Europa Barata: Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Publicado por em 12/08/2016

Rogério Milani

Veneza é uma das cidades mais visitadas por turistas no mundo todo e uma das minhas favoritas para turistar. Ela é única, romântica e cheia de atrações imperdíveis, mas tem a fama de ser um destino caro de viagem, por isso, preparei uma lista de dez coisas para fazer de graça em Veneza!

coisas para fazer de graça em Veneza_lista_Viajando bem e barato

Veneza é uma cidade no nordeste da Itália situada sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Só por isso, ela merece sua visita, afinal, é totalmente diferente de tudo o que já viu!

A cidade também nos inspirou a escrever o post Tudo sobre Veneza, perfeito para quem sonha em viajar para lá. Lá, compilamos dicas de hospedagem e também de transporte, alimentação e tudo o que você precisa saber antes de embarcar para este destino!

Se você está planejando realizar este sonho, confira também estas boas dicas de hospedagem em Veneza, testadas e aprovadas pelos clientes da nossa consultoria personalizada.

Ela tem fama de ser uma cidade cara para se visitar, assim como Paris ou Londres, mas isso não quer dizer que você não pode economizar por lá. Pra te provar isso, preparamos uma lista de dez passeios gratuitos que são bem legais de se fazer em Veneza, vem conferir!

Coisas para fazer de graça em Veneza

1 – Basílica de San Marco

A Basílica de San Marco é a mais famosa das igrejas de Veneza e um dos maiores exemplos da arquitetura bizantina. Edificada no ano 828, suas cinco cúpulas misturam estilos bizantinos, românicos e renascentistas e a Basílica serve de abrigo para os supostos restos mortais do santo que a batiza, padroeiro de Veneza. Uma curiosidade: a estrutura super decorada recebia um objeto de decoração de cada navio mercante que retornava à cidade durante o próspero período da República Veneziana. Entre eles, estão os cavalos de bronze trazidos do Hipódromo de Constantinopla, atual Istambul. Os que hoje adornam a fachada da igreja são réplicas – mas os originais estão em seu interior.

2 – Ponte Rialto

Um dos pontos mais icônicos de Veneza, pede a sua visita para tirar belíssimas fotos. É a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal, e foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal até abrirem as restantes travessias. Ao seu lado, nas manhãs de segunda a sábado, funciona o mercado principal de Veneza, com incríveis queijos, suculentos peixes e outros produtos frescos – lugar perfeito para se fazer compras despretensiosamente e conhecer um pouco da vida local. 🙂

coisas para fazer de graça em Veneza_rialto_Viajando bem e barato

3 – Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros (Ponte dei Sospiri) é uma das pontes mais importantes de Veneza. É feita de rocha calcária branca e janelas com barras de pedra, ela fica em direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão. Ou seja: os suspiros que dão nome à ponte não são muito românticos, como se pode imaginar inicialmente: são os suspiros do tempo em que a ponte funcionava como uma transição para os detentos das prisões para as instalações para julgamentos. O consolo? É linda a vista! 🙂

4 – Basílica de Santa Maria da Saúde

A Santa Maria della Salute (Santa Maria da Saúde) é uma basílica de Veneza que fica perto da Punta della Dogana (Ponta da Alfândega). Foi construída, tal como a Igreja do Redentor e a Igreja de São Roque, como presente dos habitantes venezianos por uma graça alcançada: não terem sido atingidos pela peste que, em 1630, dizimou parte da população. Belíssima e muito imponente, vale o passeio!

coisas para fazer de graça em Veneza_Santa Maria_Viajando bem e barato

5 – Baía de San Marcos

Na zona da Baía de San Marcos, você vai encontrar muita vida cultural: cafés e exposições em pequenas galerias de arte são uma constante por ali. Se estiver sem pressa, uma boa pedida é caminhar até a vizinhança residencial de Sant’Elena para ver como os venezianos vivem em comunidade. É uma verdadeira experiência e dá pra ter uma ideia do “lado B” de Veneza, longe dos clichês turísticos que sempre tentamos evitar!

6 – Museo della Musica

Quando você está perdido nas ruas de Veneza e encontra um pequeno museu gratuito de música e instrumentos, ele se torna mais um local obrigatório para visita. Ali, você não imagina que vai encontrar um belo acervo de instrumentos musicais em uma bela e antiga igreja muito bem cuidada – além de música da melhor qualidade como fundo. O museu também conta com uma pequena oficina de luthiers, os profissionais que fazem os violoncelos cuidadosa e delicadamente de forma artesanal.

coisas para fazer de graça em Veneza__museo_Viajando bem e barato

7 – Planetario di Venezia

Fica na Ilha de Lido e é um baita programa pra fazer com crianças! Fique ligado no site do planetário – eles tem eventos especiais para observar fenômenos atípicos dos astros e todos são gratuitos. Basta se agendar!

8 – Peggy Guggenheim Collection

Contendo principalmente a coleção pessoal de arte de Peggy Guggenheim (1898-1979), ex-esposa do artista Max Ernst e sobrinha de Solomon Robert Guggenheim, este museu abriga uma coleção um tanto pequena que as dos outros museus Guggenheim mas nem por isso menos impressionante. Entretanto, os trabalhos expostos incluem alguns dos proeminentes modernistas americanos e futuristas italianos. As peças dessa coleção abrangem o cubismo, o surrealismo e o expressionismo abstrato, incluindo notáveis obras de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Magritte, Constantin Brancusi e Jackson Pollock.

coisas para fazer de graça em Veneza_Peggy_Viajando bem e barato

9 – Florian

A cafeteria mais antiga do mundo em atividade vale a visita mesmo que você não consuma nem um cafézinho por lá. A arquitetura é linda e o lugar abriu em 1720. O  Caffé Florian (com dois “f” mesmo) também funciona como um pequeno museu de arte contemporânea. O café é composto por várias salas e é conhecido como um dos primeiros cafés da Europa a aceitar a presença de mulheres. Se você resolver sentar e comer algo, atente para o fato deles cobrarem couvert de 6 euros pela música ao vivo (geralmente piano, violino e clarinete, super chique).

10 – Campanário de Veneza

O ponto turístico é chamado de “O Senhor da Casa” pelos venezianos pelo fato de ser a construção mais alta da cidade. Pudera: a torre tem 98 metros de altura! Custa somente oito euros para ter a melhor vista de uma das cidades mais lindas do mundo. Vale a pena, né? Dali, você tem uma vista panorâmica de todos os canais e da cidade como um todo. Aproveite e tire muitas fotos – vai valer muito.

coisas para fazer de graça em Veneza_Campanário_Viajando bem e barato

Outra boa dica pra você economizar em Veneza é não comer nos lugares que ficam perto dos pontos turísticos – ande pelas ruelas da cidade e você encontra sanduíches, pedaços de pizza e kebabs bem baratinhos.

E você, tem alguma dica imperdível de Veneza para fazer de graça? Conta pra gente aqui nos comentários? 🙂

Confira nossos outros posts da série Europa Barata: Dez coisas para fazer de graça em Paris, Dez coisas para fazer de graça em Londres, Dez coisas para fazer de graça em Roma e Dez coisas para fazer de graça em Florença.

_____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

Tags

2 Comentários

  1. Olá, estou querendo voltar à Europa em fevereiro de 2017, mas estou em dúvida de para onde ir, em razão do frio… Já descartei Paris, por conhecer razoavelmente bem, e estava pensando em Roma/Veneza… Vcs acham que vale a pena essa dobradinha, nessa época do ano? Ou há algum outro local que se mostre mais indicado neste período? Penso em aproveitar o feriadão de carnaval, uma viagem de 10 dias, para um casal (não levaremos as crianças).
    Obrigada desde já!

    Comente
  2. Olá, estamos indo para Roma, Florença, Veneza e Paris, já estou com hospedagem fechada. Ficaremos de 27/12 a 08/01/17. Pode me mandar um email com uma idéia de valores da consultoria personalizada?

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *