Roteiro histórico por Minas Gerais: Ouro Preto e Tiradentes

Atualizado por em 02/03/2017

Rogério Milani

Fazer um roteiro histórico por Minas Gerais é algo que eu acredito que alguém que, como eu, adora viajar, deve fazer ao menos uma vez na vida. As cidades parece que pararam no tempo, a gastronomia é incrível, as distâncias entre os locais são curtas e a riqueza cultural é difícil de descrever. Vem comigo e embarque nessa! 

Roteiro histórico por Minas_destaque_Viajando bem e barato

Roteiro histórico por Minas: as cidades

Eu costumo indicar quatro destinos para quem quer conhecer esta região: Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e Mariana, com bate-e-voltas por outras cidades menores. Se você for de avião até Belo Horizonte, pode alugar um carro e fazer estes trajetos tranquilamente, contanto que programe direitinho quanto tempo vai ficar em cada cidade. Uma opção é alugar um carro em Belo Horizonte através da Rentcars ou da RentalCars e então seguir para as cidades do roteiro histórico por Minas. Chegando nas cidades históricas, deixe o carro na garagem do hotel e aproveite para caminhar bastante pelas cidades. As cidades  costumam ter bastante subidas e descidas, mas tudo é tão perto que seria desperdício perder todo o charme das ruas históricas de Minas andando de carro.

Para quem gosta de festas católicas, passar feriados como a Semana Santa ou o Corpus Christi numa das cidades históricas de Minas pode ser um programão. Não são raras as missas especiais e procissões à moda antiga, com o trajeto iluminado apenas pelas velas dos fieis, isso sem contar os tapetes coloridos de serragem.

Em Ouro Preto, eu costumo indicar que a pessoa fique por, pelo menos, duas noites. Uma boa opção, partindo de Ouro Preto, é fazer um bate-e-volta para Mariana e passar um dia lá. Não precisa nem ir de carro – você tem a opção de fazer o passeio de Maria Fumaça, que leva pouco mais de uma hora até Mariana, e voltar da mesma forma. O trajeto é lindo! Confira horários e mais informações no site da Maria Fumaça.

Tiradentes é outra cidade que você tem que conhecer – tornou-se destino obrigatório para quem viaja por Minas desde que uma novela foi gravada por lá e, de fato, parece cidade cenográfica de tão linda. É uma cidade muito preparada para receber turistas, e também recomendo duas noites por lá.

Roteiro histórico por Minas_ruas de Ouro Preto_Viajando bem e barato

Roteiro histórico por Minas: dicas de passeios

Em Ouro Preto, costumo indicar os seguintes passeios: o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos, a Igreja de São Francisco de Assis, fazendo um tour pela história da inconfidência mineira. Também conheça várias belas obras de Aleijadinho que ficam em Ouro Preto. Se quiser fazer o bate-e-volta até Mariana, conheça a lindíssima Catedral Basílica da Sé, que te como atração especial um órgão alemão de 1701 com 1039 tubos. Depois, você poderá conhecer a Praça Minas Gerais, e se deslumbrar as com belas igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo e também o Pelourinho e da Câmara Municipal.

Em Tiradentes, aproveite para curtir muito a cidade – ela é ideal para quem quer descansar e comer bem (veja as dicas de restaurantes ali embaixo). A cidade, fundada em 1702, é repleta de pontos turísticos: a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu de Sant’Ana, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja São Francisco de Paula… Se você quiser um passeio bem romântico, vale tentar o passeio de charrete. Nós gostamos bastante!

Se quiser fazer um bate-e-volta a partir de Tiradentes, indico Bichinho, distrito da cidade. O povoado é uma sequência de casas antigas que servem tanto como residências quanto como oficinas, ateliês, lojas de artesanatos. Para quem curte, é um passeio muito legal!

Outro bate-e-volta bacana é sair de Tiradentes e ir até São João Del Rei, outra cidade histórica inesquecível. Uma boa pedida é ir de Maria Fumaça – 0 passeio percorre os 13 quilômetros que separam as duas cidades em cerca de meia hora, margeando o rio das Mortes e descortinando a serra de São José. A Maria Fumaça funciona somente nos finais de semana. E também dá pra voltar de São João Del Rei com o mesmo tipo de transporte até Tiradendes. Um passeio imperdível em São João Del Rei? Visita à Igreja São Francisco de Assis, que tem o título de primeira em arte barroca do país e a única da cidade projetada por Aleijadinho.

Igreja Sto Antonio Tiradentes

Roteiro histórico por Minas: Onde ficar 

Ouro Preto

Solar da Ópera – Pousada linda, localizada num casarão histórico e com decoração colonial. E fica numa rua cheia de bons bares e restaurantes, vale pra aproveitar bastante a culinária regional.

Pousada do Arcanjo – Também localizado em uma casa histórica, tem quartos super confortáveis e com uma vista incrível – e fica bem pertinho da Igreja São Francisco de Paula!

Solar de Maria – Os quartos tem instalações mais simples (mas não menos confortáveis) nessa simpática pousada, localizada a 400m do Centro Histórico. E o staff é super atencioso e gentil!

Pousada Sinhá Olímpia – Ideal para quem busca conforto e aconchego em Ouro Preto. A pousada também organiza passeios pelo Centro Histórico da cidade, para quem se interessar.

Solar do Rosário – Super elegante, é um  hotel para quem pode gastar mais – tem duas piscinas na cobertura, uma decoração linda. O famoso Museu do Aleijadinho e a Praça Antônio Dias ficam a 1 km de distância do hotel, que também tem estacionamento gratuito.

Tiradentes

Don Quixote Pousada– Super central, para deixar o carro e fazer tudo a pé.

Pousada Bárbara Bela – Pousada bacana, fica a uns 10 minutos a pé do centrinho, ótimo café da manhã. Ficamos lá uma vez, fácil para chegar e estacionar.

Pousada Villa Allegra – Também super bem localizada na região central da cidade, é ideal para quem quer fazer bastante passeios a pé.

Pousada Caminho do Trem – Para ficar pertinho do centro e sem gastar muito.

Pouso da Josi – Também tem um valor bem em conta e é bem localizada. O grande diferencial? Aceita animais de estimação. 🙂

Santissimo Resort – Para quem procura conforto total e estar bem no centro.

Solar da Ponte – Um dos melhores de Tiradentes, para quem quer luxo e muito bom gosto, além de um super atendimento.

Roteiro histórico por Minas_Vista Ouro Preto_Viajando bem e barato

Roteiro histórico por Minas: Onde comer

O que não falta são opções para degustar a maravilhosa culinária típica mineira e comer muuuito bem. Os lugares em que estive e indico são os seguintes:

Tiradentes

Tragaluz
Rua Direita, 52
Centro histórico
Tiradentes-MG
Fone: 32 3355-1424 / 9968-4837

O restaurante, todo à luz de velas, é estrelado pelo Guia 4 Rodas. A cozinha é contemporânea e o ambiente mais intimista. Aqui, curtimos a noite num clima mais romance, ao som de sax ao vivo. No cardápio, destaque para o sorvete de goiaba acompanhado de goiabada frita com castanha e catupiri. O local é rústico, aconchegante e muito bonito, com bom atendimento e climatizado.

Roteiro histórico por Minas_Tragaluz_Viajando bem e barato

Restaurante Pau de Angu
Estrada para Bichinho, Km 4 – Marco 3 da Estrada Real
Tiradentes/MG
Fone: (32) 9948-1692
Não aceita cartões

Fica numa casinha com jeito de sítio na roça: ao cruzar a porteira, você se depara com uma decoração típica mineira, com tachos pendurados, e também a horta que serve ao restaurante. Clássico da cozinha mineira, o frango com quiabo é servido com angu, arroz, feijões roxo e preto, abobrinha, couve e jiló refogados. O restaurante também é bem avaliado no Guia 4 Rodas. No farto cardápio, destaque para a galinha com molho de ora-pro-nóbis (do latim, rogai por nós), uma erva da família dos cactus que parece uma folha de louro. A linguiça de pernil é feita e defumada pelo próprio restaurante, servida na chapinha quente e é inesquecível! O que impressiona também no lugar é a diversidade de saladas.

Roteiro histórico por Minas_Pau de Angu_Viajando bem e barato

Virada’s do Largo
Rua do Moinho, 11
Tiradentes-MG
Fone 32 3355 1111

O Viradas do Largo também é estrelado pelo Guia 4 Rodas e tem uma comida caseira muito saborosa com total sotaque mineiro. O lugar é mais conhecido como o restaurante da Beth, que prepara as delícias da casa, inclusive essa maravilhosa linguiça frita e os incríveis pastéis de angu! O prato principal escolhido (e que alimenta umas cinco pessoas) foi o Frango com ora-pro-nobis e açafrão. O gosto do prato? Um espetáculo. O frango fica quentinho dentro da panela… Acompanha angu, que é uma espécie de polenta mineira. O ambiente é simples, rústico e bom pra ficar curtindo uma demorada refeição. Slow e comfort food na veia!

Roteiro histórico por Minas_Frango_Viajando bem e barato

Chico Doceiro
Rua Francisco P. de Morais, 74
Tiradentes – MG
Fone: (32) 3355-1900

Um dos personagens mais famosos de Tiradentes, o seu Chico, de 80 anos, produz desde 1965 diversos doces caseiros como cocadinha, doce de banana e até o tradicional brigadeiro neste negócio familiar. Ele segue trabalhando até hoje, em seus grandes tachos de cobre, fazendo doces que só provando pra saber o quão deliciosos são. Experimente o canudo de doce de leite, a cocada e o brigadeiro e bata um papo com seu Chico, ele adora conversar! 🙂

Roteiro histórico por Minas_Chico Doceiro_Viajando bem e barato

Ouro Preto

Bené da Flauta
Rua São Francisco de Assis, 32 – Ouro Preto
Fone: (31) 3551-1036

Minha dica é o feijão tropeiro, acompanhado de linguiça, torresmo, couve, ovos, lombo e arroz. O mais incrível deste restaurante – além da comida, claro! – é a sua vista para a Igreja São Francisco de Assis, considerada a grande obra-prima de Aleijadinho. E também as ladeiras de Ouro Preto.

Roteiro histórico por Minas_Bene da flauta_Viajando bem e barato

O Passo

R. São José, 56,
Ouro Preto – MG
Fone: (31) 3552-5089

Restaurante refinado e intimista serve pratos de Minas em ambiente com antiguidades e rusticidade elegante. Adorei a carne de sol desfiada com cebola e farinha de mandioca do norte na manteiga – era pra ser uma entrada, mas todo mundo amou tanto que virou prato principal. O restaurante também serve pizzas e risotos fantásticos, uma excelente alternativa para quem não é muito fã da culinária mineira (não conheço ninguém que não seja, mas…). Tente uma mesa na varanda, é bem agradável.

Roteiro histórico por Minas_O passo_Viajando bem e barato

Casa do Ouvidor
Rua Conde de Bobadela (Direita), 42 – Ouro Preto
Fone: (31)3551-2141

Fica num casarão histórico super bonito de Ouro Preto, num ambiente bem simpático e aconchegante. O salão é enorme e, para casais, uma boa dica é ficar na varanda. E não pense que é um restaurante caro: ele cabe nos orçamentos mais apertados de viagem. 🙂 Para comer na Casa do Ouvidor, indico o frango com quiabo. Um prato típico preparado à maestria nesse baita restaurante.

Roteiro histórico por Minas_Casa do Ouvidor_Viajando bem e barato

E você? Tem alguma dica de passeio ou restaurante em Ouro Preto e Tiradentes para quem quer curtir este roteiro histórico por Minas? Deixe sua dica nos comentários!

Se você quiser seguir turistando pelas maravilhas de Minas Gerais, indico uma viagem para Inhotim, lugar que respira arte e arquitetura. E Belo Horizonte também tem seus encantos, descubra! Em seguida, publico o post sobre Diamantina, que considero parte importante deste roteiro!

_____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

73 Comentários

  1. estou programando um roteiro
    de bolo horizonte ja pegarei o carro e irei pra ouro preto depois mais dois dias em tiradentes. Gostaria de indicações de mais dois dias porem a lugares que tem cachoeiras e trilhas

    Comente
  2. ola, estou programando o passeio e queria uma indicação de barzinhos ou outras opçoes para fazer a noite… obrigada!

    Comente
  3. disponho de seis dias para fazer os roteiros de Belo Horizonte com as cidades históricas vou ficar uma diária em Belo Horizonte, duas em Ouro preto e outra duas estou pedindo um sugestão qual é a cidade mais interessante de atrativos turísticos para eu me hospedar?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente, Damião Dias da Silva

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Damião!

      Fique as outras 2 noites em Tiradentes, sem dúvidas!

      Abraço!

      Comente
    • Olá! Gostaria de fazer o passeio às cidades históricas, mas não dirijo! Seria possível fazer sem carro?

      Comente
      • Rogerio Milani

        Oi Daniela!

        Sim, é possível fazer de ônibus ou então mesclar ônibus e alguns trechos e passeios locais contratando alguma agência/transfer, ok?!

        Abraço!

  4. Boa tarde, quero iniciar excursões para tiradentes, alguém poderia me ajudar com valores de guias e hotéis com alimentação?

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *