Um pedacinho da Itália no interior do RS: Villa do Pão, ótima dica de passeio em Vila Flores

Atualizado por em 14/09/2017

Manuela Colla

Vila Flores é a cidade vizinha à cidade onde nasci – Nova Prata – e sempre achei ela um charme. Estive lá no final de semana conhecendo o Villa do Pão, uma boa dica de passeio em Vila Flores pra quem, como eu, gosta de comer bem.

dica-de-passeio-em-vila-flores_fachada_viajando-bem-e-barato

Dica de passeio em Vila Flores

Você deve estar se perguntando: “Tá, Vila Flores… Onde fica isso?” e eu respondo que é meio longe de Porto Alegre, mas o passeio de carro vale muito a pena. O pequeno município fica a 158km da capital do RS e tem pouco mais de três mil habitantes. Para quem for de Bento Gonçalves, a distância é de apenas 49km entre as duas cidades. Vila Flores só se emancipou de Veranópolis, o município vizinho, em 1988 e a base da economia ainda é a agricultura. Com o nome inicial de Pinheiro Seco, devido a um grande pinheiro que havia sido queimado, a cidade prestou homenagem a família Fiori que ali se estabeleceu, construindo uma casa comercial que atendia os carreteiros que por ali passavam, trocando seu nome para Vila Flores em 1920.

De uns anos pra cá, todavia, a cidade vem chamando a atenção pelos investimentos em turismo, buscando ir “na carona” do Vale dos Vinhedos, que atrai milhares de turistas anualmente encantados pela história, cultura e gastronomia italiana da região, povoada por muitos imigrantes deste povo. A pequena Vila Flores parece um canteiro de obras, com restaurantes sendo construídos, um imenso prédio onde funcionava o seminário da cidade sendo reformado, obras de restauro da Igreja Matriz…

Eu passei a infância inteira brincando em Vila Flores – parte da família da minha mãe é de lá – e sempre fui fascinada pela Casa Fiori. O imenso casarão fica bem no centro da cidade, é imponente e está todo conservado. A construção foi erguida pela Família Fiori em 1913 e ali funcionava uma espécie de comércio geral da cidade, com venda de tecidos, armarinhos e também alimentos, bebidas… Enfim, era o maior estabelecimento comercial não só de Vila Flores, mas de toda a região. Não é exagero dizer que a cidade ergueu-se a partir dela, que fica bem no centro.

dica-de-passeio-em-vila-flores_villa-do-pao

Além das peças de tecido e aviamentos, a maior atração ali desde aquele tempo era o pão da nonna – enorme, fresquinho e delicioso como só as avós sabem fazer. E, há cerca de dois anos, a já conhecida Casa Fiori passou por uma enorme reforma (capitaneada pelo arquiteto Marcelo Nedeff, que também está reformando a Pousada Santo Antônio Capuchinhos, também em Vila Flores). A Casa, então, ganhou o nome de Padaria Villa do Pão, mantendo o charme da decoração rústica dos imigrantes italianos, com muitas fotos e objetos antigos espalhados pela casa, artesanato local e móveis antigos. Olha que incrível ficou:

Depois de dar um giro por todos os cômodos do local, sentamos no café e escolhemos um suco natural e um doce de limão com manjericão que estava de-li-ci-o-so! E ainda fizemos um mini-rancho de strunfuli, biscoitos feitos no forno à lenha e o famoso pão, claro! E a Dona Iracema Fiori, proprietária do espaço junto com seu marido Liseo, garante que as receitas são todas de família, do tempo em que o casal Ferdinando e Francesca Fiori ainda moravam na Toscana, na Itália. Vale ressaltar que o atendimento de lá também é diferencial: toda a família fica por ali e são simpaticíssimos, indicando inclusive outros passeios na região. Dona Iracema me sugeriu conhecer o Atelier L’Arte Ceccato, de arte em cerâmica, que estava fechado naquele dia… Mas na próxima, irei conhecer certamente!

E, de brinde, depois desse baita passeio, ainda caminhamos pelo pátio da casa e encontramos diversos gatinhos. Na parte da trás da Casa Fiori, pode-se ver os fornos de pedra onde são feitos os pães e biscoitos que são comercializados ali. Mas eu confesso que, diante de uma gatinha amistosa, me derreti toda e minha vontade era colocar essa fofura na mala! 🙂

dica-de-passeio-em-vila-flores_gato_viajando-bem-e-barato-3

Vá lá: Villa do Pão
Endereço: Av. das Flores, 878 C – Vila Flores/RS
Horário de funcionamento: De segunda à domingo das 8h às 19h
Fone: (54) 3447.1624 / 3447.1360

Eu e o Rogério AMAMOS a Serra Gaúcha e esse é nosso sétimo post com dicas de passeios na região. Confira aqui nosso relato sobre a visita à casa da família Vaccaro, o nosso almoço inesquecível na Osteria Della Colombina, as trufas da Devorata Chocolates Artesanais, o passeio no Wine Garden da Miolo e a hospedagem no Hotel Casacurta e a hostaria Casacurta.

__ 

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. Villa do Pão: padaria e história em Vila Flores - Meu Menu Urbano - […] Flores? Nossos amigos do Viajando Bem e Barato produziram um material muito legal. É só clicar aqui e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *