço básico/lanche, jantar legal/farto.

    Valores citados todos em euros.

    Agradeço antecipadamente !

    Alessandra B Silva

    Responder
    • Rogerio

      Oi Ale!

      O roteiro está ótimo e o tempo em cada cidade também. Não mexeria e nem acrescentaria mais nada. Poderão tentar verificar os ônibus, pegando as infos com os amigos. Senão, os trajetos poderão ser feitos confortavelmente e pagando pouco através de trem, cotando e reservando em Rail Europe.

      Eu normalmente faço os tours por conta, contratando guia somente quando for algo muito específico, alguma informação que preciso muito. Mas isto depende de cada um, se o passeio for algo que te interessa muito, vale o investimento, oK?!

      O quanto antes vocês reservarem a hospedagem, melhor! E se pintar promoção, aproveitem e já reservem. E 160 euros para o casal por dia é um belo valor para gastar com alimentação, transporte local, ingressos. Bem tranquilo, poderão curtir bem!

      Abraços!

      Responder
  60. Anonymous

    Ops….24/04/2012….falha nossa!!!!rs..rs

    Responder
  61. Anonymous

    Oi Rogério!!!
    Achei o seu blog recentemente, e adorei….pena nao ter visto antes!!!Vou viajar para Europa no dia 27/03/2012, e ainda nao resolvi tudo!!!!Ja comprei as passagens e reservei os hoteis, porem, os trechos internos estou com muitas duvidas em relacao aos trechos internos. Fiz um roteiro de 22 dias, sendo que ficaremos (eu e minha familia) em 5 cidades: Roma, Paris, Barcelona, Madrid e Lisboa. Comprei a passagem de aviao SP-ROMA-LISBOA-SP com parada em Madrid. Estava pensando em fazer os outros trechos de trem, porem vi que o tempo de viagem de alguns trechos é MTO GRANDE: ROMA-PARIS 12 HORAS, PARIS-BARCELONA, 10!!!!!
    Estou pensando em viajar de avião pelas companias low-cost, porem há o incoveniente da taxe de excesso de bagagem….E se eu comprar pelas grandes companias (TAP, ALITALIA,AIR FRANCE), a politica é a mesma?
    Espero ansiosamente pela sua resposta!!!
    Mais uma vez, parabéns pelo blog, adorei, e com certea indicarei para outras pessoas que queiram viajar para a Europa

    Nathaly

    Responder
    • Rogerio

      Oi Nathaly, você não consegue comprar estes trechos junto à passagem intercontinental? Daí você mantém a franquia das bagagens igual ao voo internacional. Uma boa dica é fazer malas bem enxutas e organizadas, para não te atrapalhar nos deslocamentos e também não correr riscos de pagar altas taxas por causa do excesso. Normalmente as companhias trabalham com franquias de até 20kg, uma mala por pessoa, e o ideal é sair do Brasil com uma mala deste porte. As low costs cobram valores normais para uma mala de até 15kg, mais que isto as taxas são proibitivas!

      Sugiro que tente fazer a compra destes trechos junto à passagem já comprada, pela mesma companhia. Se isto não for possível, tente cotar em Skyscanner e veja o que as companhias aéreas “normais” permitem de bagagem, ok?!

      Abraços!

      Responder
  62. Anonymous

    Oi Rogério… não achamos como te mandar um e-mail então vai nos comentários mesmo… estamos planejando meu marido e eu nossa primeira viagem a Europa a partir da segunda quinzena de outubro… mas está parecendo um bicho de sete cabeças… então estamos desesperados… qualquer ajuda que você puder nos fornecer… A princípio temos mais ou menos 8300,00 para nós dois… esse valor seria para gastarmos lá… prefeririamos ficar em hotel por conta de assim termos uma privacidade maior… conversei com algumas pessoas e me falaram para ir para a Espanha que é mais barato… mas gostaríamos mesmo de ir para França e talvez para mais algum lugar se fosse possível… o que você acha… termos disponíveis no máximo 15 dias lá fora os de viagem… por favor nos ajude… estamos completamente perdidos…

    Obrigada,

    Denielly e Junior
    [email protected]

    Responder
    • Rogerio

      Olá Danielly e Junior, tudo bem?!

      Fiquem tranquilos, será barbadinha organizar a viagem, ok?! Primeiro, claro, devemos definir os locais… Se a opção for por locais baratos, boas pedidas são Portugal e Espanha. Mas aconselho vocês a seguir para onde desejam mais. Que tal Espanha e França. Como serão 15 dias, o roteiro poderia ser assim: Madri (4), Barcelona (4) e Paris (7). Ficando estes 7 dias em Paris vocês poderão alugar um estúdio, o que será bem mais barato que ficar em um hotel, além de poder vivenciar melhor o dia a dia da cidade. Indico o site da VRBO
      para conferir e reservar.

      Também poderão fazer pesquisas por hotéis mais em conta, pelo site da Booking.com. Ali também poderão conferir albergues, optando por um quarto e banheiro privativos, que muitos albergues oferecem.

      Uma boa seria cotar a passagem aérea chegando em um destino e partindo em outro. No caso de vocês, eu chegaria por Madri e voltaria por Paris. Também vale cotar o trecho Barcelona-Paris junto à passagem intercontinental, pois assim vocês mantém a franquia de bagagem para este voo. O trecho Madri-Barcelona vale fazer de trem AVE, de alta velocidade, cotando e comprando no site da Rail Europe.

      Espero ter ajudado! Se precisar de mais infos, é só comentar novamente.

      Abraços!

      Responder
  63. Alyni Lima

    Parabéns pelo blog! Será muito muito útil!

    Tenho uma dúvida: vou pra Paris no fim do mês, e estava planejando ficar na casa de alguém através do CouchSurfing. Porém, vi em vários lugares que, caso o visitante vá ficar na casa de parentes ou amigos, é necessário apresentar um “atestado de acolhimento”, que é um formulário padrão que o host precisa conseguir na prefeitura ou na polícia de Paris. Você sabe se isto é mesmo necessário?

    Obrigada!

    Responder
    • Rogerio

      Oi Alyni! Pois é, este é um dos requisitos normalmente cobrados dos turistas na imigração, conforme poderá conferir em https://viajandobemebarato.blogspot.com.br/2012/03/cuidados-para-evitar-deportacao-ao.html. Pode ser que eles nem questionem onde ficará, mas por via das dúvidas, é sempre bom ter uma reserva em um hotel ou albergue, para apresentar na imigração, ok?! E caso você já tenha reservado algum sofá pelo couchsurfing, converse com seu hospedeiro para ver se ele não pode conseguir para você este atestado, ok?!

      Abraços!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viajando Bem pela Europa - […] Planejando viagem à Europa: por onde começar? […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!