10 Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona

por | Atualizado em 25/09/23 | Barcelona, Dicas de Viagem

O Bairro Gótico é um dos lugares mais lindos de Barcelona e mais interessantes também! Passear por suas ruas estreitas é voltar no tempo e descobrir uma cidade com mais de 2000 anos de história. Isto mesmo! Ou você pensou que Barcelona era uma cidade novinha? O Gótico é o meu bairro preferido e por isto faço questão de te apresentar o melhor dele nessa seleção com 10 Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona!

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_via sepulcral_Viajando Bem

1. Vestígios Romanos

Barcelona foi fundada pelos romanos no século I a.c, quando Cesar Augusto era imperador. A cidade passou a se chamar Barcino e havia um fórum, templo e muralha. A cidade romana se encontra em boa parte do bairro Gótico. Por isso, é possível ver muitos vestígios romanos por lá.

Na Plaza Nova está a muralha romana, século IV d.c, na Plaza Madrid, a via sepulcral romana e no Centro de Excursionista de Barcelona quatro colunas romanas do templo de Cesar Augusto.

10 Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Muralha Romana_Viajando Bem

2. Catedral de Barcelona

A Catedral de Barcelona é dedicada à Santa Eulália e à Santa Cruz. No interior da igreja, na cripta, estão os restos mortais de Santa Eulália, a padroeira da cidade. Este igreja levou 150 anos para ser construída e a fachada atual é do final do século XIX. O interior da igreja e o claustro são de estilo Gótico. 

Mas fique atento: não entre na Catedral com blusa regata, bermuda ou saia curta. Não é permitido.

10 Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Catedral_Viajando Bem

3. Plaza de Sant Felip Neri

Esta praça é uma das mais bonitas do bairro e também a que tem a história mais triste. No dia 30 de janeiro de 1938, durante a Guerra Civil Espanhola, a cidade de Barcelona foi bombardeada pelos aviões da força aérea fascista. Duas bombas caíram nesta praça, matando 42 duas pessoas, sendo 20 delas crianças, que estavam refugiadas no interior da igreja de Sant Felip Neri.

No final da guerra, o lugar foi reformado e a prefeitura levou para lá outros prédios, formando a atual praça. As marcas das bombas continuam visíveis nas paredes da igreja e do antigo orfanato.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Sant_Viajando Bem

4. Plaza de Sant Jaime

A praça, aberta no século XIX, abriga os prédios da prefeitura de Barcelona e da Generalitat da Catalunha (Governo da Catalunha). O nome do lugar é uma homenagem a Santiago de Compostela, cuja igreja ficava no local da atual praça.

Nesta praça, acontecem muitas manifestações políticas e culturais.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Sant Jaime_Viajando Bem

5. Bairro Judeu

Durante a idade média, Barcelona teve um bairro Judeu. O Call, seu antigo nome, se encontra nas ruas Sant Honorat, Sant Domènec del Call, Fruita, Marlet. Dentro do Call os judeus estavam protegidos da ira dos cristãos e podiam praticar o judaísmo sem medo.

Na placeta Manuel Ribés, o visitante encontra um centro de interpretação do Call onde é possível saber mais sobre a presença dos judeus na cidade.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Bairro Judeu_Viajando Bem

6. Igreja de Santa Maria del Pi

Igreja de estilo Gótico catalão dedicada à Santa Maria do Pinheiro, sua construção atual tem origem no século XIV. Sofreu um incêndio durante a Guerra Civil Espanhola perdendo parte da decoração original. Josep Jujol, antigo auxiliar de Gaudí, reformou a rosácea nos anos 1940.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Santa Maria Pi_Viajando Bem

7. Tomar chocolate com churros

Tomar chocolate com churros no café da manhã ou no lanche da tarde é uma tradição na Catalunha. Existem lugares especiais para provar esta iguaria. No bairro Gótico, estão as duas confeitarias mais tradicionais da cidade: na calle Petritxol está a Granja La Pallaresa e a Dulcinea, as duas muito frequentadas pelos catalães.

Peça um chocolate quente e uma porção de churros! O churros não tem recheio e deve- se molhar no chocolate antes de comer. Uma delícia!

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_churros_Viajando Bem

8. Visitar museus

No bairro Gótico está o meu museu preferido: Museu de história da Cidade. Ali, o visitante viaja ao passado e passeia pelos restos da cidade romana, visigoda e medieval. O museu está aberto de terça a sábado de 10h às 19h e domingo de 10h às 20h. No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita.

O museu Frederic Marès também é um museu muito interessante, cujo acervo está formado por peças e objetos doados pelo artista Frederic Marès. O museu está situado em uma parte do antigo Palácio Real e tem um acervo muito particular. Os amantes do colecionismo não podem deixar de visitar este museu. Aberto de terça a sábado das 10h às 19h e domingo e feriados das 11h às 20h.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_museus_Viajando Bem

9. Plaza del Rei

Uma das praças mais bonitas do bairro. Ela contém o Palácio Real Maior, antiga moradia dos Condes-reis da Coroa de Aragão, o palácio do Lugartenente e a capela de Santa Agata. Foi no salão de atos do palácio maior que Colombo foi recebido pelos Reis Católicos ao voltar da América.

O prédio do Lugartenente é onde morava o personagem político que governava a Catalunha na ausência dos reis. Dentro, tem a famosa porta de São Jorge que conta um pouco da história da Coroa de Aragão. No subsolo da praça está a cidade romana de Barcino, cuja visita se pode fazer entrando no museu de História de Barcelona.

10. Música pelas ruas

O bairro Gótico tem uma acústica perfeita e, por isso, ele é o ponto de encontro de vários músicos de rua. Estes músicos são autorizados pela prefeitura e tocam em lugares estratégicos do bairro onde a acústica é perfeita. É impressionante como a música envolve o bairro e dá um ar mágico as paredes e ruas romanas e medievais.

Gostou da nossa lista de atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona?

Se você está pensando em ir pra lá, pode gostar também dos seguintes posts:

Post escrito por Cris Rosa e Rogério Milani. 

1 Comentário

  1. paola

    Muito obrigada pelas dicas, ajudou muito a montar o meu roteiro pelo bairro.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mate-me quando quiser – ou se eu mandar - umtetotodoseu - […] história em Barcelona por conta de uma viagem que fez sozinha à cidade, enquanto passava pelo bairro Gótico, também…
  2. Viagem para a Europa - […] Em Barcelona, não deixe de visitar o Bairro Gótico e Casa Batlló. Uma dica de restaurante muito legal é o…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!