Natal e Réveillon na Europa: Onde é melhor e mais barato?

Publicado por em 24/10/2013

Rogerio Milani

Natal e Réveillon na Europa: Onde é melhor e mais barato?

Luciana enviou: 
Adorei conhecer o blog e queria umas dicas. Vou passar o Natal e Réveillon na Europa com meu namorado. Queria dicas de lugares animados mas também baratos para comemorar. O que você sugere?

Angélica enviou:
Olá Rogério, parabéns pelo blog! Estarei em Lisboa no final do ano e queria aproveitar para viajar pela Europa entre os dias 22/12 (saída de Lisboa) e 06/01/2014 (retorno para Lisboa). Mas estou em dúvida sobre quais são os melhores lugares para passar natal e réveillon na Europa com gastos razoáveis. Entre os locais pensei em Paris, mas você acha que lá é melhor para natal ou ano novo?

——————————————

Oi Angélica e Luciana!

Ao contrário do Brasil, na Europa a noite do Natal é mais valorizada e as cidades ficam lindas até o final do ano, com as ruas, praças, restaurantes, casas e lojas enfeitadas e iluminadas. A virada de ano não é como no Brasil, onde é um acontecimento marcante e todos se organizam para grandes festas ou queimas de fogos à meia-noite. O mais comum, na Europa, são rápidas contagens regressivas, alguma queima de fogos de artifício e então todos vão para suas casas, casas de amigos ou então restaurantes e baladas. É tão frio que é bem difícil ficar muito tempo ao ar livre…

Tanto para o Natal como para o Réveillon, se querem algo econômico sugiro uma chegada no supermercado para comprar bebidas e comidinhas, e preparar a própria janta no seu apto alugado ou então no quarto de seu hotel ou hostel. Neste último costuma ser mais divertido, ainda mais quando há uma cozinha à disposição, onde a galera se reúne, cada um prepara alguma coisa e a noite fica bem divertida. Jantar em um restaurante também pode ser uma boa pedida, mas prepare-se para preços altíssimos e faça reserva com muuuuita antecedência – ou economize e deixe para jantar em uma noite normal, com preço normal. Outra opção é curtir uma balada, o que também exige antecedência para reservar e garantir lugar. Em cidades como Roma, Madri, Barcelona e Lisboa, onde há locais com concentração de bares, a galera costuma ficar perambulando pelos bares ou ruas, quando o tempo permite.

E qual cidade escolher para o Natal e Réveillon na Europa? Aqui cabe a resposta para o desejo e bolso de cada um, lembrando que quanto mais ao norte ou para o alto, maiores serão as chances de passar o natal e ano-novo com neve. E seja qual for a cidade escolhida, faz frio, muito frio, em toda Europa e as chances de você aguentar muito tempo na rua são poucas, então capriche no agasalho!

Barcelona
Não costuma comemorar com fogos, mas com show de luzes na Torre Agbar, por exemplo, e depois a galera vai para bares, baladas e restaurantes.

Berlim
A festa se concentra no Portão de Brademburgo e termina nos diversos super clubes e danceterias da cidade.

Paris
A parada se concentra na Champs-Elysées, cada um levando seu champagne e brindando com milhares de pessoas a chegada do novo ano, além de curtir o show de luzes da Torre Eiffel. Depois o destino certo para quem quer agitar são os clubs de Montmartre.

Londres
Se a pedida for Londres, o negócio é chegar bem cedo à beira do Tâmisa, próximo do Big Ben e da London Eye, demarcar território e lá curtir uma bebida e conferir a muvuca até a hora dos fotos de artifício que anunciam a virada.

Madri
O tradicional é comer doze grãos de uva, uma a cada badalada da meia-noite, próximo ao relógio da Puerta del Sol. O agito é grande!

Amsterdã
Grande também é a possibilidade de se ferir com fogos em Amsterdã, que libera para a população a queima no dia 31/12 e então a cidade inteira se diverte com isto. A maior festa acontece sempre na Museumplein, onde você pode curtir shows de bandas e levar sua própria bebida, desde que não seja em embalagem de vidro, e tudo é rigidamente controlado pela polícia. Prepare-se para ver muuuuita gente, rsrs!

Edimburgo
E por fim o tão falado réveillon em Edimburgo, ou Hogmanay, como é mais conhecido, que muitas consideram a melhor virada na Europa. São 3 ou 4 dias de intensas atividades, muitas delas pagas, com shows, animadas festas com Djs, procissões de velas, queimas de fotos, bailes com danças típicas e até mergulhos no geladérrimo rio Forth. A festa acontece nas ruas, principalmente na Princess Street e proximidades, e principais pontos turísticos da cidade e você poderá ver toda programação para a Hogmanay 2014 clicando aqui.

Espero ter ajudado Luciana e Angélica! Feliz Natal e um baita Ano-Novo na cidade que vocês escolherem!

E vocês, alguma dica ou lugar para compartilhar comigo e com os leitores para um Natal e Réveillon na Europa inesquecivel? Comente! Compartilhe! Fala aí!

_______________________________________________________

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita na Europa

Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads

_______________________________________________________

banners05animado01

Tags

11 Comentários

  1. Bom dia!

    Estou planejando uma viagem de 20 dias pela Europa.
    Tenho um casamento no dia 27/dez na Itália. Mas, a ideia é visitar parentes na Alemanha também.
    Qual roteiro seria mais interessante fazer?
    Minha ideia era começar pela Alemanha, depois ir pra República Tcheca, Itália e por último França.
    Queria algumas dicas…

    Obrigada!

    Comente
  2. Não existem fogos na Torre Eiffei no ano novo em Paris

    Comente
  3. Ola estou indo com mais 2 amigas e gostariamos muito de passar o natal no vaticano, ficaremos 4 dias em roma, o melhor para ficar hospedada durante este periodo seria no centro? ou proximo ao vaticano??
    E teria algum restaurante para a gente jantar depois da missa??
    E sobre o reveillon em Veneza, tem alguma festa, poub ou boate para que a gente possa ir apos a queina de fogos??
    obrigada

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Raquel!

      Eu ficaria mais para os lados do centro histórico, ou perto do Coliseu ou perto do Panteão, assim podem fazer os passeis com mais facilidade e pegar um onibus ou metrô até o Vaticano. E para a janta do Natal, poderão reservar algo no Monti ou então no centro mesmo, em algum taberna.

      Já Veneza vou ficar devendo e se encontrar alguma informação, posto aqui, ok?!

      Abraço!

      Comente
  4. Boa tarde, Rogerio!

    Resolvi com a família de última hora viajar para a Europa, mas estamos na dúvida de qual país iremos ficar. Gostaria de saber qual o melhor país no fim de dezembro até o meio de janeiro. Íamos para ponte vedra na Espanha, mas chove bastante.

    Comente
  5. Gostaria de saber sobre lisboa pois vou passar o reveillon lá.valeu!

    Comente
  6. quero passar reveillon no porto em portugal, tem alguma dica de lugares que tenha festa? vou sozinha, com a cara e a coragem. ou melhor seria estar num trem indo a Paris e começar o ano lá!

    Comente
  7. Berlim tem hm reveilon bem legal!!! A festa vara a madrugada com várias pessoas pelas ruas e bares, show com dj e bandas, é uma boa opção!

    Comente
  8. Vou fazer uma viagem com meu marido para Europa do dia 25/12 ate dia 05/01, escolhemos Portugal (Lisboa), Espanha, França(Paris) e Alemanha (Berlim) para conhecermos… com sua experiencia o que sugere?? O Ano Novo estávamos planejando em Berlim…

    Abraços!

    Comente
  9. Olá rogério,
    Estou morando um anona Espanha. Eu e minhas amigas estamos programando o natal e o ano novo. Pensamos em ir em paris no natal ver o show de luzes da torre, depois conhecer algum lugar para passar o ano novo (pensamos em munique) e por fim ver a fiesta de los reis em barcelona. O que você me diz? O ano novo em munique compensa? daria pra conhecermos outros lugares na alemanha nesta época, ou estaria tudo bem mais caro? obrigada!

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *