Cemitério também é lugar de visita: conheça o Zentralfriedhof, cemitério de Viena!

por | Atualizado em 21/02/24 | Dicas de Viagem, Tour Personalizado, Viena

Você já ouviu falar Zentralfriedhof, o cemitério de Viena? Ele é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, saiba o motivo!

cemiterio-de-viena_portao_viajando-bem-e-barato

Cemitério de Viena: uma famosa atração turística

Sepulturas, túmulos, tumbas… Tudo isso pode inspirar medo, mas cemitério também é sinônimo de arte, beleza e curiosidades.

Há quem ainda tenha preconceito, mas eu sou daquelas que adora visitar cemitérios em minhas viagens! Apesar de algumas pessoas acharem um passeio meio estranho, eu acho super enriquecedor, ainda mais em lugares como Paris ou Viena, que tem cemitérios lindíssimos, repletos de natureza e paz, e muitos túmulos de pessoas ilustres!

O Zentralfriedhof (Cemitério Central), antes de mais nada, não é lá muito central – ao contrário de seu nome, ele está localizado nos arredores ao sul de Viena em um bairro chamado Simmering. O espaço está em uma área de cerca de 2,5 km² e é o segundo maior cemitério na Europa.

Graças aos seus inúmeros monumentos, o Zentralfriedhof tornou-se uma das principais atrações da cidade –  há até uma linha de ônibus rondando o local, que é considerado um dos principais destinos turísticos da cidade.

O cemitério foi inaugurado em 1874 como um resultado da chamada Gründerzeit (a fase pré-depressão da Áustria) por causa do grande aumento da população após meados do século 19. Atualmente, o cemitério possui cerca de 350.000 túmulos com mais de três milhões de mortos separados por religião – é o cemitério que mais abriga sepultados em toda a Europa!

cemiterio-de-viena_beethoven_viajando-bem-e-barato

Jazida de Beethoven

Muito além de um cemitério comum

No Zentralfriedhof, os túmulos não são como normalmente encontramos nos cemitérios do Brasil. Na verdade, muitos são grandes mausoléus pertencentes à famílias que fizeram a história da Áustria (políticos, famílias nobres, artistas, etc). Só a arquitetura destes jazigos já é um espetáculo à parte – algumas tem esculturas belíssimas para homenagear quem está ali enterrado.

Para fazer com que o cemitério se tornasse um ponto de atração para população, foram construídas sepulturas honrosas dedicadas a celebridades do passado como por exemplo Ludwig van Beethoven, Franz Schubert , Johann Strauss , Wolfgang Amadeus Mozart , Príncipe Aloys Liechtenstein ou mesmo mais recentes como Falco e Udo Jürgens.

cemiterio-de-viena_mozart_viajando-bem-e-barato

Jazida de Mozart

Enfim, o cemitério é cheio de histórias e cultura. É um passeio que vale muito a pena para quem está de viagem marcada para Viena!

Texto escrito por Ailton, nosso colaborador do blog.

Procurando um guia para curtir o melhor de Viena?

Conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos – ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!

Confira outros posts escritos pelo Ailton:

cemiterio-de-viena_portao_viajando-bem-e-barato

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!