Inglaterra, França, Itália e Espanha: a primeira viagem à Europa de Aline e Márcio

Atualizado por em 14/09/2017

Rogério Milani

A primeira viagem à Europa a gente nunca esquece… As expectativas alimentadas durante anos, as economias… Ajudar o casal Aline e Márcio a realizar este grande sonho de conhecer Itália, Espanha, França e Inglaterra foi demais. Vem conferir como foi a viagem deste simpático casal!

primeira viagem à Europa_ruínas_Viajando bem e barato

O roteiro de nossa primeira viagem à Europa

A nota para o roteiro personalizado que o Rogério criou pra gente não seria justa se fosse só 10…. porque foi 1000, sem exageros! Tudo foi excelente e o planejamento deu certo: os hotéis, os transportes… Confesso que o resultado foi até mais do esperávamos!

Nosso roteiro de viagem sugerido pelo blogueiro foi conhecer quatro países e cinco cidades, ficando quatro dias inteiros em cada uma. É claro que, em algumas cidades, poderíamos ter ficado mais dias, pois são cidades magníficas com muita história e lugares a se conhecer, mas usamos bem o nosso tempo e foi perfeito! Nosso roteiro foi Londres, Paris, Madri, Barcelona e Roma, e aqui falo um pouco de cada uma destas cidades encantadoras:

Londres é a cidade dos sonhos, na nossa opinião. É tudo organizado, o metrô te leva a todo lugar, são muitas linhas, mas dá para entender como funciona rapidinho, sem sustos. Além disso, o povo londrino é de uma educação sem igual em qualquer ocasião (no trânsito, na comunicação com as pessoas…) – ficamos encantados. O que mais nos encantou na Inglaterra foi tanta história que este país tem, afinal, é o berço de grandes escritores, grandes rainhas e é um país que mistura história com modernidade! Nós ficamos hospedados em um bairro bem próximo à estação de metrô e a estação St. Pancras, de onde saem os trens da Eurostar, o que nos facilitou muito na hora de partirmos para Paris.

Paris é uma cidade linda, encantadora com uma grande mistura de pessoas, e culturas… Todavia, achamos ela um pouco mal conservada em alguns aspectos como o metrô e alguns lugares públicos. Mas é claro que ela é uma cidade que emociona, todas aquelas luzes da Torre Eiffel e a Champs Élysées são de tirar o fôlego! Fomos à Versailles, achamos o palácio de uma riqueza impressionante, tanto em cultura e em história – tudo de muito bom gosto. Amamos também Montmartre, um bairro muito charmoso, cheio de artistas de rua, um encanto.

primeira viagem à Europa_Paris_Viajando bem e barato

Madri é uma das cidades que mais nos encantou. Amei o clima, as pessoas, os bares, as tapas…. Achei a cidade mais alegre, vimos muitas pessoas passeando até tarde na rua, o dia parecia render mais pois demorava a escurecer – enfim, gostamos muito. Também comemoramos cinco anos de casados em Madri e jantamos no Sobrino de Botin, um dos restaurantes mais antigos do mundo e com uma comida maravilhosa, vale a visita. Na Espanha, fizemos um bate-e-volta até Toledo,  uma cidadezinha medieval fascinante, com muita histórias e uma arquitetura sem igual…

Barcelona foi incrível! Gostei muito da cidade, apesar do tempo não ter ajudado muito, pois choveu bastante e os dias ficaram um pouco nublados… Mas isso não nos deixava “presos” no hotel, ficamos hospedados bem ao lado da Sagrada Família, que é uma igreja incrível com toda sua história e seu peso arquitetônico, e que ainda está em construção – ela será finalizada quando completar o centenário de Gaudí, seu grande construtor. Aliás, a cidade respira Gaudí. Passeamos muito pelas Ramblas, fomos ao mercado de La Boquería, repleto de tantas iguarias e muitas comidas típicas, uma delícia. E fechamos a estada por ali com chave de ouro, assistindo um jogo do Barcelona e Arsenal, foi emocionante!

E, por fim, Roma, onde se passa a história. Totalmente diferente das outras cidades em que estivemos, ela tem um peso histórico muito forte e os monumentos são todos muito grandiosos. Amamos a comida (não tem como não amar!), e é impossível não comer bem em Roma com todas suas massas e seus gelattos, é uma cidade incrível para quem ama gastronomia! É incrível ver Roma e todos seus imperadores em estátuas, afinal, foi um povo que dominou o mundo.

primeira viagem à Europa_Coliseu_Viajando bem e barato

Os voos e as viagens de trem

Saímos do Brasil com todos os tickets de trem e avião comprados por dica do blogueiro, isso facilitou demais e nos fez ganhar tempo por lá! Se você quiser viajar de trem, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog. Outro serviço indicado pelo Rogério que usamos bastante foi a busca de passagens aéreas ainda no Brasil, para chegarmos lá com tudo comprado! Deu tudo certo, nem atraso, nem cancelamento! Prestamos muita atenção em nossos horários, em nossos tickets impressos e perguntávamos sempre aos atendentes das companhias que confirmassem se nossos lugares e voos estavam corretos… Isso foi fundamental.

Saímos do Brasil rumo à Londres, com escala em Portugal (de apenas duas horas), pela TAP e fomos super bem atendidos. De Londres à Paris, fomos pela Eurostar – como já mencionamos, pegamos o trem na estação Saint Pancras, com os tickets já comprados antecipadamente. De Paris para Madri fomos de avião pela Vueling, uma low cost com bons serviços. Em Madri, resolvemos fazer  uma viagem bate-e-volta e, assim, compramos uma passagem de ônibus até Toledo que você encontra fácil em várias bancas de jornais pela cidade. A duração da viagem é de uma hora e ônibus te leva e traz por 23 euros por pessoa. Valeu bastante a pena! De Madri para Barcelona fomos pela Renfe, no sensacional trem bala, e de Barcelona para Roma fomos pela Ryanair, outra companhia aérea low cost indicada pelo blogueiro.

Todas as companhias foram perfeitas, operaram dentro do horário e são empresas menores e que fazem voos domésticos a baixo custo na Europa. A dica é: fique atento pra não exagerar na bagagem! Na Ryanair, acabamos adicionando uma mala a mais no ato da compra dos tickets pois ficamos preocupados em ultrapassar os limites de peso – e esta também foi uma das dicas do Rogério que deu super certo!

primeira viagem à Europa_Big ben_Viajando bem e barato

As hospedagens

Todos os hotéis foram excelentes, exatamente como descrito, as localizações foram essenciais, todos perto do metrô, o que facilitou muito.

Em Londres, ficamos no Studios2Let, Bairro Camden, perto de tudo: o hotel ficava localizado a apenas 500 metros da Estação Kings Cross e os quartos eram bem modernos. O hotel ainda era cercado por um jardim bem bonito!

Já em Paris, ficamos hospedados no excelente Best Western Le Patio Saint Antonie. O hotel está localizado ao leste de Paris, entre a Bastilha e a Nation, a apenas 400 metros da Estação de Metrô e RER (Rede Expressa Regional) Nation.

Em Madri, ficamos no Hostel MH Fuencarral, próximo a Gran Via, uma das ruas mais movimentadas da cidade. Você encontrará uma variedade de bares de tapas (petiscos), cafés, restaurantes e lojas nas ruas próximas ao hostel, super bem localizado!

Na bela Barcelona, ficamos no SM Sant Antoni, próximo a Sagrada Família. Bem moderno e elegante, outra sugestão de hospedagem bem localizada: a Estação de Metrô Monumental fica a 200 m de distância do hotel.

Por fim, em Roma, ficamos no B&B Domus Amor Colosseo. O bed & breakfast ficava no centro de Roma, a 5 minutos a pé da estação de Metrô Colosseo, com quartos simples mas bem confortáveis!

Como chegamos aos hotéis

Exceto em Roma, cidade onde utilizamos um dos muitos serviços de shuttle que sai do aeroporto “Leonardo da Vinci” aos respectivos hotéis, usamos apenas trem e metrô, que estavam próximos aos nossos hotéis. Foi uma das vantagens de nossas hospedagens: a excelente localização!

primeira viagem à Europa_Madrid_Viajando bem e barato

Transporte

Não utilizamosc cartões ou passes de transporte público – fazíamos muitos passeios à pé, caminhamos bastante durante toda a viagem. Apenas em Roma, utilizamos o ticket de 24 horas, que custava 7 euros cada e valia cada centavo! 🙂

Ingressos antecipados

Compramos alguns ingressos antecipados em nosso roteiro: Versailles, Coliseu, Museu do VaticanoBasílica de São Padro e Louvre.  Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Compramos todos através do Ticketbar e ajudou muito – especialmente em Roma, onde as filas são enormes, principalmente no Museu do Vaticano.

primeira viagem à Europa_Louvre_Viajando bem e barato

Seguro de viagem obrigatório

Adquirimos o seguro assim que compramos as passagens, o Rogério nos orientou, mas não precisamos utilizar. Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Os procedimentos de imigração

A Imigração foi feira por Londres. Apenas solicitaram o passaporte, mas perguntaram quanto tempo ficaríamos e onde nos hospedaríamos.

O clima durante a viagem

Fomos no mês de março, final do inverno, mas estava bem frio, principalmente em Londres e Paris, onde as temperaturas chegavam de 0 à -2, e em Windsor (Londres) e Paris, pegamos até neve. Achávamos que nossas roupas eram suficientes, mas acabamos comprando uns casacos a mais!

primeira viagem à Europa_frio_Viajando bem e barato

O financeiro para a viagem

Ficou dentro do esperado – há cidades que gasta mais como Londres e Paris, mas não ultrapassávamos o limite diário. Colocávamos para gasto médio de transporte e refeição, 50 euros/libras por dia e por pessoa, mas não chegávamos a gastar 50 euros nós dois. Usamos apenas dinheiro, e cartão de crédito (este último, bem pouco).

Avaliação da consultoria

Conhecemos o blog através de pesquisa na internet, pois já era um sonho a viagem e já vínhamos nos programando, então a consultoria foi certeira e esclareceu todas nossas as dúvidas – o Rogério nos passou dicas essenciais. Não queríamos viajar com excursão, justamente para não ficarmos presos a passeios estipulados e horários. Mas viajar para outros países requer dicas e dados que só a consultoria do Rogério poderia nos prover.

Ele nos ajudou a decidir qual o melhor transporte de um país para outro, qual o melhor custo-benefício, coisas assim… E essas dicas são indispensáveis. A experiência dele e os depoimentos no blog foram essenciais. Iremos contratar novamente com certeza, queremos voltar para outros lugares que nesta viagem acabou não dando tempo, e o Rogério nos auxiliará nas próximas.

primeira viagem à Europa_Fontana di Trevi_Viajando bem e barato

Dicas para outros viajantes

Incluímos no roteiro a cidadezinha de Toledo que é um bate volta de Madri e foi muito legal. Nesta noite, jantamos no restaurante Sobrino de Botin, o restaurante mais antigo pelo Guinness Book, em Madri.

primeira viagem à Europa_Botin_Viajando bem e barato

Aline e Márcio
Guarulhos/SP
Data da viagem: março 2016

__

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

Tags

42 Comentários

  1. Olá estou planejando minha primeira viagem para europa. Estou com medo de ir por conta. Fiz alguns orçamentos com agências de viagem e ficou muito fora do da minha realidade. Então gostaria de receber dicas sobre viajar por conta. Queremos ir à Polônia, Paris dublin, Roma, … Vamos ir em 4/02/18 volta 26/02/18.você pode me ajudar a organizar a viagem! !!!

    Comente
  2. Olá. Estou começando a planejar a viagem com a família para a Europa, casal e duas filhas, que ocorrerá em JULHO de 2018. Tenho 30 dias de férias. Penso em conhecer o máximo de lugares possíveis, mas será imprescindível visitar Londres, Paris, Berlim, Roma, Veneza. Pode nos ajudar a planejar? Dicas de Passagens aéreas, Trens, Hospedagens, locação de automóvel, alimentação, tickets de visitação, tours entre outros. Gostaria de viajar com o máximo de despesas já pagas. Desde já, agradeço !!! Obs. claro que com o menor custo possível.

    Comente
    • Ola , estou querendo viajar com uma amiga em julho do ano que vem , não queríamos passar frio .. kkk e queríamos aproveitar bastante .. sair comer bem e festar tbm .. qual seria o roteiro ideias ? Por favor nos ajude .. gostaria de ir em Portugal e Itália o que vc pode nos indicar ! Agradeço desde já

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *