Dúvidas sobre a melhor forma de transporte pela Europa – melhor de trem ou avião?

Publicado por em 04/07/2016

Manuela Colla

Escolher qual a melhor forma de transporte pela Europa parece tão difícil quanto definir seu roteiro, certo? Afinal, trem, avião ou carro… Todos tem suas vantagens! Recebemos muitas perguntas sobre este assunto e compilamos aqui pra te ajudar nesta decisão! 

melhor forma de transporte pela Europa_aviao_Viajando bem e barato

Qual a melhor forma de transporte pela Europa?

A verdade é que cada caso é um caso e, se o seu roteiro for por mais de um país da Europa (90% deles são), você vai acabar usando mais de um meio de transporte. Não há uma regra fixa mas, em alguns casos, a experiência e o bom senso podem te ajudar a decidir por qual optar.

Veja algumas dúvidas de nossos leitores:

Dúvidas gerais sobre viagens de trem pela Europa

Bom dia,
Gostaria de saber como funciona a viagem de trem pela Europa. Posso parar no lugar (cidade) em que eu quiser e depois pegar o mesmo trem seguindo viagem com o mesmo passe? Onde comprar? Pela internet é seguro?
Também tenho dúvida sobre locais de embarque – por exemplo, em Paris, como ir até a estação?
Obrigada pelas informações.
Eusa
——————————————————
Eusa, viajar de trem pela Europa é semelhante a viajar de ônibus aqui no Brasil, bem tranquilo. Você poderá viajar comprando tickets individuais, pela internet ou no local, ou então através de passes, o que lhe dará direito a viajar durante os dias contratados e por países ou cidades de acordo com seu passe escolhido, podendo ir direto ao vagão de trem. Há exceções para trens de alta velocidade ou de muito movimento, que exigem uma reserva e um pagamento adicional.

O ideal é sempre pegar o trem na estação principal de cada cidade, para facilitar o embarque e também garantir um lugar. Já na chegada em uma cidade é bom você saber onde descer, se na estação principal ou noutra pelo caminho. O ideal é sempre perguntar ou enviar e-mail ao local de sua hospedagem, questionando qual a melhor ou mais próxima estação. E, ao chegar em uma cidade, já pegue um mapa das estações de trem e do transporte público, encontrados normalmente nos balcões de informações turísticas e nos hotéis e albergues, para se localizar melhor e saber como circular pela cidade.

A grande vantagem do trem é que suas estações são sempre centrais e bem localizadas, ao contrário dos aeroportos, que normalmente são bem afastados da cidade. E para se dirigir a uma estação, como em Paris, por exemplo, basta pegar um transporte público em direção à estação. Normalmente os metrôs são coligados com as estações de trem e são a melhor maneira de chegar a elas.

Se você comprar um ticket individual, ele valerá apenas por uma viagem Origem-Destino e para o dia e horário para o qual foi comprado. Já com o passe você terá mais flexibilidade, pois ele não conta o número de viagens num dia, e sim pelo uso diário. Ou seja, se você for pegar um trem num sábado para ir de Roma a Veneza, por exemplo, e no meio do caminho resolver parar em Firenze, para dar uma espiada, você poderá embarcar novamente em outro trem para Veneza, com esta viagem contando como mais uma para o mesmo dia. Só tem que ficar atento pois a partir de um determinado horário, que estará detalhado no passe, as viagens já começam a valer para o dia seguinte.

Se você quiser, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.  A compra é bem tranquila, com pagamento via cartão de crédito. Um detalhe importante é comprar os tickets ou passes com boa antecedência, no mínimo 3 semanas antes da viagem para a Europa, para poder receber tranquilamente os bilhetes ou passes em sua casa ou escritório.

Eu nunca tive problemas e sempre recebi os tickets e passes com tranquilidade, mas atento que a compra deve ser feita com total atenção e preenchimento dos dados, além de procurar sempre comprar com antecedência mínima de três semanas antes da viagem, ok?

Para mais informações sobre os tipos e como funcionam os passes de trem, acesse o post Tickets e Passes de Trem.
Se precisar de mais alguma informação, é só chamar!

melhor forma de transporte pela Europa_station_Viajando bem e barato

Trem ou avião para circular por vários países?

Olá! Gostaria de uma dica dos blogueiros: entre agosto e setembro eu, meu marido e uma amiga faremos uma viagem de aproximadamente 25 dias na Europa. Não abrimos mão de Londres, França, Holanda, Bélgica e Espanha. Vocês poderiam sugerir uma ordem de roteiro, inclusive com sugestões de outros locais que seriam interessantes incluir e também sugestão de dias necessários para cada lugar, bem como se é melhor fazer de trem ou avião? Também gostaria de saber se nesta data poderemos aproveitar shows. Obrigada. 
Taís
————————————————————–
Oi Taís, tudo bem?!
Um bom roteiro para os 25 dias de viagem seria nesta ordem:
Londres – 4 a 5 dias
Amsterdã – 3 a 4 dias
Bruxelas – 2 dias
Brugges – 2 dias
Paris – 4 a 5 dias
Madri – 3 a 4 dias
Barcelona – 3 a 4 dias

Os trechos entre Londres e Paris serão perfeitos para serem feitos via trem, consultando e reservando os tickets em Rail Europe. E o trecho Madri-Barcelona vale pelo trem de alta velocidade AVE, que une as duas cidades em 2h30min de viagem.

Já o trecho Paris-Madri será mais rápido e mais em conta fazer voando, reservando a melhor tarifa. Também poderá cotar este voo junto com a compra das passagens intercontinentais, pode sair praticamente o mesmo valor que a compra individual via internet.

Sobre os shows, sugiro que consulte o site Ticketbar para conferir a agenda de cada cidade e data, já podendo, inclusive, garantir os ingressos, caso algo interesse.

E não te esquece de contratar o seguro obrigatório para viagens, item indispensável para quem pensa em ir para a Europa. Aqui no blog, indicamos três empresas: a Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads. Todas bem bacanas e confiáveis!

Abraços!

melhor forma de transporte pela Europa_trem_Viajando bem e barato

Eurail Global Pass

Oi Rogério, parabéns pelo excelente trabalho apresentado. Em março vou com minha esposa de navio até Veneza. Estamos pensando em ir depois, de Veneza para Hamburgo de trem e depois Holanda, Bruxelas, Paris e depois Espanha. Vovê acha legais estas viagens de trem, principalmente de Veneza para Hamburgo e de Paris para a Espanha? Qual o melhor horário para viajar? O que você acha do Eurail Global Pass?

Obrigado!

Manoel

————————————————————–

Oi Manoel!

Bem legal o roteiro! O trecho Veneza/Hamburgo eu também veria possibilidade de ir voando, comparando valor e tempo de viagem. De Paris dá para ir de trem direto até Barcelona, numa viagem de pouco mais de 6h. Aqui, também compararia com o valor e tempo fazendo este trecho de avião, para decidir pelo que é mais barato ou conveniente.

Nesta tua viagem não recomendo o Global Pass e sim comprar os tickets individuais, ok?

Abraço!

melhor forma de transporte pela Europa_inside_Viajando bem e barato

Trecho Londres – Amsterdã

Olá Rogério. Parabéns pelo blog!

Estou com uma dúvida e, se possível, gostaria que me ajudasse a decidir. Farei o trajeto Londres – Amsterdã em janeiro, sendo que em Amsterdã eu ficarei apenas três dias e duas noites. Minha dúvida: é melhor trem ou avião?
– o avião é mais rápido (1h30min) e, dependendo, um pouco mais barato mas tenho que acrescentar saída do hotel + metrô até aeroporto + check-in despachando mala + imigração (acredito que agora em janeiro estará mais rigorosa e demorada)… acho que no total ficará umas 5h30min no total.

– trem é mais demorado (4h30min) e um pouco mais caro, mas não preciso preocupar com bagagem (se estiver um pouco mais pesado do que 23kg) e tenho que acrescentar a saída do hotel + metrô + check-in + imigração (dizem que é mais rápido).. acho que ficará umas 6h30min no total…. É mais ou menos isso mesmo? No final das contar a diferença de tempo entre avião e trem não fica tão grande?

Só mais uma dúvida: a passagem de trem entre Londres e Amsterdã inclui uma conexão de uns 40 min com troca de trem (em Bruxelas ou Lillie), daí queria saber se passarei novamente pela imigração e se 40 min é suficiente!

Abraços

Cristina

————————————————————–

Oi Cristina!

Pois é, o trecho Londres-Amsterdã é um dos que mais gera dúvida mesmo, pois o tempo é praticamente o mesmo, voando ou indo de trem. Importante analisar, aqui, o que vale mais a pena para você, se o valor final ou se o menor tempo de viagem ou viagem menos cansativa. Uma vantagem para o trem é que a sua viagem será no inverno, então as chances de um voo sair atrasado ou ser cancelado, devido ao mau tempo, é maior, ok?

Normalmente a imigração é feita na chegada ou saída de Londres, já que ela não faz parte da Euro, mas pode ser que em algum momento um fiscal faça o controle de passaporte também no trem, mas imigração é na chegada/saída.

Abraço!

melhor forma de transporte pela Europa_estacao_Viajando bem e barato

Menor custo

Oi, Rogério!
Gostaria de saber qual viagem fica mais em conta (trem ou avião) de Bruxelas a Veneza? Ah, qual a cidade mais próxima de Cavarzere (Itália) que possui aeroporto?
Capuzzo

————————————————————–
Oi Capuzzo, tudo bem?

Com certeza este trecho será mais rápido e mais em conta voando! O aeroporto mais próximo de Cavarzere é o de Veneza ou então Treviso. Mas também poderá marcar chegada em Bologna, ok?

Abraço!

melhor forma de transporte pela Europa_aviao_Viajando bem e barato

Compra de tickets pela internet

Boa tarde, Rogério!
As suas dicas são as melhores que eu já li – e olha que eu vasculhei bastante. Desde já, agradeço por compartilhar conosco as suas experiências , beneficiando a muitos com seu vasto conhecimento. Bom, eu estava quase fechando as compras dos bilhetes de trem quando resolvi pedir sua ajuda. Gostaria de saber se é melhor comprar os bilhetes/tickets pela internet ou comprar nas estações. Se for melhor comprar pela internet, qual site indica para comprar os bilhetes? Andei dando uma olhada no site da Rail Europe. Há outra com preços mais acessíveis?
Meu trajeto será Roma – Florença – Veneza – Viena – Budapeste – Praga- Berlim.
Grata!
Marcelen

————————————————————–

Oi Marcelen!

Obrigado pelos elogios! 🙂

Para os trechos no leste europeu, recomendo a facilidade e transparência da Rail Europe. Para os trechos dentro da Itália e também da Itália para a Áustria, indico a Trenitália. Para o trecho Viena-Budapeste, eu iria de ÖBB. E na Alemanha, indico a Deutsche Bahn. Lembrando que as tarifas na Rail Europe normalmente são as mesmas, com um pequeno adicional pelo serviço. E que a prioridade seja sempre a compra do e-ticket, ou seja, o ticket eletrônico, para imprimir em casa ou levar no smartphone.

Abraço!

melhor forma de transporte pela Europa_metrô_Viajando bem e barato

Trens na França

Oi Rogério, parabéns por mais um post maravilhoso. Tenho uma dúvida em relação aos trens da França.

Eu pretendo ir a Gyverny, visitar a casa de Monet. Porém, eu gostaria de aproveitar que irei para aquela direção e visitar a Catedral de Notre-Dame de Rouen. Minha ideia é comprar um bilhete Paris – Rouen – Paris, saltar em Vernon e visitar a casa de Monet. Em seguida, pegar o trem e ir para Rouen (com o mesmo bilhete). Os trens que fazem esta linha são o Intercitè. Você saberia dizer se isso é possível?

Afonso Cláudio

Oi Afonso, tudo bem?

Não será possível, você terá que comprar os bilhetes separados e definir os horários de cada um se comprar online. Uma opção é comprar até Vernon e lá comprar, na hora, o ticket para seguir viagem até Rouen e já comprar o ticket de volta para Paris online, que terá valor mais em conta.

Abraço!

melhor forma de transporte pela Europa_london train_Viajando bem e barato

Trechos em Portugal

Olá Rogério, boa noite! Muito bacana seu trabalho, Parabéns!

Vou a Portugal em setembro, nunca estive por lá. Não sei se é um bom roteiro. Preciso de sua ajuda.
SP a Porto, Porto a Coimbra (trem), Coimbra a Lisboa (trem), Lisboa a Madrid (trem), Madrid a SP.
Seria interessante alguns desses passes para as viagens de trem?

Também estou pesquisando as passagens aéreas, se é mais barato ir primeiro para Madrid e voltar de porto… Help!!

Zeni

Oi Zeni, tudo bem?

Compre os trechos de viagens de trem individualmente neste site. E o trecho Lisboa/Madri é melhor fazer voando, mais rápido e mais barato também.

Abraço!

___

Bem, espero ter ajudado (ao menos um pouco!) a tirar suas dúvidas sobre viajar de trem ou avião pela Europa. Ainda tem alguma pergunta? Deixe aqui nos comentários que a gente responde assim que puder!

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags