Passeio imperdível em Viena? Musikverein, o luxuoso teatro de música clássica

Atualizado por em 14/09/2016

Rogério Milani

Localizada em Viena, capital da Áustria, a sala de concertos Musikverein é um passeio imperdível em Viena, vem saber tudo sobre esse lugar incrível, fundado em 1870!

Passeio imperdível em Viena_fachada_Viajando bem e barato

Passeio imperdível em Viena

Musikverein: um dos mais luxuosos teatros de música clássica de Viena

O Musikverein (em português: “Clube da Música”) é um tradicional teatro de concertos em Viena, mundialmente conhecida por sua arquitetura acústica. Além disso, também é considerada uma das três mais famosas casas de concertos de todo o mundo – e também tida como uma das mais belas. O local também funciona como a sede da Orquestra Filarmônica de Viena. Se você quiser, pode optar por conhecer o espaço num passeio guiado pelas atrações de Viena com a guia Rosângela Scheithauer, parceira aqui do blog que dá 10% de desconto para nossos leitores!

Há vários salões de concerto dentro do Musikverein, sendo o maior e mais famoso chamado Grande Salão (também conhecido como Salão Dourado), considerado um dos melhores salões acústicos do mundo. Ele foi construído muito tempo antes de existirem os estudos modernos sobre acústica, então, tem o formato de uma caixa de sapato, que propaga o som de forma mais igualitária por todo o salão. Pra você ter uma ideia, a sala principal (Großer Musikvereinssaal) possui 48 metros de comprimento, 19 metros de largura e 18 metros de altura.

Passeio imperdível em Viena_Musikverein_Viajando bem e barato

O teatro Musikverein situa-se no Primeiro Distrito de Viena – o famoso distrito nobre da cidade. Ele foi fundado por um Grupo de “Amigos da Música” em 1812, num terreno cedido pelo então imperador Francisco José I. Em 1863, começou a obra, que ficou pronta em 1870. Somente a partir de 1870 transferiu-se para o local ao lado oposto da famosa Karlskirche (Igreja de São Carlos).

O pequeno Salão, em homenagem a Johannes Brahms, logo também ficou conhecido e é considerado um local ideal para música de câmara. Além disso, o Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica de Viena acontece no Salão Dourado, e é um evento de renome mundial. Este concerto é transmitido ao vivo no 1° dia do ano para mais de 90 países em todo o mundo. Infelizmente o Brasil não está entre estes países, pois aparentemente este tipo de programa não teria muita audiência segundo os critérios dos canais de televisão brasileiros).

Desde 2011, o local está passando por reformas e, agora, abriga diversas salas de ensaio nos seus porões para melhor aproveitar um espaço tão bem localizado em Viena, perto de tantos outros pontos turísticos incríveis e numa área nobre da cidade.

Se você está pensando em ir pra Viena, é um programa imperdível assistir um show de música clássica nesse teatro. Pra isso, é necessário ficar atento a algumas dicas: fique de olho na programação no site da atração (ele também está em inglês) – especialmente nas apresentações das orquestras sinfônica e filarmônica de Viena. A Orquestra de Mozart também faz shows concorridíssimos por lá e os ingressos esgotam em questão de minutos, programe-se com antecedência. Vestidos em trajes e perucas da época, a Orquestra Mozart de Viena cria novamente o século XVIII nesta histórica sala de concertos e intercala músicas mais conhecidas com clássicos obscuros do compositor. Garanta seus ingressos antecipados para evitar de perder este baita show!

Passeio imperdível em Viena_Mozart_Viajando bem e barato

O tempo de duração dos espetáculos costuma ser de duas horas e, por causa do formato da sala, recomenda-se comprar os ingressos de frente para o palco, de onde se tem uma visão mais privilegiada.

Vá lá:
Musikverein
Endereço: 1010, Musikvereinspl. 1, 1010 Wien, Áustria
Horários: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 20h, Sábados das 9h às 13h e uma hora antes dos eventos começarem.
Telefone: +43 1 505 81 90
Email: tickets@musikverein.at

Capacidade: 2.854
Site Oficial

Texto escrito por Rogério Milani e Rosangela Scheithauer, nossa parceira do blog e Guia de Turismo em Viena. Para saber como contratar o serviço dela com desconto, clique aqui.

Confira outros posts escritos pela Rosângela:

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

2 Comentários

  1. Olá! É recomendável fazer uma viagem pela Europa no mês de novembro?

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Gabriela!

      São maiores as chances de frio e chuva, mas ainda considero uma boa época para ir à Europa, principalmente financeira, pois os preços costumam ser menores neste mês!

      Abraço!

      Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. A melhor época para conhecer a Áustria - […] Musikverein, um passeio imperdível em Viena […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *