Dicas para conhecer Milos, uma das ilhas mais lindas da Grécia

por | Atualizado em 18/05/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem, Milos, Navio

Milos é uma boa opção de passeio para quem vai conhecer Mykonos ou Santorini e é considerada uma das ilhas mais lindas de toda a Grécia. Por isso, preparamos algumas dicas para conhecer Milos, vem ver quais são e comece a planejar essa viagem dos sonhos!

Dicas para conhecer Milos

Você deve estar pensando: “será que essa ilha grega tem alguma relação com a Vênus de Milo?” A resposta é sim! Reza a lenda que, em Milos, foi encontrada no século II a.C. a estátua da Vênus que hoje figura no Louvre, em Paris, e que encanta visitantes de todo o mundo!

Independentemente da história dessa ilha, que já abrigou uma das esculturas mais famosas do mundo, Milos é uma ilha vulcânica que fica no arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu. A ilha vive de suas mineradoras e Milos ainda preserva praias vulcânicas lindíssimas. De fácil acesso, as praias não são lotadas e o azul turquesa da água do mar é de tirar o fôlego!

Para quem quiser chegar lá via avião, a viagem de Atenas dura cerca de 45 minutos e as companhias aéreas Olympic Air e Aegean Ar fazem o trajeto. Se você preferir ir de ferry, a viagem dura mais ou menos três horas e você pode conferir valores e horários de saída no site. Vamos falar mais sobre como chegar até Milos logo adiante. Desembarcando lá, o mais indicado é alugar um carro para desbravar a belíssima região. Sugerimos alugar carro pela Rentcars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

Dicas para conhecer Milos_flores_Viajando Bem

Foto: Rita Marcondes

Como chegar em Milos

– Navio partindo de Pireus:

Entre outubro e abril, operam apenas os navios convencionais. As companhias operantes nesse período são a Aegean Speed Lines (navio Speedrunner 4 – um convencional moderno e mais rápido do que os tradicionais, com duração aproximada da viagem de 4h30min) e a Zante Ferries (com frota de navios maiores e mais antigos e duração da viagem aproximada em 8h). Entre o final de abril e meados de setembro, operam também os navios rápidos da companhia Seajets, que tem tempo de viagem de aproximadamente 3h.

Se você quiser chegar até Milos de navio a partir de Pireus, indicamos uma agência para comprar seus tickets online, a Aktina Travel. Sugerimos essa agência pois eles possuem um quiosque no aeroporto de Atenas, onde é possível a retirada das passagens ao desembarcar na Grécia. Fique atento: não são emitidos e-tickets para as passagens marítimas e a sua retirada sempre deverá ser feita em alguma agência de Atenas ou do porto de Pireus.

– Navio partindo de outra ilha:

Milos tem conexão marítima com outras ilhas como Folegandros, Ios, Amorgos, Koufonissi, Mykonos, Santorini, Rhodes e Creta (cidade de Herakleio). Se você já estiver de férias em alguma delas e resolver ir pra Milos, fica bem mais fácil. 😉

– Aéreo

A companhia que opera entre as ilhas da Grécia é a Aegean Air mas, na alta temporada é possível encontrar charters partindo de alguns países da Europa. Geralmente a conexão aérea entre ilhas tem uma parada em Atenas, mas isso não é regra, pois na alta temporada algumas ilhas se conectam por aéreo diretamente (mas com datas e horários bem limitados).

Com datas e horários específicos, opera também a Sky Express, companhia aérea grega com aviões pequenos e econômicos. Esses voos são recomendados apenas em caso de overbooking dos voos da Aegean pois seus aviões comportam pouca bagagem e não são muito confortáveis.

Dicas para conhecer Milos - Kleftiko - Viajando Bem

Kleftiko – Foto: Rita Marcondes

Onde ficar em Milos

Os melhores locais para se hospedar são: Adamas (vilarejo do porto também chamado de Adámantas), as imediações da capital Plaka e o vilarejo de Pollonia (ou Apollonia), que fica no norte da ilha e as proximidades da capital. Para quem não se importa de rodar um pouco mais, Pollonia é uma boa opção pois é o vilarejo mais charmoso, mas está à uma distância maior dos outros lugares da ilha se comparado aos demais.

De qualquer forma, selecionamos algumas boas opções de hospedagem pra você nestes locais, confira:

ADAMAS

Categoria econômica

Malion Adamas – Este hotel fica a sete minutos a pé da praia, muito pertinho do paraíso! Além disso, também tem vista direta para o Mar Egeu a partir das varandas. A propriedade está localizada a cerca de 100 metros de distância da Praia Papikinou, enquanto o Porto de Adámas fica a 200 metros do local.

Portiani Hotel – O Hotel Portinari conta com localização ideal no porto de Adamas, no centro da cidade de Milos, combinando fácil acesso ao porto e à praias (em mais ou menos quatro minutos de caminhada, você está com o pé na areia) Todos os quartos no primeiro andar dispõem de varandas privativas com vista do Mar Egeu ou da cidade.

dicas-para-conhecer-milos_portiani_viajando-bem-e-barato

Categoria superior

Milos Bay Suites – O hotel fica localizado a apenas 60 metros da praia de Papikinou, em Adamas, super pertinho da areia! Suas acomodações são elegantemente decoradas, com varanda térrea ou sacada privativa! Pra quem quer conforto, é o ideal!

Santa Maria Village – Situado em Adamas, a apenas 300 metros da Praia Papikinou, o Santa Maria Village oferece piscina com banheira de hidromassagem e lanchonete com vista para o Mar Egeu, um luxo! Os quartos incluem ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e varanda com vista do jardim, da piscina ou do mar.

dicas-para-conhecer-milos_santa-maria_viajando-bem-e-barato

POLLONIA

Categoria econômica

Perla Pollonia – Esta acomodação fica super perto da praia – em apenas um minuto, você está no paraíso! O Perla Rooms oferece vista para o Mar Egeu e para a Ilha de Kimolos e propriedade dispõe de um belo jardim e unidades com arquitetura das Cíclades.

Captain Stavros – O Captain Savros é composto por vários estúdios completos com varandas – todos bem iluminados, coloridos e oferecem cozinha compacta com frigobar, cafeteira, chaleira e fogão elétrico. A propriedade conta com serviço de limpeza diário e estacionamento gratuito.

dicas-para-conhecer-milos_captain_viajando-bem-e-barato

Categoria superior

Captain Zeppos – Com uma varanda simplesmente fantástica, esta acomodação também dispõe de churrasqueira. A propriedade ainda oferece depósito para esquis, e você pode contar com empréstimo de bicicletas e aluguel de carros! E tudo isso a 500 metros da praia! 🙂

Kapetan Tasos Suites – Situado na aldeia costeira de Pollonia, o Kapetan Tasos Suites oferece acomodações elegantes decoradas em estilo das Cíclades. O estabelecimento inclui piscina coberta, academia e banheira de hidromassagem, além de servir um café da manhã continental diariamente.

dicas-para-conhecer-milos_kapetan_viajando-bem-e-barato

PLAKA ou imediações

Categoria econômica

Arethousa  – Uma pousada mais simples que oferece café da manhã e acomodações confortáveis – e costuma esgotar logo! As praias de Adamas, Firopotamos e Plathiena ficam a quatro quilômetros da hospedagem – e você encontra estacionamento gratuito nas proximidades.

Chaido Studios – Localizado na vila de Tripti, na Ilha de Milos, o Chaido Studios apresenta estilo cicládico, jardim com flores perfumadas e terraço ao ar livre com vista panorâmica para o Mar Egeu. A propriedade oferece estúdios com decoração tradicional, Wi-Fi gratuito e varanda mobiliada.

dicas-para-conhecer-milos_chaido_viajando-bem-e-barato

Categoria superior

Studios Halara – Situado numa colina, na pitoresca Plaka, em Milos, o tradicional Studios Halara oferece estúdios com Wi-Fi gratuito e vista panorâmica do Mar Egeu. Fica a cerca de 5 minutos a pé de tabernas, minimercados e lojas. Com terraço compartilhado mobiliado, os estúdios têm cozinha compacta com mesa para refeições, geladeira, fogão e cafeteira.

Eiriana Luxury Suites – Localizado a 150 metros do centro da aldeia de Trypiti, no estilo das Cíclades, o Eiriana Luxury Suites oferece quartos e suítes caiadas de branco com camas embutidas. Algumas acomodações também tem vista para o Mar Egeu. No Eiriana Luxury Suites, você encontra um jardim. A propriedade possui ainda um lounge de uso comum, serviço de bilheteira e balcão de turismo.

dicas-para-conhecer-milos_eiriana_viajando-bem-e-barato

Vilarejos de Milos

• Plaka, a capital da ilha, concentra lojas, restaurantes, cafeterias e tem o estilo cicládico nas construções.

• Outro vilarejo com muitos restaurantes e bonito para ser visitado, principalmente à noite é Apollonia, mas vale a pena para quem vai ficar alguns dias na ilha, pois fica distante dos outros locais de interesse.

• O vilarejo do porto, Adamas, também é bem movimentado e oferece várias opções de restaurantes.

Dicas para conhecer Milos - Adama - Viajando Bem

Adamas – Foto: Rita Marcondes

As melhores praias de Milos

Firipláka: Essa praia lindíssima tem acesso fácil de carro e é composta de duas partes, sendo a primeira mais movimentada e também com espreguiçadeiras e uma pequena cantina de apoio. Quem prefere mais tranquilidade, é só caminhar pela praia e passar por trás de uma grande pedra (à direita de quem olha para o mar), e vai encontrar uma praia tranquila e com águas transparentes e pedras muito interessantes. É realmente muito bonita, guardada por falésias multicoloridas devido à sua formação geológica. E, para quem for de carro, dá pra estacioná-lo perto da praia. Não existe um local grande de estacionamento.

Sarakíniko: formada por rocha vulcânica branca, oferece uma paisagem única e maravilhosa. Ela mais parece uma cratera lunar, coisa de outro planeta mesmo! O resultado de tanta beleza e exotismo? Sarakíniko é uma das praias mais fotografadas da Grécia!

Kléftico: significa “Esconderijo” (kléftis = ladrão) e, lá, só se chega de barco. Trata-se de uma piscina natural escondida atrás de rochas, onde os piratas se escondiam e escondiam também o que roubavam, pois quando se passa pela frente do lugar não é possível saber o que existe por trás das pedras.

Dicas para conhecer Milos - Kleftiko - Viajando Bem

Kleftiko – Foto: Rita Marcondes

Tsigrádo: não tem acesso fácil, mas quem quer se aventurar na descida, vale muito a pena! Os turistas normalmente chegam até lá descendo uma escada vertical de madeira com ajuda de uma corda – pra você ter uma ideia, há um aviso que a descida é por sua conta e risco! Se você chegar até lá e não se encorajar a descer, vá pelo menos até o estacionamento e aprecie a bela vista – o estacionamento ali é gratuito, aliás.

Gherontas: também tem acesso por escadaria, é uma praia pequena e muito agradável. Tanto Gherontas como Tsigrado já satisfazem nosso olhar quando vistas de cima, mas têm águas muito transparentes que parecem surreais de tão lindas! Os barcos saem diariamente do porto de Adamas e existem duas opções: somente pela manhã, com um passeio mais breve, aconselhável para quem fica pouco tempo na ilha. Ou o passeio completo, que termina por volta de 16h, e eles oferecem bebidas e até uma salada grega ou outro petisco tradicional. Recomendamos reservar o passeio na véspera!

– Além das praias citadas, existem outras praias muito bonitas na ilha, como Papáfragas, Paleohóri e Próvatas.

Dicas para conhecer Milos - Firiplaka - Viajando Bem

Firiplaka – Foto: Rita Marcondes

O que fazer em Milos

Como já citamos anteriormente, consideramos imperdível conhecer Kléftico e, por isso, indicamos a Kléftico boat tour – são duas opções de passeio ao local, com duração de meio dia ou dia inteiro (este retorna no final da tarde) e a escolha deve ser feita de acordo com o tempo de permanência na ilha para que os turistas não percam os outros atrativos do local.

E como comprar seu ticket para este pequeno paraíso? No porto de Adamas, todas as noites, os barcos que fazem esse passeio ficam ancorados, vendendo o passeio para os próximos dias. Uma dica importante: sempre recomendamos consultar a meteorologia antes de fazer a reserva, pois se os ventos forem fortes o passeio não será tão agradável. Como são inúmeros os barcos que oferecem o passeio ao Kléftico, indicamos aqui dois deles, que conhecemos e podemos confirmar um bom atendimento e boa estrutura do barco: Oneiros Milos e Thalassitra Sailboat.

Conhecer as Catacumbas é um bom passeio pra se fazer por lá, especialmente para turistas interessados em história. Estas catacumbas foram descobertas em 1844 e datam do século I d.C – junto das catacumbas romanas, são consideradas entre os cemitérios cristãos mais importantes. Afinal, nessa época, os cristãos eram muito perseguidos e eram enterrados nestas escavações. O local também era utilizado como um local de adoração e oração – há uma pedra mais elevada do centro da Galeria B que prova isso. As catacumbas ficam dentro de uma rocha vulcânica  e são formadas por três galerias – confira mais informações no site oficial da atração.

Kastro – São ruínas de uma fortaleza localizada em Plaka, vale muito à pena visitar o local no por do sol. Plakas por si só já é uma graça, com suas casinhas brancas, igrejinhas e tavernas ao ar livre – não é à toa que é considerada a capital de Milos. A fortaleza data do século XIII e oferece vista panorâmica não só de Plakas como também de outras ilhas.

Dicas para conhecer Milos - Tsigrado - Viajando Bem

Kastro – Foto: Rita Marcondes

Museu Arqueológico – Também localizado em Plaka, com horário de funcionamento que vai te terça à sexta das 08:30h às 15h. Não vá esperando encontrar a estátua mais famosa de Milos: apenas uma cópia da Vênus de Milo encontra-se neste museu pois a original fica no Louvre, em Paris! Mas o passeio é bem bacana!

Mergulho – Para quem curte esportes radicais e também para os praticantes de “scuba diving”, uma dica de onde encontrar em Milos: Active Divers – entre em contato pelo e-mail [email protected]

Thermas – por ser de formação vulcânica, encontram-se fontes de águas mornas em diversos pontos da ilha, mas em Adamas existe um local de banho, onde as águas são termais e tem vários benefícios à saúde. Você encontra mais informações no site oficial das Thermas.

Se você preferir, pode contratar um roteiro completo da Rita Marcondes, do Férias na Grécia, que é parceira aqui do blog e sempre nos ajuda com conteúdo incrível sobre lá e também tira dúvidas dos viajantes!

Dicas para conhecer Milos - Gerontas - Viajando Bem

Gerontas – Foto: Rita Marcondes

Seguro viagem obrigatório na Europa

Para viajar para a Grécia, você tem que contratar o seguro viagem. Muita gente não sabe que o seguro é obrigatório, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Aqui no blog, costumamos indicar os seguros de viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads.

Caso pense em estender sua viagem pela Grécia, confira várias dicas de viagem pelo país!

Telefones úteis:
Informações turísticas: +30 22870 22445
Aeroporto: +30 22870 22381
Porto: +30 22870 23360
Polícia local: +30 22870 21378- ou 22870 21204
Táxi em Adamas: +30 22870 22219

Escrito por: Rogério Milani e Rita Marcondes (do Férias na Grécia).

Dicas para conhecer Milos - Tsigrado - Viajando Bem

Tsigrado – Foto: Rita Marcondes

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

10 Comentários

  1. Manuela

    Adorei as dicas!
    Mas ainda fiquei com algumas dúvidas na cabeça… Saindo de Atenas, da para passar somente um dia em Milos? Fazer um bate e volta? Tem algum meio de fazer o passeio com um barco/lancha privado?
    Se tiver como fazer o passeio de ida e volta em um dia, alguma dessas empresas que você mencionou faz esse passeio?

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Manuela! Um Feliz 2020 pra vc!
      Quanto à sua pergunta, fica bem corrido fazer um bate e volta em Milos, porque vc ficaria poucas horas na ilha e não vale a pena, uma vez que Milos tem praias lindas, além de um passeio de barco imperdível para quem visita a ilha, e que vai a um lugar chamado Kléftico. Com algumas horas apenas na ilha vc conseguiria conhecer apenas uma praia…e não existem excursões saindo de Atenas que fazem esse trajeto, pois a distância é grande. Tente encaixar no seu roteiro pelo menos 2 dias na ilha, para conseguir ver um pouco da sua beleza! 😉
      abs
      Rita

      Responder
  2. cris

    olá, estou pesquisando sobre ilhas gregas e praticamente defini: vou sacrificar Mikonos para visitar Milos! depois Santorini. Queria saber os passeios de barco sao faceis de se reservar nos dias mesmo? obrigado. excelente informacoes

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Cris!
      De acordo com o período que você vai visitar a ilha os passeios podem ser reservados até na véspera. Para o Kleftico, por exemplo, você pode ir ao porto em Adamas, na tarde (final de tarde) anterior à data que pretende fazer o passeio, pois os barcos ficam atracados lá oferecendo informações e fazendo reservas. Se for em julho e agosto eu recomendo que reserve com antecedência, do contrário pode reservar no local, mas sempre na véspera, ok? Os passeios saem cedo e fica mais difícil comprar na hora da saída.
      abraços
      Rita

      Responder
  3. Eliane Lacerda Barbosa

    Olá Rogério e Rita
    Estamos indo em setembro para a Grécia e gostei muito do Blog.Passaremos 4 dias em Atenas e 6 em Milos. Somos cinco casais e uma criança.O único hotel que conseguimos os cinco quartos foi o Captain Georgantas, parece razoável.Vocês acham melhor alugarmos um carro para percorrer as praias?
    Obrigada

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Eliane!
      Antes de mais nada peço desculpa pela demora em responder….estávamos nos dias de pico da temporada de verão e foi uma loucura aqui com os emails, por isso acabei atrasando nas respostas.
      Com certeza alugar um carro é a melhor opção, pois assim vocês irão explorar melhor a ilha. Os pontos de interesse em Milos ficam em lugares diversos na ilha e com um carro vocês conseguirão acesso mais rápido, ganhando tempo.
      O carro pode ser alugado tranquilamente ao chegar na ilha, no porto ou depois que se acomodarem no hotel, mas caso queira ter uma idéia, vou deixar aqui algumas sugestões de locadoras: http://www.milosrentacar.gr / http://www.miloscars.gr / http://www.rentacar-milos.gr/.
      Um abraço! 😉

      Responder
  4. Larissa

    Adorei seu site e suas dicas. Estou indo em setembro para lá e fiquei mais ansiosa ainda. rs
    Ainda não fechei o hotel e fiquei com bastante dúvida sobre a região.
    Vi que Adamas é o melhor lugar para se hospedar, mas vi um hotel incrível na região de Paliohori e fiquei encantada. Sei que é mais distante do centro, mas como vamos alugar carro, estou pensando em ficar lá.
    Você acha que seria ruim se hospedar nessa região?
    Obrigada pela ajuda.
    Beijos

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Larissa
      Os atrativos de Milos estão, na verdade, espalhados por diversos pontos da ilha, mas Adamas é um lugar bem recomendado para se hospedar pois fica mais centralizado, facilitando o acesso aos demais locais. Mas existem outros lugares bem legais para se hospedar quando a intenção é alugar um carro na ilha, e com certeza Paliohori é um deles. Eu já fiquei hospedada nessa praia e gostei muito. Não é dificil dirigir em Milos e facilmente vocês se deslocarão para os outros locais. Tem ainda um restaurante lá chamado Sirocco, com um diferencial interessante. Eles têm um compartimento feito abaixo do nível do solo, e através de um sistema de aquecimento da areia, as carnes são assadas no calor dessa areia aquecida. Uma espécie do forno onde eles colocam as carnes envoltas em papel alumínio na noite anterior, e alí ficam assando por mais de 12h….desmancham no prato e ficam deliciosas! 😉
      Um abraço e aproveite essa ilha maravilhosa!
      Rita – Férias na Grécia

      Responder
  5. Laila

    Eu AMEI Milos! Fui em setembro de 2015 e fiquei uns 3 dias. Aluguei por 2 dias um quadriciclo e percorri toda a ilha. No 3 dia fiz um passeio de barco meia ilha, no qual nadamos com toda a trupe do barco por entre as cavernas. Foi sensacional. Me hospedei próximo ao porto, na pousada da Eleni, uma senhora mt simpática, limpeza 10, café maravilhoso. Nota 10 p Milos! Passeios incríveis, hospedagem ótima e barata, paisagens deslumbrantes!

    Responder
    • Luigi Reis

      Oi Laila, você alugou o quadriciclo aonde? Conseguiu reservar anteriormente pela internet ou somente no local? Pode me dizer o valor da diária? Obrigado!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Roteiro para a Grécia - […] Dicas para conhecer Milos, uma das ilhas mais lindas da Grécia Férias na Grécia: consultoria de viagem para seu…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!