Via Orgânica em Garibaldi – turismo rural com foco na saúde, sustentabilidade ambiental, social e cultural

Atualizado por em 14/09/2017

Rogério Milani

A Via Orgânica em Garibaldi, roteiro recém-lançado pela cidade da Serra Gaúcha, passa pelas propriedades que produzem alimentos orgânicos numa iniciativa inédita na região. Saiba mais sobre esse passeio!

via-organica-em-garibaldi_-foto-alexandra-ungaratto_viajando-bem-e-barato

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação

Via Orgânica

Com todo o sucesso da Estrada do Sabor, a Secretaria de Turismo de Garibaldi resolveu investir em uma nova rota inédita de turismo rural pela cidade: a Rota Orgânica! Com foco na saúde, sustentabilidade ambiental, social e cultural, os turistas são convidados a visitar as propriedades certificadas como orgânicas nesta que é uma das primeiras rotas do Brasil com este tema.

A cultura do alimento orgânico é algo bem difundido e importante em Garibaldi e conta com incentivo da Secretaria de Turismo da cidade. Agora, a ideia é reforçar ainda mais este conceito do alimento bom, justo e limpo com o lançamento da rota turística Via Orgânica. Na nova rota de turismo em Garibaldi, o visitante encontra belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento. Demais, né?

Mapa da Via Orgânica

Mapa da Via Orgânica

Dez empreendimentos de Garibaldi ligados à produção agroecológica e artesanal certificados fazem parte da iniciativa, que foi lançada no final do mês de outubro. Além de turismo rural, o roteiro inclui restaurante, vinhos e espumantes alternativos, cooperativa, comércio, hospedagem e indústria – todos dentro da temática do alimento aliado à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural.

A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, lembra o início do projeto da Via Orgânica, ainda em 2014, quando foi criada a Comunidade do Alimento do Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, dando início ao processo de qualificação para o serviço turístico, com o importante apoio do Sebrae. “Este lançamento é a realização de um projeto de vida. Cada visitante que conhecer a Via Orgânica sentirá a energia da vida pulsando por aqui. Agora precisamos apoiar esta jovem rota, visitando as propriedades, valorizando seus produtos, adquirindo seus serviços, divulgando a Via Orgânica. Precisamos de um mundo mais sustentável, esta é uma excelente iniciativa”, analisa.

via-organica-em-garibaldi_frutas_viajando-bem-e-barato

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação

Em tempos de complexidade tecnológica, de impactos ambientais, esgotamento dos recursos naturais e de centenas de consequências decorrentes do consumo de agrotóxicos na alimentação, Garibaldi apresenta uma rota turística que desafia essa realidade e provoca uma reflexão ao buscar um modo de vida mais próximos da natureza, simples, saudável e, principalmente, mais humano. Com as já consolidadas Coopeg e Encosta da Serra, o Município reúne produtores e empreendedores de orgânicos que seguem uma relação não predatória com a natureza e também uma maior proximidade entre quem produz e quem consome.

Para mais informações, visite o site da Via Orgânica ou baixe o aplicativo disponível da Apple Store e na Google Play!

via-organica-em-garibaldi_alexandra-ungaratto_viajando-bem-e-barato

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação

Confira abaixo os empreendimentos que integram a rota e o que oferecem (é necessário o agendamento prévio).

Arte da Vinha
Produção de vinhos naturais por meio de métodos de vinificação ancestral. A visitação, em uma inusitada cave de porão, ocorre por agendamento e inclui degustação e explanação sobre a produção natural, biodinâmica e o método ancestral, feito em uma ânfora.
Contato: [email protected]

Cooperativa Vinícola Garibaldi
Presente na lista dos cem melhores vinhos do mundo, a Cooperativa também aposta na produção orgânica, com suco de uva e vinho proveniente do cultivo agroecológico de 70 de suas 380 famílias associadas. A visita ao complexo turístico da Cooperativa relata o seu funcionamento e suas práticas sustentáveis.

Contato: (54) 3464-8104 | [email protected]

via-organica-em-garibaldi_espumantes_viajando-bem-e-barato

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação

Família Boroto
A família dedica-se à elaboração de espumante orgânico e a produção de chocolates artesanais. O visitante pode realizar passeio de carroça pelas videiras e conhecer o processo de produção do espumante e também é oferecido passeio a grutas e a capitéis repletos de histórias, próximos da propriedade.
Contato: (54) 3464-7904 | (54) 9611-9435 | [email protected]

Sabor Ecológico
Loja especializada em produtos naturais e orgânicos. Hortaliças, legumes, frutas, sucos, geleias, molhos, chás, açúcar, café, farinhas, grãos – tudo orgânico. Muitos dos alimentos são cultivados pelos proprietários. Também fornece linhas de produtos naturais, sem glúten, sem lactose, dietéticos e fitoterápicos.
Contato: (54) 3462-7167

Econatura
A “ecofábrica”, construída predominantemente com materiais de reuso, utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental. Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Recebem apenas visitação técnica para grupos com agendamento.
Contato: (apenas visitações técnicas para grupos): (54) 3462-1074

via-organica-em-garibaldi_econatura_viajando-bem-e-barato

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação

Sítio Crescer
Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz hortaliças e frutas orgânicas, que podem ser adquiridas. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade, rodeados por jardins. Recebe retiros e serve refeições caseiras mediante agendamento.
Contato: (54) 8145-0037 | [email protected]

Sítio do Celo
Com uma paisagem silvestre, o local possui diversas plantas nativas e frutas exóticas. Há presença de animais de raça pouco conhecida, como as ovelhas Santa Inês. Destaca-se a degustação do caldo de cana (garapa) feito na hora. Para quem aprecia momentos de tranquilidade, há uma inspiradora trilha com umcaminho meditativo até um riacho.
Contato: (54) 3462-1346 | (54) 9978-8798 | [email protected]

via-organica-em-garibaldi_sitio_viajando-bem-e-barato

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação

Família Mariani
Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época.
Contato: (54)9999-9752 | (54)9177-3688 | [email protected]

Morro São Francisco
O visitante pode experimentar um café colonial ao ar livre: pão de forno, geleias, sucos, sobremesas e outras delícias – tudo preparado pelas mãos da família. Para quem gosta de se aventurar, pode encarar um sistema de trilhas com direito a belas vistas, ou para os gostos mais tranquilos, oportuniza-se um agradável passeio nas videiras com fontes d’água.
Contato: (54) 9702-2969 | (54)3464-1409 | [email protected]

Valle Rustico
Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, a refeição é preparada para se apreciar em etapas. O visitante tem a oportunidade de conhecer a horta orgânica, de onde provém a maioria dos ingredientes utilizados. Atua com projeto Horta (entrega de cestas com produtos orgânicos em casa), food truck e oficinas gastronômicas.
Contato: (54) 3067-1163 | (54) 8123-0080 | [email protected]

via-organica-em-garibaldi_produtores_viajando-bem-e-barato

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

 

Tags

4 Comentários

  1. Muito boa a matéria!

    Comente
  2. Gostaria de comprar o espumante orgânico da Família Boroto???

    Comente
  3. Gostaríamos de conhecer a Via Orgânica em Garibaldi!!
    Só com agendamento? Estaremos passando por Bento Gonçalves neste fim de semana.

    Comente
    • Rogerio Milani

      Bom dia Diana, tudo bem?!

      Recomendo que entre em contato com os estabelecimentos, para verificar horários e necessidade de agendamento. Também poderá entrar em contato com a secretaria de Turismo de Garibaldi, no site http://www.garibaldi.rs.gov.br.

      Abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *