Viagem para Itália e Portugal: o roteiro de Dinah, Rosa e Pedro pela Europa

Atualizado por em 14/09/2017

Manuela Colla

Dinah queria fazer uma viagem para Itália e Portugal com sua mãe, Rosa, e seu filho, Pedro. Para tornar esse passeio inesquecível, ela contratou nossos roteiros personalizados do blog, vem ver como foi! 

Viagem para Itália e Portugal_Sintra_Viajando bem e barato

Viagem para Itália e Portugal: o roteiro

Nossa viagem para Itália e Portugal durou 21 dias, ao todo. Iniciamos por Veneza e Florença com direito a bate-e-volta para as belas Siena e San Giminiano. Depois, Roma com mais um bate-e-volta à Pompeia. Em seguida, fomos a Portugal na cidade do Porto e, de lá, tiramos dois dias para conhecer Aveiro, Coimbra, Fátima, Sintra e Cascais, e finalmente, chegamos à linda Lisboa.  Eu diria que ficamos o tempo suficiente para conhecer cada cidade – mas também que, com certeza, quero voltar para conhecer a fundo cada lugar.

Em Veneza ficamos dois dias, que foram suficientes para conhecer a cidade. Veneza é um encanto, confesso que esta cidade não estava no meu roteiro original e resolvi ir pra lá por causa da indicação do Rogério. Apesar da minha resistência, ele me convenceu de visitá-la e, por isso, terá meus extremos agradecimentos! Apaixonei-me por Veneza assim que cheguei, tudo é lindo e tem um charme irresistível. E só uma dica: Veneza não é só para casais não, havia muitas famílias como nós conhecendo as maravilhas da cidade.

Permanecemos em Florença por três dias e meio. Achamos a cidade maravilhosa também e um lugar cheio de cultura e arte, um museu a céu aberto: você encontra esculturas, afrescos e exposições de arte na rua, além de belos parques, mercados, enfim… Florença é arte pura e respira cultura!

Estivemos por cinco dias e meio em Roma, e também ficamos de boca aberta com tanta arte e beleza por todo canto. Também reservamos um dia para irmos a Nápoles e também conferimos as Ruínas de Pompeia, dois destinos que valem muito a pena visitar!

Viagem para Itália e Portugal_Pompeii_Viajando bem e barato

Depois da Itália, partimos para a fabulosa Portugal! Permanecemos em Porto por três dias e meio, e foi o lugar que mais gostamos em toda a viagem, não só pela identificação do idioma mas também pelo povo acolhedor e receptivo. Tiramos um dia para conhecer Aveiro, Coimbra e Sintra que também são encantadoras e lindas. Em seguida, visitamos no mesmo dia primeiro Sintra com seus castelos e parques e depois Cascais com suas belas praias.

E, finalmente, estávamos diante de Lisboa, onde ficamos por quatro dias e meio encantados com sua música, comida e lugares incríveis, cheios de histórias e belezas.

Viagem para Itália e Portugal_Lisboa_Viajando bem e barato

Os voos e as viagens de trem

A viagem de ida e volta foi pela Swiss, que foi espetacular, com um a pontualidade e qualidade de atendimento incríveis!

De Veneza até Florença e de Florença à Roma fomos de trem pela Italo, muito boa também muito eficiente com ótimo serviço e pontualidade.

Por fim, de Roma até Porto tivemos problemas com a TAP, o voo foi cancelado cinco dias antes do dia marcado e tive que ligar na empresa aérea para remarcar outro voo com escala no Porto, o que causou bastante stress e acabamos perdendo uma o parte do dia na chegada ao Porto, onde chegamos apenas a noite.

Aluguel de carro

Na viagem até Lisboa, alugamos um carro de retirada no Porto e entrega em Lisboa e foi bem tranquilo, com um atendimento bom e eficiente. Para quem quiser fazer o mesmo, indicamos alugar carro pela RentCars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

Viagem para Itália e Portugal_Porto_Viajando bem e barato

As hospedagens

Em Veneza, ficamos no Hotel Aquavenice muito bem localizado, perto da estação de trem, com um ótimo atendimento.

Em Florença, nos hospedamos no Le Stanze Dei Medici, bem localizado próximo da estação de trem, bem limpo e confortável!

Em Roma, ficamos no Roma Dei Papi bem perto do Vaticano, bem localizado e confortável. Tivemos apenas um problema neste hotel: como em todos os outros, ficamos com a chave da entrada pois a recepção fica fechada após o período da tarde e, na segunda noite não conseguimos abrir essa porta. Resultado: tivemos que ligar no celular do responsável e aguardá-lo, o que foi bem ruim devido ao cansaço e ao frio que estava fazendo. Se você quiser, pode conferir neste post aqui do blog outras dicas de hospedagem em Roma.

Em Porto, nos hospedamos no Hotel Decanting. Este foi o melhor hotel em que ficamos, com boa localização, bom café da manhã, excelente equipe de atendimento e um conforto incrível.

Em Lisboa, ficamos no Hotel Praça da Figueira. Confesso que, ao chegar no local, fiquei um pouco assustada pois era domingo à noite e a rua estava bem vazia –  como o hotel é cercado de prédios antigos, dava uma má impressão. Mas ele foi uma boa surpresa, pois o hotel tem acomodações modernas, com uma ótima localização e café da manhã bem servido!

Viagem para Itália e Portugal_Roma_Viajando bem e barato

Como chegamos aos hotéis

Utilizamos trens entre as cidades e, dentro delas, metrôs e ônibus. Utilizamos transfer particular apenas para chegar no aeroporto na viagem de volta ao Brasil devido ao peso das malas, o serviço foi indicado pelo pessoal do hotel e foi excelente.

Transporte

Em Roma, utilizamos o Roma Pass, que vi indicado no blog. Foi uma ótima escolha, com utilização também nas entradas de atrações da cidade. No Porto e em Lisboa, compramos o passe comum de metrô e recarregávamos a cada nova viagem por dentro da cidade.

Aliás, vale ressaltar que o transporte público em todos os locais foi excelente, com ótima sinalização para os turistas.

Viagem para Itália e Portugal_Coimbra_Viajando bem e barato

Ingressos antecipados

Compramos ingressos antecipados para atrações em todas as cidades italianas visitadas, especialmente para as mais visitadas como Galeria Uffizi, Jardins Boboli e Vaticano. Como já mencionei, compramos também o Roma Pass, que utilizamos na entrada do Coliseu entre outros locais também para evitar as filas gigantescas.

Em Porto e Lisboa, utilizamos o serviço da Yellow Bus que, além de nos levar em vários locais turísticos, também oferece visitas grátis, como a Caves de vila Nova Gaia e descontos em algumas atrações.

Os ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Seguro de viagem obrigatório

Se você está com viagem marcada para a Europa, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas. Não precisamos usar, correu tudo muito bem em relação à nossa saúde.

Viagem para Itália e Portugal_Firenze_Viajando bem e barato

O clima durante a viagem

Como fomos no início da primavera para a Itália, os dias eram de sol com noites bem frias! Já em Portugal, pegamos dias com sol e outros de chuva com noites mais frias ainda, mas aproveitamos todos eles da melhor maneira possível.

Internet e telefonia

Habilitei meu próprio chip para utilização no exterior, mas utilizamos apenas SMS para comunicação e, para a internet, o Wi-Fi dos hotéis. Tive que utilizar apenas o telefone no meu contato com a TAP – e me saiu bem caro, deveria ter seguido as instruções no blog e comprado chip logo na chegada.

Avaliação da consultoria

Nosso roteiro funcionou perfeitamente – apesar de ser nossa primeira viagem a Europa (e sei que não será a ultima rsrs) e ficarmos ansiosos com relação a qualquer problema, o Rogério em todos os momentos tirava nossas dúvidas e viajamos seguros para conhecer todas as suas indicações. Tudo foi excelente na consultoria, não alteraria nada.

Quero agradecer ao Rogério primeiro pelo blog tão bem feito com tanta informação de qualidade, pois isso me encorajou a procurá-lo para a consultoria; e pela ajuda em si que foi maravilhosa, sempre atento a cada detalhe e com alguma dica ótima para cada situação. Muito obrigado mesmo!

Viagem para Itália e Portugal_selfie_Viajando bem e barato

Dicas para outros viajantes

Tenho algumas dicas, em Florença fomos ao Mercato di San Lorenzo que, além de ter todos os produtos da região, tem vários restaurantes com comidas típicas e, à noite tem música ao vivo. Vale a pena visitar! E, em Lisboa além de todos os locais incríveis, não se deve deixar de visitar o Oceanário – incrível! Em Lisboa, indico também ir ao Restaurante A Severa, que tem apresentações de fado durante o jantar, o que deixa a comida (já maravilhosa) ainda mais gostosa!

Dinah, Rosa e Pedro
São Paulo/SP
Data da viagem: abril 2016

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

3 Comentários

  1. Boa tarde, viajo em janeiro de 2018, com 2 filhas de 16 e 18 anos, desembarcamos em Lisboa e nosso retorno e de Roma para o Brasil, ficamos 15 dias na Europa, nossa 1°viagem ao continente, poderia me ajudar.

    Aguardo

    Comente
  2. Amei sua dica de roteiro, hospedagem, passeios, restaurantes. Vou tentar seguir, só que numa vigem um pouquinho mais curta, minha intenção é ficar 15 dias entre Portugal e Itália. Estou super feliz com tudo o que você colocou, me deu muita segurança em montar meu próprio período de hospedagem em cada lugar.

    Comente
  3. Gostaria de fazer um roteiro personalizado para dez dias em Portugal. Iremos eu, minha irmã e meu filho de 9 anos no periodo de 20.1.2017 a 31.1.2017. Há disponibilidade?
    Aguardo contato para passar os detalhes

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *