32 cidades da Europa: o roteiro da família Secco

por | Atualizado em 22/05/23 | Algarve, Barcelona, Braga, Cascais, Hospedagem, Lisboa, Madri, Málaga, Óbidos, Porto, Salamanca, Sevilha, Viajando com Crianças

A Gisele Secco é fotógrafa e leitora do Viajando Bem pela Europa, e criou um super roteiro para conhecer 32 cidades da Europa com sua família, num total de 22 dias de viagem! Ela escreveu pra gente para contar um pouco desta epopeia e repassar dicas para os viajantes que se interessarem por conhecer os mesmos locais. Embarque nessa jornada e inspire-se!

32 cidades da Europa_Gibraltar_Viajando Bem pela Europa

32 cidades da Europa: Planejamento

Foram 22 dias, 4.500 km percorridos, 32 cidades da Europa conhecidas e muitas histórias pra contar! Assim foi nossa Trip Europa 2015, onde eu, meu marido, meu filho Davi de quatro anos e meus pais vivemos uma verdadeira aventura, recheada de descobertas e experiências.

Nas principais cidades, optamos por fazer os passeios com o ônibus de turismo, o que na minha opinião valeu muito a pena, já que não conhecíamos nada e, assim, pudemos nos ambientar.

Além do mais, a maior dificuldade que enfrentamos foi achar onde estacionar o carro, já que os moradores deixam seus carros na rua e vagas na rua são quase impossíveis de encontrar e estacionamentos pagos são relativamente caros. Fizemos todo o percurso com um carro locado. Saímos de Lisboa, seguindo em direção norte em direção à Espanha, e seguimos numa espécie de volta olímpica, passando por todo território espanhol e português, assim voltamos pela costa do Mediterrâneo, finalizando a aventura na mesma Lisboa.

Deixamos hotel reservado nas principais cidades que iríamos ficar por mais tempo, já que queríamos ter mais flexibilidade no roteiro. Então reservamos antecipadamente somente em Lisboa, Madri e Barcelona. O restante fomos reservando durante a viagem por meio do Booking. Pudemos comprovar que o preço é mais em conta reservando pelo Booking do que na hora, só corre-se o risco do lugar não ser bem o que se espera. Mas, no geral, valeu a pena, só tivemos algumas surpresas no preço em alguns apartamentos que locamos – eles incluíram taxas como de limpeza e de estacionamento que não constavam na taxa de diária, o que acabou encarecendo bastante o valor final.

Uma dica valiosa para rodar de carro é colocar a opção de vias não pedagiadas no GPS, com isso economizamos muito e pegamos estradas muito boas também. Aqui um super post com dicas para quem quer alugar carro na Europa. Em Portugal, atenção redobrada: muitas vias são pedagiadas automaticamente através da Via Verde.

Para comer a dica para economizar na Espanha é pedir pelo Menú Del Día, em que normalmente são servidos dois pratos. O primeiro é uma entrada (uma salada, massa ou sopa) e, depois, a carne com algum acompanhamento. Em alguns lugares o valor do Menú Del Día inclui bebida e sobremesa (postre). Compensa muito financeiramente, e você encontra Menú Del Día com um preço médio de 7 a 9 euros.

Compramos nossas passagens utilizando o cartão Platinum, por isso, não precisamos contratar o serviço separadamente – ele já incluso na passagem comprada por este tipo de cartão. O seguro é obrigatório, não se esqueça de planejar este item da sua viagem. Aqui tem um post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

32 cidades da Europa: Nosso roteiro de viagem

Dia 01 – Lisboa: Fizemos um tour pela cidade de Lisboa com o ônibus de turismo e fomos aos principais pontos – conhecemos a Torre de Belém, o Parque dos Descobridores, o famoso Pastel de Belém (que é delicioso!) e o Oceanário (14 euros), que achamos muito legal. Para quem tem filhos, essa é uma ótima dica de passeios com crianças! O Davi amou essa experiência, ver os peixes ali de pertinho foi o máximo.

32 cidades da Europa_Oceanário_Viajando Bem pela Europa

Foto: Christofer Secco/Oceanário – Lisboa – Portugal

Dia 02 – Óbidos: Saimos em direção a Porto, paramos para conhecer a Praia de Peniche, onde estava ventando bastante, já que não é temporada ainda. Paramos na cidade de Óbidos, que é cercada por casas amarelas e brancas e é uma graça, vale muito o passeio. Se tiver interesse em ficar na cidade, aqui vai uma ótima dica de hospedagem em Óbidos!

Chegamos em Porto à noite e jantamos um delicioso bacalhau, prato tradicional na região.

Dia 03 – Porto: Fizemos o tour pela cidade de Porto – eu fiquei apaixonada por lá! Pegamos o ônibus de turismo da cidade (20 Euros), fizemos algumas descidas em alguns pontos, como no Castelo do Queijo, almoçamos na Ribeira da Foz e comemos um peixe que se chama Calamares. Depois disso, fizemos um passeio de Barco para conhecer o Rio Douro e as sete pontes existentes nele, e em seguida visitamos as Caves dos famosos vinhos do Porto. Em Porto, ficamos hospedados na ótima Pensão Residencial Dom Felipe I.

32 cidades da Europa_Porto_Viajando Bem pela Europa

Foto: Christofer Secco/Ribeira da Foz – Porto – Portugal

Dia 04 – Braga e Guimarães: Almoçamos em Braga a famosa Francesinha (7 euros), que é um prato super típico nessas regiões – um sanduíche recheado com jamón (presunto típico espanhol), linguiça, molho, coberto com queijo e acompanha batatas fritas. Depois, fomos até a cidade de Guimarães que fica bem próxima à Braga e tomamos um galão (café com leite) com tostada (pão na chapa). Essas cidades são muito simpáticas, adoramos.

Dia 05 – Ciudad Rodrigo, Salamanca e Ávila: Neste dia, conhecemos Ciudad Rodrigo, uma cidade cheia de castelos, super medieval, com povo muito receptivo! A cidade fica rodeada por muralhas e, no geral, é muito aconchegante. Depois partimos para Salamanca e almoçamos por lá, de Salamanca passamos por Ávila que também é uma cidade com vários castelos. À noite, chegamos em Madrid.

Dia 06 – Madrid: Neste dia fizemos um tour com o ônibus de turismo pela cidade (25 Euros), fomos ao Estádio Santiago Bernabeu, paramos na Plaza Mayor, onde encontramos vários artistas de rua se apresentando…  Davi adorou conhecer o Homem Aranha de Madrid.

32 cidades da Europa_Madrid_Viajando Bem pela Europa

Foto: Gisele Secco/ Plaza Mayor/Madrid/Espanha

Dia 07 – Madrid: Ficamos mais um dia em Madrid, e neste dia conhecemos o estádio Vicente Calderon do Atlético de Madrid. Rodamos todos os estádios que existiam, já que meu marido e meu pai são loucos por futebol. À tarde, saímos rumo a Zaragoza, e pernoitamos por lá.

Dia 08 – Zaragoza: Fizemos um tour pela cidade, que é encantadora – conhecemos a rua principal, algumas igrejas históricas. À tardinha, viajamos para Barcelona.

Dia 09: Barcelona: Pegamos o ônibus turístico (27 euros) da cidade e fizemos um tour. A cidade possui várias obras arquitetônicas de Antonio Gaudi, como a Igreja da Sagrada Família, o Parque Güell, que fica no topo de uma subida (prepare o físico, é uma baita subida!). Saiba aqui como comprar ingressos antecipados para estas atrações de Barcelona.

Chegando no Parque Güell, demos uma paradinha e encontramos vários vendedores de artesanato, além de bolhas de sabão gigantes, garantindo a diversão da criançada. Passamos ainda no Mercado Santa Caterina, Plaça Espanya e Plaça Catalunya.

32 cidades da Europa_Barcelona_Viajando Bem pela Europa

Foto: Gisele Secco/Jardim do Parque Güell/ Barcelona/ Espanha 

Dia 10: Barcelona: Mais um dia para desbravarmos Barcelona! Neste dia fomos conhecer a Praia de Barceloneta, que é lindíssima! Mesmo em meio ao ventinho da primavera, estava super movimentada.

Dia 11 – Benicassim: Optamos por pernoitar em Benicassim, que é uma praia vizinha a Barcelona, já que a hospedagem por lá era mais em conta. A estadia nas principais cidades da Europa como Madri e Barcelona são muito caras e, como estávamos de passagem, em alguns dias optamos em pernoitar nas cidades próximas. Ficamos em um hotel top, com um valor super acessível. Pela manhã, fomos conhecer a praia e a tarde já saímos rumo à Valência.

Dia 12 – Valência: Acordamos cedinho para não perder nada de Valência, ficamos hospedados próximos a Cidade das Artes e Ciência, um lugar realmente lindo, que vale muito o passeio.

32 cidades da Europa_Valencia_Viajando Bem pela Europa

Foto: Christofer Secco/ Cida das Artes e Ciência/ Valência/ Espanha

Dia 13 – Cartagena/Almeria: De Valência partimos para Cartagena, fizemos um tour pela cidade, conhecemos a praia. De lá partimos para Almeria.

Dia 14 – Málaga: Fizemos um tour por Málaga, conhecendo o centro histórico e a praia.

Dia 15 – Marbela/Gilbraltar e Cádiz: Saímos cedinho de Málaga e passamos na Praia de Marbela, que é lindíssima, uma pena que estava frio. Depois, seguimos para Gilbraltar que é um outro país – curiosamente, um país britânico que fica na ponta da Espanha. É uma ilha lindíssima mesmo, vale muito a pena conhecer! A fronteira para atravessar para Gilbraltar estava super movimentada e pegamos um engarrafamento para chegar até lá, mas posso dizer que valeu muito a pena. Só tomamos um susto ao pagar a conta do restaurante! A moeda local é a libra, que é mais cara que o euro, daí o nosso susto. De Gilbraltar passamos por Cádiz, onde experimentamos o churros com chocolate.

Dia 16 – Sevilha: Dia de conhecer Sevilha, cidade encantadora! Sevilha estava repleta de árvores com laranjas nas ruas e ficamos nos perguntando como ninguém comia as frutas… Como bons brasileiros que somos, fomos provar e descobrimos o motivo: as laranjas desse tipo são muito azedas! 🙂 Mas essa regra não se aplica às laranjas que tem pra vender nos mercados, que são muito suculentas, as melhores que já comi na vida.

De Sevilha partimos para Algarve. Passamos por Faro, que é uma cidadezinha histórica litorânea super aconchegante.

32 cidades da Europa_Valencia_dest_Viajando Bem pela Europa

Foto: Christofer Secco/Sevilha/Espanha

Dia 17 – Fomos conhecer a Praia das Falésias em Albufeira, e ficamos hospedados no Luna Alpinus, hotel bem espaçoso e ótimo para famílias. Apesar do ventinho frio, Davi não se intimidou e, como criança que ama água, curtiu molhar os pezinhos, por mais que a água estivesse super gelada.

32 cidades da Europa_Falesias_Viajando Bem pela Europa

Foto: Christofer Secco/ Praia das Falésias/Algarve

Dia 18 – Cascais e Sintra: Partimos para conhecer Cascais, que é uma cidade muito bonita, depois almoçamos em Sintra num restaurante tipicamente português, a Tasca do Manel.

Dia 19 – Lisboa: Enfim de volta em Lisboa, aproveitamos para fazer mais um tour pela cidade. Andamos com o Funicular 28, passando pelos bairros de Chiado e Bairro Alto. Porém, este foi um passeio muito desgastante, já que os bondinhos estavam cheios porque os moradores também utilizam-nos como meio de transporte e se misturam aos turistas. Conhecemos alguns Miradouros, onde é possível ver a cidade de cima, uma vista belíssima de se ver.

No fim, foi uma viagem maravilhosa! Consideramos uma viagem panorâmica, já que não ficamos tanto tempo nas 32 cidades da Europa em que passamos – dedicamos mais tempo para conhecer as cidades principais – mas foi bom dessa forma pois pudemos mapear os pontos de que mais gostamos para voltar com mais tempo em uma próxima oportunidade.

Confira mais algumas fotos desta incrível viagem:

Aqui tem um vídeo super bacana da viagem também!

Post escrito por Gisele Secco e Rogério Milani em 1/10/2015

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

2 Comentários

  1. Leandro

    Olá, boa tarde. Parabéns pela viagem! Muito legal. Gostaria de saber, se possível, o gasto por pessoa em euros sem contar as passagens aéreas. Ou o gasto estimado para um casal com 1 filho da idade do seu. Obrigado.

    Responder
    • Gisele

      Olá Leandro,
      Obrigada! Então gastamos uma média de 120 euros por dia, (eu, meu marido e meu filho), porém como estávamos com meus pais, economizamos muito no aluguel do carro e combustível já que dividíamos com eles. Espero ter ajudado! Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!