Cemitério também é lugar de visita: conheça o Zentralfriedhof, cemitério de Viena!

Atualizado por em 14/09/2017

Manuela Colla

Você já ouviu falar Zentralfriedhof, o cemitério de Viena? Ele é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, saiba o motivo!

cemiterio-de-viena_portao_viajando-bem-e-barato

Sepulturas, túmulos, tumbas… Tudo isso pode inspirar medo. Mas cemitério também é sinônimo de arte, beleza e curiosidades.

Há quem ainda tenha preconceito, mas eu sou daquelas que adora visitar cemitérios em minhas viagens! Apesar de algumas pessoas acharem um passeio meio estranho, eu acho super enriquecedor, ainda mais em lugares como Paris ou Viena, que tem cemitérios lindíssimos, repletos de natureza e paz, e muitos túmulos de pessoas ilustres!

A guia brasileira Rosangela Scheithauer, que mora em Viena e trabalha levando brasileiros e turistas de todo o mundo para conhecer os recantos mais fascinantes da Áustria, indica muito o passeio para conhecer o Cemitério Central da cidade. E ele figura entre os locais mais visitados por turistas que desembarcam para férias em Viena, sabia?

O Zentralfriedhof (Cemitério Central), antes de mais nada, não é lá muito central – ao contrário de seu nome, ele está localizado nos arredores ao sul de Viena em um bairro chamado Simmering. O espaço está em uma área de cerca de 2,5 km² e é o segundo maior cemitério na Europa. Graças aos seus inúmeros monumentos, o Zentralfriedhof tornou-se uma das principais atrações da cidade –  há até uma linha de ônibus rondando o local, que é considerado um dos principais destinos turísticos da cidade.

O cemitério foi inaugurado em 1874 como um resultado da chamada Gründerzeit (a fase pré-depressão da Áustria) por causa do grande aumento da população após meados do século 19. Atualmente, o cemitério possui cerca de 350.000 túmulos com mais de três milhões de mortos separados por religião – é o cemitério que mais abriga sepultados em toda a Europa!

cemiterio-de-viena_beethoven_viajando-bem-e-barato

Jazida de Beethoven

Os túmulos não são como normalmente encontramos nos cemitérios do Brasil. Na verdade, muitos são grandes mausoléus pertencentes à famílias que fizeram a história da Áustria (políticos, famílias nobres, artistas, etc). Só a arquitetura destes jazigos já é um espetáculo à parte – algumas tem esculturas belíssimas para homenagear quem está ali enterrado.

Para fazer com que o cemitério se tornasse um ponto de atração para população, foram construídas sepulturas honrosas dedicadas a celebridades do passado como por exemplo Ludwig van Beethoven, Franz Schubert , Johann Strauss , Wolfgang Amadeus Mozart , Príncipe Aloys Liechtenstein ou mesmo mais recentes como Falco e Udo Jürgens.

cemiterio-de-viena_mozart_viajando-bem-e-barato

Jazida de Mozart

Enfim, o cemitério é cheio de histórias e cultura. É um passeio que vale muito a pena para quem está de viagem marcada para Viena e eu posso acompanhá-los até lá!

Texto escrito por Rosangela Scheithauer, nossa parceira do blog e Guia de Turismo em Viena. Para saber como contratar o serviço dela com desconto, clique aqui.

Confira outros posts escritos pela Rosângela:

cemiterio-de-viena_portao_viajando-bem-e-barato

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *