Mykonos: a ilha mais famosa – e festiva! – da Grécia

por | Atualizado em 22/05/23 | Aviação, Dicas de Viagem, Hospedagem, Mykonos, Navio, Ônibus

Uma das ilhas mais visitadas da Grécia, Mykonos encanta quem passa por ali, oferecendo praias maravilhosas, passeios históricos, ótimos restaurantes e um vilarejo muito aconchegante e com grande comércio de jóias, roupas de grifes famosas, souvenir e produtos locais. Saiba mais sobre este fantástico destino de viagem!

Mykonos_Windmills_Viajando Bem pela Europa

Mykonos, que significa “ilha branca”, parece que foi feita pelos deuses. Tem cerca de 360 igrejas, belas praias e excelentes recursos para turismo. Foi descoberta em 1950 por um grupo de jovens gregos, filhos de boas famílias, que só queriam se divertir.

Com intensa atividade turística entre maio e setembro, Mykonos é a mais cosmopolita das ilhas gregas e reúne um público de idades variadas que viaja em busca de lugares e cultura diferentes, baladas e gente bonita.

Habitada desde o quinto milênio a.C., a ilha faz parte do Complexo de Cíclades (o complexo de ilhas do Mar Egeu) e tem como característica arquitetônica o estilo cicládico, com suas casas caiadas de branco que formam um labirinto através das inúmeras vielas calçadas com paralelepípedos. Isso sem falar dos moinhos de vento que, em combinação com cúpulas vermelhas e campanários das inúmeras igrejas, compõem uma imagem de beleza incomparável.

Mykonos é, provavelmente, a ilha mais famosa da Grécia e também uma das mais visitadas do Mundo pelos turistas. A fama de Mykonos e do grande número de visitantes, entre eles importantes personalidades de todo o mundo, resultaram na atividade comercial que tornou famoso o comércio na ilha.

Mykonos_Chora_Viajando Bem pela Europa

A capital leva o nome da ilha, mas também é chamada de Chora (o “ch” deve ser pronunciado como “rr”) e traz também um grande número de cafés, bares e restaurantes de excelente qualidade e sempre muito bem decorados. Chora é também o ponto de partida do serviço regular de ônibus e de outros meios de transporte para quem quer conhecer as outras belezas da ilha e as suas pitorescas praias.

Próximo à Mykonos está a ilha de Delos, que foi importante centro religioso e comercial durante o período da Grécia Antiga, tendo grande influência na política naquela época. Guarda construções remanescentes do século VIII a. C., como o grande anfiteatro. Há, também, um museu no local, construído em 1904, com estátuas e relíquias de Delos.

Mykonos_Delos_Ancient Theatre_Viajando Bem pela Europa

De Mykonos para Delos 

Diariamente, saem embarcações locais para quem quer visitar Delos. As partidas acontecem diariamente a partir do pequeno porto em frente à igreja de São Nicolau, na cidade de Mykonos (Chora). Os bilhetes podem ser adquiridos no local, desde que sejam comprados até 15 minutos antes da partida da embarcação. Em períodos de maior movimento na ilha, é recomendada a compra na véspera.

Dica: consulte a previsão dos ventos antes de adquirir seu ticket, pois com ventos fortes o passeio pode se tornar desagradável, uma vez que a embarcação é pequena e aberta.

O passeio pode ser feito também com guia e comprado antecipadamente, nesse caso. Os valores (com base na temporada de 2015) são de 20 Euros/pessoa, incluindo os tickets de ida e volta de barco e a entrada do sítio arqueológico; ou 40 Euros/pessoa para o passeio guiado mais os itens citados no valor anterior. Para mais informações, visite o site oficial da atração.

Mykonos_Delos _Viajando Bem pela Europa

As melhores praias de Mykonos

Platis Yialos (ou Gialos): bem estruturada, com restaurantes, cafeterias e mini-mercado. Acesso fácil de ônibus, partindo de Mykonos Town. De Platis Gialos partem barquinhos que levam para as praias de Paradise, Super Paradise e Eliá, entre outras, e o valor é em torno de 5 ou 6 Euros (ida e volta).

Psarou: ao lado de Platis Gyalos, é possível ir a pé de uma para a outra.

Paradise e Super Paradise: acesso de carro, ônibus ou barco (sendo que a Super Paradise não tem acesso com ônibus municipal, mas oferece transporte próprio partindo de Mykonos Town). São as praias mais badaladas da ilha, com beach club e DJ. Ideal para quem gosta de curtir um som no final da tarde, horário de “pico” do movimento, e ver gente bonita.

Eliá: acesso de ônibus, carro ou barco. Oferece esportes aquáticos.

Kalô Livadi: praia sem grande estrutura e mais vazia do que as outras. Uma parte da praia é ocupada por espreguiçadeiras e outra metade fica mais tranquila, para aqueles que preferem um canto mais sossegado.

Mykonos_Elias_Viajando Bem pela Europa

Hospedagem em Mykonos

Em Mykonos, os melhores locais para hospedagem são a capital e as praias melhor estruturadas, mas existem opções de casa ou hotéis em locais mais isolados para aqueles que preferem se hospedar com maior tranquilidade.

As praias mais estruturadas ou próximas da capital são Aghios Stéfanos, Tourlos, Megali Ammos, Ornos, Psarou, Platis Yialos, Paradise e Super Paradise – as duas últimas são as mais badaladas e onde ficam os mais famosos beach clubs.

Opção econômica

Damianos Mykonos Hotel – Localizado próximo ao vilarejo da cidade, na parte mais alta da ilha. Atendimento excelente e estrutura muito boa para a categoria.

Morfoula’s Studio (pousada) – Localizada próximo ao vilarejo da cidade, estrutura simples e valores econômicos.

Pensione Della Nonna – Pousada localizada próximo ao vilarejo da cidade, estrutura simples e valores econômicos.

Tagoo Studios – Pousada localizada na praia de Tourlos, estrutura simples e valores
econômicos.

– Hotel Milena – Este ótimo hotel fica entre o centro e as praias, fácil para ir e vir com ônibus.

Angela’s Rooms – Um hotel bem avaliado e bem pertinho do centro de Mykonos, fácil para ir e voltar a pé no centro e também para ir e voltar com bus para praias e atrações.

Opção tradicional/preço médio

– Bay Bee Sea View Suites – Pousada localizada na praia de Platis Yialos, estrutura simples e valores econômicos.

– Sailinn Mykonos – Pousada localizada na praia de Ornos e muito bem estruturada.

– Esperides – Este estúdio fica na praia Platis Yalos, uma das mais lindas da ilha. Tem ótimo preço para o período e poderá preparar seus próprios alimentos, pois conta com cozinha ocmpleta. Fácil para ir e vir com bus e ideal para ficar relaxando na praia.

– Dina’s Rooms – Também fica entre o centro e as praias, mas mais próximo ao centro e tranquilo para ir e voltar a pé.

Opção alto padrão

– Mykonos Blanc – A poucos passos da cosmopolita praia de Ornos, o Mykonos Blanc combina elegância e conforto, respeitando o estilo tradicional das Cíclades. A propriedade dispõe de piscina rodeada por palmeiras altas com vista panorâmica da baía. Os quartos dispõem de ar-condicionado, além de varanda ou terraço privativo com vista do Mar Egeu ou do jardim.

– Myconian Imperial Resort & Villas – Resort 5 estrelas que oferece uma vista deslumbrante para o Mar Egeu e para uma praia privativa. Possui spa, cozinha gourmet, banheira de hidromassagem e 3 piscinas.

– Semeli Hotel – está localizado na cidade de Mykonos, a 500 m da Praia Megali Ammos. Oferece uma piscina de água doce com espreguiçadeiras, um spa e quartos com decoração de bom gosto e vista do mar, da cidade ou do jardim.

– Bill & Coo Suites And Lounge – Hotel 5 estrelas que oferece suítes com vista do mar, sabores mediterrâneos e uma piscina com borda infinita e vista da baía. Situado na Praia Megali Ammos, em Míconos, o hotel é membro do Leading Hotels of the World.

– Nissaki Boutique Hotel – Construído com uma vista excepcional na praia de Psarou, o Nissaki Boutique Hotel apresenta uma localização ideal na ilha de Míconos. O hotel dispõe de piscina ao ar livre com vista do mar, banheira de hidromassagem ao ar livre, massagens, esportes aquáticos e um restaurante ao ar livre.

Mykonos - Little Venice_Viajando Bem pela Europa

Como chegar em Mykonos

De navio:

Saindo do Porto de Pireus (distância Atenas-Pireus 13km)
Navios: Blue Star Patmos / Blue Star 2 / Sea Jet 2

Saindo do Porto de Rafina (distância Atenas-Rafina 41km)
Navios: Theologos P /Ekaterini P/ Blue Star Naxos/ Super Jet/ Super ferry II /Fast Ferries Naxos

Companhias Marítimas operantes:

– Blue Star e Golden Star Ferries: Embarcações convencionais bastante frequentes durante todo o ano e diárias entre maio e outubro. Os navios dessa companhia são muito confortáveis e possuem cafeteria e lanchonete. As categorias de assento são:

Deck – a mais econômica, mas que não garante o assento durante toda a viagem (o passageiro se levanta não tem garantia que outro não vá pegar seu lugar, pois não são numerados). Quem compra essa categoria deve chegar com antecedência no porto, a fim de encontrar um assento no deck ou nas mesas da lanchonete/cafeteria.

Assento numerado: a melhor opção entre as mais econômicas, pois com apenas 3 ou 4 Euros a mais do que o Deck, lhe dá direito a um assento numerado, permitindo a saída do seu lugar para ficar um pouco no deck, lanchar ou até mesmo circular pelo navio. As poltronas são parecidas com poltronas de avião, mas um pouco menores.

Business Class: dá direito ao acesso em um lounge com poltronas confortáveis e mesinhas.

Cabines: confortáveis cabines para duas, três ou quatro pessoas. Indicadas nas viagens longas ou noturnas, ou para quem viaja em família ou num grupo de amigos.

– Seajet: Embarcações rápidas tipo catamarã e que operam entre maio e outubro.

– Fast Ferries: Embarcações convencionais com saídas em dias sortidos.

De navio, saindo de outras ilhas: Mykonos possui conexão marítima com muitas outras ilhas, sendo elas: Ikaria, Chios, Folegandros, Andros, Ios, Koufonisia, Milos, Santorini, Naxos, Paros, Lesvos.

Aéreo: voos diretos diários partindo de Atenas, operados pela Aegean ou Olympic Air.  Reserve seu voo com tranquilidade.

Existem também charters partindo de várias cidades da Europa, na temporada de verão e para maiores informações sobre esses voos devem ser consultadas as companhias do país de origem/destino. A duração da viagem aérea é de 40 minutos.

As melhores baladas de Mykonos

Club:
http://superparadise.com.gr/club/
http://cavoparadiso.gr/
http://www.monimykonos.com/

Bares:
http://www.skandinavianbar.com/
http://astra-mykonos.com/Astra.html
http://remezzo-mykonos.com/ (bar/restaurante)

Seguro viagem obrigatório na Europa

Para viajar para a Grécia, você tem que contratar o seguro viagem. Muita gente não sabe que o seguro é obrigatório, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Aqui no blog, costumamos indicar os seguros de viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads.

Caso pense em estender sua viagem pela Grécia, confira várias dicas de viagem pelo país!

Escrito por: Rogério Milani e Rita Marcondes

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando:Confidence

banners05animado01

7 Comentários

  1. Gabriel Correa

    Olá, Ótimo post, com muitas informações importantes. Parabéns pelo blog. Sabe dizer se o trajeto entre Mykonos e Atenas de ferry compensa pela vista? Ou se é melhor optar pelo aéreo ou mesmo as embarcações mais rápidas tipo catamarã da SeaJet? Obrigado e Abraços

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Gabriel
      O navio convencional oferece a oportunidade de ficar no deck e aproveitar a vista durante a viagem. Vale à pena para quem curte essa situação de vista do mar, tomando um café e relaxando. Nos catamarans é permitido sair no deck apenas nas paradas para embarque/desembarque em outras ilhas.
      Eu particularmente gosto das viagens em navios convencionais, mas isso é muito pessoal.
      Quanto ao aéreo, o trecho com navio rápido não é demorado e eu acho mais vantajoso, pois o tempo que você vai dispor para o check in e a distância do aeroporto de Atenas do centro vai igualar com o tempo gasto de marítimo rápido. O aéreo é vantagem no caso dos horários do marítimo não combinarem com suas preferências ou para conectar de repente, um voo de chegada ou partida na Grécia.
      Abraço
      Rita

      Responder
  2. Priscila

    Gostaria de saber se início de Junho as festas em cavo paradiso e super paradise já estão acontecendo ou como faço para descobrir. Desde já agradeço

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Priscila
      Ainda não foram publicados os eventos do Cavo Paradiso, mas você pode acompanhar pelo site: http://cavoparadiso.gr/default.asp
      Quanto à Super Paradise, a balada começa em meados de junho, geralmente, mas é melhor confirmar, sempre…não tem eventos programados como no Cavo, mas ficam DJs na praia e tem festa o dia inteiro! 😉
      http://superparadise.com.gr/
      Boa diversão
      abraço
      Rita

      Responder
  3. sidney Schmidel

    Muito bacana seu blog, morro de vontade de conhecer a Grécia, realmente tem lugares muito bonitos. Moro em Foz do Iguaçu, aqui tbm tem muitas belezas, uma delas é as cataratas do Iguaçu, caso queira um dia visitar, possuo uma agência de passeios locais, te ofereço como cortesia o transporte para alguns passeios da região. Para nos encontrar só entrar no http://pgviajantes.com.br/. Abraços.

    Responder
  4. tatiana kovaleski

    As informações são muito boas,adorei tudo na página 🙂

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Milos – A ilha mais incrível da Grécia! | Have an Amazing Trip - […] é uma boa opção de passeio para quem vai conhecer Mykonos ou Santorini e é considerada uma das ilhas mais…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!