Dez dicas para curtir a Oktoberfest em Munique – Alemanha

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem, Munique

Se você curte uma boa cerveja, certamente já pensou em viajar para a Oktoberfest em Munique! A cada ano, sete milhões de litros de cerveja e toneladas de bratwurst (o salsichão alemão) são consumidos por milhões de pessoas ao som de bandas bávaras. Vem conferir algumas dicas para curtir a Oktoberfest em Munique – Alemanha e saber mais sobre esta super festa!

Dicas para curtir a Oktoberfest na Alemanha_passeata_Viajando Bem

A Oktoberfest é um festival de cerveja em Munique criado pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1810. Nesses 200 anos de cervejada anual, a festa só parou por causa de problemas maiores, como guerras e doenças, além destes dois últimos anos devido à pandemia da Covid-19. Hoje, existem centenas de Oktoberfest pelo mundo todo, mas claro que a original é a maior de todas e também a mais conhecida.

Apesar do nome, a Oktoberfest agora começa em meados de setembro, quando chove pouco e o clima ainda é quente, e se estende até o comecinho de outubro. Todo ano, o prefeito de Munique abre a festa com uma martelada no primeiro barril de cerveja a ser consumido!

A Oktoberfest acontece no Wiesn, um imenso parque construído só para abrigar o evento. Para chegar na festa, procure a estação Theresienhöhe, nas linhas U4 e U5 do metrô. A entrada no parque é gratuita.

A festa é uma das mais populares do mundo e, mesmo que você já tenha ido na equivalente brazuca, em Blumenau, preparamos algumas dicas para você organizar melhor seu passeio por lá.

Dez dicas para curtir a Oktoberfest em Munique – Alemanha

1. Programe-se com antecedência

A festa atrai cerca de seis milhões de turistas por ano, imagina como é difícil achar hotel barato e bem localizado! O mesmo vale para tickets de trem, avião e ônibus até Munique – eles esgotam muito rápido porque os europeus AMAM a Oktoberfest! Se você quiser, pode comprar sua passagem de trem antecipadamente, reservar seu voo ou alugar um carro para chegar em Munique pela Rentcars.

2. Chegue bem cedo na festa

Tem gente que chega na Oktoberfest às 7h30min da manhã para curtir bem a festa – os portões abrem às 9h e a função termina perto da meia-noite, sem qualquer tipo de atraso – afinal, é uma festa germânica. As tendas costumam encher muito rapidamente também e as filas para entrar nelas costumam durar 1h30min no auge da festa (depois do meio dia). Algumas cervejarias que possuem tenda na festa são: Augustiner, Hacker Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten.

Dê uma olhada no mapa das tendas e escolha a que mais combina com você: todas possuem decorações diferentes, trilhas sonoras de acordo com o público e servem pratos e bebidas diferentes também. Se você quiser reservar seu lugar numa tenda, escolha sua cervejaria favorita e mande um e-mail pra eles pedindo informações – o preço é meio caro, mas vale a pena pela comodidade, especialmente se você estiver viajando num grupo de amigos. Se você não conseguir reservar, não se preocupe: nas tendas também existem assentos livres para grupos menores e que não fizeram reserva e você paga somente o que consumir.

Dicas para curtir a Oktoberfest na Alemanha_parque_Viajando Bem

3. Leve dinheiro para a Oktoberfest 

Como na maior parte das festas populares, a maioria das bancas só aceita pagamento em dinheiro vivo. A vantagem? Fica mais fácil controlar os gastos depois de alguns canecos de chopp e você pode levar uma quantia delimitada pra te ajudar a “manter a linha” e não beber demais. Prosit!

4. Alimente-se e beba com consciência

Parece dica de mãe, mas é bastante válida numa festa em que a oferta de chopp é imensa e a animação toma conta – lembre-se de que cada caneco tem um litro de chopp e que as cervejas alemãs são bem diferentes das cervejas brasileiras. Sei de várias histórias de gente que bebe todas no primeiro dia e “perde” a viagem, ficando de ressaca no hotel nos dias seguintes – e isso vale até pros bons bebedores de chopp aqui no Brasil. A dica, aqui, é alternar chopp com água e comer a deliciosa comida típica. Outra boa estratégia é estabelecer um tempo para dar paradas entre seus canecos de chopp – você não vai se arrepender!

5. Munique não é só chopp e festa, é cultura!

Aproveite para conhecer a belíssima Cidade Antiga ou fazer todo tipo de passeio por lá – dois ou três dias são suficientes para curtir a cidade! Não dá pra visitar Munique e não conhecer a Marienplatz e a Neue Rathaus (que abriga a prefeitura e tem uma vista deslumbrante da cidade!). Se você gosta de compras, a Neuhauser Strasse e a Kaufinger Strasse são as principais ruas de comércio da cidade. E se quiser conhecer a cidade com um local, avalie contratar o nosso super Mário, nosso grande guia de turismo e parceiro em Munique!

6. Lembre-se de curtir a enorme estrutura da festa

Além das enormes tendas das cervejarias, o imenso parque que abriga a Oktoberfest tem um monte de lojas, parque de diversões, barraquinhas vendendo souvenirs, brinquedos e todo tipo de quinquilharia. Aproveite!

Dicas para curtir a Oktoberfest na Alemanha_festa_Viajando Bem (2)

7. Use o Dirndl e o Lederhosen (trajes típicos)

Como já falamos lá no post da Feria de Abril, em Sevilha, muitos locais costumam usar trajes típicos nestas festas. Na verdade, tanta gente que você pode até se sentir um “peixe fora d’água” se não estiver usando. Fora que, vamos combinar, as fotos vão ficar muito mais incríveis! 🙂 Para encontrar o seu, visite a loja Wiesn Tracht und Mehr, que tem cinco endereços em Munique. Também dá para comprar online.

8. Reserve um dia para a ressaca

Mesmo que você tenha bebido com cuidado no dia anterior, vai precisar de um dia para se recompôr (eu, que já passei dos 40, preciso certamente!) pois o parque da festa é imenso, a música é alta, a festa dura um dia todo… Programe um dia da sua viagem só pra descansar ou fazer algum programa leve, tipo visitar um parque.

9. Faça amigos! 

Entre no clima e na cultura alemã! Divida a mesa com várias pessoas e veja os alemães batendo suas enormes canecas de cervejas e urrando, coma todas as comidas típicas, brinque em todos os brinquedos, compre lembrancinhas, enfim, aproveite!

10. Não perca a abertura do evento!

A Oktoberfest não é apenas a festa da cerveja, é uma imersão na cultura bávara, curta muito o desfile que abre a festa! Normalmente, o prefeito de Munique e o primeiro-ministro da Baviera estão presentes no desfile, no qual todas as grandes cervejarias são representadas em carroças ricamente decoradas!

Dicas para curtir a Oktoberfest na Alemanha_desfile_Viajando Bem

Onde se hospedar em Munique para curtir a Oktoberfest

Leonardo Hotel & Residenz Muenchen –  Situado a apenas quatro paradas de metrô da Estação Central de Munique, este hotel está localizado em uma área sossegada no bairro de Obergiesing, em Munique, e dispõe de um spa moderno e restaurante especializado na cozinha italiana.

LetoMotel München City Ost – Localizado no bairro Trudering, em Munique, em frente à Estação de Metrô Trudering, este hotel fica a 2,5 km do Centro de Congressos Internacional ICM e a 4 km da Estação de Trem de München Ost. Ideal para quem quer curtir a Oktoberfest!

H+ Hotel München City Centre B & B – Fica a cinco minutos a pé da Estação Principal de Munique e da área comercial de pedestre Stachus. O anel rodoviário de Munique fica a 4 minutos de carro do hotel. A Estação Central de Munique oferece conexão direta para o Centro de Exposições Neue Messe, e há ainda um trem direto para o Aeroporto de Munique.

Eurostars Grand Central – Ideal para quem quer mais conforto, este hotel design quatro estrelas apresenta um spa elegante com piscina coberta, quartos com isolamento acústico e Wi-Fi gratuito e um restaurante que serve cozinha mediterrânea. Está localizado a apenas 750 m da Estação Central de Munique.

Outra coisa essencial para quem está pensando em curtir a Oktoberfest é contratar um seguro viagem. Se é seu caso, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

E se você curte cerveja, o Daniel Duclos, do blog Ducs Amsterdam,  acabou de lançar um guia especializado em cervejas e pubs de Amsterdam. Saiba mais aqui!

Oktoberfest
Quando: De meados de setembro a início de outubro
Confira as datas de cada ano no site oficial (abaixo)
Onde: Munique – Alemanha
Site
Evento no Facebook

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Março na Europa: 10 destinos tops para curtir a Europa em Março! - […] Dez dicas para curtir a Oktoberfest na Alemanha […]
  2. Guia turística para brasileiros em Munique - […] Para quem gosta de arte, Munique é um destino e tanto! O acervo dos museus e palácios abriga os…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!