Gastronomia grega: dez coisas que você precisa experimentar na Grécia

Atualizado por em 10/10/2016

Manuela Colla

A gastronomia grega é riquíssima e tão interessante quanto a cultura daquele país – os gregos adoram comer bem e tem uma culinária tão vasta quanto deliciosa. Graças ao seu clima e à proximidade do Mediterrâneo, os ingredientes produzidos na Grécia são incríveis, com sabores únicos e, na minha opinião, são o segredo desta culinária tradicional. Preparamos uma listinha com dez coisas que você precisa experimentar quando for pra lá, vem ver!

Gastronomia grega_paisagem_Viajando bem e barato

Gastronomia grega: dez coisas que você precisa experimentar

As tradições culinárias da Grécia são uma mistura dos povos que já ocuparam aquele território – você encontrará traços da culinária turca e o uso de ingredientes tradicionais e sempre frescos como marca registrada desta comida. Prepare-se para provar um azeite delicioso, além de azeitonas, tomates, berinjelas, frutos do mar, carne de cordeiro, queijos e iogurtes inesquecíveis!

Moussaka

Basicamente, é uma lasanha de berinjela, carne moída e tomates assados – um prato super tradicional da culinária daquele país e absolutamente delicioso. É um prato bastante temperado e também é encontrado na Turquia – coma com parcimônia, ele parece leve mas pode ser pesado. Mas vale cada garfada!

Gatronomia grega_Moussaka_Viajando bem e barato

Iogurte grego

Esqueça do que você encontra nas gôndolas dos supermercados brasileiros. É um sabor difícil de explicar, mas absolutamente inesquecível – ele é menos doce e tem uma textura diferente também, mais grossa. Os hotéis de lá costumam servir em abundância no café da manhã, aproveite! Ele pode ser servido puro, com mel, frutas… Ah, e o mel também tem um sabor bastante diferente do que estamos acostumados, vale provar!

Gatronomia grega_Iogurte Grego_Viajando bem e barato

Gemista

É um prato em que vegetais (tomate, abobrinha, pimentão e berinjela) são recheados com carne e molho e levados ao forno. Aliás, “gemista”, em grego, quer dizer “recheado”. É um dos pratos que pode ser servido como mezédes  (pequenas porções, servidas como o nosso ‘aperitivo’), ideais para acompanhar um drink mais forte como o ouzo (já falaremos sobre ele).

Gatronomia grega_Gemista_Viajando bem e barato

Gyros

É igual ao kebab turco e é a versão grega de fast-food, junto do souvlaki. Vem no pão pita com salada e molhos, e pode ser de carne de porco ou carneiro, cozidas naqueles espetos giratórios (daí vem o nome gyros), fatiada e colocada dentro do pão. O prato ainda pode acompanhar batatas fritas.

Gatronomia grega_Gyro_Viajando bem e barato

Souvlaki

Pense no nosso espetinho, servido no pão pita com molho, salada e batatas fritas para acompanhar. Assim como o gyros, é um prato que você encontra bastante por lá e a carne pode ser de frango, carneiro ou porco. Absolutamente delicioso!

Gatronomia grega_Souvlaki_Viajando bem e barato

Ouzo

O ouzo (pronuncia-se “uzo”) é uma bebida produzida através da fermentação de casca de uva, aromatizada com anis e com um teor alcoólico bastante forte (44% não é brincadeira, né?). Pode ser bebido puro ou com gelo e água (quando misturada, a bebida fica com um tom leitoso, exatamente como o da foto), e é bem refrescante. Perfeito para acompanhar um por-do-sol numa praia grega!

Gatronomia grega_Ouzo_Viajando bem e barato

Queijos

Experimente muitos queijos na Grécia – este é outro ingrediente que tem um sabor único por lá. O queijo feta, por exemplo, é feito de leite de ovelha e de cabra e tem uma textura diferente, mais granulada, do que encontramos por aqui. O que torna o sabor dos queijos tão diferente por lá é a alimentação dos animais que produzem o leite: eles comem arbustos de ervas extremamente aromáticas e estes sabores são transmitidos para seu leite. A cor branca dos queijos também não é artificial, e os queijos de lá tem pouca gordura. Uma delícia!

Gatronomia grega_Feta_Viajando bem e barato

Azeite de Oliva

As oliveiras são a planta mais famosa da Grécia – durante os Olimpíadas antigos, os vencedores ganhavam uma coroa com ramos de olivas bravas. O azeite produzido lá é tão bom que é considerado o segredo da longevidade dos gregos – e é completamente diferente do azeite de oliva português, a que estamos mais acostumados aqui no Brasil. Eu confesso que, sempre que um amigo vai á Grécia, encomendo uma latinha na maior cara dura – sempre é consumido com muita alegria aqui em casa. 🙂

Gatronomia grega_Olive_Viajando bem e barato

Frappé

O café é uma mania tão grega quanto brasileira, mas você sabia que o frappé foi inventado na Grécia? Difícil imaginar, mas o café gelado batido foi inventado por lá nos anos 50, e por acidente: o inventor foi um funcionário da Nescafé! Até hoje, a bebida é super popular e, na Grécia, você encontrará diversos tipos diferentes de café gelado batido e muita gente consumindo pelas ruas.

Gatronomia grega_Frappé_Viajando bem e barato

Frutos do mar

A culinária grega baseia-se em ingredientes frescos, e nada mais fresco do que frutos do mar num país que é composto por tantas ilhas. Prepare-se para encontrar muitas variedades de peixe, polvo, lula, camarões, lagostins e  mexilhões, e preparados das mais diversas formas: assados, grelhados, ao forno…  Um banquete para quem gosta de frutos do mar, prepare-se!

Gastronomia grega_frutos do mar_Viajando bem e barato

A culinária grega tem tradição de vários milênios e, claro, ficou muita coisa de fora dessa lista. Para os gregos, comer é um ritual que deve ser  apreciado sem pressa, conversando e bebendo com quem divide a mesa. Definitivamente, um povo que sabe viver bem. 🙂

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão de prato imperdível da gastronomia grega? Deixe aqui nos comentários!

Se você se interessa por gastronomia, pode gostar do post sobre gastronomia portuguesa e também do que escrevemos sobre coisas para provar em Zurique, na Suíça!

__

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

Tags

5 Comentários

  1. oi manuela, faltou na sua lista a Spanakopita, que acho que é muito mais saborosa que muitos pratos descritos… ñão sei se vc conhece mas é um pastelzinho/torta assada de massa filo com espinafre e queijo feta

    Comente
  2. Comida boa, Sol maravilhoso!!!! O Mar azul de vários tons.

    Comente
    • Manuela Colla

      Disse tudo, Helene! A Grécia é um verdadeiro paraíso mesmo!

      Abraços!

      Comente
  3. A dieta mediterrânea é muito rica. Amo azeite, azeitona e vinho. Acredito que nem precisaria me adaptar a essas dietas, seria super prazeroso e saudável! parabéns pelo artigo

    diego
    htttp://www.mitologiaonline.com

    Comente
    • Manuela Colla

      Diego, obrigado pelo teu comentário! Um abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *