Roteiro para Portugal e Espanha: a viagem do casal Peter e Daniele

Atualizado por em 05/07/2016

Manuela Colla

Lisboa, Porto, Madri e Barcelona: o casal gaúcho Peter e Daniele quis começar a conhecer a Europa por essas cidades e contratou nossos roteiros personalizados. Vem ver como foi esse roteiro para Portugal e Espanha preparado para os dois!

Roteiro para Portugal e Espanha_Peter e Daniela_Viajando bem e barato

Roteiro para Portugal e Espanha 

Nossa viagem foi nota 10! Não tínhamos muita expectativa por não conhecer esse tipo de trabalho, mas nos surpreendemos positivamente pela segurança de contratar a consultoria de um profissional que se mostrou muito correto e atencioso e demonstrou ter conhecimento.

O roteiro funcionou pra gente. Fizemos nossa própria pesquisa também, antes da viagem. As dicas foram muito úteis, aproveitamos muitas delas. Nos roteiros em si não mudaríamos nada por considerarmos que, pelo pouco tempo que estivemos em cada cidade, não é possível fazer mais passeios do que aqueles sugeridos. Apesar de termos descoberto coisas legais para fazer, foi muito ao acaso, pois otimizamos bem nosso tempo.

O tempo de três a quatro dias em cada cidade é suficiente para os passeios principais sim. Os melhores lugares deixam um gosto de quero mais. O que poderia ter sido melhor? Não mudaríamos quase nada, pois fomos com a ideia de curtir mesmo, sem exigir que fosse tudo perfeito. O que nos surpreendeu e que tenha sido uma informação tua? Acredito que a beleza de Madri nos surpreendeu muito, mesmo já tendo lido vários posts sobre a cidade (inclusive tem um bem completo no teu blog).

Roteiro para Portugal e Espanha_selfie_Viajando bem e barato

Os voos

Os voos foram tranquilos. A ida pela TAP até Portugal foi muito cansativa, mas mais por ter sido à noite e pela expectativa de chegarmos logo. A volta, durante o dia, foi mais fácil de encarar. Os voos nos aviões menores de Portugal/Espanha e Espanha/Portugal foram moleza! Nada de transtornos (somente a tensão na volta pois tinha acabado de acontecer o atentado de Bruxelas).

As viagens de trem

Compramos alguns tickets de trem antecipadamente (dos bate-e-volta), e essas informações das passagens que seria preciso comprar antes foram muito importantes. Se você quiser fazer como a gente e usar este transporte tão comum na Europa, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Nos ‘ferramos’ ao comprar tickets na hora para nos locomover dentro das cidades –  nos perdemos um pouco nas plataformas das estações também, pela questão de saber o sentido da linha. Mas não tivemos grande prejuízo, serviu para, na próxima viagem, estudarmos o sistema de metrô de cada cidade antes de viajar. Depois de entender o sistema de cada lugar fica fácil. Sempre no primeiro dia ficávamos perdidos e, quando estávamos “manjando”, tínhamos que ir embora, hehe.

Roteiro para Portugal e Espanha_chafariz_Viajando bem e barato

As hospedagens

Todos os lugares em que ficamos foi por indicação da consultoria. São eles:

Lisboa – Exe Lisboa – Hotel muito bonito, parece novo, confortável, mas passa a impressão de abandono. À primeira vista, confesso que achei ruim ficar em um hotel com rua deserta e com pouco movimento (mesmo próximo à praça Marquês do Pombal) mas depois que ficamos mais tranquilos quanto a segurança, deu tudo certo. O atendimento foi tranquilo, mas não merece nenhum elogio. O hotel inteiro é aquecido demais. Preço médio. Café da manhã bom.

Porto – Hotel Moov  – Hotel bacaninha, funcional mesmo. Comparado aos outros, foi o mais simples. O preço foi ótimo, e o atendimento foi muito bom mesmo, localização excelente, ambiente charmoso;… Boa relação custo-benefício. Foi o único hotel em que não optamos por café, ainda bem! Pois padaria não falta por ali, heheh. O único ponto negativo foi a vista do quarto, mas não chega a ser problema!

Madri – Hotel Sidorme  – Esse foi o hotel de que mais gostamos! Não tem luxo, mas é muito aconchegante! Atendimento bom, localização ótima, quartos maravilhosos, com vista, janelas grandes. Não tem café mas tem máquina de café e frutas a disposição, e pela manhã deixam uma sacolinha com fruta e croissants para os hóspedes, achei um mimo! Tem um terraço pequeno no último andar, com uma vista bacana. Preço médio.

Barcelona – Hotel Lheo – Foi o hotel mais confortável de todos e um pouco mais caro. Parece mais antigo. Atendimento muito bom, café da manhã muito bom também, assim como a localização e vista. Tem terraço com piscina, muito bonitinho.

Roteiro para Portugal e Espanha_barcos_Viajando bem e barato

Como chegamos aos hotéis

Todos os trajetos da chegada foram de táxi. Estávamos com malas grandes e optamos pelo conforto.

Lisboa –Pegamos táxi do aeroporto até o hotel. Ficou mais caro (30 euros) do que a informação que tínhamos (15 euros). Mesmo com as taxas de bagagens (que não lembro quanto custa), achei caro.

Porto – Pegamos táxi da estação ao hotel. Preço super em conta.

Madri – Usamos táxi para nos deslocarmos do aeroporto ao hotel. Estávamos preparados para um valor mais alto, mas foi sem sustos.

Barcelona – Andamos de táxi da estação de trem até o hotel. Preço dentro do estimado.

Se o orçamento não estiver muito apertado, acreditamos ser essa a melhor escolha ao chegar em cada cidade, por não conhecer nada e estar com malas.

Roteiro para Portugal e Espanha_mar_Viajando bem e barato

Transporte

Não compramos passes antecipado de transporte para circular dentro das cidades – comprávamos na hora. Não lembramos que podia recarregar por um valor mais em conta, perdemos algum dinheiro por isso (pouco) – descobrimos só no final da viagem.

Ingressos antecipados

Compramos ingressos antecipados só para a Sagrada Família, em Barcelona e valeu muuuito a pena pois tinha uma fila enorme para entrar. O restante dos ingressos compramos na hora. No Museu do Prado, pegamos aquele horário free (de terça a domingo, das 18h às 20h).

O ponto positivo de comprar antes é evitar filas e, com isso, ganhar tempo. O ponto negativo é correr o risco de não prestar atenção na hora da compra. Nós, por exemplo, não vimos que compramos ingresso sem direito a ir na torre, hehe.

Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Seguro de viagem obrigatório

Fomos informados na consultoria que precisávamos fazer o seguro. Fizemos, mas não foi preciso utilizar. Se você está com viagem marcada pra Europa, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Roteiro para Portugal e Espanha_jogo_Viajando bem e barato

Os procedimentos de imigração

Nossa imigração foi feita só em Lisboa. Requisitaram o passaporte e perguntaram o período de permanência, nada mais.

O clima durante a viagem

O clima ajudou  durante nossa viagem. Ficamos com medo de passar frio, mas levamos roupas adequadas e compramos casacos la também, pois começamos a cansar de andar com casaco pesado, e lá encontramos casacos leves e mais preparados para enfrentar o frio que os nossos pesados.

Roteiro para Portugal e Espanha_frio_Viajando bem e barato

Internet e telefonia

Não utilizamos os telefones aqui do Brasil, ficaram a viagem toda em modo avião. Só utilizávamos Wi-Fi do hotel. Foi bom nos “desligarmos” da rotina daqui.

O financeiro para a viagem

Levamos tudo em espécie. Ficou dentro do estimado pela consultoria, e menor que o estimado por nós. Quando gastávamos mais em um dia, por ingressos de ônibus tour, atrações etc, economizávamos no outro. Viajamos sem passar trabalho, mas vimos que é possível gastar menos ainda, para quem vai com o dinheiro contado (comprando tudo antecipado, se hospedando em lugares mais em conta e fazendo refeições em lugares mais simples, para ficar em poucas dicas).

Utilizamos o tax free também, foi bem fácil. No aeroporto, na hora da volta, recebemos em dinheiro os valores.

Roteiro para Portugal e Espanha_des_Viajando bem e barato

Avaliação da consultoria 

Chegamos a consultoria através de pesquisa na internet mesmo. O que nos levou a contratar foi ler os depoimentos de outros clientes no blog, junto do fato de nunca termos viajado para Europa antes – vimos a necessidade de uma ajuda assim.

O aspecto mais positivo foi o pronto retorno de todas as nossas dúvidas, com respostas claras sem ser muito extenso, e rapidez.

A diferença sentimos na autonomia de decidirmos o que queríamos fazer, escolher onde queríamos nos hospedar, e dicas de lugares para refeição, sempre seguindo tuas sugestões – ou seja, tivemos um caminho, e não nos sentimos presos a um roteiro de pacote ou excursão e, de quebra, fugimos daquelas “ciladas” para onde estes pacotes levam os turistas.

Roteiro para Portugal e Espanha_amarela_Viajando bem e barato

Peter e Daniele
Porto Alegre/RS
Data da viagem: março 2016

__

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

Tags

99 Comentários

  1. Olá, boa noite. Meu nome é Ariano Limoeiro, e eu e minha esposa pretendemos fazer uma viagem de fim de ano que contemplaria, à princípio, as cidades de Lisboa, Porto, Madrid e Barcelona, com partida dia 25 de dezembro e volta dia 10 de janeiro.Gostaria de saber dicas e informações gerais para uma viagem estilo mochileiro…e as condições, obviamente, para ter acesso a estas…obrigado.

    Comente
  2. Gostaria de saber qual valor de 10 dias portugal, 4 pessoas 4/11 a 14/11, obrigada

    Comente
  3. Gostaria de saber qual valor de 10 dias portugal

    Comente
  4. Qual o valor de um roteiro para 20 dias portugal e espanha? Pretendo viajar em marco/2018. Obrigada.

    Comente
  5. Quanto custa um roteiro personalizado de 19/01 a 19/02/2018 Portugal , Espanha e Itália, casal e criança de 5 anos.

    Comente
  6. Bom dia! Quero fazer Portugal (Lisboa e Porto) e Espanha (Madrid e Barcelona) em Dezembro/17. Gostaria de informações sobre o serviço de vcs e valores. Segue e-mail de contato: danielekloppel@gmail.com

    Obrigada

    Comente
  7. olá Manuela

    Poderia me passar roteiro para Portugal e Espanha e orçamento.
    12 dias – começo de Dezembro/2017
    casal com 3 filhos (18 anos – 15 anos- 9 anos)
    obrigada

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *