Francesinha: o prato típico da cidade do Porto que você não pode perder! | Por Olívia & André – Porto Sweet Home

por | Atualizado em 24/05/23 | Dicas de Viagem, Porto

Se estiver pelo Porto existem muitas especialidades gastronômicas que deverá experimentar, mas com certeza a sua experiência portuense só será completa quando provar a famosa e aclamada Francesinha!
Pelo nome pode soar um pouco estranho, mas garantimos que de francês esta especialidade só tem mesmo a inspiração. Mas afinal, o que é a tão falada Francesinha? Para começar, vamos então a um pouco de história. Na década de 50 um emigrante português do Porto regressado da França decidiu fazer uma adaptação do tão famoso prato “croque-monsieur“, introduzindo diferentes tipos de carne no sanduíche francês como linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca. Para completar a adaptação, o sanduíche é coberto com queijo derretido e guarnecida com um molho que é de comer e chorar por mais, feito de tomate e cerveja (na realidade o molho é o segredo de sucesso da Francesinha, o que faz com que cada casa no Porto tenha o seu molho especial com a receita guardada a sete chaves).
Apesar do nome que lhe confere um ar muito delicado, temos a dizer que de pequeno e frágil a Francesinha não tem nada! Prepare-se para experimentar uma das maiores e melhores bombas calóricas de sempre! Para uma experiência ainda mais autêntica, peça a Francesinha especial, que vem acompanhada de batatas fritas e um ovo frito em cima! Uma maravilha para comer no almoço e ficar cheio de energia para subir e descer as belíssimas ruas inclinadas do Porto!
E atenção! A Francesinha é um sanduíche, mas não deve ser comido à mão nem tão pouco pelo caminho, mas sim de garfo e faca, sentado à mesa e com tempo para apreciar a combinação de tantos sabores que este prato tem.

“Croque Monsieur”
Foto: Porto Sweet Home

Se andar pelas ruas do Porto irá reparar que muitos cafés e restaurantes dizem servir a melhor francesinha da cidade. Os preços podem ser muito variados, desde 5€ a 10€, dependendo do local e da qualidade da Francesinha. Mas não se engane, nem todas as casas servem boas Francesinhas e para que não se arrisque a comer pão com molho damos-lhe em seguida alguns dos melhores locais para provar esta famosa especialidade.
CAFÉ SANTIAGO
Este é um dos locais mais aclamados para se comer a tão famosa Francesinha, o prato é bem servido e a localização é excelente, fica bem em frente ao Coliseu do Porto, no coração da cidade. Precisamente por isso muitas vezes há fila para conseguir uma mesa – por isso assegure a sua e chegue um pouco mais cedo (por volta das 12:30h para o almoço ou 19:30h para o jantar).
Horário: Seg – Sáb: 8h – 23h
Endereço: Rua Passos Manuel, 226 , 4000-382 Porto
Telefone: +351 222 055 797
BUFETE FASE
Este é um café bem pequeno com cerca de 5 a 6 mesas totalmente especializado em Francesinha, aliás, a casa só serve mesmo esse prato. Apesar de ser difícil conseguir mesa, vale muito a pena porque o prato é muito bem confeccionado, tendo já ganho o prêmio de melhor francesinha mais do que uma vez.
Horário: Seg – Sáb: 12h – 16h/ 18h – 21:30h
Endereço: Rua Santa Catarina, 1147 Porto
Telefone: +351 222 052 118
Reza a história que o emigrante que inventou a Francesinha era cozinheiro neste restaurante, por isso vale a pena uma visita por ter sido pioneiro a servir este prato. Fica também no coração da cidade, muito perto to Teatro Rivoli, uma ótima localização!
Horário: Seg – Dom: 12h – 00h (fechado aos Sábados)
Endereço: Rua Bonjardim, 87, 4000-124 Porto
Telefone: +351 222 006 465
Este é um dos nossos favoritos, o Cunha é um restaurante/pastelaria com muita tradição na cidade do Porto. A Francesinha é maravilhosa e para além do bife de vaca, tem também a opção de bife de perú e de carne de leitão, o que é muito bom para variar e torna um pouco mais leve a digestão. Para além disso, o lugar é muito acolhedor, com grandes sofás muito estilo anos 80, mesmo quando está cheio é possível ter bastante privacidade.
Horário: Seg – Dom: 12h – 2h da manhã
Endereço: Rua Sá Bandeira 676, 4000-431 Porto
Telefone: +351 220 441 820
Considerado também um dos melhores locais para se comer francesinha, fica um pouco mais distante mas vale a pena a visita. Da ementa constam também diversos pratos de marisco e peixe, todos super bem confeccionados.
Horário: Seg – Dom: 12h – 2h da manhã
Endereço: Rua Campo Alegre 191‎, 4440-452 Porto
Telefone: +351 226 078 380
Localizada na famosa Avenida da Boavista, este restaurante é também uma das melhores marisqueiras da cidade do Porto. Precisamente por isso, para além da Francesinha tradicional poderá também experimentar a de camarão entre outras adaptações muito bem sucedidas deste famoso prato.
Horário: Ter – Dom: 12h – 2h da manhã
Endereço: Avenida Boavista 2504, 4100-119 Porto
Telefone: +351 226 172 715
// Este post é uma parceria do Viajando com o blog Porto Sweet Home.
// Planejando viagem para o Porto? Então faça do Porto Sweet Home o seu principal guia da cidade!

6 Comentários

  1. Lígia

    Adoro francesinha! Na verdade gosto ainda mais do cachorro especial, que é a mesma coisa mas com um hot dog em vez do lanche de pão de forma e vários tipos de carne. Hot dog com queijo, o mesmo molho e batata frita no prato 😉 Recomendo a da Taberninha do Manel, um lugarzinho simples, barato e charmoso com mesinhas ao ar livre bem na beira do rio, já do outro lado da Ponte da Arrábida, do lado de Vila Nova de Gaia. Quando fui da última vez, um cachorro especial bem servido custava em torno de 5 ou 6 euros.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ligia!

      Muito legal tua dica e recomendação! É sempre bom ter mais referências nestas cidades para curtir ainda mais a viagem!

      Abraço!

      Responder
  2. Mira Baeta

    Ah, nemmmm…. tava esperando a receita!!! 🙁

    Responder
    • Rogério Milani

      Hehe, só indo a algum dos lugares indicados no Porto e “tentar” levar a receita para casa!

      Abraço!

      Responder
      • Maiara Minatto

        Sobre a receita, na livraria Lello no Porto tem um livro sobre o prato com receita, pra quem for na cidade e quiser dar uma olhada, indico!

        Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gastronomia portuguesa - […] Francesinha: o prato típico da cidade do Porto que você não pode perder! […]
  2. Guardar bagagem em Porto - […] Francesinha: o prato típico da cidade do Porto que você não pode perder! | Por Olívia & Andr… […]
  3. Viajando Bem pela Europa - […] Na minha última passagem por Portugal, inclui a cidade do Porto no roteiro, onde permaneci 4 perfeitos dias! Veja…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!