Melhoria no sistema de transportes públicos de Lisboa: novo app da Via Verde

Publicado por em 09/03/2017

Rogério Milani

Fique por dentro de uma super melhoria no sistema de transportes públicos de Lisboa, o app Via Verde!

Sistema de transportes públicos de Lisboa_app_Viajando bem e barato

Novidade boa para quem gosta de turistar em Lisboa usando transporte público (categoria em que me incluo): o governo português lançará, no último trimestre de 2017, um aplicativo que permitirá que se use o transporte público em Lisboa sem usar dinheiro.

O nome do app é Via Verde Transporte, o primeiro app para celulares que permite andar de Carris, Metro ou Transtejo sem bilhetes ou cartões. O app estará disponível para os sistemas Android e iOS. Com ele, poderá andar nos transportes públicos de Lisboa sem a preocupação de conhecer o tarifário ou de escolher e comprar o bilhete antes da viagem.

E tem mais vantagens: através de algoritmos, a Via Verde Transportes vai determinar em cada viagem a tarifa mais econômica, tendo em conta os valores disponíveis nos operadores de transporte de onde você está, ou utilizar o passe previamente comprado. Por exemplo, se você começar um percurso usando o transporte da Carris e pouco depois mudar para o Metro, o app só cobrará a primeira viagem porque sabe que existe um bilhete combinado de Carris e Metro válido por uma hora. Outro exemplo: se você fizer cinco viagens ao longo de um dia, o sistema cobrará o valor correspondente ao bilhete diário por ser mais barato que cinco viagens isoladas. Para quem usa o Navegante, passe mensal que dá acesso ilimitado à Carris e Metro, só viagens fora destas operadores serão cobradas pelo sistema.

Quando for lançado, o aplicativo Via Verde Transportes disponibilizará o mesmo tarifário que pode ser adquirido com um cartão já existente destas operadoras. No futuro, podem ser criadas novas tarifas exclusivas do sistema Via Verde Transportes que se adequem ao perfil do passageiro ou ao momento específico em que ele viaja. Demais, né? Ainda está prevista uma atualização que permitirá que o passageiro faça o planeamento da viagem, identificando o ponto de origem e destino para consultar as opções de transporte público disponíveis e respectivos horários, dando ao cliente a oportunidade de escolher em função do preço e do tempo de percurso.

A Via Verde Transportes permitirá também aos usuários a associação de pessoas da mesma família em um só plano e também colaboradores de uma mesma empresa, facilitando o sistema de passes para trabalhadores.

Sistema de transportes públicos de Lisboa_interface_Viajando bem e barato

E como o aplicativo funciona?

Para usar o app, basta encostar o seu celular na entrada dos ônibus ou dos barcos em Lisboa – simples assim! A comunicação entre o celular e o cobrador do ônibus, metrô ou barco é feita através de uns pequenos localizadores chamados por beacons e de bluetooth de baixa energia. O app precisa estar aberto em seu celular para funcionar, uma vez que, antes de passar o celular no mecanismo de cobrança, o passageiro precisa autorizar a viagem. É também necessário que o telefone esteja conectado à internet.

A fiscalização dos utilizadores do Via Verde é igual à fiscalização aplicável a um cartão de transporte comum, com a diferença que o fiscal irá ler no celular do passageiro um QR Code que permite confirmar se o passe de transporte é válido. Caso o usuário fique sem bateria, sem rede ou sem smartphone, poderá ser autuado – mas a situação é reversível e temporária. O sistema mantém a informação sobre a existência ou não de um bilhete válido para a viagem e, através desta informação, você pode recorrer à multa.

O app Via Verde Transportes agora está num período intenso de testes e validações do sistema durante os próximos meses. Além da Carris, do Metro e da Transtejo, o sistema está em teste na Fertagus, empresa privada que abrange a ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal. O aplicativo deverá ser disponibilizada no último trimestre do ano, para alegria de todos que visitam Lisboa!

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *