Os encantos e sabores da Devorata – a melhor trufa da Serra Gaúcha

por | Atualizado em 22/02/23 | Dicas de Viagem, Garibaldi

De uma enorme paixão pela gastronomia, nasceu a Devorata Trufas Artesanais, que utiliza processos refinados de produção para despertar mil emoções nos apaixonados por chocolate. A melhor trufa da Serra Gaúcha – e também a melhor que comi em toda a minha vida! – ficam neste recanto da cidade de Garibaldi. Vem saber mais!

melhor trufa da Serra Gaúcha_loja_Viajando Bem

O chocolate é um dos ingredientes mais ricos da gastronomia mundial – e um dos mais usados, também. Quem trabalha no ramo sabe da dificuldade de se trabalhar com um ingrediente tão conhecido e consagrado. Quando trabalhar com chocolate era apenas um hobby, Jurema Milani deu um passo adiante: em 1987, resolveu inscrever-se numa oficina de trufas da antiga Oficina do Chocolate, que ficava no bairro Bonfim. Ela fazia doces para festas e, desde sempre, foi apaixonada por fazer delícias para as pessoas da família – mas não imaginava que o curso ia mudar tanto o rumo da sua vida.

Ela lembra que, neste curso, aprendeu a fazer trufas de nozes, cereja e crocante. “Eu sempre fui apaixonada por comida, e comecei a fazer experiências com a base que tinha aprendido no curso, como a trufa recheada de laranja”, conta a Ju – como é mais conhecida pelos seus clientes.

melhor trufa da Serra Gaúcha_trufada_Viajando Bem

Nascia assim a Devorata Trufas Artesanais, em 2006. Usando ingredientes orgânicos – nenhum dos produtos da loja é elaborado com o uso de essências, muito comum em produções de maior escala – e todo o processo é artesanal. Exatamente como era quando a Ju começou lá em 1987, mas muita água já rolou desde então. O que não muda é a paixão pela chocolateria: as trufas da Devorata são feitas uma a uma, artesanalmente, e o recheio cremoso quem faz, até hoje, é a Ju. Mesmo que ela tenha uma equipe de funcionários, ela não abre mão deste toque especial.

Como tudo o que se faz com amor, a Devorata foi crescendo e, aos poucos, novos sabores e ideias foram ganhando a loja. Hoje, além dos sabores nozes, crocante, cereja, tradicional, café, coco, laranja, maracujá, limão, chocolate branco, meio amargo e champanha, a loja ainda comercializa ovos de Páscoa trufados, barras de chocolate belga 70% cacau, barras de chocolate trufado, pirulitos de chocolate, preparo para capuccino e uma barrinha recheada com leite condensado – uma receita de infância que Ju conseguiu reproduzir à perfeição.

melhor trufa da Serra Gaúcha_leite condensado_Viajando Bem

Hoje, além de Ju, sua filha Mariana também é sócia do empreendimento, que conta também (vocês já devem ter notado) com embalagens fantásticas, tudo pensado com muito carinho. A decoração da loja é feita com um baita bom gosto e a Ju nos contou que já está planejando uma nova loja, voltada especialmente para os turistas que lotam Garibaldi para fazer turismo rural e experimentar os famosos espumantes produzidos na região. Entre os planos da dupla de empreendedoras, está uma loja online para atender todo o Brasil – elas já fazem isso hoje, mas com encomendas por email e telefone. Demais, né?

Agora, sobre o sabor das trufas, não tem o que falar: só provando pra saber! E tem pontos de venda em vários locais, confere no site delas e não deixe de experimentar. Só não vá dizer que eu não avisei: vai ser paixão à primeira mordida.  🙂 As minhas favoritas? Maracujá, champanha, meio amargo e as barras de chocolate trufado!

Este é nosso terceiro post sobre a Serra Gaúcha – confira aqui nosso relato sobre a visita à casa da família Vaccaro e nosso almoço inesquecível na Osteria Della Colombina.

Serviço
Devorata Trufas Artesanais
Endereço: Avenida Independência, 561 Sala 03
Garibaldi-RS.
Telefone: (54) 3462 7263
E-mail [email protected]
Site: www.devorata.com.br
Facebook: Devorata Trufas Artesanais
Encontre uma loja: Onde comprar

___

Política de indicação de passeios e locais do Viajando Bem

Este passeio foi feito por Rogério Milani  e Manuela Colla, blogueiros do Viajando Bem. Todos os gastos neste local foram pagos por nós e resolvemos divulgá-los porque nossa experiência foi positiva e mereceu um post no blog.
Qualquer post patrocinado será mencionado, quando for o caso: usaremos a hashtag #ap para apoio, patrocínio ou parceria (quando tem algum aporte financeiro ou alguma troca) e #ad para post patrocinado.

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!