Roteiro da primeira viagem à Europa do casal Nathaniel e Andressa

por | Atualizado em 18/05/23 | Amsterdã, Bruges, Bruxelas, Dicas de Viagem, Hospedagem, Lisboa, Londres, Paris, Porto, Roteiros by Rogerio, Trem

O casal gaúcho Nathaniel e Andressa fizeram em julho e agosto sua primeira viagem à Europa e contrataram os roteiros personalizados para que tudo saísse como o planejado. Vem saber como foi! 

Roteiro da primeira viagem à Europa

Roteiro da primeira viagem à Europa

Antes de mais nada, queremos preparar algumas dicas valiosas pra você, que está indo para a Europa pela primeira vez!

A Europa mora nos detalhes

Comece a pensar fora da caixa quando planejar sua viagem. Cada ruela, pracinha, armazém de bairro tem o seu charme. Foque em viver experiências, não aquela viagem “pinga-pinga” e corrida para ver todos os pontos turísticos. Dedique-se a viver a Europa com seus quatro sentidos – a viagem vai ser muito mais interessante, menos corrida e mais prazerosa!

Planeje antes, compre passagem depois

Coloque no papel o que você não abre mão de ver. Geralmente, as pessoas compram uma passagem bem barata e, depois, começam a encaixar seu roteiro no “meio” dessa viagem. Isso é uma armadilha e, quando você vê, está correndo muito mais do que gostaria só pra cumprir um itinerário que nem sempre é possível e pode, sim, tornar sua viagem um pesadelo.

Evite reunir muitas cidades num só roteiro

Outro erro comum do viajante inexperiente. Elenque suas prioridades, foque nelas e aproveite mais sua viagem! Numa viagem de 15 ou 20 dias, escolha três ou quatro cidades – inspire-se nos roteiros que publicamos aqui no blog!

Vá de trem

As melhores viagens de trem são as que duram até três ou quatro horas, e não tomam um dia todo das suas valiosas férias. Mas de qualquer forma, se você vai trocar de local de hospedagem, considere esse dia como “perdido” – o checkin e checkout é cansativo, assim como carregar as malas, pegar o trem, chegar no seu novo local de hospedagem…

Troque dinheiro no Brasil

As taxas de câmbio na Europa costumam ser desfavoráveis. A minha dica é que você vá comprando a moeda do país para onde visitar aos poucos, mês a mês. Assim, não fica dependendo da variação da cotação. Um serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando que indicamos é a Wise.

Viaje conectado à internet

Com o eSIM Internacional da Holafly você garante acesso permanente à internet em qualquer lugar do mundo e livre de cobranças de roaming ou dados. Você pode comprar este cartão SIM virtual de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia. Depois de comprar seu eSIM, você receberá imediatamente um e-mail contendo o código QR. Se você tiver algum problema com sua conexão de dados, a Holafly oferece suporte por chat 24 horas por dia, 7 dias por semana. E, melhor de tudo, você mantém seu número no WhatsApp, para poder continuar conversando sem problemas com seus contatos frequentes. Além disso, é possível usar seu eSIM e seu cartão SIM físico ao mesmo tempo, sem problemas.

Use o código VIAJANDOBEM para receber 5% de desconto a cada compra!

Primeira viagem à Europa de Nathaniel e Andressa

Decidimos, junto com o Rogério, que o roteiro da nossa primeira viagem à Europa passaria pelos seguintes lugares: Lisboa, Porto, Amsterdã, Bruges, Bruxelas, Londres e Paris, com uma ida ao Sul da França (que, aliás, nos encantou muito). A divisão de dias em cada cidade ficou desta forma:

Lisboa – Penso que Lisboa quatro dias inteiros é o suficiente para conhecer a cidade – e comprar tickets antecipadamente ajuda muito.
Porto – Ficamos por lá três dias e foi o suficiente, mais que isso não é necessário.
Amsterdã – Nesta cidade, ficamos três dias inteiros é achei o tempo ideal, pode-se fazer muitas coisas.
Bruges – Aqui, três dias inteiros também estão de bom tamanho para conhecer a cidade.
Em Bruxelas eu não me sentia seguro, teria retirado do meu roteiro. Ficamos somente dois dias por lá.
Londres – Ficamos quatro dias inteiros por lá e, pelo gasto que tive na cidade, teria ficado menos tempo.
Paris – Confesso que eu esperava muito mais de Paris… Ficamos por cinco dias inteiros por lá. Já o Sul da França é magnífico, permanecemos ali por cinco dias e eu ainda teria ficado mais tempo nesta região.

primeira-viagem-a-europa_lisboa_viajando-bem-e-barato

Primeira viagem à Europa – Os voos

Tudo certo com nossos voos na primeira viagem à Europa – fizemos os seguintes trechos: de Porto Alegre a Lisboa fomos pela TAP, assim como de Porto a Amsterdã. Mais tarde, de Paris até Nice usamos a Air France e, de Nice até Roma, voamos de easyJet – estávamos indo para uma cidade no interior da Itália para tirar nossa cidadania italiana.

Primeira viagem à Europa – As viagens de trem

Usamos bastante esse meio de transporte no nosso roteiro da primeira viagem à Europa. Fomos de trem de Lisboa a Porto, de Amsterdã a Bruges, de Bruges a Bruxelas, de Bruxelas a Londres e de Londres até Paris.

Primeira viagem à Europa – Aluguel de carro

Alugamos carro no aeroporto de Nice, fiz a reserva e paguei ainda no Brasil, aproximadamente R$ 1000,00, fizemos aproximadamente 700 Km em cinco dias, e gastamos em combustível, parquímetro e estacionamento aproximadamente 120 euros. Alugamos pela Hertz e quem fez pra gente foi a Simone, da Lear Travel ([email protected]), serviço recomendado pelo blog.

Aqui no blog tem um post com dicas para alugar carro na Europa e indicações de boas operadoras para fazer isso, seja sua primeira viagem à Europa, a segunda ou para qualquer outro destino. Rent Cars é um serviço altamente recomendado pelo blogueiro, que cobre praticamente toda a Europa.comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Roteiro da primeira viagem à Europa

Primeira viagem à Europa – As hospedagens

Lisboa

Ficamos no Eurostars Lisboa Parque, um hotel muito bom e confortável, limpeza ótima. Achei ele um pouco distante dos pontos turísticos…

Porto

Ficamos no Ibis Porto Centro, localização muito boa, tem um mercado embaixo do hotel e lavanderia a duas quadras. Há também diversos bares e restaurantes próximos e fizemos muitos passeios a pé. Mas a limpeza do hotel e a qualidade das acomodações deixou a desejar.

Amsterdã

Ficamos no Dikker en Thijs Fenice Hotel, foi um dos melhores, senão o melhor dos hotéis de toda a viagem. Próximo a tudo, restaurantes, bares, lavanderia e principalmente ao transporte público. Atendimento e limpeza ótimos.

Roteiro da primeira viagem à Europa

Bruges

Ficamos no Hotel Marthin’s Brugge, um ótimo hotel, localizado ao lado da torre da praça central, próximo as principais atrações turísticas. Era um hotel muito bom, indicamos.

Bruxelas

Inicialmente havia reservado Ibis Hotel Brusssels Centre Ste Catherine mas, no decorrer da viagem e pelo fato de reservar o hotel anterior em um valor acima do estimado, resolvemos trocar de hotel e pegamos uma promoção no Booking no Adagio Aparthotel em Bruxelas. O hotel não é tudo o que se espera, a limpeza não era das melhores, mas nada que não pudesse “fechar um olho”. Afinal, o bom deste hotel que é um apart-hotel e tem cozinha, logo, economizamos muito me alimentação, comemos muito bem com 80 euros em todo o período que ficamos em Bruxelas. Além disso, o hotel disponibiliza lavanderia para lavarmos nossas roupas.

Londres

Iríamos ficar no Premier Inn London St. Pancras, mas resolvemos trocar por um mais barato, o Kings Cross Inn Hotel, que disponibilizava frigobar e era bem na frente da estação Kings Cross e St. Pancras. Procuramos não abrir mão do frigobar pois, como nossa viagem foi longa, tínhamos que economizar em alimentação com lanches à noite. Quanto ao hotel é um hotel simples, limpo, um pouco de barulho, mas nada que pudesse atrapalhar, e de fácil locomoção.

Paris

Hospedamo-nos no Académie Hôtel Saint Germain, um ótimo hotel, com localização excelente, quarto com tamanho bom, frigobar, banheiro grande para os padrões da Europa. Além disso, os atendentes falam português e são excelentes, sempre com boas dicas. Limpeza também muito boa.

Nice

Ficamos em uma praia próxima, chamada Villeneuve-Loubet, no Villa Velvet. O hotel tinha atendimento automatizado, limpeza boa, quartos grandes, tipo apart-hotel. Pontos positivos do hotel: silencioso, possui cozinha completa e uma sacada bem grande, oferece Wi-Fi, e máquina de lavar e secar roupas. Há mercados, restaurantes e farmácia próximos. Pontos negativos: não é próximo da praia e, sem carro, dificulta muito a locomoção.

Enfim, para uma primeira viagem à Europa, o saldo das hospedagens selecionadas foi super positivo!

Roteiro da primeira viagem à Europa

Primeira viagem à Europa – Como chegamos aos hotéis

Em Lisboa e Paris, usamos serviço de Transfer do Daniel, do Dicas de Paris. Já em Porto, fomos de Uber. Em Londres, chegamos a pé no hotel e, em Amsterdã, fomos de transporte público. Ademais, em Bruges e Bruxelas, usamos o táxi.

Primeira viagem à Europa – Transporte

Nessa primeira viagem à Europa, para andarmos por Lisboa,  utilizamos muito o Uber. Em Porto, fomos de BusTour. Em Amsterdã, andamos muito de transporte público, assim como em Londres (onde caminhamos muuuito). Já em Paris, caminhamos bastante também pela cidade e usamos táxi eventualmente, além de contratar um bike tour. Bruges e Bruxelas foram duas cidades em que somente caminhamos – e muito.

Roteiro da primeira viagem à Europa

Primeira viagem à Europa – Ingressos antecipados

Comprei ingressos antecipados para visitar a London Eye. Se quiser fazer como a gente, saiba que os ingressos de atrações turísticas podem ser todos comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Primeira viagem à Europa – Seguro de viagem obrigatório

Usamos o seguro de viagem em Paris, quando precisamos de dentista. Isso aconteceu porque descolou a contensão do aparelho da Andressa. Em relação à rapidez em disponibilizar um profissional foi muito bom, mas o dentista resolveu o problema provisoriamente, colou dois dentes juntos… hehe

Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas. O seguro é obrigatório e, como muita gente não sabe disso, é um post que sempre indicamos para quem quer viajar para a Europa.

primeira-viagem-a-europa_louvre_viajando-bem-e-barato

Primeira viagem à Europa – Os procedimentos de imigração

Nesta primeira viagem à Europa, fizemos a imigração em Portugal sem problema algum, apresentei os documentos e não nos fizeram nenhuma pergunta. Contudo, de Bruxelas para Londres, eu honestamente pensei que não iria passar. Tive que mostrar o quanto dinheiro estava portando, carteira profissional, explicar porque ficaria 101 dias na Europa, mostrar documentos que iria dar entrada na cidadania italiana, reservas de hotéis e de voos. Demorei aproximadamente 20 minutos para ser liberado.

Primeira viagem à Europa – O clima durante a viagem

Em Portugal e Amsterdã, pegamos temperatura muito boa, entre 24-30 graus durante o dia e em torno de 18-20 graus a noite. Em Bruges e Bruxelas, temperaturas em torno de 20-22 graus durante o dia, sendo que Bruxelas houve algumas pancadas de chuva.

Já em Londres, frio pela manhã, calor início da tarde e pancadas de chuva todos os dias. Nos dois primeiros dias em Paris, pegamos muita chuva e frio pela manhã e tivemos que usar roupas mais grossas. Mas, nos demais dias, foi só sol e calor. Em Nice, muito calor sempre.

Roteiro da primeira viagem à Europa

Primeira viagem à Europa – Internet e telefonia

Habilitei meu celular para ligações internacionais e internet nesta primeira viagem à Europa, mas não utilizei. Na chegada em Portugal, comprei chip da Vodafone. Em Amsterdã, utilizei chip da Lycamobile e, em Bruges e Bruxelas, da Base.

Chegando em Londres, encontrei um amigo que mora lá então ele me falou de uma operadora pouco conhecida, mas que funciona muito bem chamada Three, que dispunha 12 GB de dados 4G e ligações para telefones da mesma operadora ilimitadas e 1000 mensagens de SMS. Pelo custo de 25 libras, um pouco caro, mas utilizei em Londres, Paris e estava utilizando na Itália.

Destes, não recomendo o Lycamobile que, apesar de oferecer serviço para diversos países, não funciona muito bem. Já a Three tem a desvantagem para quem vai viajar mais de 30 dias que você pode recarregar somente no país que comprou o chip, não tem como recarregar pela internet com cartão de crédito do Brasil.

Atualização: agora você pode comprar um único chip e utilizar em toda a Europa, já que caiu o roaming entre as cidades da União Européia, Clique aqui para saber mais e se programar para sua primeira viagem à Europa!

Primeira viagem à Europa – Avaliação da consultoria

Tudo foi positivo, a troca de experiência durante a viagem também foi muito boa, com dicas e informações do Rogério e ajuda na compra dos tickets, além de dicas de restaurantes. Esta foi minha primeira viagem à Europa de forma totalmente autônoma, sem depender de horários, fazer o que quiser a hora que quiser. Por isso, recomendo muito a consultoria para outros viajantes e já recomendei a diversas pessoas.

primeira-viagem-a-europa_londres_viajando-bem-e-barato

Primeira viagem à Europa – Dicas para outros viajantes

Prefiro as cidades menores e pitorescas, Londres é muito grande, acho importante antes de sair do Brasil já determinar um roteiro, assim como Paris, pois há muito a ser conhecido, sendo necessário ter disposição e planejamento prévio. Penso que comprar tickets previamente é uma forma de organizar e otimizar o tempo.

Lisboa

Em Lisboa, recomendo o restaurante A Dama e o Vagabundo. Serve pizza e massas, achei muito bom e com preço razoável. Um passeio que indico na cidade é o Oceanário de Lisboa, passamos uma tarde, vale a experiência.

Porto

Em Porto, indico o Restaurante Casa Guedes, que serve diversos pratos, mas um em especial é como um hambúrguer com lascas de pernil de porco e queijo. A Casa Ribeiro também é uma boa opção.

Amsterdã

Indico o restaurante chamado Sports, muito bom e preço justo. Para quem quer ir na Heineken Experience, a dica é ir antes das 10 da manhã e assim que abre você entra, se for em um domingo, melhor ainda. Peguei o ticket que vinha com o hamburguer, assim você visita e já almoça em um lugar bacana. Para fazer a típica foto nos letreiros I Amsterdam, sugiro ir pela manhã bem cedo, antes das 7 da manha ou a noite. À noite, a foto fica muito bonita mas você precisa ter um pouco de conhecimento em fotografia, não usar flash e ter um tripé ou algo para apoiar sua câmera. Em qualquer atração que você queira entrar a dica é vá muito cedo, ou terá que enfrentar longas filas.

Roteiro da primeira viagem à Europa

Bruges

Bruges é muito tranquilo, não indico a visitação ao Museu da Cerveja, sugiro ir direto ao bar do museu, cervejas muito boas e geladas. Fomos em um restaurante italiano chamado La Gondola, muito bom, com um preço razoável, mas vale a pena.

Londres

Em Londres, temos dois restaurantes para destacar: Giraffe, próximo a London Eye, e um café de propriedade de italianos chamado Casa Tua. O atendimento lá é muito especial e eles servem sanduíches feitos na hora, e suco natural. Um local que vale a pena conhecer é Museu da Maçonaria de Londres, um acervo muito grande que conta a real história da maçonaria.

Paris

Em Paris, vale a pena contratar os serviços do Daniel, do Dicas de Paris, que faz passeios pela França com desconto para os leitores do blog. Usamos o serviço para ir a Versailles e Giverny. Adoramos e ficamos super satisfeitos!

Nice e Sul da França

Em Nice e em todo o Sul da França, indico alugar um carro, explorar a região e se perder. Ali, fomos a uma cidade medieval chamada Grimaud, onde almoçamos em um restaurante chamado Le Clem’s Partenaire Du. Além disso, vale a pena também passar pelos parreirais de uva, e apreciar o lugar, que é belíssimo.

Roteiro da primeira viagem à Europa

Nathaniel e Andressa
Bento Gonçalves/RS
Data da viagem:  julho e agosto de 2016

3 Comentários

  1. Talitha

    Como obtemos mais informações sobre consultoria? Tenho interesse.

    Responder
  2. Luciana Camões dos santos

    Tentei falar sobre roteiro com o Rogério através do Facebook E ele não respondeu engin desisti

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Luciana!
      Dei uma olhada na nossa fanpage do Facebook e não achei mensagem sua! Podes enviar um email pra [email protected]?

      Obrigada e um abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de hospedagem em Porto – testadas e aprovadas - […] do casal Nathaniel e Andressa, que estiveram na Europa em julho e agosto de 2016 e passaram por […]
  2. Dicas de hospedagem em Portugal - […] do casal Nathaniel e Andressa, que estiveram na Europa em julho e agosto de 2016 e passaram por […]
  3. Dicas de hospedagem em Londres - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] do casal Nathaniel e Andressa, que viajaram pela Europa em julho e agosto de […]
  4. Dicas de hospedagem em Amsterdã – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] Nathaniel e Andressa estiveram em Amsterdã em agosto de 2016 e indicaram esta hospedagem com ênfase. […]
  5. Dicas de hospedagem na Bélgica - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] do casal Nathaniel e Andressa, que estiveram na Europa em julho e agosto de 2016 e passaram […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!