Gastronomia portuguesa: dez coisas que você precisa experimentar em Portugal

Publicado por em 01/04/2016

Rogério Milani

Portugal é um daqueles lugares tão incríveis que, se eu pudesse, voltava pra lá todo ano. Seu povo, sua cultura e sua gastronomia convidam o viajante a ter uma experiência única! Por isso, preparei aqui uma lista com dez comidas e bebidas para experimentar quando estiver em Portugal! Delicie-se!

Gastronomia portuguesa_Lisboa_Viajando bem e barato

Pastel de Belém

Os pastéis de nata são uma das maiores e mais antigas especialidades da doçaria portuguesa; a sua história começou em Belém em 1837 pelas mãos dos clérigos do Mosteiro dos Jerónimos. Eles ficaram conhecidos por Pastéis de Belém. Atualmente, em qualquer café ou pastelaria de Portugal, encontramos Pastéis de Nata; contudo, só em Belém se fabrica a receita original. A receita original dos pastéis é um segredo até hoje, e as poucas pessoas que sabem são obrigadas a assinar um documento comprometendo-se a nunca revelar a receita, acredita? É uma sobremesa super leve, recheada com nata e ideal pra acompanhar um café. Se você quiser experimentar o mais tradicional de Lisboa, fica em Belém, perto da Torre de Belém com pastéis feitos na hora e quentinhos.

Outros dois doces típicos de Portugal são os pastéis de Santa Clara e o Pudim Abade de Priscos, igualmente deliciosos. O primeiro originou-se em Coimbra, no convento de Santa Clara, e tem recheio de ovos; e o segundo, na região de Braga.

Gastronomia portuguesa_Pasteis_de_Belem_Viajando-bem-e-barato

Ginjinha

A ginja – ou ginjinha – é um licor obtido a partir da maceração da fruta da ginja (similar à cereja), muito popular em Portugal, especialmente em Lisboa, em Óbidos, em Alcobaça e no Algarve. É costume servi-la com uma fruta curtida no fundo do copo, popularmente dito “com elas”, ou, quando pura, “sem elas”.

Na minha opinião, é algo que tem que provar quando se está em Portugal – e, depois do almoço, é uma boa pedida. Olha o Christian, nosso cliente dos roteiros personalizados, degustando a bebida em sua viagem mais recente para Portugal! Um lugar bacana para provar chama-se Ginjinha sem Rival, que fica bem na Baixa de Lisboa!

Gastronomia portuguesa_Ginjinha_Viajando bem e barato

Bacalhau

Não é à toa que o peixe é símbolo da gastronomia local: os portugueses tiveram papel importante e fundamental na história do bacalhau. Foram eles os primeiros a pescar e a introduzir o produto na alimentação. A descoberta do bacalhau pelos portugueses veio na época das grandes navegações, onde eram necessários produtos que aguentassem as longas viagens sem estragar, e por esse motivo, o peixe é considerado um dos responsáveis pela expansão do velho mundo.  Apesar de ser símbolo do país, Portugal importa todo o bacalhau que é consumido, pela enorme dificuldade em pescá-lo.

Onde comer um bom bacalhau? As melhores opções são o Solar dos Nunes, o Mercado da Ribeira, a Casa do Bacalhau e o Laurentina, o Rei do Bacalhau.

Gastronomia portuguesa_Bacalhau_Viajando bem e barato

Caldo Verde

É, talvez, a mais tradicional sopa de Portugal. É feita de couve, e é um prato típico do Norte do país, apesar de já difundido por todo o país. O caldo é composto por purê de batata e couve-galega cortada em tiras muito finas e é comum acompanhar rodelas de chouriço. Um daqueles pratos ideais para dias mais frios, hmmm! 🙂

Gastronomia portuguesa_Caldo Verde_Viajando-bem-e-barato

Cozido à Portuguesa

Muitos portugueses o consideram este o grande prato tradicional do país, e não o bacalhau, como se acredita aqui no Brasil. Há muitas maneiras de se preparar a receita ao longo de Portugal, e entre os ingredientes estão: feijão, batata, couve, cenoura, nabo, frango, partes de porco e de boi, chouriço de carne e morcela, entre outros. Resumidamente, é um cozido de legumes, carnes e embutidos (em Portugal, conhecidos como “enchidos”). É um prato forte e de sabor intenso e, quase sempre, é servido somente no almoço! Um lugar para ter uma ótima experiência degustando este prato? O Solar dos Nunes – que, aliás, é cheio de simpáticos garçons brasileiros. 🙂

Gastronomia portuguesa_Cozido à Portuguesa_Viajando bem e barato

Queijos, queijos e mais queijos!

Os queijos produzidos em Portugal são famosos no mundo todo e não è à toa – são simplesmente fantásticos e existe uma imensa variedade deles para degustação. Uma queijaria em Lisboa que sempre indico é a Cheese Shop, um local bacana para comprar produtos artesanais, vinhos, queijos, cerveja e utensílios…

Gastronomia portuguesa_Queijos_Viajando bem e barato

Vinhos

Mundialmente aceito e admirado, o Vinho do Porto é um vinho fortificado e um dos principais produtos de exportação de Portugal. Obviamente a nomeação deriva da cidade do Porto, a segunda maior de Portugal, onde a produção de Vinho do Porto é centralizada. Se você nunca provou, vale contar que é um vinho tinto mais doce, com um sabor único – só provando para saber! O vinho do porto é melhor provar numa das adegas que ficam À Beira Douro, na Vila Nova de Gaia, do outro lado da cidade do Porto – elas ficam uma do lado da outra e dá para escolher onde fazer degustação ou compra.

Um lugar incrível para experimentar os fabulosos vinhos portugueses, seja do Douro, do Alentejo ou de outra região é o By The Wine – Jose Maria da Fonseca. Uma boa pedida lá é almoçar uma boa tábua de frios e queijos, azeitonas, pães e degustar os bons vinhos da região. O ambiente do By the Wine é muito legal, e lá é possível provar todos os vinhos desta vinícola e também comprar para levar, já que eles tem embalagens especiais para quem precisa embarcar com a bebida!

Gastronomia portuguesa_Vinho do Porto_Viajando bem e barato

Sardinha na brasa

Sardinha na Brasa é um dos mais representativos pratos da culinária portuguesa e é incrível como algo tão simples ganhou adeptos no mundo inteiro. Em São Paulo, por exemplo, tornou-se prato popular entre os descendentes de portugueses e restaurantes típicos servem a iguaria de forma bem tradicional.

Dica de restaurante para provar esta iguaria portuguesa? O Carvoeiro, que fica em Lisboa e é bastante tradicional. E, para acompanhar, nada como uma cervejinha gelada, que pode ser uma Sagres ou uma Super Bock.

Gastronomia portuguesa_Sardinha na grelha_Viajando bem e barato

Carne de porco à alentejana

A Carne de porco é  amplamente consumida por todo o país, mas tive a oportunidade de experimentar um prato na região do Alentejo que me encantou: a carne de porco à alentejana.

É preparado com amêijoas (um tipo comum de molusco em Portugal), carne de porco, colorau, louro, vinho e alho, entre outros temperos. A carne é frita e servida misturada com as amêijoas já cozidas. O prato final pode ainda ser polvilhado com coentros, acompanhado por batatas fritas cortadas em cubos e por limão. Um bom restaurante para provar? A tasca Primavera.

Gastronomia portuguesa_Carne de porco_Viajando bem e barato

Favas alentejanas

Quando estive em Campo Maior, pude provar esta maravilha da culinária alentejana: as favas fresquinhas. A cada garfada, uma sensação diferente. Temperado com hortelã, coentro e colorau, mostra bem a influência da culinária árabe nesta região. Uma dica de livro para quem quer saber mais sobre isto é “Sabores do Alentejo“, de Aguinaldo Albert.

Gastronomia portuguesa_Favas_Viajando bem e barato

Onde ficar 

Se você está pensando em viajar para Portugal, uma boa dica de hostel é o Downtown Guest House, em Lisboa. A localização é excelente, perto do metrô, e o preço fica dentro de orçamentos mais modestos. É um local com ótimo custo/benefício. Para quem quer o melhor de Lisboa, então vá de Portugal Boutique Hotel, que fica pertinho da praça Rossio e dá para fazer praticamente tudo a pé por Alfama, Baixa, Chiado e Bairro Alto!

Uma coisa que Lisboa tem de legal é a possibilidade de ser uma cidade base para passeios bate-e-volta para diversos lugares, como Cascais, Estoril, Sintra, Óbidos, Fátima, entre outros. Aproveite! E estes passeios, bem como um roteiro até o Porto ou então pelo Algarve ou Alentejo, combinam muito bem com carro. Veja dicas para alugar um carro aqui e fazer ótimos passeios por Portugal!

Se quiser estender mais sua viagem, confira aqui duas dicas de apartamentos excelentes para alugar em Porto. Para quem quer pernoitar em Óbidos, também preparei um post com dicas.

Gostou das nossas dicas de pratos e bebidas imperdíveis da gastronomia portuguesa? Se você tem mais alguma, deixe aqui nos comentários! 🙂

__

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *