Roteiro da primeira viagem à Europa do casal Nathaniel e Andressa

Atualizado por em 14/09/2017

Manuela Colla

O casal gaúcho Nathaniel e Andressa fizeram em julho e agosto sua primeira viagem à Europa e contrataram os roteiros personalizados para que tudo saísse como o planejado. Vem saber como foi! 

primeira-viagem-a-europa_porto_viajando-bem-e-barato

Roteiro da primeira viagem à Europa

Decidimos, junto com o Rogério, que o roteiro da nossa primeira viagem à Europa passaria pelos seguintes lugares: Lisboa, Porto, Amsterdã, Bruges, Bruxelas, Londres e Paris, com uma ida ao Sul da França (que, aliás, nos encantou muito). A divisão de dias em cada cidade ficou desta forma:

Lisboa – Penso que Lisboa quatro dias inteiros é o suficiente para conhecer a cidade – e comprar tickets antecipadamente ajuda muito.
Porto – Ficamos por lá três dias e foi o suficiente, mais que isso não é necessário.
Amsterdã – Nesta cidade, ficamos três dias inteiros é achei o tempo ideal, pode-se fazer muitas coisas.
Bruges – Aqui, três dias inteiros também estão de bom tamanho para conhecer a cidade. Em Bruxelas eu não me sentia seguro, teria retirado do meu roteiro. Ficamos somente dois dias por lá.
Londres – Ficamos quatro dias inteiros por lá e, pelo gasto que tive na cidade, teria ficado menos tempo.
Paris – Confesso que eu esperava muito mais de Paris… Ficamos por cinco dias inteiros por lá. Já o Sul da França é magnífico, permanecemos ali por cinco dias e eu ainda teria ficado mais tempo nesta região.

primeira-viagem-a-europa_lisboa_viajando-bem-e-barato

Os voos

Tudo certo com nossos voos da viagem – fizemos os seguintes trechos: de Porto Alegre a Lisboa fomos pela TAP, assim como de Porto a Amsterdã. Mais tarde, de Paris até Nice usamos a Air France e, de Nice até Roma, voamos de easyJet – estávamos indo para uma cidade no interior da Itália para tirar nossa cidadania italiana.

As viagens de trem

Usamos bastante esse meio de transporte no nosso roteiro da primeira viagem à Europa. Fomos de trem de Lisboa a Porto, de Amsterdã a Bruges, de Bruges a Bruxelas, de Bruxelas a Londres e de Londres até Paris.

Se você quiser, pode fazer como a gente e comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

primeira-viagem-a-europa_foto_viajando-bem-e-barato

Aluguel de carro

Alugamos carro no aeroporto de Nice, fiz a reserva e paguei ainda no Brasil, aproximadamente R$ 1000,00, fizemos aproximadamente 700 Km em cinco dias, e gastamos em combustível, parquímetro e estacionamento aproximadamente 120 euros. Alugamos pela Hertz e quem fez pra gente foi a Simone, da Lear Travel (simone@leartravel.com.br), serviço recomendado pelo blog.

Aqui no blog tem um post com dicas para alugar carro na Europa e indicações de boas operadoras para fazer isso. Rental Cars e Rent Cars são serviços altamente recomendados pelo blogueiro), que cobrem praticamente toda a Europa.

As hospedagens

Lisboa – Ficamos no Eurostars Lisboa Parque, um hotel muito bom e confortável, limpeza ótima. Achei ele um pouco distante dos pontos turísticos…

Porto – Ficamos no Ibis Porto Centro, localização muito boa, tem um mercado embaixo do hotel e lavanderia a duas quadras. Há também diversos bares e restaurantes próximos e fizemos muitos passeios a pé. Mas a limpeza do hotel e a qualidade das acomodações deixou a desejar.

Amsterdã – Ficamos no Dikker en Thijs Fenice Hotel, foi um dos melhores, senão o melhor dos hotéis de toda a viagem. Próximo a tudo, restaurantes, bares, lavanderia e principalmente ao transporte público. Atendimento e limpeza ótimos.

primeira-viagem-a-europa_chegada-amsterda_viajando-bem-e-barato

Bruges – Ficamos no Hotel Marthin’s Brugge, um ótimo hotel, localizado ao lado da torre da praça central, próximo as principais atrações turísticas. Era um hotel muito bom, indicamos.

Bruxelas – Inicialmente havia reservado Ibis Hotel Brusssels Centre Ste Catherine mas, no decorrer da viagem e pelo fato de reservar o hotel anterior em um valor acima do estimado, resolvemos trocar de hotel e pegamos uma promoção no Booking no Adagio Aparthotel em Bruxelas. O hotel não é tudo o que se espera, a limpeza não era das melhores, mas nada que não pudesse “fechar um olho”. O bom deste hotel que é um apart-hotel e tem cozinha, logo, economizamos muito me alimentação, comemos muito bem com 80 euros em todo o período que ficamos em Bruxelas. E o hotel disponibiliza lavanderia para lavarmos nossas roupas.

Londres – Iríamos ficar no Premier Inn London St. Pancras, mas resolvemos trocar por um mais barato, o Kings Cross Inn Hotel, que disponibilizava frigobar e era bem na frente da estação Kings Cross e St. Pancras. Procuramos não abrir mão do frigobar pois ,como nossa viagem foi longa, tínhamos que economizar em alimentação com lanches à noite. Quanto ao hotel é um hotel simples, limpo, um pouco de barulho, mas nada que pudesse atrapalhar, e de fácil locomoção.

Paris – Hospedamo-nos no Académie Hôtel Saint Germain, um ótimo hotel, com localização excelente, quarto com tamanho bom, frigobar, banheiro grande para os padrões da Europa, os atendentes falam português, são excelentes, sempre com boas dicas. Limpeza muito boa.

Nice – Ficamos em uma praia próxima, chamada Villeneuve-Loubet, no Villa Velvet. O hotel tinha atendimento automatizado, limpeza boa, quartos grandes, tipo apart-hotel. Pontos positivos do hotel: silencioso, possui cozinha completa e uma sacada bem grande, oferece Wi-Fi, e máquina de lavar e secar roupas. Há mercados, restaurantes e farmácia próximos. Pontos negativos: não é próximo da praia e, sem carro, dificulta muito a locomoção.

primeira-viagem-a-europa_franca_viajando-bem-e-barato

Como chegamos aos hotéis

Em Lisboa e em Paris, usamos serviço de Transfer do Daniel, do Dicas de Paris. Em Porto, fomos de Uber. Em Londres, chegamos a pé no hotel e, em Amsterdã, fomos de transporte público. Em Bruges e Bruxelas, usamos o táxi.

Transporte

Para andarmos por Lisboa,  utilizamos muito o Uber. Em Porto, fomos de BusTour. Em Amsterdã, andamos muito de transporte público, assim como em Londres (onde caminhamos muuuito). Em Paris, caminhamos bastante também pela cidade e usamos táxi eventualmente, além de contratar um bike tour. Bruges e Bruxelas foram duas cidades em que somente caminhamos – e muito.

primeira-viagem-a-europa_bruges_viajando-bem-e-barato

Ingressos antecipados

Comprei ingressos antecipados para visitar a London Eye. Se quiser fazer como a gente, saiba que os ingressos de atrações turísticas podem ser todos comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Seguro de viagem obrigatório

Usamos o seguro de viagem em Paris, quando precisamos de dentista. Isso aconteceu porque descolou a contensão do aparelho da Andressa. Em relação à rapidez em disponibilizar um profissional foi muito bom, mas o dentista resolveu o problema provisoriamente, colou dois dentes juntos… hehe

Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas. O seguro é obrigatório e, como muita gente não sabe disso, é um post que sempre indicamos para quem quer viajar para a Europa.

primeira-viagem-a-europa_louvre_viajando-bem-e-barato

Os procedimentos de imigração

Fizemos a imigração em Portugal, sem problema algum, apresentei os documentos e não nos fizeram nenhuma pergunta. Já de Bruxelas para Londres, eu honestamente pensei que não iria passar. Tive que mostrar o quanto dinheiro estava portando, carteira profissional, explicar porque ficaria 101 dias na Europa, mostrar documentos que iria dar entrada na cidadania italiana, reservas de hotéis e de voos. Demorei aproximadamente 20 minutos para ser liberado.

O clima durante a viagem

Em Portugal e Amsterdã, pegamos temperatura muito boa, entre 24-30 graus durante o dia e em torno de 18-20 graus a noite. Em Bruges e Bruxelas, temperaturas em torno de 20-22 graus durante o dia, sendo que Bruxelas houve algumas pancadas de chuva.

Em Londres, frio pela manhã, calor início da tarde e pancadas de chuva todos os dias. Nos dois primeiros dias em Paris, pegamos muita chuva e frio pela manhã e tivemos que usar roupas mais grossas. Mas, nos demais dias, foi só sol e calor. Em Nice, muito calor sempre.

primeira-viagem-a-europa_nice_viajando-bem-e-barato

Internet e telefonia

Habilitei meu celular para ligações internacionais e internet, mas não utilizei. Na chegada em Portugal, comprei chip da Vodafone. Em Amsterdã, utilizei chip da Lycamobile e, em Bruges e Bruxelas, da Base.

Chegando em Londres, encontrei um amigo que mora lá então ele me falou de uma operadora pouco conhecida, mas que funciona muito bem chamada Three, que dispunha 12 GB de dados 4G e ligações para telefones da mesma operadora ilimitadas e 1000 mensagens de SMS. Pelo custo de 25 libras, um pouco caro, mas utilizei em Londres, Paris e estava utilizando na Itália.

Destes, não recomendo o Lycamobile que, apesar de oferecer serviço para diversos países, não funciona muito bem. Já a Three tem a desvantagem para quem vai viajar mais de 30 dias que você pode recarregar somente no país que comprou o chip, não tem como recarregar pela internet com cartão de crédito do Brasil.

Avaliação da consultoria

Tudo foi positivo, a troca de experiência durante a viagem também foi muito boa, com dicas e informações do blogueiro e ajuda na compra dos tickets, além de dicas de restaurantes. Esta foi minha primeira viagem de forma totalmente autônoma, sem depender de horários, fazer o que quiser a hora que quiser. Recomendaria a consultoria para outros viajantes e inclusive já recomendei a diversas pessoas.

primeira-viagem-a-europa_londres_viajando-bem-e-barato

Dicas para outros viajantes

Prefiro as cidades menores e pitorescas, Londres é muito grande, acho importante antes de sair do Brasil já determinar um roteiro, assim como Paris, pois há muito a ser conhecido, sendo necessário ter disposição e planejamento prévio. Penso que comprar tickets previamente é uma forma de organizar e otimizar o tempo.

Em Lisboa, recomendo o restaurante A Dama e o Vagabundo. Serve pizza e massas, achei muito bom e com preço razoável. Um passeio que indico na cidade é o Oceanário de Lisboa, passamos uma tarde, vale a experiência.

Em Porto, indico o Restaurante Casa Guedes, que serve diversos pratos, mas um em especial é como um hambúrguer com lascas de pernil de porco e queijo. A Casa Ribeiro também é uma boa opção.

Amsterdã, indico o restaurante chamado Sports, muito bom e preço justo. Para quem quer ir na Heineken Experience, a dica é ir antes das 10 da manhã e assim que abre você entra, se for em um domingo, melhor ainda. Peguei o ticket que vinha com o hamburguer, assim você visita e já almoça em um lugar bacana. Para fazer a típica foto nos letreiros I Amsterdam, sugiro ir pela manhã bem cedo, antes das 7 da manha ou a noite. À noite, a foto fica muito bonita mas você precisa ter um pouco de conhecimento em fotografia, não usar flash e ter um tripé ou algo para apoiar sua câmera. Em qualquer atração que você queira entrar a dica é vá muito cedo, ou terá que enfrentar longas filas.

primeira-viagem-a-europa_iamsterdam_viajando-bem-e-barato

Bruges é muito tranquilo, não indico a visitação ao Museu da Cerveja, sugiro ir direto ao bar do museu, cervejas muito boas e geladas. Fomos em um restaurante italiano chamado La Gondola, muito bom preço razoável mas vale a pena.

Em Londres, temos três restaurantes para destacar: Giraffe, próximo a London Eye; Casa Mama, um restaurante italiano próximo ao hotel, e também, próximo ao hotel, um café de propriedade de italianos chamado Casa Tua. O atendimento lá é muito especial e eles servem sanduíches feitos na hora, e suco natural. Um local que vale a pena conhecer é Museu da Maçonaria de Londres. Um acervo muito grande que conta a real história da maçonaria.

Em Paris, vale a pena contratar os serviços do Daniel, do Dicas de Paris, que faz passeios pela França com desconto para os leitores do blog. Usamos o serviço para ir a Versailles e Giverny. Adoramos e ficamos super satisfeitos!

Em Nice e em todo o Sul da França, indico alugar um carro e explorar a região e se perder. Ali, fomos a uma cidade medieval chamada Grimaud, onde almoçamos em um restaurante chamado Le Clem’s Partenaire Du, vale a pena também passar pelos parreirais de uva, e apreciar o lugar, que é belíssimo.

primeira-viagem-a-europa_flores_viajando-bem-e-barato

Confira uma galeria que criamos com as belas fotos da viagem deste casal:

Nathaniel e Andressa
Bento Gonçalves/RS
Data da viagem:  julho e agosto de 2016

_____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

Tags

3 Comentários

  1. Como obtemos mais informações sobre consultoria? Tenho interesse.

    Comente
  2. Tentei falar sobre roteiro com o Rogério através do Facebook E ele não respondeu engin desisti

    Comente
    • Manuela Colla

      Oi, Luciana!
      Dei uma olhada na nossa fanpage do Facebook e não achei mensagem sua! Podes enviar um email pra info@viajandobemebarato.com.br?

      Obrigada e um abraço!

      Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de hospedagem na Bélgica - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem e Barato | Dicas e roteiros de viagem - […] do casal Nathaniel e Andressa, que estiveram na Europa em julho e agosto de 2016 e passaram […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *