10 Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona

Atualizado por em 14/09/2017

Rogério Milani

O Bairro Gótico é um dos lugares mais lindos de Barcelona e mais interessantes também! Passear por suas ruas estreitas é voltar no tempo e descobrir uma cidade com mais de 2000 anos de história. Isto mesmo! Ou você pensou que Barcelona era uma cidade novinha? O Gótico é o meu bairro preferido e por isto faço questão de te apresentar o melhor dele.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_via sepulcral_Viajando bem e barato

1. Vestígios Romanos

Barcelona foi fundada pelos romanos no século I a.c, quando Cesar Augusto era imperador. A cidade passou a se chamar Barcino e foram construídos um fórum, templo e muralha. A cidade romana se encontra em boa parte do bairro Gótico. Por isto é possível ver muitos vestígios romanos por lá. Na Plaza Nova está a muralha romana, século IV d.c, na Plaza Madrid, a via sepulcral romana e no Centro de Excursionista de Barcelona quatro colunas romanas do templo de Cesar Augusto.

10 Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Muralha Romana_Viajando bem e barato

2. Catedral de Barcelona

A Catedral de Barcelona é dedicada à Santa Eulália e à Santa Cruz. No interior da igreja, na cripta, estão os restos mortais de Santa Eulália, a padroeira da cidade. Este igreja levou 150 anos para ser construída e a fachada atual é do final do século XIX. O interior da igreja e o claustro são de estilo Gótico. E o melhor: a visita a catedral é gratuita nos seguintes horários:

Dias úteis: 8h às 12:45 e das 17:45 às 19:30
Sábados: 8h às 12:45 – 17:15 às 20h. Domingos e feriados: 8h às 13:45 – 17:15 às 20h.

Mas fique atento: não é permitido entrar na Catedral com blusa regata, bermuda ou saia curta.

10 Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Catedral_Viajando bem e barato

3. Plaza de Sant Felip Neri

Esta praça é uma das mais bonitas do bairro e também a que tem a história mais triste. No dia 30 de janeiro de 1938, durante a Guerra Civil Espanhola, a cidade de Barcelona foi bombardeada pelos aviões da força aérea fascista. Duas bombas caíram nesta praça, matando 42 duas pessoas, sendo 20 delas crianças, que estavam refugiadas no interior da igreja de Sant Felip Neri.

No final da guerra, o lugar foi reformado e a prefeitura levou para lá outros prédios, formando a atual praça. As marcas das bombas continuam visíveis nas paredes da igreja e do antigo orfanato.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Sant_Viajando bem e barato

4. Plaza de Sant Jaime

A praça foi aberta no século XIX e abriga os prédios da prefeitura de Barcelona e da Generalitat da Catalunha (Governo da Catalunha). O nome da praça é uma homenagem a Santiago de Compostela, cuja igreja ficava no local da atual praça. Nesta praça, acontecem muitas manifestações políticas e culturais.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Sant Jaime_Viajando bem e barato

5. Bairro Judeu

Durante a idade média, Barcelona teve um bairro Judeu. O Call, como era chamado, se encontra nas ruas Sant Honorat, Sant Domènec del Call, Fruita, Marlet. Dentro do Call os judeus estavam protegidos da ira dos cristãos e podiam praticar o judaísmo sem medo. Na placeta Manuel Ribés, o visitante encontra um centro de interpretação do Call onde é possível saber mais sobre a presença dos judeus na cidade.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Bairro Judeu_Viajando bem e barato

6. Igreja de Santa Maria del Pi

Igreja de estilo Gótico catalão dedicada à Santa Maria do Pinheiro, sua construção atual tem origem no século XIV. A igreja foi queimada durante a Guerra Civil Espanhola perdendo parte da decoração original. A rosácea foi reformada nos anos 1940 pelo arquiteto Josep Jujol, antigo auxiliar de Gaudí.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Santa Maria Pi_Viajando bem e barato

7. Tomar chocolate com churros

Tomar chocolate com churros no café da manhã ou no lanche da tarde é uma tradição na Catalunha. Existem lugares especiais para provar esta iguaria. No bairro Gótico, estão as duas confeitarias mais tradicionais da cidade: na calle Petritxol está a Granja La Pallaresa e a Dulcinea, as duas muito frequentadas pelos catalães. Peça um chocolate quente e uma porção de churros! O churros não é recheado e deve ser molhado no chocolate antes de ser comido. Uma delícia!

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_churros_Viajando bem e barato

8. Visitar museus

No bairro Gótico está o meu museu preferido: Museu de história da Cidade. Ali, o visitante viaja ao passado e passeia pelos restos da cidade romana, visigoda e medieval. O museu está aberto de terça a sábado de 10h às 19h e domingo de 10h às 20h. Nos domingos, a partir das 15h, a entrada é gratuita.

O museu Frederic Marès também é um museu muito interessante, cujo acervo está formado por peças e objetos doados pelo artista Frederic Marès. O museu está situado em uma parte do antigo Palácio Real e tem um acervo muito particular. Os amantes do colecionismo não podem deixar de visitar este museu. Aberto de terça a sábado das 10h às 19h e domingo e feriados das 11h às 20h.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_museus_Viajando bem e barato

9. Plaza del Rei

Uma das praças mais bonitas do bairro. Ela é formada pelo Palácio Real Maior, antiga moradia dos Condes-reis da Coroa de Aragão, pelo palácio do Lugartenente e pela capela de Santa Agata. Foi no salão de atos do palácio maior que Colombo foi recebido pelos Reis Católicos ao voltar da América. O prédio do Lugartenente é onde morava o personagem político que governava a Catalunha na ausência dos reis. Dentro, tem a famosa porta de São Jorge que conta um pouco da história da Coroa de Aragão. No subsolo da praça está a cidade romana de Barcino, cuja visita se pode fazer entrando no museu de História de Barcelona.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_Plaza del Rei_Viajando bem e barato

10. Música pelas ruas

O bairro Gótico tem uma acústica perfeita e, por isso, ele é o ponto de encontro de vários músicos de rua. Estes músicos são autorizados pela prefeitura e tocam em lugares estratégicos do bairro onde a acústica é perfeita. É impressionante como a música envolve o bairro e dá um ar mágico as paredes e ruas romanas e medievais.

Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona_música_Viajando bem e barato

Gostou da nossa lista de atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona? Se você está pensando em ir pra lá, pode gostar também dos seguintes posts:

Post escrito por Cris Rosa, do Sol de Barcelona, e Rogério Milani. 

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viagem para a Europa - […] Em Barcelona, não deixe de visitar o Bairro Gótico e Casa Batlló. Uma dica de restaurante muito legal é o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *