Saiba como aproveitar sua viagem de férias com a família

por | Atualizado em 22/05/23 | Automóvel, Viajando com Crianças

O verão está aí e é uma das épocas mais esperadas do ano. Depois das festas de Natal e Réveillon, que costumam ser bem corridas para quem precisa viajar, as crianças já encerraram o ano escolar e muitos pais já se programam para aproveitar esse tempo de descanso, preparando a viagem de férias com a família. E como acertar nas escolhas? Confira algumas dicas bem bacanas que preparamos para vocês! 

viagem de férias com a família_Gisele Secco_Viajando Bem

Gisele Secco e o filho Davi, de 4 anos, em Granada

Fazer uma viagem com a família é uma experiência que todos gostamos de ter de vez em quando, mas seu planejamento pode dar um pouco de dor de cabeça. Quando começar, onde ir, como encontrar a melhor acomodação ou como fazer uma viagem sem arruinar nossa economia são algumas das dúvidas que as pessoas têm na hora de se organizar. Confira alguns conselhos para que planejar uma viagem com a família seja mais fácil do que pensava, e para que você só tenha que se preocupar de se divertir e passar seu tempo livre com quem mais ama.

Planejando sua viagem de férias com a família

Sem preocupações

Filas e atrasos em aeroportos e rodoviárias são quase inevitáveis nessa época do ano. Quem aluga carro para viajar com a família, pode programar melhor os passeios e mudar o roteiro de última hora, caso deseje passar mais tempo em determinado ponto turístico, por exemplo. E a volta para casa pode ser mais tranquila também.  Basta planejar os melhores dias e horários, evitar o trânsito nos horários de pico e, além disso, pode até programar aquelas paradas estratégicas durante a viagem, sempre que necessário.

Segurança para as crianças

Para quem vai viajar de carro com crianças até 8 anos de idade é necessário que elas utilizem o bebê conforto, ou cadeirinha, de acordo com seu peso, altura e idade. A cadeirinha adequada, além de trazer total segurança para os pais e para as crianças, deve ser confortável e em concordância com as normas do Inmetro e legislação de trânsito do país de destino da viagem. Uma opção é alugar um carro através da Rentcars e se informar sobre também locar assentos como booster, bebê-conforto ou cadeirinha com as empresas de traslado ou aluguel de carro, informando peso e idade das crianças. Reservando com antecedência, não faltará.

Descobrindo os arredores

Planejar um roteiro alternativo pode ser uma excelente atração para viagens em família, por exemplo. Dessa forma, é possível conhecer lugares novos e interagir mais durante a viagem. As cidades menores costumam oferecer opções gastronômicas e passeios mais econômicos para toda a família. Antes de pegar o carro e partir para a viagem tão esperada, é indicado se informar se existe algum centro histórico ou pontos turísticos, cachoeiras… Assim, toda a família pode realizar novas atividades e aproveitar ainda mais a viagem. Sempre que pensar em programas para a família, planeje atividades para os filhos também.

viagem de férias com a família_Luiz_Viajando Bem

Luiz, a esposa e as filhas Luiza e Rafaela em viagem à Europa

Playlist das férias

Se a viagem de carro for longa, é sempre agradável ouvir suas músicas preferidas. Antes de viajar prepare uma seleção especial em um iPod ou pen drive que possa agradar toda a família. Músicas ajudam a passar o tempo e tornam a viagem ainda mais divertida para todos. Crianças não tem noção muito clara do tempo, portanto, quanto mais longa a viagem, maior o índice de irritabilidade.

Melhor horário

Alguns destinos costumam ser muito procurados durante as férias e algumas informações sobre o trajeto podem ser muito importantes. Procure saber as condições das estradas e o melhor horário para a viagem, fugindo dos famosos engarrafamentos. Se até o destino houver praças de pedágio, é sempre bom levar a tarifa separada para evitar demora nas filas. Aplicativos como o Waze ajudam a traçar a melhor rota, evitando engarrafamentos, bloqueios e problemas em geral. Na Rentcars é possível alugar um GPS tranquilamente.

Alimentação

Caso esteja de carro e, se a viagem for com crianças, é importante cuidar da alimentação até chegarem no destino. Prepare lanches leves e frutas para a viagem, mas não esqueça que é tempo de férias e pequenas exceções são permitidas, como os doces e salgadinhos. Não se esqueça de levar água ou sucos também.

Escute seu filho

Uma mudança de ares pode afetar o humor dos seus filhos. A rotina diária alterada, com comidas diferentes e até uma cama mais ou menos macia da que a criança está acostumada certamente a deixará mais agitada. Fusos horários distintos, então, nem se fala! Se você nunca viajou com a família para destinos mais distantes, saiba que quem domina a agenda agora serão os pequenos. Certifique-se disto e já terá meio caminho andado para uma viagem sem percalços.

viagem de férias com a família_Márcia_Viajando Bem

Márcia e a família, que foram para a Europa usando os roteiros personalizados do blog

Fuja dos imprevistos

As férias são um dos momentos mais aguardados do ano, então, não é hora de preocupações e imprevistos. Férias devem ser sinônimo de tranquilidade. Alugando um veículo, o motorista terá total segurança que o veículo está com a documentação e as revisões em dia, além de contar com proteções do veículo inclusos na diária.

Rentcars oferece uma série de vantagens para que os clientes possam aproveitar esse período, locando um veículo com o máximo conforto, facilidade e segurança. Alugar um carro, além de facilitar a viagem e integrar a família, é mais vantajoso, porque oferece grande capacidade de mobilidade e muito conforto.

E onde se hospedar?

Depois de decidir o destino, procure a acomodação mais adequada para sua viagem com a família. Defina se você prefere um hotel para desconectar de todas as obrigações ou alugar um apartamento com espaço suficiente para toda a família. Quando o grupo familiar é muito grande, o melhor é encontrar uma casa ou um apartamento onde se podem reunir e viver juntos os momentos mais divertidos da viagem. Aqui você encontra uma hotéis bons e econômicos para sua viagem em família, faça sua procura e escolha em função de seu destino e preferências. Confira se o hotel oferece a comodidade de ter quartos para famílias, caso viaje com crianças pequenas. 🙂

Documentação

No caso de viagens nacionais, caso o menor de idade esteja com ambos os pais, ele só precisa do documento de identidade ou a certidão de nascimento original (para comprovar o parentesco). Caso o pequeno faça a viagem com somente um parente ou tutor maior de 18 anos, é preciso documento com foto que comprove seu parentesco. E, se você viajar com crianças com menos de 12 anos que não são seus parentes, uma autorização dos pais é necessária – assinada pelos dois e reconhecida em cartório.

Para viagens internacionais, é preciso que o menor de 18 anos tenha o passaporte – ao menos que a viagem seja para a América do Sul, onde somente a carteira de identidade isenta o pequeno de apresentar seu passaporte no embarque. Se for viajar com somente um dos pais, a criança precisa de autorização assinada e reconhecida em cartório. E, caso os pais estejam indo para o mesmo destino mas em voos diferentes, esta autorização também é obrigatória.

Mais sobre viagens com crianças?
Confira aqui um post com dicas para aproveitar Roma com crianças e uma lista feita pelo Lonely Planet com os melhores destinos para viajar com os pequenos. Se você quiser, pode contratar também os roteiros personalizados do blog para que eu possa ajudar no planejamento de sua viagem dos sonhos. 🙂

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

____

banners05animado01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 hotéis para curtir a Serra Gaúcha na pandemia

7 hotéis para curtir a Serra Gaúcha na pandemia

Os tempos atuais pedem um planejamento maior e hotéis e pousadas mais seguros, comprometidos com a saúde dos hóspedes e funcionários e com uma localização mais em contato com a natureza. Por isto compilei uma lista de 7 hotéis para curtir a Serra Gaúcha na pandemia. E...

Como organizar uma viagem romântica pelo Vale dos Vinhedos

Como organizar uma viagem romântica pelo Vale dos Vinhedos

Buscando lugares românticos no Vale dos Vinhedos para curtir num bate-volta, em um final de semana ou numa viagem mais longa? Então confira nossas dicas para organizar sua viagem, além de outras informações importantes para tornar este momento mais romântico e mais...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!