Planejando viagem à Europa: por onde começar?

Juliana enviou:
Oi Rogério, tudo bem?
Parabéns pelo blog, você tem ótimas dicas! Eu e mais 4 amigas estamos planejando ir à Europa na segunda quinzena de setembro/2012 e, claro, da forma mais econômica possível. Então, gostaria de contar com sua ajuda, digamos que personalizada, com o nosso roteiro. A principio não temos a quantidade de dias definido, porém estamos pretendendo ir a Portugal, Espanha, Itália e França. E aí, o que você sugere?!
Grata,
Juliana

——————————————————-

Oi Juliana!

Que bom que gostaste das dicas!

O ideal é sempre partir da quantidade de dias da viagem, para poder montar o roteiro. Se o tempo de vocês for bem flexível, sugeriria pelo menos uma semana para cada país, ou seja, 4 semanas para curtir Portugal, Espanha, Itália e França. Em Portugal, Porto e Lisboa, com alguma ou algumas cidades entre elas, de acordo com o interesse de vocês. Madri e Barcelona são visitas obrigatórias na Espanha. Na Itália uma boa pedida seria Roma, Florença e Veneza. E na França, que tal Paris e uma outra região como Côte d’Azur, Provence ou Vale do Loire?

 

Tudo depende, é claro, do interesse de vocês. Se a ideia for badalar bastante, vale trocar, ou então incluir, Londres, Amsterdã, Berlim ou Praga.

Uma boa dica é prever no mínimo 3 dias nas cidades maiores ou capitais, o ideal é 4 ou 5, para realmente curtir tudo o que a cidade oferece, e não apenas conferir o que já é turístico. Nas cidades menores 2 ou 3 dias já serão suficientes

Sugiro que definam mais ou menos um roteiro, o tempo total de viagem e o tempo em cada cidade, para então cotarem as passagens aéreas, trens e hotéis utilizando os ótimos serviços online listados na Guia de Serviços. Trajetos mais curtos, de até 4 horas, vale a pena investir em trem. Acima deste tempo, já estará valendo a pena investir em um voo.

Abraço!

 

Esse post foi publicado em Barcelona, Côte D´Azur, Dúvida do Leitor, Espanha, Florença, França, Itália, Lisboa, Madri, Organizando sua Viagem, Paris, Porto, Portugal, Provença, Roma, Vale do Loire, Veneza. Bookmark o link permanente.
  1. Alyni Lima disse:

    Parabéns pelo blog! Será muito muito útil!

    Tenho uma dúvida: vou pra Paris no fim do mês, e estava planejando ficar na casa de alguém através do CouchSurfing. Porém, vi em vários lugares que, caso o visitante vá ficar na casa de parentes ou amigos, é necessário apresentar um “atestado de acolhimento”, que é um formulário padrão que o host precisa conseguir na prefeitura ou na polícia de Paris. Você sabe se isto é mesmo necessário?

    Obrigada!

  2. Anonymous disse:

    Oi Rogério… não achamos como te mandar um e-mail então vai nos comentários mesmo… estamos planejando meu marido e eu nossa primeira viagem a Europa a partir da segunda quinzena de outubro… mas está parecendo um bicho de sete cabeças… então estamos desesperados… qualquer ajuda que você puder nos fornecer… A princípio temos mais ou menos 8300,00 para nós dois… esse valor seria para gastarmos lá… prefeririamos ficar em hotel por conta de assim termos uma privacidade maior… conversei com algumas pessoas e me falaram para ir para a Espanha que é mais barato… mas gostaríamos mesmo de ir para França e talvez para mais algum lugar se fosse possível… o que você acha… termos disponíveis no máximo 15 dias lá fora os de viagem… por favor nos ajude… estamos completamente perdidos…

    Obrigada,

    Denielly e Junior
    denielly_dj@hotmail.com

    • Rogerio disse:

      Olá Danielly e Junior, tudo bem?!

      Fiquem tranquilos, será barbadinha organizar a viagem, ok?! Primeiro, claro, devemos definir os locais… Se a opção for por locais baratos, boas pedidas são Portugal e Espanha. Mas aconselho vocês a seguir para onde desejam mais. Que tal Espanha e França. Como serão 15 dias, o roteiro poderia ser assim: Madri (4), Barcelona (4) e Paris (7). Ficando estes 7 dias em Paris vocês poderão alugar um estúdio, o que será bem mais barato que ficar em um hotel, além de poder vivenciar melhor o dia a dia da cidade. Indico o site da VRBO
      para conferir e reservar.

      Também poderão fazer pesquisas por hotéis mais em conta, pelo site da Booking.com. Ali também poderão conferir albergues, optando por um quarto e banheiro privativos, que muitos albergues oferecem.

      Uma boa seria cotar a passagem aérea chegando em um destino e partindo em outro. No caso de vocês, eu chegaria por Madri e voltaria por Paris. Também vale cotar o trecho Barcelona-Paris junto à passagem intercontinental, pois assim vocês mantém a franquia de bagagem para este voo. O trecho Madri-Barcelona vale fazer de trem AVE, de alta velocidade, cotando e comprando no site da Rail Europe.

      Espero ter ajudado! Se precisar de mais infos, é só comentar novamente.

      Abraços!

  3. Anonymous disse:

    Oi Rogério!!!
    Achei o seu blog recentemente, e adorei….pena nao ter visto antes!!!Vou viajar para Europa no dia 27/03/2012, e ainda nao resolvi tudo!!!!Ja comprei as passagens e reservei os hoteis, porem, os trechos internos estou com muitas duvidas em relacao aos trechos internos. Fiz um roteiro de 22 dias, sendo que ficaremos (eu e minha familia) em 5 cidades: Roma, Paris, Barcelona, Madrid e Lisboa. Comprei a passagem de aviao SP-ROMA-LISBOA-SP com parada em Madrid. Estava pensando em fazer os outros trechos de trem, porem vi que o tempo de viagem de alguns trechos é MTO GRANDE: ROMA-PARIS 12 HORAS, PARIS-BARCELONA, 10!!!!!
    Estou pensando em viajar de avião pelas companias low-cost, porem há o incoveniente da taxe de excesso de bagagem….E se eu comprar pelas grandes companias (TAP, ALITALIA,AIR FRANCE), a politica é a mesma?
    Espero ansiosamente pela sua resposta!!!
    Mais uma vez, parabéns pelo blog, adorei, e com certea indicarei para outras pessoas que queiram viajar para a Europa

    Nathaly

    • Rogerio disse:

      Oi Nathaly, você não consegue comprar estes trechos junto à passagem intercontinental? Daí você mantém a franquia das bagagens igual ao voo internacional. Uma boa dica é fazer malas bem enxutas e organizadas, para não te atrapalhar nos deslocamentos e também não correr riscos de pagar altas taxas por causa do excesso. Normalmente as companhias trabalham com franquias de até 20kg, uma mala por pessoa, e o ideal é sair do Brasil com uma mala deste porte. As low costs cobram valores normais para uma mala de até 15kg, mais que isto as taxas são proibitivas!

      Sugiro que tente fazer a compra destes trechos junto à passagem já comprada, pela mesma companhia. Se isto não for possível, tente cotar em Skyscanner e veja o que as companhias aéreas “normais” permitem de bagagem, ok?!

      Abraços!

  4. Anonymous disse:

    Ops….24/04/2012….falha nossa!!!!rs..rs

  5. ale b silva disse:

    Oi Rogerio ! Será que vc me ajuda ?

    Eu e meu marido vamos para a Europa de 16out a 31out. Vamos para Berlim, Dresden, Praga e Viena, nesta ordem.
    Nossa programação: Berlim 5 dias, Dresden 2 dias, Praga 3 dias, Viena 3 dias, Berlim 1 dia.

    Perguntas:

    A quantidade de dias está adequada por cidade ?
    Vc incluiria mais alguma cidade neste roteiro ?
    Temos amigos em Berlim que nos contaram que as viagens de ônibus são muito confortáveis e baratas. Ônibus, trem ou avião para os deslocamentos?
    Vc recomenda city tour com guia (não tenho o site aqui, mas é um site que custa $12/15 por pessoa, tem guia de várias línguas e alguns city tour são gratuitos. Tem tb um by night que passa por 4 pubs em Berlin por $10), contratação de guia local (em português, vi em praga por $60/dia até 3 pessoas) ou city tour por conta ?
    Vamos nos hospedar na rede IBIS (prox metro ou no centro), menos em Berlim que vamos ficar na casa dos nossos amigos, vc sugere reserva antecipada de qto tempo?
    Vamos sair com passagem ida e volta e hospedagem pagas. Pensamos em algo em torno de $150 para o casal/dia, é um orçamento muito econômico ? A ideia é café no hotel, almoço básico/lanche, jantar legal/farto.

    Valores citados todos em euros.

    Agradeço antecipadamente !

    Alessandra B Silva

    • Rogerio disse:

      Oi Ale!

      O roteiro está ótimo e o tempo em cada cidade também. Não mexeria e nem acrescentaria mais nada. Poderão tentar verificar os ônibus, pegando as infos com os amigos. Senão, os trajetos poderão ser feitos confortavelmente e pagando pouco através de trem, cotando e reservando em Rail Europe.

      Eu normalmente faço os tours por conta, contratando guia somente quando for algo muito específico, alguma informação que preciso muito. Mas isto depende de cada um, se o passeio for algo que te interessa muito, vale o investimento, oK?!

      O quanto antes vocês reservarem a hospedagem, melhor! E se pintar promoção, aproveitem e já reservem. E 160 euros para o casal por dia é um belo valor para gastar com alimentação, transporte local, ingressos. Bem tranquilo, poderão curtir bem!

      Abraços!

  6. Anonymous disse:

    Rogerio…

    Please!!! Socorro… comentei esse mesmo posto ali em cima… e adoraríamos se você nos ajudasse pois estamos meio perdidos…
    Denielly e Junior…
    (denielly_dj@hotmail.com)

  7. Barbara disse:

    Eu particularmente adorei Portugal, guardo a cidade do Porto no meu coração, mas também Lisboa foi ótima. Achei Portugal baratíssima, especialmente para comer, então é certeza que você economiza.

    E a Italia… ah, não pode faltar no seu roteiro! Sou suspeita porque moro aqui na Toscana, mas depois de uma viagem para a Italia você volta com um novo olhar.

    Não deixe de reservar pelo menos uns 3 dias em Florença, passei no centro, se resolver se entusiasmar com as grandes grifes do Made In Italy passa no The Mall, que além de ser em um lugar lindo, vende Gucci, Armani, Ferragamo por preços até 70% mais baixos.

    Se gosta de vinho inclua cidades como Montepulciano, Montalcino… Pienza é também uma cidadezinha muito charmosa. E se quiser ver uma cidade medieval diferente, escavada no tufo passa em Pitigliano. :)

    Ah, como é bom viajar. O difícil é criar o roteiro! Abs Barbara

  8. Esmeralda disse:

    Olá Rogério, descobrir seu site foi uma das melhores coisas nessa nossa viagem. Parabéns!! Sou Paula, vou viajar com meu marido para a Europa mês que vem – Maio 2012, é nossa primeira vez e vamos por conta própria, sem agência.
    Iremos passar 30 dias e o roteiro está assim:
    8 dias na Espanha – Madri e Barcelona
    Escolhemos visitar Toledo e Sevilla e já fechamos albergue e passagem de trem e avião que vimos no seu site :)
    10 dias na Itália: Milão, Veneza, Florença, Assis e Roma. Estamos completamente perdidos. Não conseguimos focar em poucos locais e não temos hospedagem em nenhuma cidade. A única passagem comprada é de Barcelona para Milão. É por isso que estou escrevendo para você, pois preciso urgentemente de ajuda. Está ficando muito perto e não temos definição na Itália.
    12 Dias na França, entre Nice, Cannes e Paris (7 dias). Não fechamos hospedagem ainda, pois estamos estudando a possibilidade de alugar um apartamento e não fechamos transporte, pois estamos querendo alugar um carro.
    Qualquer dica, será muito bem-vinda.

    Agradeço muito!

    Paula

    • Rogerio disse:

      Oi Paula! Fica tranquila e tenta organizar assim: Milão (2), Veneza (2), Florença (2) e Roma (4). No caminho da viagem passem por Assis, curtam o dia, e sigam viagem. É o melhor que poderão fazer se quiserem passar por todos estes lugares em 10 dias. E o deslocamento entre estas cidades de trem, já reservando em Rail Europe ou então comprando no local, com 2 dias de antecedência, pelo menos.

      Das hospedagens, indico com toda certeza cotar e reservar hotéis ou albergues no site da Booking.com.

      Boa ideia a de alugar carro para fazer o sul da França. Fiquem sediados em Nice e circulem de carro pelos arredores, é a melhor pedida. E alugar apartamento em Paris, show de bola! Indico o site da VRBO para conferir e reservar.

      Espero ter ajudado. Se precisar de mais infos, comenta novamente!

      Abraços!

  9. Rogerio..
    Tudo bom?
    Adorei seu blog!!
    Queria pedir sua ajuda. Quero fazer uma viagem pela Europa com meu marido agora em Maio. Estava pensando em um cruzeiro da NCL pelo Mar Mediterraneo, achei legal o roteiro e bem pratico para quem nao conhece nada e nao sabe o que fazer. MAs estou na duvida.. sera q uma viagem por terra nao seria mais barato? Conheci seu blog e comecei a pensar que da pra ariscar.. nao queria gastar muito. Aguardo uma ajuda sua!!!
    Obrigada!

    • Rogerio disse:

      Olá Bruna, um cruzeiro é mais para curtir o navio, as comodidades e passar voando pelas cidades onde ele para. Você tem muito pouco tempo para fazer turismo. Se a ideia é conhecer bem cada cidade, indico um tour por terra mesmo, ok?!

      Abraços!

  10. Olá Rogério!
    Estou aqui mais uma vez para pedir um auxilio.
    Eu e minha esposa já estamos planejando nossa próxima viagem. Rio-Suiça (Genebra – Interlaken – Zurique (um dia aqui iremos a Vaduz, em Liechtenstein) – Basileia) – Portugal. Você já foi a Suiça e a Lichtenstein? 3 dias em cada lugar é suficiente? Esse percurso nós faríamos de trem.
    Obrigado
    OBS: Estou te devendo um relato sobre Portugal, que o farei em breve.

    abração

    • Rogerio disse:

      Oi Guilherme, tudo bem?!

      Três dias em cada cidade é uma ótima pedida, poderão curtir legal! A Suiça é um encanto, vale a pedida. Liechtenstein eu ainda não conheço, vou aguardar tuas dicas! :-) E aguardo teus relatos de Portugal!

      Abração!

  11. Luiz Felipe disse:

    Ola Rogério Tudo Bem!Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog pois tem muita informações legais inclusive consegui mtas dicas.Pretendo viajar para Portugal de Lua de Mel em dezembro de 2012.Vou ficar 5 dias em Lisboa,5 no Porto e 2 em Madrid.Ja encontrei as passagens(R$ 4.400,00 o casal com o seguro viagem,mais barata)e ja encontrei o hotel pelo booking.com(125,00 euros em Lisboa e 180,00 euros no Porto)tenho algumas ideias de passeios como os arredores de Lisboa(Sintra Cascais,Oeiras) e no Porto(Braga,Guimaraes,Barcelos Fafe(cidade do meu pai)).Gostaria de algumas dicas suas:Qto devo levar em Euros por dia?Quais cidades nos arredores destas cidades não posso deixar de visitar?Quais cuidados devo tomar?Em Portugal alugo um carro ou posso andar de metro trem e onibus dentro das cidades e nas cidades vizinhas?Vc sabe se da pra ir de trem do porto para Madrid?E se voce recomenda algo mais?Aguardo Retorno.Obrigado.Luiz Felipe Oliveira.E-mail:luizfelipeoliveira25@hotmail.com

  12. Anonymous disse:

    Ola Rogerio, parabens pelo blog! Muito facil de navegar e com otimas infos!
    Agora vai o pedido de ajuda! rsrsr
    Eu e a esposa estamos planejando uma viagem para Europa de 20 dias. Meu irmão mora em Dublin e ele irá nos acompanhar na viagem.
    Duvidas:
    1- Estamos pensando em fazer Brasil-Irlanda para a viagem intercontinental, ja que meu irmão moral la. Essa é a melhor ideia ou melhor seria fazer a viagem intercontinental por outro pais (passagem mais barata?)??
    2- Ainda não compramos as passagens por conta dos preços, qual seria um preço razoavel Brasil-Irlanda (Vitoria-ES-Dublin) para efetuarmos a compra??
    3- Segundo meu irmão, tem uma promoção que inclui 7 cidades a 170 euros com trechos aereos e um trecho de trem, vale a pena?
    4- Pretendemos levar cerca de 5 mil euros. O q acha?
    5- Não temos roteiro definido, o que nos sugere???

    Att

    Tommy Romanelo (tommyromanelo@hotmail.com)

  13. Blenda Souto Maior disse:

    Olá Rogério, estou planejando fazer uma viagem de 12 dias para Barcelona, Paris e Roma, em Junho/12, mas tenho muitas dúvidas! Qual o seu email para que eu possa enviar alguma perguntas?
    Desde já muito obrigada.

    Blenda Souto Maior
    (blendasm87@gmail.com)

  14. Muuuuito bom seu blog!!! Me esclareceu dúvidas e me deu uma direção por onde começar e o que fazer. Muito legal, obrigado!

  15. Viví disse:

    Olá, Rogério estou indo á Europa com meu marido, como faço para te mandar as informações para que você nos ajude a montar o roteiro?
    Obrigada
    Vivianne

  16. Pesquisando viagem sem ir com agencia de viagem da qual fica bem mais caro…descobrir seu blog que é bem claro. Eu e meu marido queremos fazer uma viagem de uns 25 dias pela Europa quero começar por Portugal depois Espanha, França (principalmente conhecer Provença)Londres(nem tanto), Amsterdam (estamos completamente perdidos desejamos viajar meado do mês de agosto/2012) e outro pedido compramos passagem para entrada num país e saída em outro-como fazer?Eu e meu marido já temos 60 anos …por favor monte um roteiro, e agradeço desde já abraços

  17. Anonymous disse:

    Bom dia;
    sou Márcia Contente de Belém-Pa e gostaria de dicas como fazer pra passar 22 dias na Europa e conhecer Paris, Itália, LOndres e Espanha. Como ficaria mais em conta já que achei os preços das agências salgados como CVC e Surlard. Vou com minha mãe e filho de 15 anos. A forma mais em conta de chegar nesses lugares.

  18. Bom dia,

    O blog tem ajudado bastante, muito legal o trabalho de vocês, mas ainda tenho algumas duvidas, se puderem me ajudar seria muito bom.
    Eu e meu namorado vamos viajar nesse inverno, temos 21 dias entre 21 de dezembro e 11 de janeiro.
    Cotamos passagens em companhias low coasts, mas devido ao natal e ano novo as passagens estão um pouco caras.
    Então pensamos nos passes, ainda estamos em duvida entre o globalpass ou o select pass.
    Partiremos de Portugal, porque faço intercâmbio aqui, e gostaríamos de passar por Paris(4 dias), Amsterdã(3 dias) e Berlim(3 dias), e depois ainda não decidimos se faremos Leste Europeu ou Escandinávia.
    Ainda faremos intercâmbio na Europa por mais seis meses então a ideia é conhecer a Itália, Grécia, Espanha e a França um pouco melhor no verão.
    Estamos na duvida se pelo tempo de viagem o passe seria vantajoso e também e outra dúvida é se conhecer mais de 5 países nesse tempo não seria muito pouco, sendo nesse caso mais vantajoso o select pass.
    Outra dúvida que surgiu foi se a aquisição do passe é mais barata em uma estação de trem ou no site, e se ele pode ser adquirido em qualquer estação dos países incluídos no global pass.
    Enfim, são muitas duvidas, ainda somos muito inexperientes, mas somos curiosos e não temos problemas com falta de conforto, então queremos conhecer bem, o máximo possível e gastando pouco;)
    Muito obrigada antecipadamente e um abraço

  19. Anonymous disse:

    Olá Rogério, vou de férias com um casal de amigos para Europa em julho – de 23 de julho a 7 de agosto. Embora sejam poucos dias, gostaria de algumas dicas, pois já vi que vc tem ajudado muitas pessoa que, como eu não sabe bem onde ir sobretudo em tão pouco tempo.

    Sou professora e meus amigos, empresários. Partimos de Lisboa onde temos amigos e de lá pensamos em conhecer Espanha e França.
    O que vc sugere? Que transporte é mais viável e barato? Como aproveitar bem nosso tempo? Socorrrrrrro.

    Adelaídes

    • Oi Adelaides, tudo bem?!

      O blog Viajando está sendo reformulado, com previsão de entrar no ar em maio deste ano. E um dos serviços oferecidos é a criação e organização de roteiros personalizados e de acordo com o bolso e estilo de cada pessoa. Devido às diversas solicitações desta natureza, larguei meu trabalho como analista de sistemas e assumi profissionalmente o que antes era um hobby.

      Já estou organizando para diversas pessoas e grupos do Brasil. Caso queira minha consultoria e experiência de 10 anos no assunto viagem/Europa, providencio o roteiro (cidade/tempo), o transporte entre cada local (avião/trem/carro), a hospedagem em cada cidade (hotel/hostel/apto) e outros detalhes relativos à viagem. Por ter grande experiência e muitos contatos, encontro as melhores e certeiras opções para cada viajante e sem ganhar comissões com isto, o que permite uma grande liberdade e confere mais personalidade à viagem, bem ao contrário das agências, que costumam “empurrar” para o cliente aquilo que paga comissões a eles, claro.

      Caso tenha interesse, enviarei um questionário básico para colher informações da tua viagem e necessidades, para então gerar orçamento da consultoria, ok?!

      Qualquer dúvida, por favor me consulte.

      Um grande abraço!

      Rogerio
      54 8402 0551
      skype: milanirogerio

  20. Pingback: Viajando Bem e Barato pela Europa

  21. Jessica Rodrigues disse:

    Oi Rogério pretendo ir para europa em maio de 2015. ficarei na Itália na casa de uma prima. Minha duvida e com relação aos passeios e idas de um pais ao outro e quantidade de dinheiro que devo levar para ficar 15 dias.

  22. celso massarelli disse:

    oi rogerio

    tenho 12 dias para visitar espanha, frança e italia, gostaria de saber quanto vc cobra para fazer o roteiro para o transporte, alojamento, refeições e passeios
    obrigado
    celso

  23. Sonia disse:

    Olá Rogério!
    Gostaria de conhecer indo de Trem de um país para outro algumas cidades da Alemanha, Bélgica, Amsterdam e Áustria e se tiver um tempo á Londres, tenho disponibilidade para cada País uns 3 á 4 dias, não sei por onde começar, nem sei se vale a pena todos eles, já conheço a França, Itália e Espanha, se pude me enviar umas dicas eu agradeço.

    Grata
    Sonia

  24. Leda Maria Kollross disse:

    Gostaria de receber dicas sobre uma viagem de vinte dias para Portugal( Nossa Senhora de Fátima), Espanha e Itália ( Roma), obrigada.

  25. ronaldo disse:

    Oi rogerio,gostei muito do seu trabalho.portanto, peço-lhe ajuda.Somos um casal de sessentões em nossa primeira viagem à europa.Queremos conhecer portugal,espanha,italia e frança.Moro em Bh,mg,e pretendemos ficar no máximo 20 dias.Faria um roteiro pra gente, levando-se em conta que não gostamos de dirigir e que não gostamos de frio nem calor escaldante?Temos preferencia na primeira quinzena.Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>