Viajar sozinha pela Europa e África – o roteiro de Emanuelle

Atualizado por em 14/09/2017

Manuela Colla

Viajar sozinha é algo que te intimida? Então vem se inspirar no roteiro personalizado da Emanuelle, que passou pela França, Espanha e encerrou essa super trip no Marrocos!

Viajar sozinha pela Europa_destaque_Viajando bem e barato

Viajar sozinha pela Europa e África: o roteiro

Minha viagem foi nota 10! Esperava um pouco menos, até e, pra ser bem sincera, tudo me surpreendeu! Achei que o meu roteiro funcionou muito bem! Os dias na Espanha foram perfeitos e, de modo geral, não tiraria, nem adicionaria nenhum dia do roteiro. Mas hoje, confesso que tiraria Paris do meu roteiro para ficar mais no Marrocos – em breve, publico um novo texto aqui contando tudo sobre essa viagem incrível!

Amei a Espanha, visitei lugares incríveis, explorei “todos” os cantinhos das cidades, experimentei novas comidas…  Neste país, foi tudo perfeito. Amei Sevilha e, acredito que se tivesse feito o roteiro sozinha, não passaria três dias por lá, como o blogueiro me sugeriu. Granada foi o meu lugar favorito na Espanha e, sem dúvida, o que mais me surpreendeu! Quando conversei com o Rogério sobre o roteiro, ele me disse que não sabia se Toledo valeria a pena e eu cismei em ir… Acabei me decepcionando. Ou seja, mais uma vez, ele estava certo! 🙂

O Marrocos também foi demais! Jamais imaginei que gostaria tanto desse lugar. Paris foi o ponto mais baixo da minha viagem… Acredito que eu já estava mais cansada da viagem e também por estar sozinha.

Os voos

Os voos foram bons, nenhum itinerário foi ruim, nem as companhias áreas. Embora as empresas que usei para viajar sejam consideradas low cost, não senti grandes diferenças comparadas às nossas companhias aéreas no Brasil, pois os trechos eram curtos. A única coisa que deu errado foi eu ter perdido a mochila logo no primeiro dia – obviamente o blogueiro não tem culpa disso! 🙂

As viagens de trem

Amei os trechos de trem! Me diverti nas viagens e achei muito confortável fazer este tipo de viagem. Viajei pela companhia Renfe e achei os preços acessíveis. Aprendi nesta viagem que viajar de trem sempre será uma opção.  Se você quiser, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Viajar sozinha pela Europa_Marrocos_Viajando bem e barato

As hospedagens

Quanto à localização, TODOS os hostels me surpreenderam positivamente – tanto que eu fiz quase tudo andando nas cidades onde estive. Não me arrependo de ter ficado em quartos individuais, pois foi a minha primeira viagem sozinha. O preço também pode ser destacado como ponto positivo destes locais de hospedagem. Aprendi que dá sim para ficar em hostel, e que esta modalidade de hospedagem muitas vezes se equipara a hotéis. A partir de agora, já encararia ficar em quartos compartilhados! 🙂

Sevilha – Hostel Urban Sevilla

Fui de avião para Sevilha e peguei um ônibus do aeroporto até o centro da cidade. Andei algumas quadras e logo encontrei o hostel. Achei a localização muito boa!  Consegui comprar tudo o que eu precisava ali perto e visitei todos os lugares andando. Literalmente TODOS! Fiquei em um quarto individual que era pequeno, mas muito limpo. Achei ótimo o custo benefício.

Madri – Hostel Met Madrid

Oficialmente o melhor hostel da viagem! Também fiquei em quarto individual que parecia um verdadeiro quarto de hotel. Limpeza impecável, decoração e atendimento da recepção.

Viajar sozinha pela Europa_sol_Viajando bem e barato

Barcelona – Hostal Sol Y K

Foi a minha decepção… Achei o quarto extremamente escuro, muito barulhento, estava com cheiro estranho também. As pessoas da recepção são muito atenciosas, mas o hostel como um todo deixa a desejar. Fora isso, sem problemas com a limpeza e localização.

Marrakesh – Hotel Cecil

Acabei ficando apenas uma noite no Hotel Cecil pois fui fazer um passeio no Deserto do Sahara. O hotel é muito simples, antigo e não achei a limpeza impecável… Deixava a desejar. O banheiro é extremamente apertado. Fiquei fora três dias e meu quarto não foi arrumado. Não recomendaria para outros viajantes.

Paris – Oops! Hostel

Achei o hostel muito caro, como tudo em Paris!  O quarto não era espaçoso, mas estava super limpo, a decoração é muito fofa e a cama super confortável. O bairro me agradou, mas achei que ficou um pouco afastado de tudo. Fiz tudo de metrô.  Embora não tenha grandes reclamações, não indicaria.

Viajar sozinha pela Europa_Manu_Viajando bem e barato

Como cheguei aos hotéis

Na maioria delas transporte público (metrô) e caminhei. Só no Marrocos que utilizei o táxi. Achei muito positivo esse aspecto da consultoria pois, assim, economizei bastante! 🙂 A parte negativa foi ficar carregando a mala gigantesca que eu levei – o blogueiro havia me indicado levar uma mala média! 🙂

Transporte

Na minha viagem, eu comprava apenas o bilhete do metrô de três ou quatro dias e usava nos passeios. O ponto positivo foi não ter que ficar comprando os tickets todas as vezes. Já o ponto negativo é que eu perdi uns 3 bilhetes, rs.

Viajar sozinha pela Europa_Granada_Viajando bem e barato

Ingressos antecipados

Comprei ingressos antecipados para todas as atrações que visitei!

Adquiri os ingressos dos estádios, de Granada, Torre Eiffel, etc. Achei muito válido, pois já tinha um roteiro certo do que faria em cada dia e evitei filas e imprevistos.

Acabei comprando um ou outro ingresso na hora e o lado positivo é não ter hora marcada para visitar as atrações. Acabei gastando horrores com ingresso por causa do cartão de crédito, taxas, etc e isso é um ponto bem negativo. De qualquer forma, compraria tudo online novamente. Todos os ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Seguro de viagem obrigatório

Não precisei! Sabia sim, um amigo havia comentado comigo uns meses antes. Se você está com viagem marcada para a Europa, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Viajar sozinha pela Europa_Saara_Viajando bem e barato

Os procedimentos de imigração

Minha imigração foi feita primeiro em Portugal e, depois, no Marrocos novamente. Ambas foram tranquilas e não houveram perguntas ou solicitação de documentos.

O clima durante a viagem

A temperatura estava em torno de 10 graus. Fui orientada quanto à temperatura e isso me auxiliou muito na hora de fazer a mala.

O financeiro da viagem

O que gastei nesta viagem ficou super dentro do que eu previa para ela – inclusive, sobrou dinheiro (milagre)! Acabei gastando um pouco mais no Marrocos por conta dos souvenirs e itens exclusivos e comprinhas, rs.

Viajar sozinha pela Europa_Espanha_Viajando bem e barato

Internet e telefonia

Comprei um chip (4G) da Vodafone na Espanha e utilizei ele durante quase toda a viagem. Acho que foi uma ótima estratégia e pode ser uma boa dica aos viajantes. Paguei 15 euros e durou uns dez dias. Fora isso, utilizava o Wi-Fi de restaurantes e locais onde fiquei hospedada para falar com as pessoas.

Avaliação da consultoria

Sem dúvida, recomendaria a consultoria para outros viajantes… Inclusive já estou recomendando. Eu não tenho muito tempo para pesquisar os hotéis e roteiros e a ajuda do Rogério foi ótima pra preparar a viagem com a organização que eu precisava.

O que me levou a contratar os serviços do blog foi o fato de entrar nessa aventura sozinha, e não conhecia o blog ou o Rogério – acabei encontrando os serviços pelo Google! Desde o primeiro momento, todavia, ele me passou segurança.
E não me arrependi: foram vários os aspectos positivos da consultoria: em especial, gostaria de ressaltar a sugestão das cidades e quantos dias ficar em cada local. E, caso optasse por outra viagem na Europa, também contrataria novamente, visto que não conheço muitos lugares. Fiquei muito feliz com o roteiro e com as sugestões. O Rogério fez um ótimo trabalho e reconheci isso em diversos momentos durante a viagem! 🙂

Emanuelle
São Caetano do Sul/SP
Data da viagem: abril 2016

Viajar sozinha pela Europa_avaliação_Viajando bem e barato

Confira mais algumas fotos da viagem da Manú pela França, Espanha e Marrocos. Em breve, publicaremos mais um post desta super trip dela, falando somente sobre sua estadia no Marrocos!

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

4 Comentários

  1. Adorei o post e os lugares escolhidos. Nunca tinha pensado antes em contratar um serviço de consultorias para viagens, mas achei ótima a ideia, principalmente se vamos para um país que não conhecemos absolutamente nada. Adorei a dica!!!

    Comente
    • Manuela Colla

      Oi, Thayse! Obrigada pelo comentário! O roteiro da Manú foi mesmo muito bacana, único! Você viu que ela escreveu um post só com dicas do Marrocos? 🙂 Um abraço!

      Comente
  2. Parabens pelassicas de viagem!!! Como contrato a consultoria do Rodrigo???

    Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de viagem para o Marrocos - […] Manú é cliente dos roteiros personalizados e, recentemente, viajou sozinha para a Espanha, França e Marrocos. Aqui neste post,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *