Belo Horizonte: descobrindo a capital mineira

Atualizado por em 16/12/2015

Rogério Milani

Belo Horizonte encanta! A capital mineira é uma cidade rica em belezas naturais e grandes projetos arquitetônicos e tem uma gastronomia incrível para oferecer aos visitantes. Costumo ir uma vez ao ano e preparei algumas dicas para quem quer conhecer esta bela cidade!

Belo Horizonte_Luzes_Viajando bem e barato

Quanto tempo ficar em Belo Horizonte

Eu costumo ficar, pelo menos, duas noites na cidade, para curtir bastante suas várias opções de passeios. Se você ainda não conhece Belo Horizonte, indico ficar, pelo menos, três noites. Tem muita coisa bacana pra conhecer.

Durante a semana, os hotéis costumam ter bastante movimento por causa dos executivos que viajam à negócios para a capital mineira, por isso, é melhor ir turistar em BH durante os finais de semana.

Onde se hospedar em Belo Horizonte

Ibis Belo Horizonte Afonso Pena – Com preços justos e bem localizado, este hotel cumpre o que a rede Ibis oferece – hotel bacana com preço que cabe em orçamentos mais econômicos.

Mercure Belo Horizonte Lourdes – Para quem quer mais conforto, este hotel quatro estrelas também tem uma grande vantagem: é localizado em uma das áreas que mais conta com bares e restaurantes bacanas da cidade, a rua Barbara Heliodora. Você pode jantar ou sair para beber algo e voltar caminhando para o hotel, numa boa.

Onde comer 

O que não falta são opções incríveis para ter experiências gastronômicas na capital mineira. Aqui listei alguns lugares maravilhosos em que estive.

Glouton 

Chef do Ano 2014/15 pela Revista Veja BH e Revista Encontro, Leonardo Paixão transformou o Glouton em sinônimo de boa mesa em Belo Horizonte. Com apenas dez meses de existência o restaurante recebeu sua primeira estrela no Guia 4 Rodas Brasil, além do prêmio de Chef Revelação do país. Receitas autorais, surpreendentes, produtos sempre frescos e de altíssima qualidade. Para saber mais, acesse o site.

Belo Horizonte_Glouton_Viajando bem e barato

Restaurante Xapuri
Culinária regional mineira bem tradicional e extremamente saborosa. Na minha opinião, a boa pedida lá é o Cordeiro de Montanha –  e a mesa de doces também é divina! É uma viagem até lá, o restaurante fica bem longe, mas vale muito para ter esta experiência de sabores da culinária mineira tradicional! Confira mais infos no site do restaurante.

Belo Horizonte_Xapuri_Viajando bem e barato

Salumeria Central

Um baita lugar para sua happy hour em BH. O ambiente é lindo e também é uma lojinha de presuntos, salames e queijos artesanais – mas também serve risotos, feijoada e vinhos em ambiente boêmio bem aconchegante. Acesse o site da Salumeria para ver mais fotos e conferir a localização.

Belo Horizonte_Salumeria_Viajando bem e barato

Onde turistar em Belo Horizonte

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Uma das obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer, o Complexo abriga o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Igreja de São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube. Burle Marx assina o paisagismo do local. Talvez a principal obra do complexo da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis, seja um local a parte, com bastante originalidade na arquitetura. Emoldurada pelas águas da lagoa, a igrejinha reúne as genialidades do arquiteto Oscar Niemeyer, do paisagista Burle Marx e do pintor Cândido Portinari em suas paredes.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585 – Pampulha
Belo Horizonte – MG
Telefone:(31) 3277-7946

Belo Horizonte_Pampulha_Viajando bem e barato

Museu de Artes e Ofícios

Inaugurado em 2005, é o primeiro museu brasileiro dedicado à história do trabalho no país. O espaço de 9 mil m² possui um acervo lúdico e interativo, atrativo para adultos e crianças. O edifício do museu é belíssimo e fica na Praça da Estação. O local proporciona uma volta ao passado por meio de instrumentos e acessórios utilizados nas mais diversas profissões nos tempos de antigamente – o acervo tem mais de duas mil peças que retratam diferentes profissões dos séculos XVIII ao XX.

Museu de Artes e Ofícios
Pça. Rui Barbosa 600 (Praça da Estação) – Centro
Belo Horizonte MG
Telefone: (31) 3248-8600
http://www.mao.org.br/

Belo Horizonte_museu_de_artes_oficios_Viajando bem e barato
Museu das Minas e do Metal

Popularmente conhecido como “prédio rosa” da praça da Liberdade, este museu abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia. Inaugurado em 2010, divide-se em dois segmentos: o Museu das Minas, no primeiro andar e segundo pavimento; e o Museu do Metal, no segundo andar e terceiro pavimento. Ao todo, são 18 salas de um espaço bem amplo e interativo.

Museu das Minas e do Metal
Praça da Liberdade, s/n – Boa Viagem
Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3516 7200
http://www.mmgerdau.org.br/

Belo Horizonte_Museu das Minas e do Metal_Viajando bem e barato

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Localizado num prédio histórico, construído em 1926, o espaço tem uma super programação cultural de música, artes cênicas, artes plásticas, cinemas e palestras, além de atividades educacionais. No local também há um ótimo café/restaurante, o Café com Letras, perfeito para quem quer curtir um almoço tardio e lento ou então um ótimo café. Ambiente bem bacana, vale muito a pena!

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Belo Horizonte – MG, 30140-010
Telefone:(31) 3431-9400
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/belo-horizonte/

Belo Horizonte_Centro Cultural do Banco do Brasil_Viajando bem e barato

E depois de Belo Horizonte?

Se você quiser seguir turistando pelas maravilhas de Minas Gerais, indico uma viagem para Inhotim, lugar que respira arte e arquitetura, Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. Em seguida, farei mais posts sobre estas cidades de Minas Gerais que são todas excelentes destinos de viagem. E você, tem algum destino em Minas que considere imperdível? Deixe suas dicas nos comentários. 🙂

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

2 Comentários

  1. Parabéns. Muito informativo seu site. Você realmente é um guia e tanto é um passo a passo super bacana eu mesmo que moro em Bhte fiquei surpreendida pelo cuidado de frisar bem os endereços e telefones de contato.
    Continue assim.

    Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dois dias em BH - […] um super post com várias dicas de hospedagem, restaurantes e passeios para fazer na capital mineira! E, se você…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *