Roteiro pelo Centro Histórico de Viena

por | Atualizado em 21/02/24 | Dicas de Viagem, Viena

O colaboradorr do blog Ailton preparou um roteiro pelo Centro Histórico de Viena especialmente para nossos leitores. Vem saber o que fazer por lá com as super dicas dele!

Roteiro pelo Centro Histórico de Viena_dest_Viajando Bem

Roteiro pelo Centro Histórico de Viena

Uma imponente oferta cultural, lugares turísticos fascinantes e muita história e tradição: Viena é um baita destino de viagem que aconselho pra todos os tipos de viajantes. Amo especialmente o Centro Histórico da cidade, repleto de pontos turísticos e atrações que não são tão famosas. Preparei um passeio de um dia por esta região de Viena, vamos começar?

Primeira parte do roteiro: começando pela Catedral

Inicie o passeio pelo ponto principal da cidade, que é a Catedral Stephansdom, uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu. Afinal, trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII – entre com o pé direito.

Depois disso, caminhe por toda a rua Graben até o final chamado Kohlmarkt (a rua das lojas de grife ). Nesse lugar, já dará para você ver à esquerda a bela cúpula do Palácio Hofburg. Se desejar, poderá visitar os apartamentos imperiais dentro do palácio, pois é realmente maravilhoso e você se sentirá parte da realeza!

Roteiro pelo Centro Histórico de Viena_Palácio Hofburg_Viajando Bem

Depois disso, você passará em frente ao belíssimo Café/Confeitaria Demel, que no passado abrigava os “Confeiteiros oficiais do Império”. Continue o passeio até a praça dos Heróis (Heldenplatz), uma das mais bonitas de toda a Europa, passando em frente à Escola de Equitação Espanhola. Aliás, esta é uma das escolas mais tradicionais do mundo, e tem elegantes apresentações de cavalos.

Roteiro pelo Centro Histórico de Viena_Heldenplatz_Viajando Bem

Segunda parte do roteiro: dos museus gêmeos até as casas do Parlamento

Continue em direção ao Ring – uma enorme avenida que recebe o nome de “anel”, porque circunda todo o centro histórico da cidade – até chegar a dois museus. Um é o Museu de História Natural e o outro de História da Arte. Eles são conhecidos como “museus gêmeos” porque são idênticos e um fica em frente ao outro, tendo a estátua da Imperatriz Maria Theresa ao centro.

Não deixe de entrar nem que seja rapidamente no lobby do Museu de História da Arte. Afinal, as escadarias são uma coisa maravilhosa que nem em filme se vê!

Roteiro pelo Centro Histórico de Viena_Museu de Arte de Viena_Viajando Bem

Estando por ali perto dos museus, você pode dar uma passeadinha pelos belíssimos Jardins do Volksgarten para conferir os muitos monumentos e jardins de lá. Caminhe entre fantásticos monumentos, como o Templo de Teseu e o Kaiserin Elisabeth Denkmal (Memorial à Imperatriz Elizabeth), ou encontre um local no gramado para um delicioso piquenique.

Nessa altura, você vai estar bem pertinho das casas do Parlamento. Provavelmente todo mundo vai querer tirar muitas fotos ali, pois o local é muito lindo! Lembra uma construção grega com belas colunas brancas e tem uma estátua dourada da Palas Athene, deusa grega da sabedoria, bem ao centro.

Em seguida, continue caminhando em direção à Rathaus (Prefeitura) de Viena, um palácio gótico muito imponente – dizem que é a Prefeitura mais linda da Europa, parece um castelo de fadas. E, à noite, iluminado, é mais lindo ainda e um passeio que sempre indico aos turistas!

Roteiro pelo Centro Histórico de Viena_Rathaus_Viajando Bem

Terceira parte do roteiro: vai uma torta típica para finalizar o dia?

Saindo dali, pode-se pegar um o bonde até a estação da Ópera para seguirmos até a estação Schönbrunn para ver o famoso palácio de verão dos imperadores Francisco José e Sissi.

Uma caminhada pelos lindíssimos jardins atrás do palácio é obrigatória e, se ainda tiver fôlego, você poderá também subir até o Gloriette, um monumento belíssimo dentro dos jardins.

Roteiro pelo Centro Histórico de Viena_Gloriette_Viajando Bem

Dentro do Palácio tem um café chamado Café Residenz onde você poderá se deliciar com uma saborosa ApfelStrüdel – torta de maçã – a deles é uma das melhores e mais tradicionais de Viena!

Depois disso, pode-se pegar de novo o metrô (U4), voltar para a estação de Karsplatz e pegar a saída “Oper”.  Estando ali, você vai passar pelo famoso Hotel Sacher (atrás da ópera) e, se desejar, poderá saborear ou comprar uma original Sacher Torte (uma das tortas mais conhecidas da Áustria, de chocolate com uma camada de geleia de damasco, deliciosa).

Para finalizar, ali pertinho passaremos por um famoso museu chamado Museu Albertina –  há sempre exposições de arte moderna de artistas mundialmente conhecidos.

Aqui termina o nosso passeio e o meu maior desejo é que voltem contando maravilhas dessa cidade encantadora que é Viena!

Roteiro pelo Centro Histórico de Viena_Albertina_Viajando Bem

Texto escrito por nosso colaborador do blog Ailton. 

Procurando um guia para curtir o melhor de Viena?

Conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos. Ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!

Além disso, confira outros posts com dicas especiais de Viena e Áustria, em geral:

4 Comentários

  1. gilvana xavier

    Gostaria de saber sobre as possibilidades dos passeios que vcs ofeerecem

    Responder
  2. Milene

    Olá! Em quantos dias faço esse roteiro com calma e apreciando cada detalhe dessa cidade maravilhosa?

    Responder
    • Ailton César Fonseca

      Cara Mileide!
      Por favor preencher o formulário desta página, que vc receberá todas informações!
      Aquí são turistas que já executaram tours
      Obrigado

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!