Mala de mão em viagens pelo Brasil: saiba o que pode e o que não pode levar

Publicado por em 18/08/2016

Rogério Milani

Recentemente a ANAC mudou as regras sobre mala de mão em viagens pelo Brasil e também as regras de inspeção em aeroportos para voos domésticos, que começaram a valer por causa das Olimpíadas – mas vieram pra ficar. Saiba mais sobre este assunto!

Mala de mão em viagens pelo Brasil_Congonhas_Viajando bem e barato

Mala de mão em bagagem pelo Brasil: o que vale

As Olimpíadas trouxeram algumas novidades para o Brasil – e não foram só medalhas. A partir deste evento, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) lançou um novo esquema de inspeção nos aeroportos brasileiros que vai seguir valendo até depois do evento, então criamos um post para te alertar sobre o que pode ou não levar na mala de mão a partir de agora e quanto tempo antes é recomendável estar no aeroporto, além do novo esquema de revista que está já em vigor nos aeroportos brasileiros.

Revista? Como assim?

Saiba que agora você pode ser revistado por um agente do aeroporto ao embarcar em voos nacionais. O critério de seleção da revista é sigiloso e a ANAC diz que até mesmo crianças podem ser revistadas por agentes do mesmo sexo. Se você solicitar que a revista seja feita em um local privado, é preciso a presença de uma testemunha. Os agentes podem também pedir para inspecionar sua bagagem de mão.

Outra mudança importante é que, agora, você precisa retirar seu laptop de dentro da bagagem de mão ao passar pelo raio-x dos aeroportos, como já acontece nos voos internacionais. Seguem valendo as regras para transportes de líquidos em voos domésticos: são permitidos até quatro frascos de produtos em spray (creme de barbear, desodorantes) e perfumes e cada frasco não pode exceder 300ml ou 300g. Para transporte de bebidas alcoolicas, as regras são não exceder 70% de álcool, e cada recipiente não pode ultrapassar 1 litro. Cada cliente pode transportar no máximo 5 litros de alcool em voos domésticos.

Bagagem de mão

A bagagem de mão ou de cabine é tida como responsabilidade total do passageiro. A soma das suas dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm – isso incluindo alças, rodinhas e bolsos externos das malas. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm e o seu peso total não deve exceder 5 kg. Objetos cortantes seguem proibidos e objetos que podem ser considerados perigosos (como tripé de câmera fotográfica, por exemplo), devem ser previamente bem embalados ou devem ser despachados.

Qualquer passageiro pode levar como bagagem de mão (excetuando-se crianças que pagam 10% da tarifa):

– Uma bolsa de mão, maleta ou equipamento que possa ser colocado embaixo do assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave.

– Um sobretudo, manta ou cobertor.

– Um guarda-chuva ou bengala não pontiagudos.

– Uma máquina fotográfica pequena, um laptop e/ou um binóculo (que, segundo as novas regras da Anac, deve ser retirado da bagagem de mão e passado separadamente pelo raio-x do aeroporto, como já acontece em voos internacionais).

– Material de leitura para viagem em quantidade razoável.

A ANAC ressalta que os procedimentos de segurança não aumentarão as filas nos aeroportos e que os agentes aeroportuários farão o possível para agilizar o atendimento de todos, mesmo em caso de revista. A recomendação é para chegar pelo menos 2h antes do voo e, em alguns aeroportos mais movimentados, 3h – isso até que o padrão de inspeção e despacho de bagagem seja normalizado. Se você tiver mais dúvidas sobre as novas regras, acesse este post do site da ANAC.

_____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *