Consulado americano em Porto Alegre: saiba mais informações sobre essa facilidade!

Publicado por em 15/07/2016

Rogério Milani

A partir de março de 2017, Porto Alegre também terá um consulado americano como já existe em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Saiba quais serão os serviços oferecidos pela instituição!

Consulado americano em Porto Alegre_flags_Viajando bem e barato

Consulado americano em Porto Alegre

A gauchada que sonha em ir pra Terra do Tio Sam está cheia de motivos para comemorar desde junho de 2015, quando iniciaram-se as obras para construir um consulado americano em Porto Alegre – será o quinto consulado deste país no Brasil. Hoje, quem quer tirar visto americano precisa se deslocar para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília.

O prazo para inauguração do novo consulado americano é de março de 2017, mas especula-se que as obras podem acabar até dezembro de 2016. Ele ficará localizado na Zona Norte da cidade – mais especificamente na Avenida Assis Brasil, 1889. Porto Alegre já tem um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), onde podem ser encaminhados pedidos de renovação da autorizações para entrar nos EUA – o local já atende cerca de 500 pessoas por dia.

Agora, com o novo consulado, será possível fazer pedidos de novos vistos ou renovação e atendimento a cidadãos americanos. Em São Paulo, hoje, são tirados 600 mil pedidos de visto por ano – a previsão para Porto Alegre é de 100 mil por ano, pelo menos neste início.

Consulado americano em Porto Alegre_destaque_Viajando bem e barato

A ideia, é claro, é incentivar os gaúchos a viajarem mais aos Estados Unidos – e o pessoal de Santa Catarina e do Paraná também são o público-alvo desta ação – cerca de 10% dos dois milhões de brasileiros que foram aos Estados Unidos no ano passado eram do Sul do Brasil. Hoje, muitos brasileiros interessados em ir para Nova York, Disney ou Miami acabam preferindo viajar para a Europa ou para a América Latina quando percebem a burocracia e os custos que terão pela frente.

Nos três primeiros meses desse ano, houve uma queda de 45% nos pedidos de vistos americanos em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Consulado. Apesar dessa queda, durante os primeiros seis meses de 2015, 1,108 milhões de brasileiros estiveram em terras americanas, o que nos coloca em sexto lugar no ranking de países que mais visitam os EUA.

Além disso, o cônsul geral em São Paulo, Ricardo Zuniga, declarou que existe um diálogo consular entre Estados Unidos e Brasil para conseguir a isenção do visto para brasileiros. E também que, em 2017, começam as obras de construção de um consulado americano em Belo Horizonte.

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *