Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Berlim

Atualizado por em 26/12/2016

Manuela Colla

Em mais um post da série Europa Barata, listamos dez coisas para fazer de graça em Berlim, vem saber quais são!

coisas-para-fazer-de-graca-em-berlim_panorama_viajando-bem-e-barato

Duas guerras mundiais. Ascensão e queda do nazismo. Um muro divisor por quase 30 anos. Mesmo depois de tanta coisa, Berlim é hoje uma das capitais criativa e culturais da Europa. A capital federal é também a cidade mais populosa da Alemanha e, dentro da União Europeia, é superada somente pela capital da Inglaterra, Londres. Atualmente Berlim abriga uma população de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas e tem uma história e cultura riquíssimas!

Se você está pensando em conhecer a capital da Alemanha, temos aqui no blog um guia em formato A4 gratuito sobre Berlim – bem didático e num formato pocket que dá pra levar pra qualquer lugar! Outra boa opção para sua viagem é contratar os roteiros personalizados que fazemos aqui no blog – o casal Mayara e Glauco estiveram em Berlim este ano e viajaram com nossa ajuda!

Se você quiser, também temos uma dica de passeio que você pode fazer de ônibus, num esquema bem low-budget: viagem até Berlim a partir de Amsterdã.

10 coisas pra fazer de graça em Berlim

Memorial do Muro de Berlim

O memorial do muro de Berlim recorda a divisão da Alemanha e transmite uma impressão sombria do muro e dos tempos da divisão. O memorial fica na antiga zona fronteiriça da rua Bernauer Straße, onde encontra-se um pedaço do muro de Berlim com corredores fronteiriços e torre de observação. A zona mostra a forma como os postos fronteiriços foram construídos e dá aos visitantes uma impressão marcante do edifício, que outrora dividiu o país. No local, você conhece a história do muro, sua construção e desenvolvimento e, claro, tem uma super aula de história pra nunca mais esquecer este momento sombrio da humanidade. A divisão da cidade durou de 13 de agosto de 1961 a 9 de novembro de 1989 e muita gente tentou passar pelo muro sem sucesso.

Visita à cúpula do Parlamento

Uma experiência única tanto do ponto de vista arquitetônico como do organizacional, a visita à cúpula do Parlamento Alemão precisa ser agendada. Para reservar seu passeio, entre no site do Deutscher Bundestag, depois na aba Visit the Bundestag e selecione a opção Online Registration. Opte pela “Visita Simples” e agende seu horário – o sistema permite agendamentos com até dois meses de antecedência. Confie em mim: a visita vale muito a pena, esta é uma das construções mais famosas do mundo e não é sem motivo! 🙂

coisas-para-fazer-de-graca-em-berlim_reichstag_viajando-bem-e-barato

Conheça o Mercado BiOriental

Todas as terças e sextas-feiras acontece na Maybachufer o “BiOriental”, ou como é mais conhecido, o “mercado turco”. Os alemães adoram passear por ali e chamam a feira de “Pequena Istambul” – e está sempre lotada de gente interessada nas especiarias, temperos, antiguidades e apresentações de músicos de rua. Um programa bem local e diferente para você fazer em Berlin e conhecer a cidade como um local! O Mercado funciona das 11h às 18h30 no endereço Maybachufer (na altura da Kottbusser Brücke e Schinkestr.) – Neukölln, 12047 Berlim. A dica de como chegar é usar a Linha U8, estação Schönleinstr do U-Bahn.

Memorial ao Holocausto

Assim como o memorial do Muro de Berlim, esse é outro passeio que nos faz mergulhar na história pra tentar entender o passado recente e triste da humanidade. Foi projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e engenheiros do Buro Happold e já foi visitado por mais de 10 milhões de pessoas que passaram por Berlim. Aberto ao público em 2005, o “Memorial aos Judeus Mortos da Europa” lembra os 6 milhões de vítimas da Segunda Guerra Mundial. O efeito visual é incrível. 2711 blocos de concreto cinza, paralelos e em tamanhos variados, espalham-se pela imensa área. É de arrepiar, de emocionar e, claro, nos faz pensar.

coisas-para-fazer-de-graca-em-berlim_memorial_viajando-bem-e-barato

Museus de história da cidade de Berlim

Você pode acessar aqui uma lista completa (em inglês) de museus e exposições gratuitas em Berlim. E, como em outras cidades do mundo, tem também museus pagos que abrem gratuitamente em um dia da semana ou do mês, como o Museu de Filme e TV (nas quintas das 16h às 20h); e o Märkisches Museum e a Nikolaikirche, ambos parte do arquivo da cidade de Berlim, que abrem de graça na primeira quarta-feira do mês. Outros casos você pode ver aqui (em alemão).

Portão de Brandeburgo (Brandenburger Tor)

Um dos monumentos mais visitados da cidade, o Brandenburger Tor é uma antiga porta da cidade reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico. Foi encomendada pelo rei Frederico Guilherme II da Prússia como um sinal de guerra e construída por Carl Gotthard Langhans entre 1788 e 1791. Tendo sofrido danos consideráveis na Segunda Guerra Mundial, foi totalmente restaurada em 2002. Durante a partição da Alemanha no pós-guerra, o Portão estava isolado e inacessível imediatamente ao lado do Muro de Berlim e, ao longo de sua existência, o Portão de Brandemburgo foi muitas vezes um local para grandes eventos históricos e é hoje considerado um símbolo da tumultuada história da Europa e da Alemanha, mas também da unidade e da paz europeia.

coisas-para-fazer-de-graca-em-berlim_portal_viajando-bem-e-barato

Viktoriapark

Sabe aqueles lugares tão lindos que parecem saídos de um conto de fadas? O Viktoriapark é assim. Criado em 1821, o parque tem uma imensa área verde e uma queda d’água de 24 metros de altura – que, na verdade, é uma replica em miniatura da queda Wodospad Podgórnej, que fica na Polônia. No verão, o parque fica lotado de músicos de rua e alemães aproveitando o sol e tomando uma (ou várias) cervejas pra se refrescar na natureza!

Parque Tiergarten

Großer Tiergarten, conhecido simplesmente como Tiergarten, é um parque urbano público da Alemanha, localizado no centro da cidade de Berlim, na localidade homônima. O parque tem cerca de 210 hectares. Entre os jardins urbanos da Alemanha, apenas o Englischer Garten, em Munique (com 417 hectares), é maior. Durante os conflitos de 1948, era um local de reunião das tropas e também um local de lazer para o exército mas, depois da queda do muro de Berlim, sua vocação bélica acabou com a chegada da Love Parade (evento que celebra a paz mundial). E está cada vez mais liberal: no verão, o parque dispõe de um espaço dedicado aos naturistas e aberto ao público!

coisas-para-fazer-de-graca-em-berlim_tiergarten_viajando-bem-e-barato

Berliner-Spreepark Plänterwald

O parque de diversões foi desativado em 2001 e, hoje, parece mais um cenário de filme de terror que rende fotos espetaculares – faça a busca por essa localização no Instagram e tire suas próprias conclusões! De qualquer forma, é uma pena que este parque de diversões da Berlim Oriental não tenha sobrevivido ao capitalismo. Privatizado, o projeto de reabertura não saiu do papel e hoje tenta espantar os jovens que pulam a cerca para uma visita clandestina. Tours foram abertos em datas esporádicas para diminuir as invasões – descubra informações sobre os tours neste link.

Igreja Gedächtniskirche

A igreja de Kaiser Wilhelm Gedachtniskirche, do século 19, foi um dos poucos monumentos que sobreviveram à II Guerra em Berlim. Os aliados chegaram a bombardear a construção, mas uma de suas torres manteve-se milagrosamente de pé. Suas ruínas lembram aos alemães as dores da guerra e abrigam uma exposição com fotos, joias e maquetes que mostram a magnitude da construção, motivo de orgulho nacional antes da guerra. Aos sábados, a partir das 18h, são realizados concertos com órgão e canto coral. Entrada gratuita (inclusive para tours de meia hora em alemão). Tours para grupos com guia falando inglês ou francês custam € 4 por pessoa.

coisas-para-fazer-de-graca-em-berlim_igreja_viajando-bem-e-barato

Esperamos que tenham gostado destas dicas para curtir o melhor de Berlim de graça. Você tem alguma outra? Deixe aqui nos comentários pra ajudar outros viajantes!

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *