Um roteiro de 13 dias partindo de Paris

por | Atualizado em 24/05/23 | Amsterdã, Aviação, Barcelona, Berlim, Hospedagem, Londres, Madri, Milão, Paris, Roma, Trem

Gabriela enviou:
Olá Rogério!
Adoramos seu blog! Muito esclarecedor, principalmente para nós que ainda não sabemos o destino, apenas que vamos para Europa! kkkkk
Por isso, gostariamos de sua ajuda. Tenho um irmão que está fazendo intercâmbio na Alemanha, em Bad Wurzach (perto de Stuttgart). Ele será nosso “guia”! As principais dúvidas giram em torno da melhor economia. Primeiro, compensa mais chegarmos numa cidade da Alemanha para encontrarmos com meu irmão ou é mais barato ele encontrar conosco em outro cidade? (até então, encontramos passagem promocional na TAM com chegada e saída de Paris.
Segundo, não temos nem ideia das melhores cidades a serem conhecidas (partindo do pressuposto de que chegaremos em Paris).

Gostariamos, então, de sua sugestão (somos um grupo de 4 pessoas: eu, meu namorado, meu irmão e minha mãe). Estamos pensando nestas cidades: Madri-Barcelona, Paris, Roma-Milão, Londres, Amsterdam e Berlim.
Dentre essas, o que você sugere como roteiro para um um período de 15 dias, incluído ida e volta?
É interessante já reservarmos os hotéis, após compradas as passagens?
Agradecemos, desde já, sua atenção!

Gabriela

———————————————-

Oi Gabriela, tudo bem?!

Valeu pelos elogios! E vamos às tuas perguntas.

Sobre o destino inicial da Europa, será uma decisão pessoal mesmo, baseado na vontade de onde ir e também na economia. Se tiver algum voo baratíssimo para algum lugar que interesse a vocês, pode ser uma boa opção. Se o teu irmão prefere que vocês encontrem ele na cidade dele e iniciem o passeio a partir daí, então o ideal seja um voo até Sttugart e depois um trem até Bad Wurzach.

Partindo da ideia de que vocês se encontrarão em Paris e terão 15 dias de viagem, inclusive os voos intercontinentais, sobrando aí 13 dias para passeios locais, sugiro um roteiro entre Paris (4/5 dias), Londres (4/5 dias) e Amsterdã (3/4 dias). Seria um tempo perfeito em cada cidade e todos os trajetos poderiam ser feitos de trem. Se ainda assim quiserem ficar menos dias em cada cidade e incrementar o número de locais a visitar, sugeriria desta forma: Paris (3 dias), Londres (3 dias), Amsterdã (2/3 dias), Madri (2 dias) e Barcelona (2/3 dias). Mais que estas 5 cidades e menos tempo que isto em cada uma destas será furada e sugiro deixar Itália e Alemanha para uma próxima viagem, ou então substituir Barcelona e Madri por outra dupla de cidades, de acordo com o interesse de vocês, ok?!

Se quiserem fazer uma boa economia durante a viagem, vale sair do Brasil com os hotéis reservados, sim! E se quiserem economizar mais ainda, vale reservar um quarto para 4 pessoas com banheiro privativo em um bom albergue. Além da economia, é uma diversão e tanto todos num mesmo quarto! Vale procurar hotéis ou albergues nos sites da Booking.com e Hostelworld. Em Paris, vejam se conseguem se hospedar no ótimo e barato MIJE.

Os trajetos internos que forem feitos de trem poderão ser comprados ainda no Brasil, pelo site da Rail Europe. E o trajeto de seu irmão, ida e volta Bad Wurzach – Paris ele pode comparar o valor e o tempo de viagem do trem com o valor e o tempo de viagem voando pelo site Skyscanner para ver qual a melhor opção para ele.

Espero ter ajudado um pouco Gabriela. Precisando, é só chamar!

Abração!

36 Comentários

  1. Cleide Guedes Silva

    Boa noite, Rogério!

    Pretendo viajar pela primeira vez para a Europa ano que vem, de preferencia em 01/04/19 com meus dois filhos, pois o aniversário do mais novo é dia 06/04 e gostaria de estarmos lá, será um presente para mim e para eles. Nossa intenção é ir para Itália ( Roma, Florença, Pisa, Veneza e Milão), Paris, Berlin e Londres. Você acha que é possível fazer esse roteiro em 20 dias? Será muito cansativo? Gostaria de saber quanto custa sua assessoria, pois eu não sei por onde começar, ainda não comprei nem as passagens aéreas.
    Obrigada, aguardo seu retorno.
    Cleide

    Responder
  2. JOSENI MELO

    Olá Rogério boa tarde,
    Moro em Recife e pretendo viajar com mais 3 pessoas para a Europa entre os dias 01 e 15 de novembro deste ano.
    Seremos 4 pessoas no grupo.
    A idéia é seguirmos direto para Frankfurt pela Condor e de lá seguirmos imediatamente por trem para a França.
    Que cidades da França (Norte e Centro, pois não pretendemos ir ao sul), você sugere para que possamos incluir no Roteiro?
    O nosso voo de retorno para Recife será também por Frankfurt.
    Agradeço sua prestimosa atenção.

    Responder
  3. Greice Mendes

    Olá Rogério, tudo bem? Amando seu blog! Vamos p Europa dias 14 a 27 agosto ficando 2 dias em Mallorca e meu Primo mora
    Lá! Gostaria de ir a Paris tbm, o que você
    Nos índica, quantos dias em cada país! Lugares para ficar e comprar passagens internas’ obrigada

    Responder
  4. Fátima Lima

    Bom dia Rogerio,
    muito legal ter pessoas como vc pra ajudar, desculpe te incomodar, mas estou indo pra Madri em abril/2017, por 12 dias, mas como não conheço nada, gostaria de saber se pode me ajudar com um roteiro por esse período, queria conhecer Paris também, como faço e qual cidade devo comprar a volta?
    obrigada pela atenção.

    Responder
    • Francyelle

      Olá, muito legal esse blog.
      To pensando em ir para França sozinha em Setembro. O objetivo é conhecer o Santuário de Lourdes no Sul da França. Gostaria de acrescentar outro pais junto. E estou em dúvida sobre qual seria mais econômico e próximo. Primeiramente tinha pensando na Espanha. Mias fiquei em dúvida. Gostaria de alguma sugestão. Vais er minha primeira viagem.
      Obrigado. Abraços, Francyelle

      Responder
  5. Rebecca Fonseca Ramos

    Olá Rogério Tudo bem???
    Chego em Londres dia 09/12/2015 e volto por Paris dia 21/12/2015.
    Quais lugares você acha que não posso deixar de ir? Quais cidades poderiamos acrescentar em nosso roteiro? Qual a quantidade de dias ideais que poderíamos ficar em cada cidade? E em relação a escurecer mais cedo, isso poderia prejudicar a viagem?

    Vamos eu e meu namorado.

    Aguardo retorno!

    Sua página é show 🙂

    Responder
  6. santor gonçalves

    Bom dia… Parabéns pelo Blog, o melhor que encontrei. Irei desembarcar em Paris no dia 07/11, retornando de Dublin no dia 25/11. Gostaria de sugestões de roteiro, a partir de Paris…

    Grato

    Responder
  7. Neide Camargo

    Olá Rogério, td bem? Amando o seu blog.
    Vamos à Paris dia 10/08 até 26/08, poderia sugerir algo bom e barato entre roteiro hotel e transp. Partindo de Paris… Roma/Amsterdã/Madri/Londres/Lisboa/Paris. Uffa! te deixei confuso né? tudo em 15 dias. Penso em 2, 3 ou 4 dias dependendo da cidade, o que você orienta?
    Muitíssimo obrigada.
    Neide Camargo

    Responder
  8. ana luiza

    E iremos ficar do dia 10 ao dia 27 de julho

    Responder
  9. ana luiza

    olá rogerio,
    vou viajar pela alemanha com a minha família(eu, meu marido,minha filha de 12 anos,e outra de 4 anos).
    Nós ja compramos a passagem para frankfurt e queremos dar uma volta pela alemanha(para o sul). E também queríamos ir para paris, e austria.
    Mas não temos ideia de coo fazer esse roteiro, ainda mais com crianças.
    Voce tem alguma dicas.
    Muito obrigada.

    Responder
  10. Eliane Gomes

    Oi Rogério,

    Adorei o seu blog. Cada vez que pesquiso roteiros na Europa, mas confusa fico. Estaremos indo para Paris dia 29 de setembro e voltaremos via Bilbao em 17 de outubro, porque minha tia mora em Zarautz (Espanha) e queremos ficar lá pelo menos 3 dias. Qual a sua sugestão de roteiro?
    Obrigada pela ajuda!!

    Responder
  11. carlos

    Rogério, tudo bem?

    Estou pensando em passar por Paris, Luxemburgo, Frankfurt (só de passagem), Vale do Reno (preciso decidir onde ficar) sentido Amsterdã, e ficar uns dias em Amsterdã. Talvez passe por Bruges também antes de Amsterdã. O que acha? Tem alguma dica para mim? Obrigado.
    Abs,
    Carlos

    Responder
  12. Cibele

    Olá!
    Muito boas as dicas…
    Quero fazer uma viagem em outubro e conhecer Amsterdam > Paris > Londres > Roma > Berlim .
    Qual a melhor rota entre os países e meios de locomoção?
    Muito obrigada!

    Responder
  13. MARIA JOSE SILVA ARAUJO

    Bom dia Rogério,
    adorei o seu blog e estamos programando uma viagem a Europa no dia 21 de maio. o roteiro é Lisboa , Paris, Veneza, Florença e Roma em 13 ou 14 dias . Voce poderia nos ajudar com dicas de hospedagem e passeios? aguardo resposta. agradecida maria jose

    Responder
  14. Vanderleia

    Boa tarde Rogério,
    Gostamos bastande do seu blog, inclusive pegamos algumas dicas de viagem.
    Nós estamos programando uma viagem pela Europa na segunda quinzena de maio de 2015, iremos em 2 casais e ficaremos 15 dias .O roteiro a principio seria Lisboa ,Paris, Dublin e Londres. Você poderia nos dar dicas de hospedagem, locais a visitar e principalmente o que não devemos deixar de visitar?
    Agradeço sua atenção.
    Vanderléia.

    Responder
  15. Flavia Melges

    Rogério acabei de definir com a minha filha irmos pra Europa passar 15 dias em Janeiro, eu não abro mão da Itália, pensei em fazer , Itália,Madri,França ,vc acha que da pra fazer Inglaterra tbém? Não tenho nenhuma noção geográfica, vc me sugere entrar por onde e me mande dicas do q ver nesses lugares……..é tanta gente falando dos lugares e do que fazer que quero ter uma noção por alguém de fora……obrigada !!!!

    Responder
  16. Filipe Soares

    Olá Rogerio!
    Eu e minha esposa iremos realizar o sonho de ir a Europa em janeiro-2015. Iremos e voltaremos via Paris (o voo saiu 3.900 reais o casal…) dos dias 07 a 24. Gostariamos de conhecer Paris, Londres, Berlim, Roma e Veneza… Estamos abertos a sugestões e roteiros (estamos perdidos). Fico no aguardo de seu direcionamento!
    Muito obrigado!
    Filipe

    Responder
  17. Dario da Costa

    Olá Rogério! É impressionante como você consegue esclarecer os mínimos detalhes de uma viagem!
    Estou indo com minha família, 4 pessoas ao todo, para a Europa pela primeira vez, Amsterdã, e ficarei na casa de um amigo!
    A dúvida é: Gostaria de fazer um tour por Paris, Lyon, Milão, Genebra, Viena, Praga e Frankfurt terminando no ponto de origem: Amsterdã. É possível fazer este trajeto em 6 ou 7 dias sem demasiada exaustão? Compensa alugar um carro? Se eu fizer as reservas no Brasil (carro, hospedagem) a quantia de 1500 euros será suficiente para alimentação simples, combustível e pedágios? Você teria uma sugestão melhor do ponto de vista da economia? Agradeço por sua atenção!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Dario, tudo bem?!

      Vocês cansarão bastante sim e ficarão muito tempo na estrada… Eu faria no máximo 3 cidades nesta semana, tipo Paris, Lyon e Milão ou Genebra ou Frankfurt e retornaria para Amsterdã. Melhor ainda se conseguirem focar apenas em um único país, tipo a França, pois aí terão mais tempo para curtir as cidades e arredores.

      Acredito que sim, que com 1500 possam se virar bem com alimentação, pedágio e combustível, em modo econômico, parando em mercados, fazendo compras e lanches no caminho ou hotel.

      Uma boa para economizar muito é priorizar o turismo numa única cidade, sem ficar se deslocando muito, ok?! No caso de vocês, que tal 4 dias em Paris e outros 3 em Lyon e arredores? E tudo de trem, sem precisar alugar carro, o que será bem barato também, se conseguir planejar e comprar as passagens bem cedo, ok?!

      Abraço!

      Responder
  18. Leticia

    Olá Rogerio, muito bom seu blog adorei…

    Então preciso da sua ajuda, eu e meu noivo vamos pra Europa em Setembro/14, vamos passar 15 dias.
    O roteiro que pensamos ate agora foi: Roma , Paris, Amsterdam, você me sugere mais algum roteiro?
    Um abraço,
    Letícia

    Responder
    • Rogerio Milani

      Ótimo roteiro Letícia! Outra boa opção seria Londres, Paris e Amsterdã! Mas vai pelo que vocês tem mais vontade de conhecer, ok?!

      Caso precise de ajuda profissional para definição do roteiro, passagens, hospedagens e outros detalhes da viagem, basta escrever que envio a proposta, ok?!

      Abraço!

      Responder
  19. Daniele

    Olá Rogerio, estou indo para Paris dia 23 de dezembro com retorno dia 14 de janeiro com meu marido.. estamos totalmente perdidos quanto a lugares que devemos conhecer.. cada amigo que perguntamos nos deixa mais confusos.. quais lugares nao podemos deixar de conhecer? qual a melhor opçao para a virada do ano?

    Obrigada desde já pela atençao..
    Abracos, Daniele

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Daniele!

      Respondi diretamente para teu email. 🙂

      Abraço!

      Responder
  20. Maira

    Olá, Rogério! Boa tarde!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela página. É excelente e de grande valia para quem ama viajar.
    Meu noivo e eu nos casaremos na segunda quinzena de outubro de 2014 e pretendemos fazer nossa viagem de lua de mel para a Europa. Queremos conhecer a Espanha (Madrid e Barcelona), Itália (Roma), França (Paris) e Portugal. Acha que 15 dias é tempo suficiente para percorrer os 4 países? Ressalto que não desejamos conhecer muitas cidades em cada um deles, apenas as que mencionei. Em Portugal temos dúvidas entre Porto e Lisboa e o objetivo maior é conhecer a Espanha, meu maior sonho.
    Se possível, gostaria de solicitar dicas no que se refere a melhor ordem de visitas e tempo dispensado a cada país/cidade.

    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Maira, tudo bem?!

      Eu sugiro que definam apenas 4 cidades para estes 15 dias de viagem e deixem Portugal para uma próxima. Madri 3 ou 4 dias, Barcelona 4 ou 5 dias, Roma 4 ou 5 dias e Paris 4 ou 5 dias seria o tempo ideal para curtir bem cada cidade. E Portugal, quando forem, vale a pena um roteiro de pelo menos 7 dias entre Lisboa e Porto, ok?!

      Uma boa ordem para sua viagem seria Madri – Barcelona – Roma – Paris ou então o contrário, definindo pelo que for mais conveniente ou mais em conta.

      Abração!

      Responder
  21. Anonymous

    Oi Rogério, tudo bem?

    Acabei de descobrir o seu blog, que caiu do céu prá mim.
    Preciso de umas dicas de viagem para a Europa.
    Vou te contar meus sonhos e minhas dificuldades para vc, se puder, me dar a melhor opinião:
    Nunca fui para a Europa;
    Arranho muito mal o inglês e o espanhol;
    Meu marido quer conhecer Portugal, Espanha e Itália;
    Minha filha quer conhecer Itália e Grécia – e se puder o Egito (fora da rota);
    Eu quero conhecer os principais pontos de Portugal, Espanha, França, Inglaterra. E fazer a vontade da minha filha de conhecer Roma e Grécia antiga (apaixonada por História).
    O que vc me aconselha?
    Teremos 18 a 20 dias, mas não teremos muito dinheiro.
    Desde já te agradeço de montão.
    Patricia

    Responder
  22. Tom Pessôa

    Olá Rogério, tudo bem?

    Estou planejando viajar para a Europa com a minha esposa, para passar aproximadamente 15 dias.

    Pensei em um roteiro começando por Lisboa, passando por Madrid (e Barcelona talvez), indo pra Paris e finalizando em Londres.

    O que achas?

    Será que fica mais barato fazendo este trajeto em outra ordem?

    Por favor, me envie alguma dica!!! precisamos reduzir custos para que possamos fazer essa viagem!

    Obrigado.

    Abs, Tom Pessôa

    Responder
  23. Anonymous

    Olá, Rogério.
    Parabéns pelo site!
    Eu e meu marido vamos para Londres dia 29/03 e retornaremos por Paris dia 12/04. Ao todo, serão 14 dias inteiros. E estamos dúvida se ficamos apenas nas duas cidades ou incluímos alguma outra no roteiro. E quantos dias em cada você sugere?
    Obrigada!
    Abs,
    Daliane

    Responder
  24. Anonymous

    Olá Rogério,
    Eu e meu marido estamos pensando em fazer uma viagem pela Europa, uns 15 dias ou menos e gostaria de conheçer Paris, Veneza, Florença e Londres. Dá pra fazer este roteiro neste tempo que temos pra viajar? Qual sua dica e quanto tempo seria ideal em cada cidade? O que não podemos deixar de conhecer em cada cidade?
    Obrigada
    Abç
    Laura

    Responder
    • Débora

      Oi Laura,

      também estou querendo fazer esse roteiro você chegou a fazer?
      tem alguma dica?

      Responder
  25. fpab

    Amigo, seu blog não é somente uma mão na roda, é praticamente um chute de Roberto Carlos!!!! Desenrola carretel… resumindo, muito fácil, muito útil, parabéns.

    Minha dúvida é a seguinte, vou passar 1 mês em stuttgart (1 a 30 de setembro), porém eu só vou ter 6 dias livres para passear. Seguindo suas dicas anteriores, seria ideal eu fazer o trajeto Paris (2 dias), seguido de Milão (2 dias) e Suiça (2 dias)?

    Minha premissas são, lugares românticos para casual sem perder muito tempo com viajem, e claro, economizando. Em relação ao transporte, o ideal seria comprar o “metro pass” ou avião?

    abraços e sucesso!!!

    Felipe Pedrosa

    Responder
  26. Ivana

    Oi Rogério,

    Comecei acompanhar seu blog a pouco tempo quando resolvi fazer uma
    viagem para a Europa e confesso que gostei muito e estou aproveitando
    cada dica.
    Bom, eu e meu marido prentendemos fazer uma viagem de 15 dias pela
    Europa em outubro deste ano e estamos pensando no seguinte roteiro:

    Milão – Veneza – Innsbruck – Zurique – Lucerna – Berna – Genebra –
    Milão(apenas para pegar o voo de volta – poderia ser outro lugar
    depende de valores).

    O que você acha?
    Quantos dias podemos planejar para cada cidade? Qual o melhor meio de
    transporte para ir de um lugar a outro?
    A Suiça é um país onde pretendemos passear um pouco mais pois temos
    uma amiga que mora proximo a Zurique.
    Aceitamos sugestões de passeios nestas localidades e aceitamos
    sugestões para exclusões ou trocas de cidades, com exceção de Veneza,
    Zurique e Berna.
    Gostamos de passeios em lugares de beleza natural, conhecer a cultura
    local e gastronomia típica.

    Obrigada!
    Abraços,
    Ivana
    [email protected]

    Responder
  27. Tiago Barbosa

    Olá Rogerio!

    Td tranquilo?
    Descobri seu blog há pouco tempo e estou adorando a ajuda que vc dá pra galera! Fico imaginando como teria sido meu primeiro mochilao pela europa, seu eu já conhecesse seu blog! rsrs
    Seguinte. Estou morando em Lyon na França. Fazendo um curso de Gastronomia. Em agosto terei 15 dias de férias e eu e meu grupo de amigos (Somos uns 8 entre homens e mulheres e brasileiros e não brasileiros) estamos pensando em fazer um tour pela Itália! Estamos aqui do lado né?! E fazemos questão de ir à alguma praia badalada (Pensamos em PortoFino). Mas não temos idéia do que fazer mesmo! Pensamos em chegar em Milão por um trem noturno e dai sair descendo pela costa Adriática até Napoles e subir pela Costa Mediterrenea.
    Vc consegue montar um roteiro legal pra gente? Com as principais cidades e algumas que tenham interesse gastrônomico, além de sugerir uma praia badalada. Não nos incomodamos de visitar uma cidade só durante o dia e dormir em outra cidade. Enfim! São várias dúvidas, várias cabeças, imagina a confusão né?!

    Obrigado!
    Tiago
    [email protected]

    Responder
  28. Giselle

    Oi Rogerio, tudo bem?
    Queria sua ajuda…
    Vou para Londres assistir a natacao, nos jogos Olimpicos. Chego em Londres dia 27 de julho.
    Dia 4 de agosto quero sair de la e ir para Roma e depois Firenze.
    Meu voo de volta ao Brasil e dia 11 de agosto. Como faco a logistica da viagem?
    Vou de Londres a Roma, de Roma a Firenze e Firenze a Londres?
    Roma para Firenze vou de trem?
    Londres para Roma de aviao? E volto Firenze para Londres tambem de aviao? To confusa!
    Muito obrigada!!!
    Giselle
    [email protected]

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viajando Bem pela Europa - […] Um roteiro de 13 dias partindo de Paris […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!