Europa Barata: 10 coisas para fazer de graça em Dublin

Publicado por em 11/01/2017

Manuela Colla

Em mais um post da série Europa Barata, preparamos uma listinha caprichada com dez coisas para fazer de graça em Dublin! Vem descobrir quais são! 🙂

coisas-para-fazer-de-graca-em-dublin_new-bride_viajando-bem-e-barato

Dublin, capital da Irlanda, fica na costa oriental do país, na foz do Rio Liffey, que divide a cidade em duas partes. Mais pacata e hospitaleira (e, de certa forma, não menos agitada) do que Londres, suas ruas tranquilas e sua fácil locomoção a pé (quase tudo é plano) permitem conhecê-la caminhando por entre prédios de arquitetura georgiana do século 18. Se o interesse é histórico, há o Trinity College, que abriga um manuscrito ilustrado do século 8, e a Catedral de Saint Patrick (um dos santos padroeiros do país), entre outras atrações.

Dublin, porém, é a sede europeia do Google, dos (mais de mil) pubs e das baladas sem hora para acabar na região do Temple Bar. Este antigo bairro enfrentou um período de decadência, mas foi totalmente restaurado na década de 1980. Hoje, abriga, além dos pubs mais descolados, lojas bacanas, galerias de arte, brechós retrôs, restaurantes estrelados e mercados em ruas exclusivas de pedestres. Dizem que dos 365 dias do ano, apenas 100 não têm céu nublado ou chuva e, por isso, o mês de setembro virou o preferido dos visitantes. Se a intenção é ver, ser visto e fazer compras, o calçadão da Grafton Street parece ser o endereço certo.

Ir a Dublin e não conhecer a fábrica de sua bebida mais famosa não há cervejeiro que aguente. Um tour didático pela Guinness Storehouse mostra como a delícia irlandesa é fabricada e termina com uma pint de 568 mililitros no Gravity Bar, que brinda os visitantes com visão panorâmica de 360º da cidade.

E, como se não bastassem todas estas atrações, ainda selecionamos dez passeios totalmente gratuitos pela cidade para quem quer economizar na sua viagem – e quem não quer? 😉

10 coisas pra fazer de graça em Dublin

Caminhada guiada pela cidade

Dublin é uma cidade tão bacana que oferece caminhadas guiadas gratuitas pela cidade. Quem faz isso é a New Dublin Tours e, durante três horas, você caminha por Dublin e conhece suas histórias e curiosidades em diversos roteiros diferentes! As saídas acontecem de diversos pontos da cidade e em alguns horários fixos, mas é necessário sempre agendar sua vaga no site deles, ok?

Trinity College

A Trinity College é uma universidade fundada em 1592 e sua biblioteca é tão famosa quanto a instituição de ensino. Pudera: ela tem um acervo de três milhões de livros espalhado por oito prédios (a biblioteca possui um exemplar da primeira edição de todos os livros lançados na Grã Bretanha e Irlanda desde 1801) e ainda foi usada para gravação de algumas filmagens da franquia Harry Potter. Outra relíquia guardada na biblioteca é o “Book of Kells”, um livro de mais de 340 páginas escritas e ilustradas a mão no ano 800! A visita à Old Library não é gratuita, mas temos uma ótima dica: se você for entre 9h30min e 16h, pagará 9 euros. Se você for depois das 16h (e até as 17h, quando fecha) é cobrado apenas a metade.

coisas-para-fazer-de-graca-em-dublin_trinity_viajando-bem-e-barato

Phoenix Park

O maior parque fechado e urbano de toda a Europa fica a 3km do Centro e tem uma imensa área verde – 712 hectares de terra! Ele é duas vezes maior que o Central Park, só pra ficarmos em um exemplo. Lá, você ainda vai encontrar 300 cervos selvagens caminhando livremente por uma área destinada só para eles. O parque é bastante frequentado por corredores profissionais e amadores, pessoas passeando com seus cachorros e famílias (especialmente nos finais de semana), e também é um ponto de encontro de jogadores de cricket, futebol e hurling (esporte típico irlandês).

Outros parques bacanas para visitar em Dublin são a Mountjoy Square, o Blessington Street Park, Fairview Park, Merrion Square e, claro, o St. Stephen’s Green.

National Museum of Ireland

O National Museum é dividido em três partes: Decorative Life (expõe artefatos militares, decoração, vestimentas e todo tipo de item histórico), Country Life (dedicado à vida rural e costumes do povo irlandês que morava no interior) e National History Museum (o museu de história natural). Entre os três, meu favorito é o último. Também chamado de Zoológico Morto (devido às centenas de criaturas taxidermizadas que abriga), o Museu de História Natural abriga espécies do mundo todo e as crianças amam este passeio. Dedique pelo menos 2h para caminhar pelo museu, que foi construído em 1858.

coisas-para-fazer-de-graca-em-dublin_national-museum_viajando-bem-e-barato

 

Dublin Castle

O Castelo de Dublin, situado na Dame Street, é um importante complexo governamental irlandês e a antiga sede fortificada do governo britânico na Irlanda até 1922. A maior parte do complexo data do século XVIII. O Castelo de Dublin apareceu em alguns filmes, incluindo Barry Lyndon e The Medallion, assim como na série televisiva The Tudors. Embora seja preciso pagar para visitar o interior do castelo, você pode visitar as áreas externas sem qualquer custo, o que já é interessante. Hoje, o Dublin Castle abriga alguns departamentos administrativos do governo irlandês – o custo para visitar o castelo por dentro é de cinco euros com guia acompanhando. E vale a pena, viu? 🙂

Chester Beatty Library

Vale sair do Castelo de Dublin, passear bastante pelo seu belo jardim e seguir para esse museu. Ele é gratuito mas, para entrar, você precisa deixar mochilas num armário que é desbloqueado com uma moedinha de um euro. Mas fique tranquilo: ao abrir o armário para retirar a mochila, a moeda é devolvida. 🙂

O museu é pequeno e muito interessante, sempre oferecendo exibições sobre a escrita e religiões, com artefatos muito antigos. O local ainda exibe as peças do colecionador norte-americano Alfred Chester Beatty, que passou grande parte da sua vida colecionando materiais ricos em ilustrações no Egito, China, Japão, entre outros países.

coisas-para-fazer-de-graca-em-dublin_chester-beatty-library_viajando-bem-e-barato

 

South Wall Walk

Um excelente passeio para um domingo em Dublin é caminhar pela South Wall Walk, um trajeto que sai da zona portuária da cidade até um farol histórico que guiou muitos marinheiros irlandeses. O Lighthouse Poolbeg, como é conhecido, foi construído em 1768, porém foi reformado para a forma atual em 1820. A caminhada é de 8km e demora cerca de uma hora – mas é só conferir as fotos que os turistas compartilham no Instagram pra ver que vale a pena. 🙂

Garden of Remembrance

O Garden of Remembrance é um memorial que inclui esculturas e um extenso jardim super bem cuidado com dezenas de tipos de flores, inaugurado em memória de todos aqueles que lutaram pela independência da Irlanda (que ficou sob o domínio inglês por séculos). A cidade está cheia desses monumentos, o que te faz lembrar e se interessar cada vez mais pela historia do povo irlandês e suas penúrias contra tantos invasores e percalços. Essa obra fica bem perto de alguns pontos de interesses de aficionados por passeios culturais, como o museu dos escritores, o Hugh Lane Gallery e James Joyce.

coisas-para-fazer-de-graca-em-dublin_dublin-garden_viajando-bem-e-barato

The Science Gallery

Um passeio incrível para aqueles dias em que chove durante a viagem ou se você está com crianças, a Science Gallery é um museu super interativo e repleto de estudantes que trabalham como monitores. O local fica dentro da Trinity College e abriu em 2008 – há sempre exposições diferentes que, só no ano passado, atraíram mais de 242 mil visitantes de todo o mundo. E o melhor? Eles não pagaram nada para ter uma super experiência. Espia como arte e ciência se misturam lá:

National Botanic Gardens

Se, quando você estiver viajando para Dublin, pegar um dia de bom tempo, não deixe de visitar o belíssimo National Botanic Gardens e, quem sabe, até fazer um picnic por lá. O jardim botânico foi fundado em 1795 e, junto com o Phoenix Park, está entre os parques mais importantes de Dublin. Existem várias estufas distribuídas por toda a extensão do parque que abrigam um total de 20 mil espécies de plantas e flores. E o melhor de tudo: a visita guiada é gratuita! Um ótimo lugar pra descansar um pouco das caminhadas e repôr as energias junto da natureza!

coisas-para-fazer-de-graca-em-dublin_botanic_viajando-bem-e-barato

Esperamos que tenham gostado destas dicas para curtir o melhor de Dublin de graça. Você tem alguma outra? Deixe aqui nos comentários pra ajudar outros viajantes!

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

1 Comentário

  1. Muito bom saber dessas dicas econômica, estou planejando minha viagem e vim aqui espiar o blog, gostei bastante.

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *