Dicas de Viagem: Passeio de balão pela região da Capadócia (Turquia)

Publicado por em 23/01/2013

Rogerio Milani

Capadócia Turquia 01 Viajando bem e barato pela Europa

Confiram agora a viagem da Lê pela região da Capadócia (Turquia). Obrigado Lê por compartilhar tua viagem e tuas dicas com os leitores do Viajando!

Publicado em 13/01/2013 e atualizado em 25/09/2015.

———————-

De Istambul fomos para a Capadócia (Turquia), região central do país conhecida pela sua paisagem peculiar. Tem gente que faz esse trajeto de ônibus, levando mais de 10 horas. Não vale a pena, fizemos de avião e em pouco mais de 1 hora chegamos lá. Estes trechos internos voamos de Turkish Airlines, e comprei direto no site deles, sem intermédio de algum outro site (as passagens são mais baratas assim). Mas você também poderá consultar o site Skyscanner para cotar passagens aéreas.

A dica é voar para Kayseri, cidade mais próxima para chegar até o destino. Do aeroporto ainda pegamos um transfer e depois de 95km chegamos em Goreme, a cidadezinha que escolhemos para ficar. A maioria das hotéis fica dentro das pedras, isso mesmo, são tipo “cavernas”. O nosso foi o Aydinli Cave Hotel, super recomendo! Ótimo custo benefício, perto do centrinho, quarto enorme e um farto café da manhã.

Capadócia Turquia 02 Viajando bem e barato pela Europa

O ponto alto de toda nossa viagem estava por vir! No dia seguinte o despertador tocou às 4h30 da manhã, era hora do tão esperado passeio de balão! Experiência surreal e inesquecível, todo mundo deveria fazer uma vez na vida!!!! Confesso que eu estava um pouco apreensiva porque não lido muito bem com altura, mas o voo é super tranquilo. A gente só se dá conta que saiu do chão quando tudo começa a ficar pequeno! O nosso piloto tinha 5 anos de experiência, e deixou o grupo super à vontade (cabe uma média de 20 pessoas por balão). Sobe bastante, mas também passa raspando em rochas e vales (a sensação é ótima, parece que vai bater e na hora ele desvia).

Capadócia Turquia 03 Viajando bem e barato pela Europa

O que nos chamou a atenção foi o silêncio lá em cima, é uma sensação única. São mais de 80 balões no céu, e ver o dia amanhecendo com essa vista não tem preço (ou melhor, tem e é ate meio salgado, uma média de 150 euros por pessoa… mas faça, nem pense duas vezes!!!)

No resto do dia exploramos a região com um guia do hotel, que foi nosso motorista por umas 4 horas e nos levou para conhecer os pontos mais interessantes. Visitamos uma fábrica de cerâmica, o museu a céu aberto de Goreme, vale do amor e também Uchisar.

Capadócia Turquia 04 Viajando bem e barato pela Europa

Sempre digo que viajar é uma das melhores coisas da vida… e ser surpreendido pelos lugares é melhor ainda! Foi isso que aconteceu na Turquia, lugar para onde certamente voltarei!

_______________________________________________________

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita na Europa

Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads

_______________________________________________________

banners05animado01

Tags

9 Comentários

  1. Rogério,

    Esse teu blog é de uma ajuda absuuurda! rd

    Então, em agosto estou planejando viajar durante 20 dias para Europa com meu marido e tenho umas dúvidas. O roteiro Londres – Paris – Roma – Veneza (ainda é uma dúvida) – Praga e Berlim é muito extenso para o período?? Quantos dias pelo menos vc aconselharia em cada cidade ou aconselharia um roteiro diferente? Em relação a valores que a gente deveria levar e se seria melhor já deixar tudo reservado (passagens, tickets e hospedagens) ou fazer tudo no seu tempo qnd estiver lá, sem roteiros, são dúvidas gigantes de 2 viajantes internacionais de primeira viagem! hahaha

    Agradeço já tua ajuda.
    Thiara

    Comente
  2. Olá Rogerio,
    obrigada pela sua resposta,
    finalmente consegui contato com a cia aerea,
    fiquei chocada…
    1.000 reais por cada mala de 32kg,
    a mais levadas…é muito caro,um absurdo,
    vou tentar arriscar de navio,
    agora vou começar a minha saga,em busca de um empresa de confiança.
    Lorena.

    Comente
    • Lorena, realmente é muito caro viajar com bagagem extra. Localiza alguma boa empresa para fazer o transporte das tuas mercadorias por navio e faça seguro da tua carga. Se nada acontecer, ótimo! Mas se suas malas se perderem, poderá acionar o seguro e, pelo menos, ter uma compensação financeira pela perda.

      Se tiver mais infos, compartilha aqui conosco, ok?!

      Abraço!

      Comente
  3. Olá Rogério.
    Eu e uma amiga estamos pensando em ir para a Europa no final de setembro, gostariamos de umas dicas suas. Gostei muito do seu blog e acho que vc poderá me ajudar muito. Nos temos um amigo que mora em Paris e ficaremos hospedadas a casa dele, mas queriamos conhecer pelo menos mais duas cidades (Londres, Barcelona/Madri, Roma/ Veneza, Amsterdam), o que vc nos indica? não queremos gastar muito, e poderemos ficar no máximo 15 dias. Queriamos andar de trem um trecho e o restante poderia ser de avião. prescisamos de dicas para tudo, pois será nossa primeira viagem pela Europa.
    desde já obrigada.

    Elaine Gomes

    Comente
    • Olá Elaine, tudo bem?!

      Eu ficaria pelo menos uma semana para curtir Paris, uns 10 dias se fosse para curtir Paris e arredores. E o restante do tempo iria para Londres, pelo menos 4 dias e, se sobrasse tempo, iria para Amsterdã, que pede uns 3 dias. Todos os trajetos poderão ser feitos de trem, cotando e reservando no site da Rail Europe. Tanto em Londres como em Amsterdã conseguirão hostels bem localizados e com bons preços, confiram e reservem pelo site da Booking.com.

      Espero ter ajudado! Precisando de mais infos, chamem!

      Abraço!

      Comente
  4. Olá Rogério!

    Primeiramente parabéns pelo blog, muito bom! Very helpful!

    Estou seriamente pensando em pedir demissão do meu atual emprego e viajar pela Europa! Entretanto meu grande problema é $$$ …. terei em julho cerca de 35k reais para viajar para a Europa (estarei com 27 anos, btw). Minha pergunta é:

    Incluindo passagens, seguros, acomodação, alimentos, ou seja, tudo, consigo ficar 7 meses na Europa, passando em cerca de 50 cidades (média de 4 dias por cidade), morando em hostels (apesar de tentar couchsurfing) e viajando de trem…??

    Aproveitando, quais dicas sobre organização (incluindo mala/mochila) vc poderia me dar??

    Apenas em fevereiro irei saber se continuo ou não, e a partir desta data, programarei a viagem… incluindo passaporte e vistos (dias?)!!

    Muito Obrigado!

    Osmar

    Comente
    • Oi Osmar, tudo bem?!

      Show de bola, 7 meses viajando pela Europa! E com estes 35 mil reais dá tranquilo para a tua viagem, já que a ideia é ficar em albergues ou couchsurfing. Tirando daí os 4000 reais de passagens aéreas e seguro, seriam mais ou menos 50 euros por dia.

      Só tem um grande porém: o visto máximo para turistas é de 90 dias, ou seja, 3 meses. Se for pego com o visto expirado, poderá ser enviado de volta para o Brasil. A não ser que tenhas passaporte europeu, aí tudo bem! Te informa mais sobre este detalhe, ok?!

      Sobre mochila, leve o mínimo possível, que sirva para até 5 dias de uso, e vai lavando nos hostels ou lavanderias.

      Se a ideia for viajar sempre de trem, fazendo trechos curtos, vale conferir os passes de trem disponíveis em Rail Europe. E já seria bom sair do Brasil com um mínimo de organização no roteiro, para ter uma noção maior dos custos da viagem, ok?!

      Espero ter ajudado! Um grande abraço e ótimo planejamento!

      Comente
  5. Olá Rogerio,
    parabens pelo blog!
    preciso de um mega help,
    vou para europa agora no carnaval,
    para morar de vez,
    (chega de sp…demorou mas agora eu saio daqui)
    como tenho passaporte europeu,
    comprei passagem só de ida,(achei caro,mas já sabia,que sair daqui sem prejuizo,seria impossivel)
    queria ir só com uma bolsa de mão,apenas com documentos,
    chegar lá,comprar roupas novas,e jogar até a que levei no corpo….
    tudo para evitar o drama das malas que não chegam na esteira…aff que inferno isso!!!
    já passei por isso 8 vezes,
    2 vezes fui reembolsada,
    nas outras 6,não recebi nada,e as malas sumiram da face da terra,desagraça total.
    sou designer de moda,e sou obrigada
    a levar peças que criei,tentei fazer uma logistica,com malas,caixas…por fim,consegui reduzir meu acervo
    somente ao mais necessario,
    imagina a situação,vou precisar do equivalente a 10 malas tamanho grande de 32kg,
    e agora,como vou levar tudo isso?
    todas as unicas 3 opções,cia aerea,correio e navio,tem os mesmo riscos,extraviar e não voltar,sumir da terra,serem roubadas,serem estragadas,
    tentei falar com a cia aerea,para tentar calcular o valor a mais,mas nem 0300,0800,nem e-mail,tive resposta,
    o correio cobra 300 reais por uma caixa com no maximo 20kg,
    já o navio,dizem ser o mais arriscado de todos,
    será que vou ficar sem nenhuma boa opção?
    (uma amiga disse,se vc fosse vip ia de voo fretado de 30 mil por pessoa,e as malas iam junto,porque os top,não enfrentam a maldita esteira)
    sacanagem né,30mil e nada de risco de mala sumir.
    e agora,como será que levo minhas 10 malas?

    abraço,
    Lorena.

    Comente
    • Complicado, hein Lorena?!… Minha sugestão seria levar o máximo de malas no teu voo, umas 3 ou 4, pagando o excesso, claro. E as outras despachar por navio mesmo, cuidando para colocar as peças mais importantes nas malas que irão no voo. Tenta pegar um voo que vá direto ao teu destino, sem conexões, pois aí as chances de as malas extraviarem são menores.

      Espero ter ajudado! Se eu conseguir mais infos, posto aqui novamente, ok?!

      Abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *