Uma breve história do pão francês e da baguette

por | Atualizado em 8/08/23 | Curiosidades, Paris

Você sabia? Não existe “pão francês” na França! Mas existe um pão que é o “verdadeiro” pão francês e serviu de inspiração para essa obra culinária – também chamada de “pão de sal” ou “cacetinho”, dependendo do lugar do Brasil.

uma breve história do pão francês e da baghette

Foto de mohamed hassouna na Unsplash

“Pão francês” brasileiro, é isso mesmo?

Pois é! Se você pensou que o nome dessa maravilha fazia jus à sua origem, sinto lhe dizer, mas se enganou. Esse pãozinho é bem brasileiro, e tem origem na década de 1910, auge da Belle Époque parisiense.

Nessa época, ir à Paris pelo menos uma vez ao ano era obrigatório para a elite brasileira com objetivo de ficar por dentro das maiores novidades. Quem voltava de viagem, além de reproduzir a moda e os costumes observados, encomendava à padaria um pão diferente, com casca dourada e miolo branco e mole. Os padeiros faziam o possível para satisfazer seus clientes, mas, sem a receita original, acabaram criando um pão novo, que levava açúcar e gordura na massa.

E que pão os brasileiros estavam tentando imitar? O verdadeiro pão francês: a baguette. Ou melhor, um precursor dela, feito somente com farinha de trigo, água, fermento e sal.

baghette o verdadeiro pao frances

Foto de Sergio Arze

A baguette: o verdadeiro pão francês

A palavra francesa “baguette” significa “vareta” e é usada em vários contextos, como baguette magique (varinha mágica), baguette chinoise (hashi chinês), ou baguette direction (batuta de maestro), e só batizou o famoso pão em 1920. No entanto, desde a metade do século 18, a França já tinha pães compridos e fininhos… Alguns chegavam a quase dois metros!

Hoje, a baguette é considerada o pão mais característico da França, e pode estar presente em todas as refeições. É costume local, tanto nas casas dos franceses como nos cafés e restaurantes, servir baguettes como acompanhamento dos pratos.

Nas padarias, tem para todos os gostos: tradicional, integral, com cereais… Já nas ruas, os turistas sonham em ver um típico francês carregando uma baguette embaixo do braço. A boa notícia, afinal, é que essa é uma tarefa bem mais fácil do que encontrar um “pão francês” em Paris!

Já pensou em conhecer a França e sua gastronomia de perto?

Aqui no blog você encontra absolutamente tudo que você precisa saber para tornar o sonho de conhecer Paris uma realidade. Mas se você quiser a ajuda de um viajante e consultor profissional, que oferece roteiros personalizados há 10 anos e já ajudou mais de 4000 pessoas a viajarem o mundo, entre em contato

Você também pode ler o depoimento dos viajantes que contratam a consultoria e já ir visualizando sua viagem. 🙂

1 Comentário

  1. Suely Salmon

    O pão francês teve sua introdução na sociedade Curitibana nos idos de 1880 quando os imigrantes franceses vieram para a colonia que contribuiu e muito para o desenvolvimento da nossa querida Curitiba.. A familia Marchand instalou sua panificação como meio de sobrevivência e numa visão empresarial de época, bastante inovadora, implantou a entrega de pão via carrocinha a domicilio.
    A Panificadora Triumphante vendia um pão no estilo baguete só que menor dentre os ofertados e no dito popular “o pão do francês” virou “o pão franês”.
    O Inovador e visionário comerciante chamava-se Nicolau Marchand, filho do proprietário da panificadora e quem sugeriu o nome da empresa.que funcionou por anos na Av. Des Westphalen 160 (antiga Rua: Rat Cliff).

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!