Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Paris

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Europa Barata, Paris

A França é um dos destinos de viagem mais amados pelos brasileiros que, anualmente, lotam o país atrás de sua bela arquitetura, história, cultura, gastronomia e, claro, seu romantismo único. Sua capital, Paris, tem fama de ser uma cidade cara pra se conhecer e, não necessariamente, é. Por isso, compilamos uma lista de coisas para fazer de graça em Paris que podem tornar sua viagem mais econômica. Bora saber quais são?

coisas para fazer de graça em Paris_cidade_Viajando Bem

Se você está sonhando com uma viagem pra Paris, confira aqui uma super seleção de lugares onde se hospedar na Cidade-Luz. Tem pra todos os gostos e orçamentos de viagem, viu? Também indicamos os serviços do Daniel, brasileiro que mora em Paris com a família e faz um super trabalho de receptivo na cidade – inclusive fazendo transfers – com sua empresa Dicas de Paris, que oferece desconto para nossos leitores.

Coisas para fazer de graça em Paris

1 – Encantar-se na Cathédrale de Notre Dame de Paris

A Catedral de Notre Dame é passeio obrigatório para todos que visitam Paris, já que é um ícone da cidade com seus gárgulas e arquitetura gótica. Como a visita à uma das catedrais mais famosas do mundo é gratuita, a fila costuma ser grande – se você estiver sem tempo (ou paciência), dê uma caminhada às margens do rio Sena para ter uma vista alternativa da imponente construção e de suas esculturas externas. A catedral também é cercada por jardins e uma pequena praça bem agradável para os turistas que querem descansar. 🙂

2 – Encantar-se com a Torre Eiffel à noite

Subir de elevador para ver a vista de um dos monumentos mais famosos do mundo é desejo de muitos turistas, mas a Torre Eiffel à noite, vista do lado de fora e iluminada, também é de tirar o fôlego! Com seus 324 metros de altura, o monumento oferece, à noite, espetáculo de luzes por cinco minutos a cada hora até 1h da manhã (no verão, até as 2h). Imperdível para os românticos de plantão!

coisas para fazer de graça em Paris_Eiffel_Viajando Bem

3 – Curtir um dia de sol na praça mais antiga de Paris, a Place des Vosges

Criada por Henrique 4 da França, a Place des Vosges foi inaugurada no início do século 17 e segue sendo uma das praças planejadas mais bonitas da cidade. A praça é pequena e cercada por construções de tijolos vermelhos – destaque para a casa do escritor Victor Hugo, que morou por ali. A praça também é cercada por pequenas galerias de arte (muitas delas, igualmente gratuitas!). Ela ainda conta com diversos cafés e restaurantes bem aconchegantes. No verão, o jardim lota de parisienses fazendo piquenique ou apenas tomando um sol.

4 – Passear pelo Père Lachaise

O cemitério mais famoso de Paris abriga os túmulos de Jim Morrison, Allan Kardec, Oscar Wilde, Chopin, Balzac, Edith Piaf, Molière e Delacroix. Um passeio inusitado mas bem bacana para quem curte cultura. Antes de qualquer coisa, aconselhamos que você pegue na entrada um mapa do imenso cemitério para não se perder em suas ruelas e também para não ter dificuldade na hora de encontrar o que procura ver por lá.

coisas para fazer de graça em Paris_Pere Lachaise_Viajando Bem

5 – Aproveite a bela vista da Basilique du Sacré Coeur

A Basílica fica num dos bairros mais boêmios de Paris, o Montmatre (pertinho de lá, fica o famoso Moulin Rouge!). O que poucos sabem é que a catedral não é muito bem vista pelos parisienses, que acham que seu estilo bizantino estraga a estética da paisagem. Mas claro que os turistas discordam e lotam o monumento, que oferece uma das vistas de Paris mais lindas! Só lembre-se de que não são permitidas fotos no interior da igreja, ok? Se quiser, pode desembolsar seus ricos euros e visitar a Torre da Basílica, onde a vista é mais incrível ainda. 🙂

6 – Visitar os museus no primeiro domingo do mês

Se você está pensando em fazer uma viagem low-budget para Paris, uma boa dica é organizá-la para passar o primeiro domingo do mês por lá. O motivo? Alguns dos mais famosos museus da cidade oferecem entrada grátis neste dia da semana. Já pensou visitar o Louvre, o D’Orsay e do Centro Pompidou “na faixa”? Mas a dica é: vá com paciência e tempo, as filas costumam se grandes.

coisas para fazer de graça em Paris_Louvre_Viajando Bem

7 –  Passe um dia no belo Parc des Buttes-Chaumont

Paris tem 426 parques e jardins, e muitos turistas acabam visitando sempre os mesmos – o Parc des Buttes-Chaumont é único – cheio de altos e baixos, requer algum preparo físico e várias paradas estratégicas, mas tem até uma cachoeira lá dentro! O parque também tem elevações rochosas e uma ponte suspensa, onde as pessoas adoram tirar fotografias. Em cima da rocha, o Temple de la Sibylle oferece uma bela vista da cidade. Como ele é um parque não tão procurado por turistas, observe por ali os parisienses “de verdade”, que adoram passar os dias ensolarados ali.

8 – Caminhar pelos belos jardins da cidade

Um dos pontos turísticos mais amados pelos viajantes que estão em Paris na primavera ou outono, o Jardim de Luxemburgo é, provavelmente, o jardim mais famoso da capital francesa. Lá, fica o Palais du Luxembourg, um dos mais belos edifícios da cidade. O palácio, que desde 1958 é sede do senado francês, não passara inicialmente de um capricho da rainha Maria de Médici. Ela crescera no palácio Pitti, de Florença, e quis um igual para o seu novo lar. O espaço também é conhecido pelos imensos e bem-cuidados jardins e estátuas – a mais famosa é a de Médici, construída no século 17.

Uma boa pedida também o Jardin du Tuileries, que fica bem em frente ao Museu do Louvre – aproveite para descansar das longas caminhadas à beira do lago ou na fonte. Quando você visitar a Torre Eiffel, poderá passear no Parc du Champ de Mars e no Jardins du Trocadéro.

coisas para fazer de graça em Paris_Luxemburgo_Viajando Bem

9 – Sinta-se Amélie Poulain no Canal St-Martin

Um lugar perfeito para um piquenique é este belo canal, onde foi gravada uma das cenas do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (lembra da personagem jogando pedrinhas na água?). Os parisienses adoram este espaço, inaugurado em 1825 e adorado por pessoas que o procuram para um passeio, andar de bicicleta ou até para beber um vinho ao pôr-do-sol. A região que circunda o canal também é deliciosa – era um bairro mais tradicional que foi “tomado” por pessoas mais modernas, que encheram a vizinhança de novos bares, restaurantes e lojas descoladas.

10 – Faça um tour guiado a pé – e gratuito!

A empresa Sandeman New Europe oferece tours a pé – e totalmente gratuitos – por Paris! Um dos passeios mais procurados por turistas é o tour pelas margens do Rio Sena – os passeios duram mais ou menos três horas e meia e são adorados por mochileiros de todo o mundo, já que também são uma nova forma de conhecer outros viajantes e fazer amigos do mundo todo. 🙂

coisas para fazer de graça em Paris_Arco_Viajando Bem

E aí, gostou das nossas dicas? Viu como Paris pode ser um destino de viagem em que se economiza? 🙂 Você tem alguma dica imperdível de Paris para fazer de graça? Conta pra gente aqui nos comentários? 🙂

Se você quiser, também pode ler nosso post Europa Barata – 10 coisas para fazer em Londres de graça!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

5 Comentários

  1. Elton da Costa Silva

    Oi meu caro, estou curtino muito o blog. estou planejando uma viagem para Roma, Paris e Londres em junho mais ou menos 20 dias, o que você que sugere?

    Responder
  2. Rodrigo

    Boa noite!
    E e uns amigos estamos nos programando para Roland Garros no próximo ano, ficaremos por volta de 20 dias a partir do final de Maio, essas dicas foram super interessantes, porém meu sonho é conhecer Londres entre outros países, gostaria de saber sobre as distâncias e o custo médio para se deslocar para outros países.
    Obrigado pela atenção.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Rodrigo, tudo bem?!

      Proposta e briefing no teu email! 🙂

      Abraço!

      Responder
  3. Thiago

    Boa noite Rogério,

    eu e minha namorada estamos planejando uma viagem de 10-12 dias total para a Europa em janeiro de 2017.

    nossa idéia seria gastar aproximadamente r$6.000,00 cada um, e estávamos pensando em fazer um roteiro com umas 3 grandes cidades.

    Pensamos em Paris, Amsterdã e Bruxelas inicialmente, mas vimos que diversos roteiros incluem Londres, ou mesmo Barcelona.

    O que você nos sugere? Seria possível conhecer Londres junto as outras 3 numa viagem relativamente barata e curta?

    Muito obrigado!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Thiago, tudo bem?!

      Proposta de consultoria e briefing no teu email! 🙂

      Abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Março na Europa: 10 destinos tops para curtir a Europa em Março! - […] Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Paris […]
  2. Tudo sobre Paris - […] bom post para te ajudar a economizar nessa viagem é o Dez coisas para fazer de graça em Paris,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!