Viagem para a Europa em família: Amsterdã, Bruxelas, Bruges, Paris e Londres

Publicado por em 24/11/2016

Rogério Milani

Quem nunca sonhou em fazer uma viagem para a Europa em família? O casal catarinense Valdirene e Edivaldo planejou bastante e foi, com suas filhas, conhecer Amsterdã, Bruxelas, Bruges, Paris e Londres, vem ler como foi!

viagem-para-a-europa-em-familia_london-eye_viajando-bem-e-barato

Viagem para a Europa em família: o roteiro

Amamos nossa viagem em família, foi tudo maravilhoso, a quantidade de dias muito bem distribuídos e as sugestões do Rogério para nossa viagem foram todas ótimas, no final deste post vamos dividir todas com vocês! Nosso roteiro foi dividido da seguinte forma:

Amsterdã –  Que cidade encantadora. Eu tinha uma ideia completamente distorcida da cidade e levamos um choque pois foi paixão a primeira vista, certamente moraríamos lá para sempre! Ficamos cinco dias nesta cidade!

Bruxelas – Gostamos de lá, mas confesso que foi o lugar que menos nos atraiu. Talvez porque estivéssemos lá no dia do atentado de Nice, então estava tudo meio tenso… Ficamos ali apenas um dia.

Bruges – Pensa em um lugar fofo e multiplica várias vezes, como estar em um conto de fadas! Estivemos em Bruges durante dois dias mágicos!

Paris – Uma cidade que é difícil de descrever porque lá tudo é muito legal, tudo tem um valor histórico. Seis dias em Paris foram mais que suficientes!

Londres – Amamos Londres, uma cidade grande em que tudo funciona – ficamos seis dias e voltamos encantados com tudo o que Londres oferece!

viagem-para-a-europa-em-familia_versailles_viajando-bem-e-barato

Os voos

Nossos voos foram tranquilos. A ida de Porto Alegre até o Rio de Janeiro foi de Gol. Tudo tranquilo, só tivemos que pagar um adicional pois estávamos sentados em poltronas todas separadas e queríamos viajar todos juntos, então… Do Rio de Janeiro até Amsterdã, voamos de KLM. Foi tudo ótimo e fomos super bem atendidos, ainda servem Stroopwafel no voo! Delícia!

Depois, na hora de voltar, fomos de Londres até Amsterdã, fomos de KLM, também foi bem tranquilo! De Amsterdã a São Paulo, viemos de KLM. Foi tudo tranquilo, mas um pouco cansativo pois fizemos voo diurno… E, de São Paulo a Porto Alegre, viemos de Gol e quase perdemos o voo pois ficamos 1h15min esperando as malas no desembarque internacional!

viagem-para-a-europa-em-familia_louvre_viajando-bem-e-barato

As viagens de trem

Foi muito massa cruzar os países de trem! Nós e as meninas achamos este um ótimo meio de locomoção e o esquema do roteiro facilitou bastante a logística. O que mais gostamos foi da Empresa Thalys – era um trem vermelho, lindo!

De trem, fizemos os trechos Amsterdã – Bruxelas, Bruxelas – Bruges, Bruges – Bruxelas, Bruxelas – Paris e Paris – Londres. Só foi um pouco trabalhoso carregar as malas, mas nada demais. Adoramos a experiência de viajar de trem pela Europa!

Se você quiser fazer como a gente e viajar de trem pela Europa, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

A vista da janela do trem Thalys

A vista da janela do trem Thalys num Snapchat das meninas…

As hospedagens

Ficamos satisfeitos com todas as sugestões de hospedagem do Rogério e não tivemos nenhuma experiência ruim durante nossa viagem. Separamos aqui os locais de hospedagem por cidade:

Amsterdã – Nos hospedamos no excelente Cityden Museum Square Hotel Apartments! Ali, tínhamos um apartamento excelente só pra nós, com um quarto, banheiro, sala com sofá cama e uma cozinha completa. A hospedagem era sem serviço de quarto, mas foi bem legal – e ainda tinha ótima localização!

Bruxelas – Ficamos no 9Hotel Sablon – achamos tudo ótimo, o quarto tinha dois andares e também café da manhã bem farto!

Bruges – Na lindíssima Bruges, estivemos hospedados no Hotel Academie, que achamos ótimo, super aconchegante, perto de tudo e com atendimento ótimo! Super recomendamos!

Paris – Com ótima localização, nosso local de hospedagem foi o Hotel Excelsior Latin, que ficava no bairro Quartier Latin. Um único porém: como a maioria dos hotéis em Paris, segundo nos falaram que são assim, cheira a mofo e bem antigo! Se você quiser outras sugestões, aqui no blog tem um post com dicas de hospedagem em Paris!

Londres – Aqui, nos hospedamos no Premier Inn London Southwark – Tate Modern. Achamos o hotel bem bom, o quarto confortável e também tinha boa localização para turistar por Londres!

viagem-para-a-europa-em-familia_zaanse_viajando-bem-e-barato

Como chegamos aos hotéis

Em Amsterdã, quando chegamos ao aeroporto um cara nos ofereceu o transfer para o hotel! Como estávamos muito cansados, pegamos o primeiro que apareceu… Resultado: uma ‘facada’ de caro, ele nos cobrou 60 euros…

Em Bruxelas e Bruges, pegamos um táxi e o preço foi tranquilo!

Em Paris contratamos o serviço do Daniel, do Dicas de Paris, que é brasileiro e mora na cidade. Indicamos muito o serviço para outros viajantes! Fizemos também alguns passeios inesquecíveis com ele, um simpatia e grande conhecedor da cidade! E o serviço tem desconto para leitores do blog, saiba mais! Com o Daniel, fizemos os transfer de ida e volta do aeroporto, city tour e conhecemos o Palácio de Versalhes e Giverny.

Em Londres, também contratamos o serviço de guia brasileiro, o Roberto!

londres-2

Ingressos antecipados

Comprei todos os ingressos de passeios que fizemos ainda em casa e levei impressos e encadernados em uma pastinha para que ficasse tudo organizado. Comprar os ingressos ainda no Brasil nos poupou muito tempo pois as filas são imensas em algumas atrações!

Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Seguro de viagem obrigatório

Adquirimos o seguro assim que compramos as passagens, o Rogério nos orientou quanto à isso. Infelizmente, precisamos utilizar o serviço: meu marido virou o pé em uma rua de Amsterdã quando estávamos voltando para o nosso hotel.

O que fiz, então, foi passar um WhatsApp para a Vital Card Seguros às 19h53min e às 21h50min já estávamos no hospital. Ele fez radiografia e foi super bem atendido… Tivemos sorte foi apenas uma luxação e foi um alívio termos seguro de viagem nessa hora em que precisamos!

Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

viagem-para-a-europa-em-familia_jardins-de-monet_viajando-bem-e-barato

Os procedimentos de imigração

Passamos pela imigração quando chegamos a Amsterdã, onde foram feitas algumas perguntas mas tudo bem tranquilo. Depois, quando fomos de Paris à Londres de trem, no embarque do Eurostar, também aconteceu outra imigração – mais uma vez bem tranquila!

O clima durante a viagem

Super agradável. No começo da viagem, pegamos dias bem fresquinhos e precisamos usar apenas um casaquinho leve no final de tarde. Em todos os 23 dias da viagem não tivemos nenhum com chuva. O único porém foi quando fomos à Disney de Paris e pegamos um calor de 42 ºC… Pensa num calor e multiplica várias vezes! Gastamos vários euros com água, porque os bebedouros estavam com filas enormes.

viagem-para-a-europa-em-familia_tamancos_viajando-bem-e-barato

Internet e telefonia

Utilizamos apenas WhatsApp onde tinha Wi-Fi. Senti muita falta da internet principalmente para se localizar com o Google Maps, apesar de ter baixado o MapsMe, que não precisa de internet. Com certeza na próxima viagem vou investir em um chip!

Avaliação da consultoria

Nossa viagem foi maravilhosa e indicamos MUITO o trabalho do Rogério para qualquer perfil de viajantes! Só temos a agradecer, foi tudo mais que perfeito! A viagem nos deixou ainda com mais vontade de conhecer mais e mais lugares, só falta o dinheiro! 🙂

Valdirene, Edivaldo, Ana Laura e Amanda
Criciúma/SC
Data da viagem:  julho de 2016

viagem-para-a-europa-em-familia_londres_viajando-bem-e-barato

Dicas para outros viajantes

Amsterdã

Para comer: Ristorante Libero (Vrijheidslaan, 77 1079 KG), onde comemos uma pizza deliciosa! Na Corner Bakery (Johannes Vermeerstraat 40, 1071 DS), comemos um café da manhã delicioso. Para quem curte frutos do mar, a dica é o The Seafood Bar, onde comemos Fish and Chips, Lagosta e Sopa de Peixe. Adoramos também o Hard Rock Café de Amsterdã, construído em cima de um canal.

Um prato que você precisa experimentar? Nós nos apaixonamos pelo Stroopwafel, um waffle com caramelo, experimentar é uma delícia! Outro lugar que adoramos foi o VleminckX, onde pedimos met mayo (batata frita com maionese), considerada a melhor de Amsterdam, é só uma portinha que sempre tem fila, realmente é uma delícia. O endereço é Voetboogstraat, beco, 33.

batata-frita
Indicamos o serviço do Carlos, da empresa Andantes na Holanda – fizemos um city tour caminhando durante uma manhã, foi super legal. Para quem quiser fazer o mesmo, combinei tudo com ele por WhatsApp (+31 6 84 444667).

Zaanse Schams – Fica a uns 30 minutos de Amsterdam – pra chegar lá basta, na Estação Centraal, pegar o ônibus nº 391, a passagem custa 10 euros por pessoa. Fomos visitar a fábrica de tamancos, fábrica de queijo (passamos pela degustação três vezes, bem brasileiros, experimentar o queijo gouda, é delicioso) e conhecer os moinhos que são lindos!

Vondelpark – Adoramos este parque para caminhar, não te espanta de ver famílias fazendo picnic do lado de pessoas fumando maconha, mas tudo muito civilizadamente!

Museu Van Gogh – Amamos muito esse lugar maravilhoso! Temos uma foto da Amanda sentada em frente à obra do Van Gogh…  Pensa em uma criança feliz dentro dos museus que visitamos. Nesta foto mostra bem, ela pegava o audio guide e parava na frente de cada obra para apreciar e escutar como foi feita. Nem podia bater foto dentro do museu, mas pedi autorização ao guarda que também estava encantado com ela!

van-gogh-museum
Outras boas dicas: Praça Dam, que fica no centro histórico de Amsterdã e onde há o Monumento Nacional (homenagem aos que morreram na Segunda Guerra Mundial), Palácio Real (museu e residência dos reis da Holanda), Nieuwe Kerk (belíssima igreja construída há 600 anos) e o Bloemenmarkt, o famoso mercado das flores. Um lugar incrível é o Begijnhof, o Jardim secreto ou Jardim das Beguinas, atrás de uma porta, muito legal. Ali, moram mulheres viúvas e solteiras que, apesar de não fazerem votos, levam uma vida casta e se dedicam a ajudar os mais necessitados. Lá, inclusive, tem a casa mais antiga de Amsterdã, a Casa Preta, que resistiu ao incêndio do séc. XV e também tem duas igrejas – uma católica e uma protestante de frente uma para outra.

Outros três lugares que adoramos: Casa da Anne Frank (muito emocionante), a Heineken Experience (um museu sobre a cerveja Heineken e sua cervejaria – o edifício foi construído em 1867 e funcionou como a primeira cervejaria Heineken) e o Rijksmuseum (museu de história, onde em frente tem o I am Amsterdam, conhecemos só por fora e os jardins).

anne-frank

Conhecemos também o shopping Bijenkorf – mas fomos somente para conhecer, pois os preços são altíssimos. No terraço tem vários restaurantes legais e uma torta de maçã deliciosa! No outro lado da rua tem várias lojinhas de souvenirs e também os picolés de cannabis (kkkk) e também a primeira loja da C&A do mundo que são dos irmãos Clemens en August, feita em 1841.

Também estivemos na Kalverstraat, uma rua com várias lojas legais – o melhor de tudo é a Capela do Papagaio. Quando a Holanda adotou o Protestantismo, só existiam Igrejas Católicas escondidas e essa é uma delas – se entra nela através de uma porta bem pequena no meio das lojas! Muito legal, não dá pra perder!

A grande dica pra conhecer Amsterdã é caminhar muito. Tudo maravilhoso e é uma cidade para se conhecer a pé, principalmente os canais floridos. É inesquecível ver os prédios tortos, grudados uns nos outros, observar que todos têm um gancho na parte de cima para fazer a mudança, pois as escadas são muito estreitas e altas… Cada detalhe em Amsterdã é mágico. Curtimos muito observar as pessoas com suas bicicletas! Também observe que, em toda a cidade, você vai ver símbolos de “XXX”. Na verdade, não são três letras xis repetidas, mas três cruzes em diagonal. Essa cruz é conhecida como “Cruz de Santo André” e elas significam as três catástrofes que se abateram sobre Amsterdã (água, fogo e doença). Por isso, o “XXX” é conhecido como o símbolo da cidade!

viagem-para-a-europa-em-familia_amsterda_viajando-bem-e-barato

Bruxelas

Adoramos a Grand Place, que é considerada a praça mais bonita da Europa, maravilhosa! Tem a estátua da sorte (dizem que devemos tocá-la para trazer sorte!), os fantásticos Chocolates Godiva, o Hard Rock, Waffles deliciosos (considerados os melhores do mundo).

Conhecemos também a icônica Menneken Pis, a mundialmente famosa estátua do garotinho fazendo xixi, sempre com uma roupinha diferente. Fizemos também um tour com ônibus panorâmico – achamos o passeio bem legal, passa pelos seguintes pontos turísticos: Grand Place, Cathedral, Museu HQ, Galeria St Hubert, Shoppings, Royal Residence, Torre Japonesa, Mine Europa, Planetarium, Atomium, Basílica Sacred Heart, Place Saint Gery!

Outros passeios que curtimos: Royal Residence (achamos bem lindo), Memorial de Leopoldo (jardim lindo que fica em frente a Royal Residence), Torre Japonesa e Basílica Sacred Heart (achamos os dois lindos, mas mas só passamos na frente, pois estavam fechados). Conhecemos também o Atomium, um átomo com 100 metros de altura e almoçamos no restaurante que fica no topo (a vista era maravilhosa, mas achamos comida cara e demorado para servir). Outro lugar bacana para quem viaja com crianças é o Mini Europa, uma miniatura de várias cidades da Europa, super legal.

viagem-para-a-europa-em-familia_brussels_viajando-bem-e-barato

Bruges

A dica aqui é caminhar, caminhar e caminhar muito porque a cidade é encantadora, parece que estamos em um filme de contos de fadas!

Ali, conhecemos a Praça Burg (onde fica o centro administrativo da cidade), a prefeitura Stadhuis, construída em estilo gótico, com 48 réplicas de estátuas de condes e condessas de Flandres, a Torre Belfort (com impressionantes 83 m de altura, 366 degraus e carrilhão de 47 sinos com visão panorâmica).

Para quem gosta de turismo religioso, indicamos a Basílica do Sangue Sagrado – Heilig-Bloedbasileik, onde há um relicário com o sangue de Cristo (achamos bem emocionante!) e a Igreja de Nossa Senhora, onde tem uma escultura da Madonna e o Menino, de Michelangelo, o quadro da crucificação de Cristo e túmulos de bronze.

viagem-para-a-europa-em-familia_bruges_viajando-bem-e-barato
Reserve um tempo para passear pelos lindos canais da cidade e também para conhecer o Lago Minnewater! Para quem curte, a cidade tem grande oferta de frutos do mar para comer, especialmente mexilhões.

Outro passeio bacana pela região é conhecer Knokke-Heist, uma cidade litorânea a uns 30 minutos de Bruges. Nós fomos no Cirque du Soleil, o espetáculo Ama Luna, vimos um cartaz em Bruges e conseguimos comprar ingressos! Foi maravilhoso e ainda sentamos do lado de um casal de brasileiros!

cirque-du-soleil-em-knoke-heist

Paris

Fizemos um passeio de barco pelo Rio Sena com o Bateaux Mouch, foi muito legal! Também conhecemos a La Sorbonne, que ficava bem pertinho do nosso hotel e é uma das universidades mais famosas do mundo!

Estivemos também na Ponte Alexandre III, que atravessa o rio Sena e é considerada uma das pontes mais ornamentadas e extravagantes de Paris; e também na Catedral de Notre Dame. Ela fica na Île de la Cité, uma pequena ilha situada no meio do Rio Sena, os vitrais e o órgão são lindos; ao redor tem várias lojas de souvenirs!

Outros passeios que consideramos obrigatórios em Paris:

Pantheon – Construído no século 18, onde estão guardados os restos mortais de grandes personalidades francesas: Voltaire, Rousseau, Victor Hugo…

Basílica de Sacre Coeur – fomos com o Daniel no city tour pois é um pouco distante, localizada no Bairro Montmartre – ela é linda, toda branca, imitando um bolo de noiva e, dali, se tem uma visão panorâmica da cidade;

Place du Tertre – A praça dos artistas, onde vendem obras de arte, somente passamos de carro mas já deu pra sentir o clima, assim como o Moulin Rouge, a mais famosa casa de shows em Paris com 125 anos, só batemos fotos na frente mas já valeu demais;

Place Vendôme – Praça onde tem o Hotel Ritz e várias joalherias chiques, o Ministério da Justiça e o Obelisco de Napoleão construído em bronze com cerca de 2000 canhões;

Galerie Lafayette – Chique demais, somente para bater foto porque os preços são astronômicos!

Torre Eiffel – Não poderia faltar, né? Linda até dizer chega, aproveite pra bater muitas fotos;

viagem-para-a-europa-em-familia_paris_viajando-bem-e-barato
Museu do Louvre – ficamos quatro horas, conhecemos conforme o mapa que eu havia feito! Mas acho que, se ficar quatro dias lá dentro, não dá para conhecer tudo ainda… Inesquecível demais o passeio;

Arco do Triunfo e Champ’s Elysees – Indico ir ao arco e depois caminhar pela Champ’s, uma avenida linda e charmosa;

Place Le La Concorde – Fica no final da Champ’s Elysees, onde tem um jardim lindo para caminhar e a Roda Gigante que vale à pena ir. Para voltar ao hotel, depois dos passeios, andamos de Tuc Tuc!

Jardim de Luxemburgo – Ficava pertinho do nosso hotel e é considerado o Central Park de Paris, um lugar muito legal para caminhar;

Disneylândia Paris – Fomos e voltamos com o ônibus da Disney, foi muito divertido e passamos o dia lá!

beyonce-em-paris

Show da Beyoncé em Paris

Londres

Em Londres, indicamos os serviços do Roberto (telefone: +44 7413 581875), fizemos o transfer de chegada e o city tour com ele. Adoramos!

Fizemos os seguintes passeios na cidade:

Madame Tussauds – Fomos conhecer este museu de cera e todos adoramos, tiramos muitas fotos ali;

London Eye – Indicamos este passeio de roda gigante – uma volta dura cerca de 40 minutos e você tem uma visão linda de Londres;

Shrek Adventure – Achamos bem legal o passeio e o principal é que minha filha Amanda adorou;

Aquário de Londres – Lindo, lindo – tem que ir, é indescritível;

viagem-para-a-europa-em-familia_aquario_viajando-bem-e-barato
Nando’s – Indicamos este restaurante, muito legal;

Passeio de Thames Clippers – Fomos de barco pelo Tâmisa até Greenwich;

Greenwich – um lugar muito bonito, vale a pena conhecer e ver a linha do meridiano e bem legal;

Tower Bridge – Achei muito lindo o visual e tivemos sorte de chegar na hora que a ponte foi aberta;

Tower of London – Interessante de conhecer e o mais legal são as joias da Rainha;

M & M’s World – Fica entre Piccadilly Circus e Leicester Square e é a maior loja de doces do mundo, na porta o cheiro já é maravilhoso;

londres-2

Hamleys – É a maior loja de brinquedos do mundo. O lugar tem sete andares destinados às crianças de todas as idades.

Oxford e Regent Street – Lugar bem legal para fazer compras, tem de tudo;

Abbey Road Street e Studio – Estúdio onde os Beatles gravavam seus discos e dá para fazer a foto atravessando a rua igual eles;

Palácio de Buckingham – Imperdível, a exposição das roupas da rainha, os salas e mais salas, lustres, móveis tudo muito lindo;

Parlamento e Big Ben – Dois locais icônicos, bom pra bater bastante fotos;

Kensington Park – Legal parar e dar comidinhas para os gansos e cisnes;

Castelo de Windsor, Bath e Stonehenge – Fizemos este passeio de ônibus com um guia em português, muito legal!

viagem-para-a-europa-em-familia_stonehege_viajando-bem-e-barato

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

 

Tags

3 Comentários

  1. Bom dia Valdirene e Edvaldo
    Se n for incômodo gostaria de saber uma média de valores que eu preciso me programar para viajar c minha mãe.
    Valores desde a compra das passagens até alimentação.
    Gostei bastante do seu relato de viagens. Aguçou ainda mais o desejo de viajar tirando o medo de avião.

    Comente
  2. Nossaa que legal essa viagem!! Tbm adoro viajar. Comecei a ler o texto e quando visualizei uma foto vi q era essa gente conhecida e querida aqui de Criciúma , minha cidade!! Parabéns ao casal e filhas e tbm ao blog viajando bem barato!!

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *