Viajando sozinha e tranquila: a viagem de Veruska no inverno europeu

Atualizado por em 11/03/2017

Rogério Milani

Confira aí mais uma avaliação da consultoria e também da viagem, agora da querida Veruska, que ficou 26 dias viajando sozinha entre o Leste Europeu e a Espanha em janeiro e fevereiro deste ano. Este post será bem útil para as mulheres que querem viajar sozinhas, para verem como é bem tranquilo e possível! E também para quem pretende programar viagem para o inverno europeu. Fique, então, com as palavras da Veruska e boa viagem!

Viajando sozinha e tranquila - Viajando bem e barato pela Europa - Castel de Montijuic_Barcelona

Tinha muito receio de viajar sozinha (era minha primeira vez…rs), mas as minhas dificuldades foram mínimas. Nota 10 para a consultoria e para a viagem! A consultoria conseguiu me dar uma direção: sabia quais países que eu queria ir, mas havia uma dificuldade para identificar qual seria o melhor roteiro. As dicas e detalhes de cada cidade foram muito importantes também. Eu não conhecia o blog, fiz uma pesquisa na internet e acabei gostando do blog e das informações que tinham nele.

O que me deixou mais segura durante a consultoria foram as respostas dos primeiros emails sobre o roteiro. Isto foi me levando a acreditar que a viagem (da maneira que eu tinha pensado) era possível! Todo o roteiro funcionou muito bem, a sequência foi fácil de ser feita e eu não mudaria nada da viagem!

Viajando sozinha e tranquila: as cidades

Budapeste foi a primeira e, talvez inicialmente, a mais difícil. Era o começo da viagem e eu ainda estava um pouco insegura. Mas é uma cidade lindíssima e a que eu tinha mais expectativa de conhecer. Precisava de, pelo menos, mais um dia, para conhecer alguns pontos que ficaram faltando.

Viajando sozinha e tranquila - Viajando bem e barato pela Europa - Ópera Estatal_Budapeste

Como andei muito em Budapeste, acabei chegando muito cansada em Viena. A cidade tem muitos museus e lugares para ir. Infelizmente não me preparei para ir à Ópera. Ficou corrido.

Praga foi maravilhosa! Consegui aproveitar bastante a cidade mesmo com tanto frio! Voltaria tranquilamente em uma época mais quente. A cidade parece ser bastante movimentada e agitada.

Viajando sozinha e tranquila - Viajando bem e barato pela Europa - Relógio Astronômico_Praga

Berlim foi a mais fria de todas, me deixou tensa com a neve. Consegui ir a alguns pontos importantes, mas não consegui ir a todos. Faltaram alguns. Não por causa do número de dias, mas por conta do tempo e da temperatura. Tentei não me abalar, mas acabei ficando resfriada. A cidade parece ser muito movimentada e eu gostaria de ter aproveitado um pouco mais.

Viajando sozinha e tranquila - Viajando bem e barato pela Europa - Portão de Brandemburgo_Berlim

Barcelona foi maravilhosa! A cidade com muitos pontos turísticos estava mais quente (e com sol!) e isto me animou ainda mais. Consegui visitar os pontos do roteiro. Voltaria à Barcelona tranquilamente! 🙂 E finalmente fui a Madri, onde encontrei com minha irmã, que mora por lá.

Depois que passei em Budapeste e fiquei muito cansada em Viena, entendi que precisa andar, mas que precisava descansar também. E, em cada cidade, eu fui identificando qual era a melhor rotina para acordar, andar e descansar e, ainda assim, aproveitar a cidade.

Os deslocamentos entre as cidades

Como foram compradas com antecedência, não tive problemas com as passagens e companhias aéreas.

Não consegui comprar os tickets de trem antes da viagem,  então os valores estavam acima do que tinha sido informado para compra com antecedência. Os roteiros de trem foram tranquilos. A exceção foi de Budapeste para Viena, aonde fui abordada por dois homens para compra do meu ticket (que era one way), eles ficaram insistindo até a chegada à rodoviária.

Comprar o ticket de trem da viagem seguinte em cada chegada foi uma dica muito importante! Outro ponto que achei importante e pode passar despercebido foi o fato de “autenticar” o ticket em alguns lugares (como Budapeste, Viena e Praga). Não há informação clara quanto ao assunto e aí você pode ser multado à toa!

Os hotéis onde Veruska se hospedou

Budapeste

Butterfly Home
Super aconchegante e ótima localização; sem contar que o dono do hotel foi super atencioso. Ele me deu várias dicas do local e, se eu não tivesse um roteiro, não precisaria me preocupar, porque ele me ajudava com os mapas e os locais a cada dia.

Viena

Aviano Pension
Muito aconchegante e ótima localização! Deixavam os hóspedes mais livres e só se eu perguntasse alguma coisa a equipe dava alguma dica. Como a recepção não ficava na saída, eu achava que isto dificultava um pouquinho. Mas um fato bem legal foi que eles colocaram uma bandeirinha do Brasil junto com as bandeiras do país e da cidade no local aonde serviam o café da manhã. As bandeiras representavam os hóspedes do hotel.

Praga

Hotel Kampa Garden
Os mais atenciosos de todos. Super aconchegante e ótima localização. A equipe me deu várias dicas do local e me ajudou a superar o frio.

Berlim

Meininger Hotel
O que eu menos gostei afinal. Como já tinha passado por hotéis que estavam mais “perto” de você, achei a equipe um pouco distante… O hotel é muito bom e bem localizado.

Barcelona

SM Hotel Sant Antoni
Muito bom e bem localizado. Deixavam os hóspedes mais livres também e só se eu perguntasse alguma coisa a equipe dava alguma dica.

Madri

Fiquei na casa da minha irmã! 😉

Viajando sozinha e tranquila: a imigração

Foi em Lisboa. Perguntaram se eu já tinha estado na Europa, quanto tempo tinha ficado e porque eu estava indo para Budapeste.

Viajando sozinha e tranquila - Viajando bem e barato pela Europa - Torre Eiffel_Praga

Clima, malas, roupas e cuidados com o frio

A consultoria ajudou muito, mas a cidade de Praga me surpreendeu; estava mais frio do que eu esperava.

As dicas sobre a mala foram fundamentais. Se eu me empolgasse e levasse mais de uma mala, não conseguiria fazer o trajeto com duas delas.

O investimento para a viagem

No total ficou dentro das expectativas. Acabei gastando (e me empolgando) um pouco mais em Barcelona! Não usei cartão de débito de viagem. Com o IOF a 6,38% este cartão perdeu o atrativo.

Tax free

Quando cheguei ao aeroporto de Lisboa para pedir a restituição, o agente da Alfândega informou que todas as mercadorias compradas e que estavam na restituição precisavam ser apresentadas. Este fato me surpreendeu já que, quando estive no aeroporto em Paris, apresentei somente as notas e o carimbo foi dado. Quando minha irmã esteve no aeroporto em Madri, foi exatamente igual. Eu não sei se há alguma diferença entre os países quanto a este assunto. Mas o fato foi que eu não consegui o carimbo e muito menos a restituição dos valores.

Telefonia e internet

Usei meu telefone e o próprio plano da operadora (plano de voz e de dados) pois achei mais vantajoso. Como ficava pouquíssimo tempo em cada cidade, não achei vantajoso comprar um chip local.

Viajando sozinha e tranquila - Viajando bem e barato pela Europa - Torre do Relógio Astronômico_Praga

Viajando sozinha e tranquila: a consultoria vale?

As dicas foram importantes e me deixaram segura o suficiente para fazer a viagem sozinha. Todos os brasileiros que encontrei (e tinha brasileiro em todas as cidades! rs) ficavam surpresos por eu estar viajando sozinha. Mas o fato de ter um ótimo roteiro em mãos e falar duas línguas me deixaram um pouco mais tranquila em seguir nesta aventura.

Sem dúvida recomendo a consultoria, principalmente para amigos que planejam viajar pela Europa. Todas as dicas foram úteis e o roteiro de viagem ficou muito bom! Obrigada!

Veruska
Rio de Janeiro – RJ
Abril/2014

___

Recomendados para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

90 Comentários

  1. Hola, que tal? Apos 32 anos de trabalho, comecei a viajar solo e nao consigo parar mais.tenho um noivo que mora na espanha, pero solo trAbaja, o que me facilita, pois tenho uma base para descanço, apos as viagens.vou em outubro para budapeste/ viena e praga, tres dias em cada local e gostaria de consultoria sobre viajar de budapeste a viena e de viena a praga de trem.tenho um pouco de receio de andar de trem, acho muito confusa as estacoes,motivo pelo qual so viajo de aviao, inclusive dentro da espanha.e se alguem quise companhia para esse roteiro em outubro, aceito companhia. No aguardo

    Comente
  2. ola Rogerio, td bem? primeiramente te parabenizar pelo blog, maravilhosas dicas.. 😉
    MInha mae tem uma amiga que mora na Hungria, e vou acompanha-la nessa viagem…. e me surgiu a duvida, como a moeda deles é o forint, n sei o que seria mais pratico levar…. como eu nao tenho cartao de credito me surgiu a duvida… o q seria mais viavel fazer: recarregar o travel money com dolar ou euro e fazer saques ou usa-lo como debito ou usar um cartao de credito mesmo.. tbm de repente transferir dinheiro pra uma conta de la …. me da um HELP!
    Abçs :))

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Sharonn, tudo bem?!

      Se você já tem dólares ou euros, use estas moedas para fazer câmbio lá. trocando pela moeda local. Também poderá usar o cartão de crédito para fazer saques direto da conta corrente ou então do saldo do cartão, ok?!

      Abraço!

      Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de hospedagem em Barcelona – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem e Barato | Dicas e roteiros de viagem - […] da Veruska, que viajou para Barcelona com nossos roteiros personalizados em […]
  2. Onde ficar na Alemanha - […] escolhido pela Veruska, que viajou sozinha para a Europa no inverno de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *