10 coisas que mais gosto de fazer em Barcelona | Por Cris Rosa do blog Sol de Barcelona

Publicado por em 29/05/2014

Rogerio Milani

Barcelona é o destino de 9 entre 10 brasileiros que vem a Espanha. E o que encontram estes turistas? Uma cidade única, cujas margens são beijadas pelas ondas do mediterrâneo e arquitetura hipnotiza o olhar. Como não gostar de uma cidade como Barcelona que colore nossa viagem com as cores dos seus azulejos, mosaicos, flores e vitrais? Barcelona é uma explosão de sentidos, sabores e atrações a espera de ser descoberta.

Há 4 anos coloquei meus pés aqui e desde então venho construindo uma relação de intimidade com a cidade de Gaudí. Como ele, sou uma forasteira que se apaixonou pela cidade e fez dela sua casa. Vem comigo descobrir as 10 coisas que mais gosto de fazer em Barcelona e que você também pode fazer.

barcelona bici

Andar de Bicicleta

Ah, sem dúvida este é o meu item número 1. Amo andar de bicicleta e Barcelona é a cidade perfeita para isto. Ela é bastante plana e as subidas não são íngremes. Além disto, tem ciclovias por todos os lados da cidade. Eu vou de bicicleta para o trabalho e para a balada, na chuva, no frio ou no calor. Comigo não tem tempo ruim em cima da magrela. O melhor de ir em bici? Sem dúvida a liberdade e também a oportunidade de descobrir a cidade de um outro ângulo.

Passear no Ciutadella

O Parque de la Ciutadella é um dos lugares que os barceloneses mais amam. Ele também foi o primeiro parque da cidade. Quando chega a primavera e o outono todo mundo corre para lá. Na grama do parque fazemos pic nic, escutamos música, praticamos circo, conversamos com os amigos e brincamos com cachorros e filhos. O Ciutadella é um lugar para estar…Estar de bem com a vida, com os amigos, com o clima e com a cidade.

barcelona bunker-carmel

Ver Barcelona do alto

Para mim não tem nada mais relaxante que ver Barcelona do alto. Lá de cima a cidade para, se tranquiliza e se desnuda diante dos nossos olhos. De cima vemos a sua silhueta e descobrimos seus caminhos. Esta visão tão íntima podemos conseguir desde o Bunker del Carmel, Park Güell ou do Castello do Montjuïc.

barcelona bairro-gotico

Caminhar pelo Gótico

Quem mora em Barcelona não costuma passear pelo bairro Gótico. Lá é uma espécie de terreno de turistas, onde os moradores nem sempre se aventuram. Eu gosto de percorrer as ruas estreitas, escuras e misteriosas do bairro Gótico. Gosto de buscar o passado romano, medieval e contemporâneo de Barcelona em cada canto e pedra. Para mim, uma cidade fala através de suas ruas, suas janelas e paredes. E o Gótico tem muita história para contar.

Ir de tapas

Sair para comer tapas é quase um ritual por aqui e não tem hora. Você pode substituir o almoço por umas tapas, ir comer tapas antes da balada ou simplesmente “picar” algo antes do almoço. Ir de tapas, como falam os espanhóis, é um hábito arraigado na cultura e no modo de ser do povo daqui.

barcelona boqueria1

Comprar na Boqueria

Ok! A Boqueria é um dos lugares mais turísticos de Barcelona. Para as pessoas que moram aqui pode até parecer um programa de índio, mas não é. Eu adoro comprar frutas, verduras e peixes neste mercado. Lá também é lugar para os brasileiros comprarem picanha e produtos vindos do Brasil. O segredo está em passar as primeiras barracas, onde se acumulam os turistas, e entrar no interior do mercado. Lá dentro, no fundo, você vai encontrar gente daqui comprando. A Boqueria também é um ótimo lugar para comer. Lá tem quiosques de comida catalã que são uma delícia. Os dois mais conhecidos são: Pinotxo e El Quim.

Ir à praia

Eu adoro estar perto do mar. Definitivamente sou uma pessoa do litoral. Barcelona tem uma relação íntima com o mar. Mas, nem sempre foi assim. Desde o século XIX até as Olimpíadas de 1992, a cidade esteve de costas para o mar. Hoje isto já é coisa do passado, pois durante todo o ano os barceloneses curtem estar perto do mar. No inverno e outono, quando temos dias ensolarados, corremos para a beira do mar para passear. Durante o verão todos os caminhos levam ao Mediterrâneo. A praia mais famosa é Barceloneta. A que eu mais gosto é San Sebastian.

barcelona barça

Jogo do Barcelona

Eu adoro ver o jogo do Barça com o meu marido. Ele é catalão e o F. C. Barcelona é coisa séria para ele. Para ele e todos os catalães que lutam pela independência da Catalunha. Afinal, o Barça é mais que um clube, é um símbolo do catalanismo e da luta pela independência. Por isto, simpatizo com o time e torço por ele. Assista a um jogo do Barça, pode ser no estádio ou em um bar, e você vai entender o que estou falando.

barcelona batatas-bravas

Pan amb Tomaquet

Definitivamente a Catalunha me conquistou pelo estômago. Para mim, a comida mediterrânea é a melhor do mundo. Me desculpe a italiana. Adoro azeite de oliva, azeitonas, frutos do mar, paella, arroz negro e por ai vai. Mas o que eu mais gosto é o famoso Pan amb Tomaquet. Em um pão torrado você esfrega o tomate, coloca azeite de oliva, queijo ou presunto. Fica maravilhoso. Desde que moro aqui este é o meu café da manhã.

Roupas de segunda mão

Se é uma coisa que está na moda em Barcelona são os mercados de roupas de segunda mão. Sabe aquilo que você não usa mais e está novinho? Você leva para vender em um mercadinho. Eu adoro por dois motivos: você recicla a roupa e ainda consegue coisas boas, bonitas e baratinhas. Comprar roupa em Barcelona não é caro. A cada temporada e uma nova roupa no armário. Ai já viu, né? Chega uma hora que não tem mais espaço e a melhor coisa é passar adiante. Você pode achar estranho, mas aqui fazem muito isto de vender a roupa usada.

E ai? Curtiu as 10 coisas que eu mais gosto de fazer em Barcelona? O mais legal de tudo é que você também pode fazer. Elas até parecem coisas de turistas, mas, como a gente viu, quem mora aqui também faz. Então, é uma boa maneira de você conviver com os catalães e ver de pertinho como eles se comportam e vivem. Barcelona te espera!

Quem é Cris Rosa

barcelona cris-rosa-0314 5

Cristina Souza da Rosa vive em Barcelona há 4 anos. Se mudou para a cidade em 2009 para casar com um catalão. De lá para cá sua paixão por Barcelona só cresceu. Historiadora, trabalha como guia turístico há dois anos, levando os brasileiros pelos lugares mais interessantes de Barcelona. No blog Sol de Barcelona dá dicas e conta tudo sobre Barcelona, a cidade mais cosmopolita da Espanha.

 

_______________________________________________________

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads

_______________________________________________________

banners05animado01

 

 

Tags

8 Comentários

  1. Gostei das dez dicas. Muito obrigada.

    Comente
  2. Oi Cristina, estarei eu e mais 3 adultos em Barcelona de 14 a 20/11/14.
    gostaria de mais detalhes sobre o que fazer, onde ficar (hotel) preferência próximo ao porto (embarcaremos de volta para o Brasil); e idéia de custo dos seus passeios.
    no aguardo

    Comente
  3. Oi Claudete,
    Obrigada pelo teu interesse!
    O porto é um lugar perto e longe de Barcelona. Ou seja, ele fica a 15 minutos da cidade, mas não tem hotel perto. O mais perto do porto seriam os hotéis ao redor das Ramblas ou perto da Plaza Catalunha. Desta forma, vcs poderiam ir de taxi para o porto sem gastar muito.
    Barcelona tem muita coisa para ver, os pontos principais são: casas do Gaudí, Bairro Gótico, Bairro Born, Montjuïc, Sagrada Família. Eu tenho passeio fechados de 3 ou 4 horas, pelo Gótico e obras do Gaudí, o valor é 30 euros por pessoa. E também tenho um serviço de dia todo, 8 horas, por 150 euros. Neste serviço o roteiro é personalizado.
    Obrigada mais uma vez! E se tiver mais dúvidas é só perguntar!

    Comente
  4. Gostei de seus comentários ne dicas de Barcelona.
    Pretendo ir para Barceoona em 30 de maio 2015
    Mas gostaria de ir para Praga ou Marselha após ficar em Barcelona
    Estou tendo dificuldades de ver a melhor cia aerea para fazer este roteiro
    Voce tem algum site para passagens aereas saindo de Barcelona
    Existe trem que sai de Barcelona ou compensa mais ir de aviao ou alugar carro
    Abraços e se precisar de algo aqui em SP é só falar
    Att
    Eduardo

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Eduardo, valeu! 🙂 Pode deixar, quando precisar algo aí em Sampa te chamo sim!

      Segue aí o link para pesquisas de voos, com certeza encontrará algumas ótimas opções partindo de Barcelona ou Girona, para Marselha ou Praga: Skyscanner.

      Abraço!

      Comente
  5. Oi Cris, que legal o post! Quero fazer tudo isso quando em Barcelona! Você poderia dar dicas destes mercados de roupa de segunda mão? Quero conhecer! Beijos

    Comente
  6. Mariana,

    O mais famoso destes mercados é Els Encants. Também tem a loja da ONG Humanas, sempre tem roupas legais. Nos primeiros finais de semana do mês rola o Flea Market, que fica no Portal de la Santa Madrona, Raval.

    Beijo!

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *