A primeira viagem à Europa de Aline e Francisco – Roteiros by Rogério

Atualizado por em 11/03/2017

Rogério Milani

Aline e Francisco fizeram tudo certo para a primeira viagem à Europa: começaram a planejar com bastante antecedência e assim puderam fazer uma viagem bem organizada e com boas economias, tanto nos transportes como nas hospedagens.

Mas imprevistos podem acontecer e estragar toda a viagem, principalmente quando for o atraso ou cancelamento de um voo. Por isso é muito importante levar estas possibilidades em conta na hora de organizar uma viagem, na definição do tempo em cada cidade e horários dos voos. Considere, sempre, o dia de chegada como um dia que não deve ser contado para passeios, mas somente para o deslocamento. Assim consegue se evitar muito dor de cabeça e planejar melhor os passeios.

No caso da Aline e do Francisco o cancelamento de um voo e o atraso de outro, um azar muito grande (ou seria uma incompetência da companhia aérea?), fez com que chegassem em Londres já no dia que seria o primeiro de passeio, mesmo com todo o planejamento e organização.

Mas felizmente tinham um tempo extra em Londres e no restante da viagem foi tudo tranquilo e eles puderam curtir muito a primeira vez na Europa! Fique com eles e boa viagem!

A primeira viagem à Europa Louvre

Já acompanhava o blog há algum tempo, antes de contratar a consultoria. O que mais me motivou a contratá-la foi a minha inexperiência em viagens ao exterior, a segurança com que o Rogério transmite suas experiências, além das avaliações positivas de quem já havia contratado a consultoria. Além disso, o que mais me motivou foi a simpatia, atenção e disponibilidade do Rogério.

Os pacotes de excursão estavam totalmente fora de cogitação pois a nossa intenção era fazer os passeios por nossa conta, sem horários e passeios que não fossem por nós definidos.

A consultoria auxiliou principalmente em relação aos locais de hospedagem, sempre próximos a estações de metrô ou trem, o que facilitou muito os deslocamentos nas cidades, bem como a indicação dos meios de transporte para os deslocamentos internos, principalmente os melhores horários do transporte para fugir do horário de pico.

Creio que teria muito mais trabalho e talvez nem tanta sorte se tivesse organizado a viagem sozinha.

No geral, a nota final da viagem é 10 em relação à expectativa que tinha. Toda a viagem correu dentro do programado, sem surpresas desagradáveis, a exceção foram os problemas relacionados às empresas aéreas. Tivemos problemas relativos a cancelamento de voo, atrasos e ainda perda de conexão, mas nada disso pode ser creditado à consultoria. Todo o stress foi embora quando chegamos à Europa e começamos a aproveitar a viagem. As dicas mais valiosas da consultoria foram as relativas à hospedagem, que atenderam satisfatoriamente nossas expectativas.

O roteiro funcionou bem! Mudaria apenas o tempo de estadia em algumas cidades, pois infelizmente não dá para conhecer tudo e alguns passeios foram prejudicados em razão das condições climáticas. Todavia, o período estipulado foi fixado com base do tempo total que tínhamos para a viagem, portanto, nada que comprometa a consultoria.

A primeira viagem à Europa Fontana di Trevi

As cidades

Em Londres o tempo foi curtíssimo. A previsão era de passar 3 dias, mas, em decorrência dos contratempos com voos, ficamos apenas 1 dia e meio e não foi possível ver nem metade do que pretendíamos. Visitamos apenas o museu de cera e a London Eye, pois já havíamos comprado ingresso antecipado. Deu para dar uma boa caminhada e apreciar a paisagem, mas não conseguimos visitar os outros museus e locais que pretendíamos.

Em Paris já foi mais tranquilo, passamos 4 dias. Deu para visitar várias atrações famosas como o Louvre, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Jardim de Luxemburgo (que foi um dos lugares que mais gostei em Paris), o Palácio de Versailles (a visita ao palácio foi prejudicada apenas pela chuva e frio excessivos, mas mesmo assim valeu muito a pena).

Passamos 3 dias inteiros em Florença e também não deu para visitar tudo. A cidade é linda e tem muita arte a ser vista. Também choveu bastante no primeiro dia, o que desanimou um pouco para os passeios ao ar livre, mas nada que um bom guarda-chuva não ajudasse.

Fizemos um bate-volta de Florença a Veneza, saímos às 8h55 e voltamos por volta das 19h. Deu para visitar alguns lugares, fazer o famoso passeio de gôndola, mas, logicamente, não deu para visitar tudo. Mas mesmo assim também valeu muito a pena. O lugar é encantador!

Passamos 4 dias em Roma e visitamos a maior parte das atrações que tínhamos interesse. Como foi a última cidade a ser visitada, já estávamos um pouco cansados e já não encarávamos lugares com filas muito grandes. Nossos deslocamentos foram basicamente a pé, andamos de metrô poucas vezes (foi o metrô mais caótico que vi entre as cidades que visitamos) e gostei principalmente das praças com suas lindas fontes.

A primeira viagem à Europa Veneza

Os voos

As companhias aéreas foram a grande decepção da viagem… A TAP cancelou nosso voo em Brasília, que era às 16h45min, porque o piloto passou mal e o médico não o liberou para voar (até aí tudo bem, o motivo é justificável) e remarcou o nosso voo para o dia seguinte às 4h30min. No entanto, a partida do voo aconteceu somente às 6h, o que fez com que perdêssemos nossa conexão para Londres. Dormimos em Lisboa e o próximo voo sairia às 6h30min, mas não era direto para Londres, fizemos uma conexão em Madri. Resumindo, era para chegar em Londres às 10h30min do dia 20 de abril e chegamos apenas às 13h30min do dia 21 de abril, totalmente exaustos pela viagem e sem dormir direito por causa do fuso horário e em razão dos voos saírem em horários muito cedo. Ao chegar no hotel só conseguimos dormir.

A companhia low cost Vueling, na qual viajamos de Paris para Florença, também deixou a desejar. Nosso voo atrasou mais de três horas e não fomos direto para Florença. Descemos em Pisa e de lá fomos de ônibus até Florença. Resultado: a previsão de chegada era às 20h20min, chegamos ao hotel às 1h30min.

Os preços mais baixos garantidos para o aluguer de automóveis em mais de 6.000 locais em todo o mundo

Os trens

Utilizamos o trem para ir de Londres a Paris pela Eurostar e não tenho o que reclamar. Pagamos 48,5 euros em cada ticket.

Para o bate-volta Florença-Veneza utilizamos a Italo Treno na ida (21 euros cada ticket) e a Trenitalia na volta (29 euros cada ticket), e ambas atenderam nossas expectativas. Na Trenitalia conseguimos uma boa tarifa para a 1ª classe e foi muito bom, pois viajamos de forma mais confortável, já que passamos o dia todo andando em Veneza.

De Florença para Roma também viajamos pela Italo Treno (26 euros cada ticket) e também foi bastante tranquilo.

A consultoria foi essencial no que se refere aos melhores horários de chegada nas cidades.

Onde ficaram

Em Londres ficamos hospedados no Ibis London Euston St. Pancras. A localização é ótima, bem próxima a estação de metrô, a estação Euston e a St. Pancras, excelente principalmente para quem vai a Paris de trem. O quarto tinha um bom tamanho e era satisfatoriamente limpo. O custo-benefício foi ótimo, considerando o valor da hospedagem em Londres.

Em Paris ficamos hospedados no Ibis Paris Montmarte 18ème. A localização também é ótima, perto de vários cafés e praticamente ao lado do restaurante Flunch. Assim como em Londres, o hotel é igualmente próximo a estação de metrô, o que auxilia bastante nos deslocamentos. Próximo também à Basília Sacre Couer. O quarto também tinha um ótimo tamanho, apenas o banheiro era um pouco menor. O preço da hospedagem também foi muito bom, considerando o que o hotel oferece.

Em Florença nos hospedamos no Affittacamere Alba, uma espécie de bed and breakfast. A hospedagem é bem próxima a estação de trem Santa Maria Novella e próxima a várias atrações em Florença, como a Duomo. Foi a única das hospedagens em que o café da manhã estava incluído. Apesar de simples, era bom. Os quartos eram bem espaçosos e contavam com estrutura para passar roupa. Inclusive, os hóspedes poderiam utilizar a cozinha e a máquina de lavar. A proprietária foi muito legal conosco, apesar de termos chegado bem após o horário do check in, em razão do atraso no voo.

Já em Roma, ficamos no Colorseum Resort, localizado bem próximo ao Colosseo. Também é uma espécie de bed and breakfast, mas sem o café da manhã (rsrsrsrs). Assim como em Florença, os quartos eram bem amplos, apenas o banheiro era bem pequeno, acho que foi o menor entre os lugares nos quais nos hospedamos. O proprietário foi bem simpático e solícito.

A primeira viagem à Europa Montparnasse

A imigração

A nossa imigração foi realizada em Londres e foi super tranquila, a pessoa que nos atendeu foi muito simpática e não solicitou documentos, apenas fez algumas perguntas relativas aos motivos da viagem e qual seria o próximo destino.

O tempo durante a viagem

Por termos viajado durante a primavera, a maior parte dos dias foi bem agradável. Apesar de não sermos acostumados com o frio, pois moramos numa cidade extremamente quente, não passamos grandes apertos, a não ser no dia da visita ao Palácio de Versailles.

A consultoria auxiliou com as dicas do que levar na mala e utilizamos praticamente tudo que levamos.

A grana para a viagem

O financeiro ficou dentro do planejado. Levamos a maior parte em dinheiro e utilizamos o cartão de crédito em poucas ocasiões. Não adquirimos cartões de débito de viagem, tendo em vista que não há mais diferença no IOF entre estes cartões e os de crédito.

A consultoria ajudou bastante em relação ao valor que deveríamos dispor para cada dia. Conseguimos nos manter bem com a média de 80 euros por pessoa para gastos com alimentação, transporte e entradas nas atrações.

A comunicação

Habilitei meu telefone para uso no exterior, mas não foi preciso usá-lo. Basicamente utilizávamos o whatsapp.

A primeira viagem à Europa Colosseo

Avaliação da consultoria

Com certeza recomendaria a consultoria para outras pessoas, principalmente para os que nunca fizeram nenhuma viagem a Europa e querem fugir dos pacotes de excursão. Eu contrataria novamente a consultoria caso o destino da viagem fosse por mim desconhecido.

Só tenho a agradecer ao Rogério pelas indicações, dicas e principalmente pela disponibilidade em responder às perguntas de pessoas inexperientes em viagens ao exterior como eu. A consultoria foi válida demais!

Aline e Francisco
Rio Branco/AC
Data da viagem: abril/maio 2014

_______________________________________________________

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads

_______________________________________________________

banners05animado01

 

Tags

45 Comentários

  1. Rogério, boa tarde!

    Eu e meu marido faremos uma viagem à Europa em Janeiro/18.

    Contamos com sua ajuda para fechar nosso roteiro.

    Comente
  2. Olá, gostaria de informações sobre sua consultoria. Pretendo viajar pela primeira vez para a Europa – Paris/Londres.

    Comente
  3. Olá Rogério!
    Estou programando minha viagem para Europa em Maio-16. As cidades pretendidas são Londres, Paris, Roma e Itália. Estou ainda meio perdida e gostaria de mais informações de sua consultoria.

    Muito obrigada!

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Christina!

      Briefing e proposta no teu email! 🙂

      Abraço!

      Comente
  4. Oi Rogerio, vou para a Europa no inicio de outubro e gostaria de informacoes sobre sua consultoria.Por enquanto,Paris, Barcelona,Florenca,Veneza Roma.
    Obrigada

    Comente
    • Rogerio Milani

      Olá Lenice!

      Enviei proposta e briefing para teu email, ok?!

      Abraço!

      Comente
  5. Olá!

    Gostaria de receber informações sobre sua consultoria. Vamos passar 20 dias na Europa em Agosto/15. Pretendemos ir à Suíça, França, Bélgica, Holanda e Alemanha (n se se vai dar pra td isso…). Pode me enviar um email?

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Michelle, tudo bem?!

      Proposta e briefing no teu email! 🙂

      Abraçoooo!

      Comente
  6. ola, gostaria de saber mais sobre sua consultoria, pois tenho desejo de viajar a Barcelona,Paris,Roma, uma viajem de no máximo 15 dias, que seria em janeiro de 2016.

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Edson Luiz, tudo bem?!

      Briefing e proposta no teu email. 🙂

      Abraço!

      Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de hospedagem em Roma - […] de Aline e Francisco, que viajaram com nossos roteiros personalizados em […]
  2. Dicas de hospedagem em Roma e Florença - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem e Barato | Dicas e roteiros de viagem - […] de Aline e Francisco, que viajaram com nossos roteiros personalizados em […]
  3. Dicas de hospedagem em Paris - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem e Barato | Dicas e roteiros de viagem - […] Aline e Francisco, que viajaram com nossos roteiros personalizados em 2014. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *