Novas regras para seguro de viagem

Publicado por em 30/09/2015

Rogério Milani

Novidade importante para quem está planejando viajar para o Exterior: a partir de março de 2016, o seguro de viagem internacional deverá funcionar de acordo com novas regras estabelecidas pela Susep – Superintendência de Seguros Privados.

Com esta mudança, as despesas médicas e hospitalares passarão a ser oferecidas como seguro – e não mais como assistência. Agora, as seguradoras tem a obrigatoriedade de oferecer a cobertura completa de tratamentos médicos e odontológicos dos segurados que estiverem viajando pelo Exterior. As novas diretrizes do serviço também terão que cobrir o transporte e deslocamento dos segurados até o hospital mais próximo de onde estiverem e o retorno para seu país de origem.

seguro-viagem-na-europa-viajando-bem-e-barato-pela-europa

Antes destas novidades, as assistências de viagem cobriam apenas casos de morte ou invalidez permanente causada por algum acidente que ocorresse durante o período de viagem. Com a nova decisão da Susep, o serviço passará a contar com oito coberturas – não apenas duas, como era feito até agora.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados, essa mudança foi motivada pela dificuldade que as pessoas diziam ter para obter o ressarcimento dos valores gastos neste tipo de serviço quando retornavam de suas viagens. Ainda segundo o órgão, a maioria dos passageiros descobriam, em plena viagem, que não tinham direito a serviços de  cobertura hospitalar e odontológicos e precisavam arcar com tudo do próprio bolso para, somente mais tarde, buscarem o ressarcimento.

Isso encarecerá um pouco o custo do seguro mas, por outro lado, sua cobertura será muito mais ampla. O valor da apólice, agora, será calculado de acordo com os gastos por episódio.

Não houveram alterações no que diz respeito ao Acordo de Schengen, que prevê a obrigatoriedade da contratação de seguros de viagem para os países europeus que fazem parte deste acordo com cobertura mínima de 30 mil euros. Se quiser saber mais sobre este assunto, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

_______________________________________________________

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

 

Tags

2 Comentários

  1. Olá!
    Acredito que existe algum equívoco… de repente o link não está correto.
    A resolução está com data de 2014. “RESOLUÇÃO CNSP No 315, DE 2014.”
    “Acesse a resolução que explica como funcionarão as novas regras para o seguro viagem, com data de 26 de setembro de 2015.”

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Carla!

      Você tem razão, a resolução é de 2014, mas a mesma foi prorrogada e entrará em vigor agora.

      Abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *